Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 163346 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #615 em: Junho 14, 2026, 03:42:36 pm »
Validarei o estado de 101.3 daqui a pouco. Aparentemente a avaliar pelo que o MPXpower escreveu no tópico aberto, estavam sem RDS também. Estou na área de proximidade do emissor portanto terei como avaliar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #616 em: Junho 14, 2026, 05:23:11 pm »
Confirmo que prossegue sem RDS. E com problemas graves de som: microperdas de transporte no link ou, pior, problemas de cortes no processador de som. Assim que entram graves, é um festival.

Acabou mesmo por cortar por completo às 17h21 e voltar a entrar em portadora.

De resto, potência reduzida. Não chega a perder sinal nos Carvalhos, fica fraco, e em Espinho não sai de Stereo. Começa a perder rapidamente resiliência na aproximação à Afurada. Deve estar a dar para Gaia, Espinho, Porto, Matosinhos, Gondomar e mais nada.

Regressa às 17h24 com muito pior som e mais cortes a entrar no som, logo com uma locução do Ricardo Lomar.
« Última modificação: Junho 14, 2026, 05:25:44 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #617 em: Junho 14, 2026, 07:08:01 pm »
Ao contrário do que seria o habitual, a rádio voltou este domingo. Pelo menos às 08h00 temos 101.3 no ar com problemas no som e, parece-me, emissor com potência reduzida.
Já os 100.1 estão desligados.
Por volta das 2 da manhã a emissão tinha voltado, com potência reduzida, cortes na emissão e sem RDS.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #618 em: Junho 15, 2026, 08:01:01 pm »
Nova Era de volta com o RDS e com aparente estéreo mas a 2/3 da modulação da Rádio Nova, Cidade FM, Observador ou Antena 1 e um som... pouco rico: alguns graves, mas alguma falta de brilho e excesso de linearidade nos agudos.

Ou por outras palavras, a meio caminho entre a Metropolitana e a Rádio Nova.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #619 em: Junho 15, 2026, 10:01:48 pm »
Novamente 100,1 e 101,3 em portadora e sem RDS. Isto está mesmo mau.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #620 em: Junho 15, 2026, 10:03:01 pm »
O mais engraçado é que nos números de ouvintes online a rádio ainda aparenta ser relevante.

Mas a continuar assim, até quando?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #621 em: Junho 17, 2026, 02:33:44 am »
Potência normalizada em 101.3, com RDS, modulação mais normalizada (não bem ao nível do que era), só que como não há duas sem três, está a emitir em Mono: algo na cadeia não está em estéreo ou a portadora não está a emitir estéreo, porque eu ativo e desativo o ST e é igual a nada no meu autorádio. O som também está muito mais desinteressante e sem metade do brilho (como já reportei), o que acontece em saídas em monaural.

Está um caco de um ponto de vista técnico.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #622 em: Junho 25, 2026, 11:42:37 am »
E lá se foi a Débora Zenha, já não aparece na equipa e já atualizaram a programação, alguém sabe algo dela?

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #623 em: Junho 25, 2026, 01:40:36 pm »
A Débora já é uma histórica.

Numa outra vida, ainda me lembro dela a fazer reportagem na então Meo Sudoeste, nas manhãs,  com o Rui Pego na condução do programa.
Isto, já lá vão quase 20 anos...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #624 em: Junho 25, 2026, 02:51:21 pm »

Numa outra vida, ainda me lembro dela a fazer reportagem na então Meo Sudoeste, nas manhãs,  com o Rui Pego na condução do programa.
15 anos, a Sudoeste iniciou emissões em 2011. Confesso que só me lembro de ouvir o "Rui Pêgo Jr." na MegaHits já em 2013 ou assim.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #625 em: Junho 25, 2026, 03:39:10 pm »

15 anos, a Sudoeste iniciou emissões em 2011. Confesso que só me lembro de ouvir o "Rui Pêgo Jr." na MegaHits já em 2013 ou assim.

Saía-se muito bem nas emissões da saudosa SWTMN, a continuidade com a Débora Zenha era caótica mas organizada ao mesmo tempo no melhor sentido da palavra. Tinha rádio nas veias tal como o pai, era e é impressionante.

Essa SWTMN seria uma pedrada no charco na rádio atual, misturava uma playlist extremamente equilibrada e fresca com vozes experientes e vozes novas. Prosseguiu assim ainda como MEO Music (na 1a renovação de plástica). Pena o estado de 102.7 mas pronto.

A Nova Era atual podia aprender umas coisas com a rádio dessa época. Aliás, podia aprender com... ela própria, há 15 anos também.

Só para dizer também que a Nova Era tem obviamente já o estéreo de volta - mas a qualidade de som parece-me meio fraca... alguém acha o mesmo?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #626 em: Junho 25, 2026, 04:53:46 pm »
A Débora é um dos grandes valores da rádio atual.
Nos tempos da Sudoeste, ela tinha uma espécie de descontração profissional para contar as histórias que encontrava na rua!
Esse registo foi-se perdendo quando se mudou para a Nova Era mas, mesmo lá, encaixou-se bem no perfil da rádio e, acima de tudo, passava a ideia que vestia mesmo a camisola.
Espero que a saída não tenha sido forçada e que a possamos ouvir em breve.

Com isto a Nova Era sofre com mais uma perda e vão-se confirmando as previsões que muitos adiantaram.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #627 em: Junho 25, 2026, 06:10:36 pm »

A Débora é um dos grandes valores da rádio atual.
Nos tempos da Sudoeste, ela tinha uma espécie de descontração profissional para contar as histórias que encontrava na rua!
Esse registo foi-se perdendo quando se mudou para a Nova Era mas, mesmo lá, encaixou-se bem no perfil da rádio e, acima de tudo, passava a ideia que vestia mesmo a camisola.
Espero que a saída não tenha sido forçada e que a possamos ouvir em breve.

Com isto a Nova Era sofre com mais uma perda e vão-se confirmando as previsões que muitos adiantaram.

A Débora ainda fez reportagem na rua alguns anos já na Nova Era, também. É mais um caso de alguém que se não estivesse no Porto já teria outro tipo de oportunidades, grande perdq.

Enfim, o estado de agonia continua mas vai dar para ver se como foi sugerido aqui por alguns agora com 2 faixas de Flashback não há mais descidas no Bareme.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

ouvinte

• Hero Member
« Responder #628 em: Junho 25, 2026, 09:25:14 pm »
A melhor fase dele e onde mais me pareceu mais realizada profissionalmente foi nas manhãs da Sudoeste com o Rui Maria Pego.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #629 em: Junho 25, 2026, 10:04:00 pm »
A melhor fase dele e onde mais me pareceu mais realizada profissionalmente foi nas manhãs da Sudoeste com o Rui Maria Pego.

Posso afiançar de fonte segura que mesmo depois disso ela continuava a gostar imenso do que fazia quando estava em 2 rádios (na Nova Era 7-10 e na Sudoeste depois das 10). Os primeiros sinais de quebra acho que só se começaram a sentir por volta de 2019.

É de facto uma grande perda para a rádio portuguesa e muito sobretudo para a rádio a Norte. Era imperioso que alguém lhe desse uma oportunidade estável nalgum sítio.

Agora sim começa a preocupar-me um bocado o estado geral da Nova Era. Porque com exceção da Sílvia Braga e das vozes masculinas, o resto... não é com um Ricardo Lomar que vão lá, é preciso um bocadinho mais de star quality ali para haver a presença que o produto exige.

A Sílvia vai resolvendo a playlist como pode e sabe, mas...