Autor Tópico: TSF  (Lida 783022 vezes)

Lmviana

• Full Member
Re: TSF
« Responder #195 em: Fevereiro 25, 2019, 02:55:43 pm »
Neste momento talvez seja mais útil rádios na TDT (bem sei que no actual MUX não há espaço, mas no futuro MUX) seria uma boa forma de ter rádios de alta definição, receptores baratos e acessíveis. Não é possível em móvel, mas a realidade é que em DAB também não seria, quantos carros novos tem DAB?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #196 em: Fevereiro 25, 2019, 03:26:58 pm »
A verdade é que o grupo não soube fazer essas reestruturações, são desastradas e a TSF pode vir a sofrer muito. O DN é um exemplo: como semanário, inexplicavelmente tem mais custos do que quando era diário... E por culpa própria, porque quiseram criar algo conceptual em vez de se focarem na simplicidade, a estratégia que tem ajudado muito o Expresso.

Observador: é para casos como estes que seria muito útil termos o DAB desenvolvido. Corrijam-me se estiver errado, mas parece-me que seria mais prático, mais barato, e levaria outros potenciais projectos a acontecer.
Mais fácil liberalizar o acesso à FM. Quem quiser operar, fazia o pedido à ERC, que analisaria o projecto num prazo de 90 dias e, caso fosse operado, a ERC em consonância com a ANACOM disponibilizaria as frequências a operar.

Atento

• Hero Member
« Responder #197 em: Fevereiro 25, 2019, 04:01:01 pm »
A verdade é que o grupo não soube fazer essas reestruturações, são desastradas e a TSF pode vir a sofrer muito. O DN é um exemplo: como semanário, inexplicavelmente tem mais custos do que quando era diário... E por culpa própria, porque quiseram criar algo conceptual em vez de se focarem na simplicidade, a estratégia que tem ajudado muito o Expresso.

Observador: é para casos como estes que seria muito útil termos o DAB desenvolvido. Corrijam-me se estiver errado, mas parece-me que seria mais prático, mais barato, e levaria outros potenciais projectos a acontecer.
Mais fácil liberalizar o acesso à FM. Quem quiser operar, fazia o pedido à ERC, que analisaria o projecto num prazo de 90 dias e, caso fosse operado, a ERC em consonância com a ANACOM disponibilizaria as frequências a operar.

Mas o FM não está saturado?

pdf

• Visitante
« Responder #198 em: Fevereiro 25, 2019, 05:59:14 pm »

Mas o FM não está saturado?

Está relativamente saturado. Depende do âmbito dos projectos. Embora "cheio", recorde-se que há frequências que deixaram de operar. E muitas vezes quando falamos de espectro saturado falamos de frequências locais que chocam com outras a 100 km de distância - ora, aqui assistimos a uma perversão: é legítimo que a Rádio Fóia, só para dar um exemplo, consiga um raio de cobertura na ordem da centena de quilómetros que lhe permite alcançar grande parte do Algarve e Alentejo? Tem direito a isso? Não devia cobrir apenas o concelho de Monchique, que é minúsculo em área e parco em população fixa? E essa mesma perversão seja o que viabiliza economicamente a rádio local, numa altura em que muitas estão a definhar?

É um assunto delicado.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #199 em: Fevereiro 25, 2019, 09:17:19 pm »
Portugal precisava de uma revolução do panorama radiofónico nacional. Estava mesmo na hora de uma nova atribuição de alvarás, através de um novo concurso.

Eu sempre fui um entusiasta das rádios locais, apesar de ter defendido sempre rádios regiinaiss( que agrupassem vários concelhos), isto até para potenciar melhores contratos publicitários.

Na década de oitenta, cheguei mesmo a ir à Abrantes, para ouvir a primeira rádio local( na altura ainda pirata), a Rádio Antena Livre, mais tarde ao Entroncamento, Beja( rádio Pax) e Evora( rádio Diana), Setúbal, etc...

E hoje o panorama português está num impasse, já muito longe desses tempos épicos. Os projectos que se prevêem, socorrem se de meia dúzia de frequências e do on line( Radio Estádio ou Rádio Observador) Há frequências que não operam, outras que já não  cumprem o papel de rádios locais e não se sai disto.

Até para permitir o surgimento de outros operadores, é mesmo necessário um nova lei e novo concurso.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2019, 09:20:25 pm por R4 »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #200 em: Fevereiro 25, 2019, 09:26:12 pm »
Portugal precisava de uma revolução do panorama radiofónico nacional. Estava mesmo na hora de uma nova atribuição de alvarás, através de um novo concurso.

Eu sempre fui um entusiasta das rádios locais, apesar de ter defendido sempre rádios regiinaiss( que agrupassem vários concelhos), isto até para potenciar melhores contratos publicitários.

Na década de oitenta, cheguei mesmo a ir à Abrantes, para ouvir a primeira rádio local( na altura ainda pirata), a Rádio Antena Livre, mais tarde ao Entroncamento, Beja( rádio Pax) e Evora( rádio Diana), Setúbal, etc...

E hoje o panorama português está num impasse, já muito longe desses tempos épicos. Os projectos que se prevêem, socorrem se de meia dúzia de frequências e do on line( Radio Estádio ou Rádio Observador) Há frequências que não operam, outras que já não  cumprem o papel de rádios locais e não se sai disto.

Até para permitir o surgimento de outros operadores, é mesmo necessário um nova lei e novo concurso.

Eu também acho que deveriam haver rádios regionais fortes como em Espanha em vez de locais sem qualquer objetivo, mas depois haveriam muitas guerras para ver quem se juntava... não vejo por exemplo Braga e Guimarães unidos por uma só rádio. A força de uma rádio local depende muito do bairrismo que os habitantes dessa zona têm, penso eu.
O mais possível neste momento seria um controlo duríssimo sobre locais com música a metro, sem relatos locais ou sequer notícias com ameaças de fecho.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #201 em: Fevereiro 25, 2019, 09:30:50 pm »
É assim, estou a defender o que defendi na altura. Localidades com mais de 100 mil habitantes, até poderiam ter rádios próprias ( como é o caso de Braga ou Guimarães). Não faz é nenhum sentido, pequenas localidades do interior, ter cada uma, a sua rádio local.. Que possibilidades de atrair bons contratos publicitários, têm rádios com estas características?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #202 em: Fevereiro 25, 2019, 09:35:05 pm »
É assim, estou a defender o que defendi na altura. Localidades com mais de 100 mil habitantes, até poderiam ter rádios próprias ( como é o caso de Braga ou Guimarães). Não faz é nenhum sentido, pequenas localidades do interior, ter cada uma, a sua rádio local.. Que possibilidades de atrair bons contratos publicitários, têm rádios com estas características?
Isso também não. Por exemplo, a Rádio Fronteira de Vilar Formoso que costumo ouvir em Agosto é fundamental naquela zona onde só há um jornal semanal e ainda tem programas de intercâmbio com o outro lado numa parceria com a Onda Cero. Aí devem ser as Câmaras a ajudar, afinal são estas rádios muitas vezes a única voz dessas localidades.
Como disse, as rádios locais dependem muito do bairrismo que cada região tem penso eu. Era muito difícil fazer uma lei que consiga decidir com base nesse fator.

A regional Radio Galega tem disconexões locais na emissão, agora sei que isso em Portugal nunca iria acontecer... Juntar rádios quereria dizer fechar portas a muitas e só dar notícias das maiores cidades da região ou semelhante...
« Última modificação: Fevereiro 25, 2019, 09:50:12 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #203 em: Fevereiro 25, 2019, 10:30:41 pm »

As rádios locais, salvo exceções, têm sido um desastre. A maioria não serve as localidades para as quais emite.
Foi um erro o Governo de Cavaco Silva legalizar os imensos cogumelos locais...a maioria verdadeiramente tóxica. Foram legalizadas para satisfazer alguns caciques locais...

O Governo de Cavaco Silva deveria ter avançado no sentido de serem criadas rádios distritais (duas por distrito)que servissem verdadeiramente as comunidades locais...

(Distritais ou locais...)

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #204 em: Fevereiro 26, 2019, 12:49:44 pm »
Bom, Portugal tem várias particularidades, há Vilar Formoso, como há Barrancos e a lei, pode abrir excepções, mas sobretudo tem que se inspirar com o que se passa em países similares ao nosso, que não sofram de problemas de separatismo ou regionalismo exarcebado.

Mas tem que ser feita esta revolução radiofónica, senão daqui a muitos anos, estamos sempre a falar nas mesmas radios, nas suas dificuldades e problemas e nada de muito concreto, acontece de novo.

E até pode haver muitos projectos( nesta altura até há) , mas com a lei que há, as dificuldades não serão inultrapassáveis, mas serão muito complicadas...
« Última modificação: Fevereiro 26, 2019, 12:51:51 pm por R4 »

joao_s

• Hero Member
« Responder #205 em: Fevereiro 26, 2019, 11:42:00 pm »
No âmbito do assunto em discussão: foram feitos investimentos numa infraestrutura DAB que foi descontinuada, porquê? Por que razão foi gasto esse dinheiro? Em parte, essa seria uma solução para problemas aqui equacionados.

Alguns exemplos:
i) Possibilidade da Rádio Nova ser escutada pelos seus ouvintes em Lisboa, Algarve, ou qualquer outro local no território nacional, em autorrádios ou recetores fixos;
ii) Possibilidade da Rádio Marginal ser escutada pelos seus ouvintes no Porto, Minho ou em qualquer outro local do território nacional;
iii) Possibilidade de se sintonizar a Smooth FM na região Oeste, Algarve, Alentejo, Beiras ou em qualquer outro local;
iv) Possibilidade de uma rádio regional (com influência geográfica à semelhança da imprensa regional) pudesse ser escutada em FM nessa área, e em DAB em qualquer outro local do território nacional, em autorrádios e recetores fixos, pelos seus ouvintes (por exemplo, estudantes, pessoas que residam nessa zona e trabalhem fora da mesma, em viagem, o que for).
v) etc.

Nesta perspetiva, a rádio estaria sempre próxima dos seus ouvintes, pertencesse a grupos de média nacionais, regionais ou locais, independentemente desses ouvintes se encontrarem no local A ou B do território nacional.

A quem não interessou o DAB, eventualmente pela hipotética “perda” de hegemonia?

Outros factos: se adquirir em Portugal um dado recetor, este sintoniza OM e FM. No estrangeiro, um recetor do mesmo fabricante, mesmo modelo, vem equipado com FM e DAB… (isto inclui os autorrádios de série que equipam os automóveis).

Atento

• Hero Member
« Responder #206 em: Fevereiro 27, 2019, 05:06:00 pm »
O descalabro dos títulos da Global Média é evidente, ainda que as descidas sejam generalizadas:

http://www.meiosepublicidade.pt/2019/02/apct-jornais-continuam-perder-expressao-banca/

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #207 em: Março 05, 2019, 09:15:42 pm »
Mudanças no desporto da TSF. Depois da "fuga" de Nuno Martins, a TSF reforça se com Manuel Chaves( ex. A1) e António Reis(ex SIC), ambos para a redação do Norte...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #208 em: Março 05, 2019, 10:03:30 pm »
Grande reforço Manuel Chaves,que pode servir muitissimo bem para os relatos.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #209 em: Março 05, 2019, 10:13:58 pm »
A TSF está a começar a ter nomes fortes no desporto. Parabéns ao João Ricardo Pateiro que está a "revolucionar" o desporto!