E lá se foi a Débora Zenha, já não aparece na equipa e já atualizaram a programação, alguém sabe algo dela?
A Débora não se foi hoje... Ver post abaixo, com dois anos.
Nunca percebi muito bem a situação da Diana Neto, continua a estar envolvida nos eventos da NE mas depois vai para a Sudoeste quando podia perfeitamente estar nas tardes e a Débora a saltar para as Manhãs. Fazer 1% com o Lomar a solo é um feito.
A questão é que, como já oportunamente escrevi, desconfio que a Débora já não é funcionária da MnC há pelo menos aproximadamente um ano. Estive com ela num evento em Aveiro em que estava a trabalhar para uma agência de comunicação (incluí carregar caixotes, montar suportes publicitários, entrevistar ministros e fazer conteúdos para a comunicação do cliente Estado). Isto tudo, enquanto nos 101.3 estava ela a lançar músicas.
Quanto à Diana Neto, está muito bem na SW, até acho que se adequa mais ao estilo do que ao de uma NOVA ERA que neste momento é um fóssil. O Lomar é bom, mas precisa de companhia, naturalmente. O Montez está a cavar a própria sepultura, podia ter tratado melhor das rádios dele, dar-lhe escala enquanto era tempo. Agora, vai correr atrás do prejuízo.
Curioso que, neste post, falo da saída da Diana Neto, outro caso de uma animadora de qualidade razoável, a sair pela porta pequena. Os sinais têm-se vindo a acumular no grupo MnC.
Mas recentrando, para mim, foi a partir daqui, quando me meti com a Débora por estar ali a fazer um "frete", em vez de a fazer programa em direto, que antecipava este cenário, que comecei a antever o princípio do fim da Nova Era. Porque, sinceramente, independentemente dos números do online aludidos acima pelo Pedro, acho que é para isso que caminhamos. Umas vezes felizmente, outras infelizmente, ler o fórum dois, três ou quatro anos para trás, é ver que grande parte das nossas profecias se concretizam.
Portanto, a saída da Débora não me surpreende. Entre o mau estado do grupo, e a desvalorização... acaba sempre por acontecer, quando as pessoas são desvalorizadas. E não tenho duvidas que a opção de não a por nas manhãs, não mais é do que isso: desvalorização, mais até do que uma questão financeira.
Basicamente, as vozes de nível nacional que são do Porto, têm uma sina, desaparecerem. A Débora, apesar de estar numa das locais "mais nacionais" tinha esse mérito e, sem dúvida essa qualidade.
Espero, mas não me acredito, que esta saída seja para ela ir para melhor, e que não tenha sido uma extinção de posto de trabalho. Efetivamente, com esta saída, reduzem-se a zero as vozes jovens de qualidade no éter nacional, oriundas da Invicta. A Norte de Aveiro, safa-se a Catarina Moreira na RFM, graças a Deus que não perde o sotaque.
A Débora é um dos grandes valores da rádio atual.
Nos tempos da Sudoeste, ela tinha uma espécie de descontração profissional para contar as histórias que encontrava na rua!
Esse registo foi-se perdendo quando se mudou para a Nova Era mas, mesmo lá, encaixou-se bem no perfil da rádio e, acima de tudo, passava a ideia que vestia mesmo a camisola.
Espero que a saída não tenha sido forçada e que a possamos ouvir em breve.
Com isto a Nova Era sofre com mais uma perda e vão-se confirmando as previsões que muitos adiantaram.
Não ligava muito a rádio nessa altura, mas acho que ninguém do Porto não conhecia a SuperZenha. Por acaso, sempre a associei mais à Nova Era.
Eis um desses bons momentos de reportagem, dos poucos de que há algum registo fora das redes:
https://www.youtube.com/watch?v=-8kn3JFbyAILonge vão os tempos das reportagens na Feira dos Carvalhos, nos Aliados, nas praias de Espinho. Uma rádio que era ouvida por estar onde estão as pessoas, e que nisso se diferenciava das nacionais. Quando o deixou de fazer, começa a cair, cada vez mais apressadamente, quando as nacionais estão a agarrar o mercado das rádios jovens, que têm perdas vertiginosas todas juntas nos Bareme.
Enfim, como tem a conta privada, nem sequer consigo perceber se houve direito a despedida no ar, como deve ser. Espero que sim, é o mínimo exigível, ao cabo de uma década de casa. Fica a lembrança:
"Super Zenha com a Nova Era, a melhor rádio do mundo, literalmente no ar.". Infelizmente, cada vez mais, a caminho de ser a melhor jukebox do mundo, literalmente desligada, e, pior que isso, não será caso único.
Sim, e faço a ponte para dar nota que a esta hora, 100.1 Paredes estão sem stereo e com potência de emissão extremamente reduzida. Se fosse noite de propagação, a Dom Fuas estava aí a bombar, ainda que depois da Kristin não estejam na sua melhor forma.