Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 162364 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #615 em: Junho 14, 2026, 03:42:36 pm »
Validarei o estado de 101.3 daqui a pouco. Aparentemente a avaliar pelo que o MPXpower escreveu no tópico aberto, estavam sem RDS também. Estou na área de proximidade do emissor portanto terei como avaliar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #616 em: Junho 14, 2026, 05:23:11 pm »
Confirmo que prossegue sem RDS. E com problemas graves de som: microperdas de transporte no link ou, pior, problemas de cortes no processador de som. Assim que entram graves, é um festival.

Acabou mesmo por cortar por completo às 17h21 e voltar a entrar em portadora.

De resto, potência reduzida. Não chega a perder sinal nos Carvalhos, fica fraco, e em Espinho não sai de Stereo. Começa a perder rapidamente resiliência na aproximação à Afurada. Deve estar a dar para Gaia, Espinho, Porto, Matosinhos, Gondomar e mais nada.

Regressa às 17h24 com muito pior som e mais cortes a entrar no som, logo com uma locução do Ricardo Lomar.
« Última modificação: Junho 14, 2026, 05:25:44 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #617 em: Junho 14, 2026, 07:08:01 pm »
Ao contrário do que seria o habitual, a rádio voltou este domingo. Pelo menos às 08h00 temos 101.3 no ar com problemas no som e, parece-me, emissor com potência reduzida.
Já os 100.1 estão desligados.
Por volta das 2 da manhã a emissão tinha voltado, com potência reduzida, cortes na emissão e sem RDS.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #618 em: Junho 15, 2026, 08:01:01 pm »
Nova Era de volta com o RDS e com aparente estéreo mas a 2/3 da modulação da Rádio Nova, Cidade FM, Observador ou Antena 1 e um som... pouco rico: alguns graves, mas alguma falta de brilho e excesso de linearidade nos agudos.

Ou por outras palavras, a meio caminho entre a Metropolitana e a Rádio Nova.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #619 em: Junho 15, 2026, 10:01:48 pm »
Novamente 100,1 e 101,3 em portadora e sem RDS. Isto está mesmo mau.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #620 em: Junho 15, 2026, 10:03:01 pm »
O mais engraçado é que nos números de ouvintes online a rádio ainda aparenta ser relevante.

Mas a continuar assim, até quando?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #621 em: Hoje às 02:33:44 am »
Potência normalizada em 101.3, com RDS, modulação mais normalizada (não bem ao nível do que era), só que como não há duas sem três, está a emitir em Mono: algo na cadeia não está em estéreo ou a portadora não está a emitir estéreo, porque eu ativo e desativo o ST e é igual a nada no meu autorádio. O som também está muito mais desinteressante e sem metade do brilho (como já reportei), o que acontece em saídas em monaural.

Está um caco de um ponto de vista técnico.