Autor Tópico: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto  (Lida 90646 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto
« Responder #240 em: Setembro 26, 2023, 02:21:06 pm »
Rádio Nova hoje bastante mais interferida que habitual pela Jornal do Centro, a apenas 9km em linha reta do emissor...

Essas duas frequências estão demasiado próximas, é preciso resolver na renovação dos alvarás. Um emissor de 5Kw do Porto não pode ter um emissor na Serra do Caramulo na mesma frequência. 99.0 na Jornal do Centro resolvia o assunto, e acho que não fosse prejudicar por demais a Foz do Mondego, que com jeito, também é das que vai ao ar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #241 em: Setembro 26, 2023, 02:49:47 pm »
Rádio Nova hoje bastante mais interferida que habitual pela Jornal do Centro, a apenas 9km em linha reta do emissor...

Essas duas frequências estão demasiado próximas, é preciso resolver na renovação dos alvarás. Um emissor de 5Kw do Porto não pode ter um emissor na Serra do Caramulo na mesma frequência. 99.0 na Jornal do Centro resolvia o assunto, e acho que não fosse prejudicar por demais a Foz do Mondego, que com jeito, também é das que vai ao ar.
Não. Era regressar à frequência antiga: 98,8.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #242 em: Setembro 26, 2023, 03:11:11 pm »
A Rádio Nova ou acorda ou um dia acordamos nós e ela já não está lá.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #243 em: Setembro 26, 2023, 03:35:04 pm »
A avaliar pelo que está a acontecer às “vizinhas”, não deve faltar muito.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #244 em: Setembro 26, 2023, 03:50:56 pm »
vai sendo um oásis, pelo menos no segmento das rádios musicais. Espero que continue...

pdnf

• Hero Member
« Responder #245 em: Outubro 13, 2023, 12:08:22 am »
Tenho ouvido a Nova e vou seguindo nas redes... a Inês Lopes Mota, jornalista da estação, será que já alguém deitou um ouvido com a atenção devida aquele vozeirão? Colocação vocal absolutamente irreprensível, já não é muito usual na malta da nossa geração. Merece o meu aplauso.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #246 em: Outubro 24, 2023, 07:39:57 pm »
Tenho ouvido a Nova e vou seguindo nas redes... a Inês Lopes Mota, jornalista da estação, será que já alguém deitou um ouvido com a atenção devida aquele vozeirão? Colocação vocal absolutamente irreprensível, já não é muito usual na malta da nossa geração. Merece o meu aplauso.

Diamante bem lapidado, acredita... Ainda por cima é bonita. O resultado é interessante em antena. Apenas gostaria por vezes de ver menos colocação e um pouco mais de, digamos, aventura a falar, em vez de ser aquela fala totalmente a régua e esquadro, introduzir-se ali umas cambiantes. Ficaria ainda mais interessante.

Estou a ouvir as tardes desde as 18h50, o resultado está muito afinado na dinâmica entre a Marta Santos e o Paulo Arbiol. Pena que a seleção musical seja o que está a falhar um bocado... Não tem que ver com os temas específicos ao programa, que o são e bem, tem que ver é com coisas que estão a passar em antena e que já nem deviam estar a passar: Jessy Lanza com Keep Moving tem perto de 10 anos de ser single e acho que não se justifica ter tanto "peso" na rotação; a música dos Belugas deveria já ter sido mexida na sequenciação para não passar com tanta intensidade.

E a sequenciação no resto da emissão podia estar muito mais afinada. Miles Sanko a seguir a Gorillaz até para mim é esticado e eu gosto de ambas as músicas...

De resto, continua a ser dilatação auditiva e expansão mental. Mas talvez o programador musical devesse afinar as sequencias e alterar uns pesos nem que seja naquela de renovar, isto está a ficar um bocado caótico. Estava mais harmonioso há uns meses... e com tanta pérola musical na Nova, não se justifica manter certas insistências (na minha opinião) por mais que um mês de cada vez.

Uma ação de marketing da Rádio Nova (manhãs / tardes) aqui no Norte também fazia muita falta.
« Última modificação: Outubro 24, 2023, 07:45:19 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #247 em: Outubro 24, 2023, 08:07:45 pm »
Tem sido a minha escolha no trabalho nos últimos dias já que até as minhas colegas já não podem ouvir a overdose de Bárbara Tinoco e Lewis Capaldi na Comercial...
Claramente, noto uma playlist mais mainstream nas Manhãs onde a Susana Martinho tem muito futuro e já está como peixe na água. Depois é mais ou menos equilibrado.

Se foram duas ou três as vezes em que ouvi a mesma música no mesmo dia já é muito, com tudo o que de bom e de mau isso traz para uma rádio que, concordo, precisa de muito marketing.
« Última modificação: Outubro 24, 2023, 08:09:27 pm por radiokilledtheMTVstar »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #248 em: Outubro 24, 2023, 09:21:39 pm »
Pela primeira vez em muito tempo vi um anúncio de um concerto apoiado pela Nova, concerto comemorativo dos 34 anos desta rádio com Rodrigo Leão e To Trips, publicado no Público, onde havia de ser, no passado domingo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #249 em: Outubro 24, 2023, 09:22:56 pm »
Tem sido a minha escolha no trabalho nos últimos dias já que até as minhas colegas já não podem ouvir a overdose de Bárbara Tinoco e Lewis Capaldi na Comercial...
Claramente, noto uma playlist mais mainstream nas Manhãs onde a Susana Martinho tem muito futuro e já está como peixe na água. Depois é mais ou menos equilibrado.

Se foram duas ou três as vezes em que ouvi a mesma música no mesmo dia já é muito, com tudo o que de bom e de mau isso traz para uma rádio que, concordo, precisa de muito marketing.

Para além do Marketing, diria que pensar em ter um emissor para Lisboa não seria mal pensado. Não concordo que seja exatamente uma "cópia" da Marginal. Se o fizesse, e talvez reforçando um pouco a informação, em parceria com o Público, não seria mal pensado.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #250 em: Outubro 24, 2023, 09:56:48 pm »

Eu não suporto a playlist da Comercial por longos periodos. A da Nova, mesmo assim, estive a ouvir mais de 1h20 seguidas sem sequer me cansar. Só tenho estes apontamentos mas se calhar em vez de colocar a rádio num 9/10 coloca num 8/10, se calhar é a diferença entre o bom e o muito bom... ou eu se calhar estar mais exigente com o tempo e querer ver as coisas a melhorar continuamente. Quem sabe.

A playlist da Rádio Nova, o número de músicas melhor dizendo, é seguramente a mais extensa de todo o Norte do país. Nem a XL do Acácio Marinho com as 3 mil músicas bate a Rádio Nova. Arrisco-me a dizer que virtualmente nenhuma outra estação tem a amplitude musical que a Nova proporciona, nem no Norte nem a nível nacional - a generalidade das rádios anda entre as 100 e as 300 músicas na sua base de dados, é fácil de perceber em antena. A Antena 1 talvez tenha 1000/1500 e a Antena 3 outro tanto.

Para além do Marketing, diria que pensar em ter um emissor para Lisboa não seria mal pensado. Não concordo que seja exatamente uma "cópia" da Marginal. Se o fizesse, e talvez reforçando um pouco a informação, em parceria com o Público, não seria mal pensado.

No cenário atual só se um dos dois sócios desistir de alguma rádio das que têm na oferta de Lisboa: ou o Covões fundia Radar e Oxigénio, e mandava os 102.6 para a Rádio Nova, ou o Montez migrava uma das estações de Setúbal para a Arrábida (Rádio Azul na mesma exata frequência?) e emitia lá a Rádio Nova (porque não o estou a ver sinceramente a ceder qualquer frequência das que detém em Lisboa), obviamente sempre com 2000w porque menos que isso nunca faria serviço.

Comprar rádios a valores exorbitantes ao senhor Marinho ninguém vai, colocar Lisboa como prioridade ninguém vai, e andar com parcerias de 8 horas também ninguém vai que já foi tempo disso. O que se resolver seria sempre com prata dos acionistas para rentabilizar publicidade. Mas o Covões é quem está melhor posicionado.

E mesmo assim seria uma transmissão com limitações, considerando que nem Palmela chega a Lisboa totalmente perfeita, nem os 102.6 têm grande margem livre para sul e norte.

A diferença de Marginal para a Nova é que a Marginal é uma rádio de easy listening, a Nova é marcadamente mais urbana e conceptual e envereda por outras lógicas na soul e na música, é mais generalista. Neste sentido, seria uma boa sucessora espiritual para a frequência da Oxigénio, se sustentar a pão de ló duas rádios ficar caro ao senhor Covões.
« Última modificação: Outubro 24, 2023, 10:05:29 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #251 em: Outubro 24, 2023, 11:21:31 pm »
Deixem estar a Oxigénio (mesmo com certo um abuso no hip-hop que eu sinceramente dispenso) como está, que está bem.

Eu prefiro ouvir a Oxigénio e a Marginal do que ouvir a Nova. Acho as duas primeiras rádios mais bem segmentadas que a rádio portuense. Mas pronto, também é uma questão de gosto.

Uma coisa é certa, tirando essa questão preferiria ouvir a Nova aqui em Lisboa do que quase todas as rádios. Qualquer frequência seria boa, desde que chegasse à capital razoavelmente.
« Última modificação: Outubro 24, 2023, 11:45:43 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #252 em: Outubro 24, 2023, 11:26:05 pm »
Não sabia que a AZUL era dele, mas seria uma opção interessante, sim. Também, honestamente, não percebo porque é que não podem ter as locais a emitir da Serra da Arrábida, mas vai na volta e ainda arranjam lá um espacinho para uma segunda frequência da RDP África. Enfim...
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #253 em: Outubro 24, 2023, 11:35:36 pm »
Não sabia que a AZUL era dele, mas seria uma opção interessante, sim. Também, honestamente, não percebo porque é que não podem ter as locais a emitir da Serra da Arrábida, mas vai na volta e ainda arranjam lá um espacinho para uma segunda frequência da RDP África. Enfim...
A Azul não é do Montez, o negócio foi vetado pela ERC.

Tens razão, com refletores essa localização devia ser autorizada, como de resto em Palmela o é. O emissor da Amália Setúbal que está instalado em Palmela ouve-se ainda assim bastante bem em Lisboa, podia ser uma opção para as outras locais da cidade sadina.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #254 em: Novembro 02, 2023, 02:21:56 pm »
Tenho notado que têm cada vez mais publicidade fora das empresas do universo Sonae, finalmente um bom sinal.