Quem disse que a RDP baixa a potência dos emissores ao fim de semana?
Faça o teste, em 92.5 é absolutamente claro: ao final de semana as entradas da RCP-92.6 na Antena 2 no centro de Gaia são absurdas. Já durante a semana, ela abafa totalmente essa estação em 92.6, que nos dias não úteis até consegue logar RDS. Só não digo que seja a RCP-92.6 a fazer o mesmo porque noto similar comportamento no emissor do Muro, que há semana está limpo, e chegar a locais tão distantes quanto Coimbra (Cruz dos Morouços) ou Mafra, e ao final de semana chega a ser confrangedor as entradas da Festival que já está a 0.2. No Marão não noto essas diferenças, mas estive em Lisboa este fim-de-semana e segunda e pareceu-me exatamente o mesmo (aliás, já aqui tinha escrito que é normal a Antena 2 bater a M80 de Aveiro, em dias de propagação, mas se for fim-de-semana, isso não acontece). Porquê? Parece-me evidente.
Os programas culturais de palavra são absolutamente essenciais.
O que falta à antena 2, do meu ponto de vista?
1- Um novo estúdio...mas isso não chega se tudo continuar na mesma...vejamos o caso da Antena 3: novo estúdio, mas com vícios antigos...logo o novo estúdio serve quase para pouco.
2- Aproximar a cultura e a música clássica do grande público e não apenas dos convencidos e dos convencidos de nicho, não rararas vezes, promotores de um elitismo bacoco.
3- Renovar o programa da manhã que se tem tornado paulatinamente ainda mais pesado sobretudo com a presença de António Costa Santos.
4- Trazer mais país e mundo à antena, evitando o ar sarcófago...
5- A arte só toca nas frequências das capitais de distrito e em Grândola?
1 - Será o menos, mas seria sempre bem vindo, naturalmente.
2 - Corretíssimo. Para isso a conversão em temática musicial, reduzindo os apontamentos culturais extenssíssimos, que podem perfeitamente estar, muitos deles divididos nas intervenções dos locutores de continuidade, seria crucial. Querem aproximar dos jovens, apostem em locutores mais jovens, que não falem uma linguagem de uma forma que parece saída dos tempos da Emissora Nacional (embora eu goste

). Apostem no Jazz sem ser apenas às 20H, mas integrado na playlist e não tenham medo de fazer até alguma concorrência à Smooth Fm em temas de outros géneros que não sejam covers de má qualidade.
3 - Absolutamente, o Império dos Sentidos está esgotadíssimo e admito que o António Costa Santos, com a sua homilia matinal me impede de escutar a estação no horário. Pedia-se um programa mais animado, dentro daquilo que é uma rádio primordialmente de música clássica.
4 - Noticiários têm de ser mais curtos, mas pelo menos das 07:00 às 24:00 deveriam existir no topo de hora, dimensão semelhante aos da RR.
5 - O jingle de anúncio das frequências é excelente, mas é realmente preciso alargar.
6 - Acrescento: Redes Sociais, é preciso trabalhar forte aí, nomeadamente Instagram e Tik Tok.