Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 162108 vezes)

pdf

• Visitante
Re: Rádio Nova Era
« Responder #165 em: Setembro 23, 2022, 10:20:36 pm »
Abdicar de um emissor no Monte da Virgem não é um tiro no pé, é mais na têmpora...

Já para não falar que aqui junto ao mar os 100,1 chegam de forma muito deficiente. Aguentam-se no carro mas não existem dentro de casa, e num rádio de bolso na rua a audição é sofrível. Já aos bons, velhos e fiáveis 101,3, nada a apontar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #166 em: Setembro 24, 2022, 12:39:18 am »
Abdicar de um emissor no Monte da Virgem não é um tiro no pé, é mais na têmpora...

Já para não falar que aqui junto ao mar os 100,1 chegam de forma muito deficiente. Aguentam-se no carro mas não existem dentro de casa, e num rádio de bolso na rua a audição é sofrível. Já aos bons, velhos e fiáveis 101,3, nada a apontar.

E isso achas que justifica dois emissores com coberturas 98% redundantes? As falhas na zona de Matosinhos? Nesta economia?

Eu não sei, mas na minha opinião Paredes é também muito bom para localização. Ando por todo o lado e o emissor da Jornal FM e da Nova Era não falha no carro, nenhum dos dois, e sempre com bom sinal. Com o bónus de chegar ao interior do Porto, que dos emissores locais no Monte da Virgem só com potências mais altas.

São poucas as zonas onde os 101.3 se superiorizam aos 100.1. Para onde quer que vá, onde tenho uma tenho a outra, seja a sul ou a norte do Douro, sempre com bom nível de sinal. Makes me wonder…

A ideia não seria abdicar. Seria uma das 2 ir para outro projeto. Senão, estamos a ano/ano e meio da renovação de alvarás, e depois vais perder alguma delas…

Não consigo vislumbrar uma única ordem de razão pela qual a Nova Era emite em 101.3 também. Tenho andado em Gaia a sintonizar com os 100.1 e o sinal é absolutamente perfeito, sem falhas de todo. Mesmo no Porto já o é. Porquê emitir em duas frequências e para mais sem horas locais arriscando-se a perder 1? Sendo que a de Gaia escuta-se até Penafiel mas a de Paredes escuta-se para lá disso e em basicamente todo o lado?

Para sul 101.3 aguenta-se mais. Em Gaia tem algumas deficiências pontuais em Canelas. Não sei se para a zona da Póvoa os 100.1 se aguentarão assim tão bem. Mas vai perder Paredes, isso parece-me mais ao menos certo, tal como é provável que ocorra o mesmo com os 88.0 da Mega em Sintra.

Está largos kms a sul, é natural que se aguente mais, tem essa obrigação até. Na zona da Póvoa é absolutamente indiferente ouvires em 100.1 ou 101.3, ouvem-se as duas nos mesmos sítios, falham as duas nos mesmos sítios, Paredes a aguentar-se ligeiramente melhor no centro e em zonas de serrania em linha com a performance de outros emissores serranos como os de Famalicão. Felgueiras ou Muro para dar alguns exemplos.

Precisamente por ir perder Paredes, que é um desperdício para o meio radiofónico nortenho, é que uma das duas frequências tem que sair da rede da Nova Era. Não há dinheiro para manter emissões locais, não se mantém, agora fazer perder património porque o acionista de Lisboa não é capaz de arranjar dois estagiários para as emissões locais é absurdo…

« Última modificação: Setembro 24, 2022, 12:41:55 am por Memorias da Radio »

pdf

• Visitante
« Responder #167 em: Setembro 24, 2022, 12:42:06 am »
Lol

Obviamente não são só as falhas na zona de Matosinhos, mas até podia ser: um concelho com 172 mil habitantes ficar sem a Nova Era havia de ser lindo.

São “poucas” as zonas onde os 101,3 se superiorizam. Azar do caraças serem logo os concelhos do Porto e Gaia…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 12:45:22 am por pdf »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #168 em: Setembro 24, 2022, 12:50:02 am »
Lol

Obviamente não são só as falhas na zona de Matosinhos, mas até podia ser: um concelho com 172 mil habitantes ficar sem a Nova Era havia de ser lindo.

São “poucas” as zonas onde os 101,3 se superiorizam. Azar do caraças serem logo os concelhos do Porto e Gaia…

Acho exagerado dizeres que ficava sem a Nova Era. Eu ando regularmente por Matosinhos e com exceção de um ou outro ponto mais complexo (como já acontece com Valongo, aliás), aguenta-se bastante bem no geral. Não era como se fosses mudar para um emissor em Cinfães, são cerca de 10km adicionais em linha reta para alturas de terreno equiparadas…

Agora aquilo vai ter que se resolver de alguma maneira. E dada a implementação da Nova Era no interior do distrito do Porto e a performance parecida dos dois emissores eu não me admiraria… e olha que até saía prejudicado, porque na minha zona *específica* (de sombra a sinais a Norte) 101.3 chegam sofríveis e 100.1 chegam ligeiramente pior.

Porto e Gaia? Onde? Eu ando todos os dias praticamente em Gaia e ouço ambas perfeitamente, é totalmente indiferente o que escolha…
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 12:53:02 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #169 em: Setembro 24, 2022, 08:05:26 pm »
É um facto que os 100.1 (que devem operar senão na PAR máxima, bem perto dela) se aguentam muito bem na generalidade do território. Dos emissores do interior é o melhor, sem dúvida. O desempenho, por exemplo em Gaia e Porto, é superior aos 90.6 da MegaHits e imensuravelmente melhor do que o das frequências da Maia. Ou seja, Paredes ganha a Santa Justa. No entanto, no centro do Porto, sendo honestos a audição não é limpa. Testado ainda hoje, zona do Foco, nomeadamente em cima da VCI na Av. da Boavista começas a ouvir a RR de Valença, o mesmo se passando na envolvente ao GaiaShopping ou em Diogo Botelho do Lidl até à Gólgota, mas também no complexo troço da A1 de Coimbrões à A29. Sendo que nesse troço no Verão, grande parte dos dias só dá Dom Fuas logada com RDS, o mesmo acontecendo aqui na zona de Canelas e Perosinho, em que de maio a agosto, grande parte dos dias ficavas sem Nova Era. Mesmo no Campo Alegre, os sinais da região de Leiria entram, até de Inverno, não é limpo não haver interferências.
Para além disso...Vila Real: apanhas melhor os 101.3 do Monte da Virgem, que se ouvem perfeitos na zona da UTAD e mesmo na zona mais alta do centro, 100.1 deixam sinal residual. Portanto, apesar de, sim, a cobertura ser muitíssimo similar, o desempenho do Monte da Virgem é superior. Aliás, o que não se compreende é porque é que a Mega e a TSF ainda não emitem de lá, quando o poderiam fazer.
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 08:07:47 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #170 em: Setembro 25, 2022, 01:00:53 am »
É um facto que os 100.1 (que devem operar senão na PAR máxima, bem perto dela) se aguentam muito bem na generalidade do território. Dos emissores do interior é o melhor, sem dúvida. O desempenho, por exemplo em Gaia e Porto, é superior aos 90.6 da MegaHits e imensuravelmente melhor do que o das frequências da Maia. Ou seja, Paredes ganha a Santa Justa. No entanto, no centro do Porto, sendo honestos a audição não é limpa. Testado ainda hoje, zona do Foco, nomeadamente em cima da VCI na Av. da Boavista começas a ouvir a RR de Valença, o mesmo se passando na envolvente ao GaiaShopping ou em Diogo Botelho do Lidl até à Gólgota, mas também no complexo troço da A1 de Coimbrões à A29. Sendo que nesse troço no Verão, grande parte dos dias só dá Dom Fuas logada com RDS, o mesmo acontecendo aqui na zona de Canelas e Perosinho, em que de maio a agosto, grande parte dos dias ficavas sem Nova Era. Mesmo no Campo Alegre, os sinais da região de Leiria entram, até de Inverno, não é limpo não haver interferências.
Para além disso...Vila Real: apanhas melhor os 101.3 do Monte da Virgem, que se ouvem perfeitos na zona da UTAD e mesmo na zona mais alta do centro, 100.1 deixam sinal residual. Portanto, apesar de, sim, a cobertura ser muitíssimo similar, o desempenho do Monte da Virgem é superior. Aliás, o que não se compreende é porque é que a Mega e a TSF ainda não emitem de lá, quando o poderiam fazer.

Atenção que hoje não estávamos num bom dia a Norte para testar isto. Eu estava com entradas da Botaréu na A44 em Valadares e isso nem é sequer possível em situação normal porque a Botaréu não chega em condições a Espinho sequer… mas considero uma alternativa interessante ao Monte da Virgem, melhor que Santa Justa também, concordo contigo (porquê a paixão por Santa Justa durante tantos anos?…)

Quanto a Vila Real, tens razão… e eu essa zona conheço consideravelmente pior. No caso de Paredes poderá dever-se à barreira do Marão, que impede a propagação adequada, e nos 101.3 segue Douro fora e ajuda qualquer coisa… são palpites. Com bases, dado que já aqui se escreveu que os 101.3 chegam a São João da Pesqueira com qualidade, mas pronto

Acho que os 100.1 subiram a PAR. Notei melhoria de sinal de uma maneira que não havia antes, naquela época em que os 101.3 também estavam reduzidos, sabes? Tem uma certa solidez…

« Última modificação: Setembro 25, 2022, 01:16:30 am por Memorias da Radio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #171 em: Setembro 28, 2022, 10:45:08 am »
A Nova Era está a ser refrescada em termos de jingles e musica.
Nota-se que há agora hora seguida de musica em alguns horários.
Há pelos vistos em cada hora um flasback.
As vozes são as mesmas mas com recuperação das mais antigas em termos de promo.
A seleção musical parece-me estar a cair mais pros lados do dance.
Para mim, a Nova Era só rompia para cima com horas de ponta manhas e fins de tarde com mais musica dance dos anos 80/90 pois conseguia atrair mais gente da faixa 35/50 e conseguia manter malta mais nova que não descura esses hits.

pdf

• Visitante
« Responder #172 em: Setembro 28, 2022, 11:03:10 am »
Concordo em absoluto com o Zeca. Eu só consigo ouvir a Nova Era das 19 às 20 (se me abstrair da inenarrável Diana Neto).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #173 em: Setembro 28, 2022, 12:36:46 pm »
Dois aqui, na formatação anterior eu quase só ouvia nesse horário também.

Ouvi muito pouco a Nova Era por estes dias mas do que ouvi, é mais que um flashback por hora, são praí 2/3… como não há nova produção de EDM para suprir a questão eles viraram-se para aí, e bem, porque é onde a Nova Era pode fazer a diferença.

Mas vou ouvir e direi de justiça.

Confirmo, é mesmo mais que 1 tema por hora. Os Jingles estão iguais mas alargaram a música para muita coisa dos late 90s e anos 2000!
« Última modificação: Setembro 28, 2022, 12:56:46 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #174 em: Setembro 28, 2022, 01:06:24 pm »
Penso que mais do que os problemas com a falta de produção de EDM, a questão da Nova Era passa muito pelo facto de não ter tido músculo para se afirmar como uma verdadeira alternativa a Norte, feita para os jovens do Norte, que deixou fugir esse segmento para a Mega e para a Cidade. Há falta de animação, convidados, rúbricas, pouco investimento em redes sociais. Tem bons locutores, mas se pensarmos na dimensão das equipas das duas concorrentes, a diferença é abismal. É como comparar o plantel do Benfica ou do Porto com o do Casa Pia. Por acaso discordo do pdf, não acho a Diana Neto inenarrável. Pronto, aquele maltinha é um too much, mas até acho a voz dela agradável ao microfone e não desgosto da dicção, é clara.  Nas ditas "quase nacionais" há piores personagens.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #175 em: Setembro 28, 2022, 02:23:36 pm »
Dois aqui, na formatação anterior eu quase só ouvia nesse horário também.

Ouvi muito pouco a Nova Era por estes dias mas do que ouvi, é mais que um flashback por hora, são praí 2/3… como não há nova produção de EDM para suprir a questão eles viraram-se para aí, e bem, porque é onde a Nova Era pode fazer a diferença.

Mas vou ouvir e direi de justiça.

Confirmo, é mesmo mais que 1 tema por hora. Os Jingles estão iguais mas alargaram a música para muita coisa dos late 90s e anos 2000!

Vou dar-lhes uma oportunidade... e voltar a ser o Pedro de 13 anos, a ouvir a Nova Era umas 10 horas por dia... (kidding, mas eram muitas)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #176 em: Setembro 28, 2022, 02:46:34 pm »
Penso que mais do que os problemas com a falta de produção de EDM, a questão da Nova Era passa muito pelo facto de não ter tido músculo para se afirmar como uma verdadeira alternativa a Norte, feita para os jovens do Norte, que deixou fugir esse segmento para a Mega e para a Cidade. Há falta de animação, convidados, rúbricas, pouco investimento em redes sociais. Tem bons locutores, mas se pensarmos na dimensão das equipas das duas concorrentes, a diferença é abismal. É como comparar o plantel do Benfica ou do Porto com o do Casa Pia. Por acaso discordo do pdf, não acho a Diana Neto inenarrável. Pronto, aquele maltinha é um too much, mas até acho a voz dela agradável ao microfone e não desgosto da dicção, é clara.  Nas ditas "quase nacionais" há piores personagens.

Concordo totalmente. E quanto à Diana Neto ela pode fazer esses pequenos exageros porque é mesmo uma grande fã de EDM, segundo o Instagram dela, deve ser mesmo o seu sonho estar ali.

Quanto ao resto, acho que não se podem exigir duplas e trios a torto e a direito como na Mega e Cidade mas pelo menos que regressassem com as entrevistas na rua que parecendo que não fazia muito pelo marketing da marca (isso resolvia-se por exemplo com a ajudinha da MEO em vez de continuar a patrocinar rádios irrelevantes.)
Quanto a programas de autor continuam a ter o melhor programa de hip-hop em Portugal a par com o Flawless Radio do Sam the Kid portanto podiam fazer uma espécie de Carta Branca da 3 com programas de artistas convidados, e quanto a convidados normalmente apareciam na Happy Hour como nos programas da tarde da Mega e Cidade que nem elas estão neste momento a investir em rúbricas de música ao vivo.

Danl

• Hero Member
« Responder #177 em: Setembro 28, 2022, 03:54:44 pm »
Que saudades da Nova Era, anos 90, ainda em 101.2Mhz... E dos jingles cantados da rádio que tocava primeiro em Portugal o som que passava nas grandes FMs deste velho continente.
E que saudades, também, do Terminal do Engate que passava nas tardes de Sábado.

pdf

• Visitante
« Responder #178 em: Setembro 28, 2022, 03:56:04 pm »
Que saudades da Nova Era, anos 90, ainda em 101.2Mhz... E dos jingles cantados da rádio que tocava primeiro em Portugal o som que passava nas grandes FMs deste velho continente.
E que saudades, também, do Terminal do Engate que passava nas tardes de Sábado.

Certo.

E é normal que estranhe a voz cortante da Diana Neto... naquela rádio uma pessoa cresce a ouvir uma Andreia Marçal e agora é isto...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #179 em: Outubro 01, 2022, 07:31:56 pm »
Hoje em entrevista ao programa Conta-me da TVI o Pedro Alves (também conhecido por Zeca Estacionâncio) falou durante alguns minutos da sua passagem pela Nova Era, vindo da Rádio Minuto e primeiro a solo e só depois com o João Paulo Rodrigues (Quim Roscas), e disse que por altura era líder incontestada no Grande Porto e que foi com esse sucesso que foi possível criar a Beach Party onde esteve na organização da primeira edição.

Juntando os 100,1 estaríamos a falar de que posição no top a nível nacional na altura?
« Última modificação: Outubro 01, 2022, 07:43:54 pm por radiokilledtheMTVstar »