Autor Tópico: TSF  (Lida 781497 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #3435 em: Agosto 15, 2025, 08:35:20 am »
Bruno Sousa Ribeiro com a TSF na Volta a Portugal! Muito bem a TSF, seja na Volta ou a relatar o Braga... E as fantásticas Observador e RR?
Louvável, sem dúvida. Mas percebe-se a opção das outras estações em não acompanhar a Volta. É um produto que deixou de ter qualquer interesse de acompanhar no estado em que a prova está, e como as assistências comprovam.

Estamos a misturar alhos com bugalhos. Do ponto de vista desportivo a Volta está mais fraca, mas tenho visto as etapas e continuo a ver público na estrada e as audiências da RTP são regulares, semelhantes ao ano passado. E sim, o acompanhamento em direto, mesmo nestas circunstâncias devia ser mais estendido na fase de chegada. Lembro me que nos anos 90 a Volta também não tinha nomes estrangeiros sonantes mas a cobertura era muito maior

Não é isso que os envolvidos na Volta dizem:
https://www.flashscore.pt/noticias/ciclismo-de-estrada-volta-a-portugal-em-bicicleta-tours-volta-a-portugal-pelotao-procura-respostas-para-o-desencanto-do-publico/4QzTKn4m/

A Volta a Portugal infelizmente, para quem gosta de ciclismo, tem vindo de há alguns anos a esta parte a bater cada vez mais no fundo.

O amadorismo por parte dos organizadores, a Podium Events, é por demais evidente em vários aspectos. Veja-se o que se passou na etapa da Senhora da Graça, quase sem público na subida, a neutralização ocorrida em Vila Real quando se sabia que a Serra do Alvão, infelizmente, ardia há vários dias, o que se passou de seguida com a contabilização das diferenças de tempos com o retomar da etapa, durante o percurso neutralizado o cruzamento constante com veículos de bombeiros envolvidos no combate ao incêndio quando deveria existir (existia?) um percurso alternativo, etc..

Ninguém exige a presença de nomes mais sonantes do World Tour, mas, quando a nossa Volta está muito mal classificada no ranking da UCI, inclusivé atrás da Volta ao Algarve, Volta ao Alentejo, Clássica da Figueira e de outras provas situadas em geografias menos comuns no ciclismo mundial, acho que está tudo dito.

Na Volta, em tempos não muito recuados, já participaram equipas como a Banesto (actual Movistar), Lampre (actual UAE Emirates) e corredores como Melchor Mauri, Oscar Pereiro (um dos actuais responsáveis da organização da Vuelta). Enfim, outros tempos...

O descontentamento é generalizado, mesmo nas equipas nacionais, conforme se pode verificar na notícia partilhada. O sentimento é quase de fim de ciclo, no sentido em que com o final do contrato com a Podium alguém (a federação?) terá que dar um murro em cima da mesa.

Aguardemos...
Portugal neste momento são duas provas e meia, isto é Volta ao Algarve e a Clássica da Figueira da Foz, onde aparecem alguns dos grandes nomes do ciclismo, depois a que eu chamo de meia, que é a Volta ao Alentejo, que até consegue ir tendo algumas boas equipas, ainda que algumas delas na versão júnior ou Sub23. A volta Portugal actualmente não consegue nada disso, talvez fosse melhor mudar a corrida para Maio e até porque não reduzir a dita para uma semana, mesmo que depois tenha de se sujeitar a criticas, de deixar grande parte do País de fora.
Em relação ao a corrida ser importante em Agosto e que o povo sai à rua, o imigrante gosta, etc, infelizmente vai perder-se isso, se acontecer o que eu propus, mas como está desculpem não é nada, pois está a torna-se cada vez mais irrelevante nível mundial, o que a longo prazo, também pode levar ao desinteresse do próprio público português e até ao ainda maior desinteresse da TV e da rádio.

Exacto!

Já lá vai o tempo em que a rádio investia fortemente na cobertura da Volta.

Recordo-me de, tanto a Renascença, como a Antena 1 e a Comercial (na Onda Média) fazerem uma boa e exaustiva cobertura da prova, inclusivé o acompanhamento/relato integral dos últimos kms de cada etapa. Até mesmo com os "pesos pesados" das respectivas estações (Ribeiro Cristóvão, Fernando Correia, o já falecido "expert" em ciclismo Fernando Emílio).

Os tempos eram outros (anos 80/90), havia sempre muito público na estrada, em Julho/Agosto não havia a concorrência do futebol e de outras coisas como existe na actualidade.

Ainda que a Volta esteja mais fraca no que respeita ao patamar competitivo, o que não significa que não seja competitiva, (deixo essa questão de enquadramento de datas e do Core a que as equipas portuguesas teriam interesse se corressem a sua "volta" sem hipóteses de ganhar, como acontece na Volta ao Algarve, para outros espaços), a questão que se coloca é que os OCs promovem o que querem e como querem, num contexto de crise global dos OCS. Isso acontece no ciclismo pois já que falam tanto da Volta ao Algarve onde estão os melhores do mundo, e houve anos que nem a TV Portuguesa assegurava a transmissão quanto mais a RR ou a TSF....
Estar aqui a discutir se a Volta é fraca é muito subjectivo pois o que me parece é que o meio rádio está de forma geral a desinvestir em tudo.

E sim, nesta altura do ano, o chip do pessoal está cada vez mais virado para o lazer, como os festivais de verão e a praia o que também afasta o antigo "corporativismo" das pessoas, que preferem ver na TV, numa esplanada ou em casa.
A nossa Volta ser fraca, não significa que não seja competitiva, pois quem cá está pode torna-la interessante, e é isso que até acontece, o problema é isso acontecer com ela nivelada por baixo e fora de Portugal ninguém querer saber dela.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3436 em: Agosto 15, 2025, 03:42:33 pm »
Bruno Sousa Ribeiro com a TSF na Volta a Portugal! Muito bem a TSF, seja na Volta ou a relatar o Braga... E as fantásticas Observador e RR?
Louvável, sem dúvida. Mas percebe-se a opção das outras estações em não acompanhar a Volta. É um produto que deixou de ter qualquer interesse de acompanhar no estado em que a prova está, e como as assistências comprovam.

Estamos a misturar alhos com bugalhos. Do ponto de vista desportivo a Volta está mais fraca, mas tenho visto as etapas e continuo a ver público na estrada e as audiências da RTP são regulares, semelhantes ao ano passado. E sim, o acompanhamento em direto, mesmo nestas circunstâncias devia ser mais estendido na fase de chegada. Lembro me que nos anos 90 a Volta também não tinha nomes estrangeiros sonantes mas a cobertura era muito maior

https://www.flashscore.pt/noticias/ciclismo-de-estrada-volta-a-portugal-em-bicicleta-tours-volta-a-portugal-pelotao-procura-respostas-para-o-desencanto-do-publico/4QzTKn4m/

Já tinha lido esse artigo.

Não tenho visto no geral, muito menos público nas etapas, e se o artigo tem o principal cerne na Senhora da Graça, creio que o factor "incêndios" e a neutralização da etapa ajudou ao menos público na subida. Contudo as audiências de TV são regulares.

Como é possível porem num dia de semana a chegada à Torre?

Não podia ser amanhã ou no fim de semana?

Lá vai a Volta cair nas mãos da cmtv...
Da CMTV não pode, porque tem obrigatoriedade de ser transmitida em sinal aberto (e a CMTV é um canal em sinal fechado, de acesso não codificado).
Agora, que se fala que pode sair da RTP, ainda anda no segredo dos deuses...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3437 em: Agosto 15, 2025, 05:11:04 pm »

Já tinha lido esse artigo.

Não tenho visto no geral, muito menos público nas etapas, e se o artigo tem o principal cerne na Senhora da Graça, creio que o factor "incêndios" e a neutralização da etapa ajudou ao menos público na subida. Contudo as audiências de TV são regulares.

Como é possível porem num dia de semana a chegada à Torre?

Não podia ser amanhã ou no fim de semana?

Lá vai a Volta cair nas mãos da cmtv...
Da CMTV não pode, porque tem obrigatoriedade de ser transmitida em sinal aberto (e a CMTV é um canal em sinal fechado, de acesso não codificado).
Agora, que se fala que pode sair da RTP, ainda anda no segredo dos deuses...

Nos primeiros anos de existência da SIC, chegaram a ser eles a fazer a cobertura televisiva da Volta durante algumas edições...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3438 em: Agosto 15, 2025, 05:13:05 pm »
Para por  publico na estrada a ver a Volta como antigamente  era os três grandes ou dois clubes portugueses terem equipas de ciclismo.
Era eu menino e era espectacularmente emocionante ver um mar de gente.
Ainda me lembro um ano o Sporting  com o mítico  Joaquim Agostinho,  o Benfica com Fernando Mendes e o F.Porto com Joaquim Andrade todos eles a brigar pela camisola amarela.

Tempos gloriosos da Volta e do Ciclismo Português....
« Última modificação: Agosto 15, 2025, 05:14:41 pm por Julio Carvalho »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3439 em: Agosto 18, 2025, 02:19:57 pm »
Hoje nem houve noticiário  às  14h.
Um bom trabalho sobre Lena d' Água,  prolongou se e lá  se foi o noticiário.
Ora podiam interromper e davam o noticiário.

Enfim..

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3440 em: Agosto 19, 2025, 01:16:28 am »
José Lúcio da Silva agora grava takes de madrugada na TSF. Há também um novo locutor no período noturno, que ainda não sei quem é mas pareceu-me meio verde.

Foi também impressionante andar em Espinho e na Feira com interferências constantes da Rádio Festival em 107.4 a tentar entrar sobre a Lousã e mesmo a acabar por conseguir numa ou noutra zona.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3441 em: Agosto 19, 2025, 12:11:40 pm »
José Lúcio da Silva agora grava takes de madrugada na TSF. Há também um novo locutor no período noturno, que ainda não sei quem é mas pareceu-me meio verde.

Foi também impressionante andar em Espinho e na Feira com interferências constantes da Rádio Festival em 107.4 a tentar entrar sobre a Lousã e mesmo a acabar por conseguir numa ou noutra zona.
Em zonas onde não apanha as interferências antes? Ontem à noite estava tudo calmo, só os habituais clientes privados de Montejunto e, confirmo o domínio absoluto da TSF sobre Santo Tirso, que não acontecia antes. Acho mesmo que houve alguma mexida no emissor, de Santo Tirso. Virado a poente não tinha qualquer sinal da TSF. Até peguei noutro rádio mais fraco para confirmar...

Em todo o caso, são frequências muito próximas.
« Última modificação: Agosto 19, 2025, 12:13:23 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3442 em: Agosto 21, 2025, 09:47:43 pm »
Mais uma vez a TSF a ser a verdadeira rádio de serviço público no desporto, agora que o Braga tem o jogo resolvido a focarem-se no Santa Clara.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #3443 em: Agosto 22, 2025, 12:19:34 am »
Mais uma vez a TSF a ser a verdadeira rádio de serviço público no desporto, agora que o Braga tem o jogo resolvido a focarem-se no Santa Clara.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Os clubes também têm de se mexer junto da administração da RTP, na questão do acompanhamento dos jogos assim como na revitalização da Tarde Desportiva.

Adeptos
Dirigentes
Associações Desportivas

O grupo RTP atacado por todos os lados mostra também a debilidade do Estado Português... em várias xonas do território nacional o Estado não existe ou está profundamente debilitado...

Mais de 50% do território português estão abandonados pela Antena 1. Isto é muito grave. A Antena1 acompanha apenas verdadeiramente três clubes nacionais  - dois da capital e um do Porto. Absolutamente inaceitável. Ao fim-de-semana o desporto e a informação têm de ser as grandes locomotivas da Antena1.
  Quem não gostar do desporto ainda tem no portefólio do grupo RTP mais duas redes nacionais de FM.

Adeptos, clubes, sociedade civil, que goste do desporto, têm de pressionar a administração da RTP e governo.

Escrever à Desprovedora, de zarolhice ideológica,  não resolverá absolutamente nada.
« Última modificação: Agosto 22, 2025, 12:21:42 am por Atento »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #3444 em: Agosto 28, 2025, 09:18:09 pm »
O podcast que têm passado, "Um País de Incendiários", do "Divergente" é com que intenção? Desculpar os criminosos que ateiam fogo? Dizer que têm problemas mentais e por isso não podem ser condenados pelo que fizeram? Confesso que não gosto mesmo nada desse podcast.

Uma das autoras é aquela senhora que disse que as pessoas do Interior são "atrasadas", não é verdade? Até a voz dela me irrita.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #3445 em: Agosto 28, 2025, 09:48:26 pm »
O podcast que têm passado, "Um País de Incendiários", do "Divergente" é com que intenção? Desculpar os criminosos que ateiam fogo? Dizer que têm problemas mentais e por isso não podem ser condenados pelo que fizeram? Confesso que não gosto mesmo nada desse podcast.

Uma das autoras é aquela senhora que disse que as pessoas do Interior são "atrasadas", não é verdade? Até a voz dela me irrita.
E é verdade gente muito atrasada no interior que até foi votar no chega só porque o neto disse para o avô votar no chega porque era fixe. E o avô sem pensar duas vezes votou no chega. Por aqui se vê o atrasado que estás pessoas são. Pessoas que se enfiam em autocarros que vem até Lisboa participar em manifestações contra o governo que depois o jornalista pergunta o que é que elas estão a contestar e elas não sabem responder.  Atrazadinhas.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #3446 em: Agosto 28, 2025, 10:09:30 pm »

E é verdade gente muito atrasada no interior que até foi votar no chega só porque o neto disse para o avô votar no chega porque era fixe. E o avô sem pensar duas vezes votou no chega. Por aqui se vê o atrasado que estás pessoas são. Pessoas que se enfiam em autocarros que vem até Lisboa participar em manifestações contra o governo que depois o jornalista pergunta o que é que elas estão a contestar e elas não sabem responder.  Atrazadinhas.

A maioria dos votantes do Chega está na área da grande Libia e a Sul do Tejo...

O Chega não elegeu em Bragança...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3447 em: Agosto 29, 2025, 02:35:26 pm »

A maioria dos votantes do Chega está na área da grande Libia e a Sul do Tejo...

O Chega não elegeu em Bragança...

Dado o ambiente pesado parece uma grande Líbia por estes dias, parece...

LIsboa não é exemplo nem virtude para o resto do país. É uma ideia que tem que cair. E cairá.

Neste momento ouvir a TSF e esperar imparcialidade é pedir demais. Estão completamente capturados e portanto, é aguardar pelo inevitável. Nunca pensei, mas pronto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3448 em: Agosto 29, 2025, 07:22:37 pm »
Ouvi parte da reposição desse podcast do Divergente, uma destas madrugadas. Não querendo entrar no discurso Chegano de que os incendiários são para condenar à morte, também acho igualmente redutor desculpar tudo com doença mental. Os extremos opostos acabam por se tocar. A TSF cada vez mais se está a acantonar, talvez até o PS já seja demasiado à direita para o discurso da rádio.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3449 em: Agosto 29, 2025, 07:25:13 pm »
Sinceramente acho que simplesmente lhe caiu a máscara: mesmo com a mudança de grupo continuam com o desespero na corda da garganta, não devem considerar que valha a pena tentarem ser neutrais politicamente. Só fico com pena do desporto...