Autor Tópico: TSF  (Lida 788286 vezes)

almeidamarco

• Sr. Member
Re: TSF
« Responder #2235 em: Dezembro 05, 2023, 07:47:50 pm »
POuco tenho ouvido a tsf ultimamente .Notei que o última hora já não dá certo?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2236 em: Dezembro 05, 2023, 08:26:03 pm »
Ponto de situação

https://eco.sapo.pt/2023/12/05/salarios-na-global-media-ja-foram-pagos-ceo-do-grupo-admite-atraso-lamentavel/amp/

Era o Marco Galinha a assegurar os salários (!!!). Nossa senhora.

E agora passa para um fundo...

POuco tenho ouvido a tsf ultimamente .Notei que o última hora já não dá certo?

Creio que há 1/2 meses, talvez...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2238 em: Dezembro 06, 2023, 10:23:21 pm »
Ponto de situação

https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2023/12/06/global-media-quer-rescindir-com-150-a-200-trabalhadores-para-evitar-previsivel-falencia/358207/

Ou isto ou a declaração de falência...

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/amp/global-media-pretende-rescindir-com-150-a-200-trabalhadores

Os sindicatos a esta hora, como se costuma dizer na gíria, já foram. Estes fundos não têm pejo algum em enviar trabalhadores para o desemprego ou para a rescisão se disso depender a subsistência da empresa (e a sustentabilidade do que compraram). Não é dinheiro "grátis" como foi o do Marco Galinha, que para minha completa surpresa foi mesmo dinheiro grátis.

Por mim: segurar JN, ajustar a TSF para os custos para pelo menos ser neutra, o resto vender tudo, e procurar sinergias nestes 2 com um grupo mais establecido.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2239 em: Dezembro 06, 2023, 10:34:21 pm »
Ponto de situação

https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2023/12/06/global-media-quer-rescindir-com-150-a-200-trabalhadores-para-evitar-previsivel-falencia/358207/

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/amp/global-media-pretende-rescindir-com-150-a-200-trabalhadores

Os sindicatos a esta hora, como se costuma dizer na gíria, já foram. Estes fundos não têm pejo algum em enviar trabalhadores para o desemprego ou para a rescisão se disso depender a subsistência da empresa (e a sustentabilidade do que compraram). Não é dinheiro "grátis" como foi o do Marco Galinha, que para minha completa surpresa foi mesmo dinheiro grátis.

Por mim: segurar JN, ajustar a TSF para os custos para pelo menos ser neutra, o resto vender tudo, e procurar sinergias nestes 2 com um grupo mais establecido.
É preciso que alguém queira comprar, coisa que não vejo acontecer.

Ainda não percebo porque é que ainda não houve fusões na comunicação social portuguesa - a "Global Média" era fácil de integrar numa Média Capital ou na Impresa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2240 em: Dezembro 06, 2023, 10:46:47 pm »
Ponto de situação

Ainda não percebo porque é que ainda não houve fusões na comunicação social portuguesa - a "Global Média" era fácil de integrar numa Média Capital ou na Impresa.

A Media Capital vendeu o portefólio de rádios, nas quais se inclui a rádio líder de mercado, a terceira e quinta estação mais escutadas por 78M€. Achei que foi de graça, sinceramente, se pensarmos, quanto não vale só o imóvel na Sampaio e Pina, numa zona apetecível de Lisboa? Dou-vos como comparação, sei de um prédio, em muito pior estado de conservação, mais pequeno e numa zona menos nobre do Porto (onde o m2 já de si é mais barato) que foi vendido por 15M€. Não foi o amigo que me contou... Mas também não sou milionário, graças a Deus!  ;D ;D

Dito isto, a Impresa também vendeu uma série de revistas e o próprio Expresso esteve tremido. Sendo sincero, e apesar de ser do Porto, atrai-me mais o estilo de jornalismo feito pelo DN, mais erudito e consistente, do que o do JN, que por vezes tende a cair em algum excesso na concorrência com o CM. Parece-me evidente que o ativo mais valioso será mesmo a TSF, por deter a RRN. Não estou a ver, sinceramente, a ERC a deixar mandar ao ar o principal projeto informativo de rádio em Portugal, para lá por uma qualquer M80 desta vida. Parece-me evidente que a solução vai acabar por passar ou pela Observador, ou pela RTP ou pela Impresa, sendo a ordem a que eu acho mais provável. Infelizmente, porque não escondo a "afiliação clubística", tenho pena que a R/Com não possa ir a jogo, acho que aquela redação merecia uma rádio informativa, com o know how que a TSF tem. Quanto aos jornais, infelizmente, não vislumbro um futuro muito risonho. Dá pena chegar ao Marquês ou à Trindade e ver aqueles edifícios imponentes transformados em hotéis. São pedaços da história das duas cidades que se perdem, nesta má gestão da GM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2241 em: Dezembro 06, 2023, 10:50:22 pm »
Ponto de situação

Sim, que estas permanências nos fundos por norma nunca são para sempre. O problema é que na TSF pelo que temos estado a ver o capital flui mais facilmente do estrangeiro para cá (o caso do Kevin Spacey Ho, este fundo agora) do que dentro do nosso país.

Era um bom complemento à Trust in News, que ainda por cima teve dinheiro fresquinho há um bocado pela venda do grupo Subaru Impresa, ou então para as outras soluções que já aqui falámos.

E mais uma vez, PS a ser PS: decide avançar para tentar dar uma ajuda à TSF pela venda da Lusa, o PSD diz que não, e o PS guarda-se a ele próprio na gaveta à espera do "próximo governo". Se entretanto a TSF ou a GMG fossem à falência pois paciência, marca do governo seguinte e vida que segue.

Faz lembrar e muito o tipo de dependência que se criou no período da Radiotelevisão Portuguesa (se é que me faço entender), é um estilo de vida muito... ziguezagueante. Com, aliás, os ótimos resultados que se conheceram para o erário público e para a rádio. O PS com a comunicação social para enviar comunicados e ter aparelho é comendador, mas para ajudar ou não ajudar em concreto é a personificação da versão dos The Clash ("should I stay or should I go").

Felizmente que a GMG foi sensata o suficiente para não ficar à espera disso e pôs pernas ao caminho. Neste sentido, há que parabenizar a administração.

Com tudo isto, já me arrependi de tanta incidência nos problemas técnicos que fiz aqui há 1/2 anos sobre a TSF, teve razão de ser, claramente. Porque só tinham mesmo pelos vistos mais certo dinheiro em caixa contado, logo deixar ir andando os emissores foi gestão pura... e dura.
« Última modificação: Dezembro 06, 2023, 10:54:48 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member

pdnf

• Hero Member
« Responder #2244 em: Dezembro 11, 2023, 10:24:49 pm »
Vinha aqui partilhar o artigo, mas o Atento já o fez. A minha pergunta é, será que ainda vamos ter TSF para cobrir as legislativas, ou a RRN vai tornar-se numa jukebox até que falta o dinheiro para a conta da eletricidade dos emissores?

Há algo que me faz um tanto ou nada confusão. Se a empresa não tem endividamento relevante junto da Banca, porque lhe está vedado o crédito? Não quero alinhar em teorias da conspiração, mas que é algo estranho, isso é.

Quanto às condições em si mesmo, o valor legal de indemnização, acrescido de 10% ou 5% nos valores maiores, e estando vedado aos maiores de 61 anos... só aceitaria se tivesse desde já outra oportunidade em cima da mesa, caso contrário, acho muito pouco, ainda para mais dividido por 18 meses.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2245 em: Dezembro 11, 2023, 11:13:06 pm »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2246 em: Dezembro 12, 2023, 01:38:54 am »
Vinha aqui partilhar o artigo, mas o Atento já o fez. A minha pergunta é, será que ainda vamos ter TSF para cobrir as legislativas, ou a RRN vai tornar-se numa jukebox até que falta o dinheiro para a conta da eletricidade dos emissores?

Há algo que me faz um tanto ou nada confusão. Se a empresa não tem endividamento relevante junto da Banca, porque lhe está vedado o crédito? Não quero alinhar em teorias da conspiração, mas que é algo estranho, isso é.

Quanto às condições em si mesmo, o valor legal de indemnização, acrescido de 10% ou 5% nos valores maiores, e estando vedado aos maiores de 61 anos... só aceitaria se tivesse desde já outra oportunidade em cima da mesa, caso contrário, acho muito pouco, ainda para mais dividido por 18 meses.

Atenção porque isto é muito mais vasto do que pensamos, pdnf: se há casos que são "chapa direta" como a Global Notícias (revistas) e a Rádio Notícias (a TSF), isto inclui também a Notícias Directa (gestão de assinaturas), e mesmo outras empresas bem além de tudo isto, que são a Naveprinter (uma das maiores gráficas do Norte; imprime o Vida Económica, Correio do Minho, todos os jornais da GMG e vários jornais regionais, sendo que pelos vistos esteve para ser vendida em 2019 e isso nem aconteceu), a Açormedia (detentora do Açoreano Oriental, jornal histórico de Ponta Delgada) e a Rádio Comercial dos Açores (TSF Açores).

Ou seja, o efeito disto é sistémico e vai muito além da TSF ou dos jornais do grupo: inclui comunicação social fulcral nos Açores, de iniciativa privada, e uma gráfica que imprime dezenas de jornais regionais de proximidade. É mesmo, mesmo grave. Curiosamente a Rádio 2000 da Madeira não está incluída no pacote.

As condições de rescisão, não sendo as melhores da história, parecem-me viáveis e razoáveis para o que se percebe que é a vida do grupo, pelo que espero que não haja greves com isto. Sendo tudo para concluir até 31 de janeiro... já mandaram o Natal de muita gente para "o galheiro".

Isto deve afetar fortemente muitos locutores "principais" na TSF, dado que todos estes creio que estão a contrato: César Santos, João Ricardo Pateiro,  Francisco Lameiras, Manuel Acácio, todos estes penso que estejam com contrato por serem nomes históricos da casa. Outros casos, como a Filipa Assis e muitos dos locutores de madrugada, penso que não o tenham.

Alguns dos jornalistas (Ana Cristina Henriques? Filipe Santa-Bárbara? Hugo Neutel?) também penso que possam vir a ser abrangidos.

Deveremos vir a ter mudanças nos principais titulares dos horários da TSF a curto/médio prazo, ao cabo de décadas.

Agora, não sei se é por aqui que vão buscar uma parte materialmente relevante de 2 milhões de euros negativos, na TSF. Tenho muitas dúvidas.

Acrescentar por fim que: a empresa pode não ter dívidas na banca e ter vedado o crédito pelo passivo que apresenta (contas não saudáveis), *ou* por alguma eventual prescrição de algum direito de crédito que tenha ocorrido (embora essas levem 20 anos).
« Última modificação: Dezembro 12, 2023, 01:48:02 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2247 em: Dezembro 12, 2023, 02:01:59 am »
Certo, mas isso também é porque não sabem fazer as coisas, ao tornar os suprimentos dos acionistas em capital. Isto presumindo que sejam a maioria do passivo, se fossem dívidas a fornecedores, a atividade da empresa já teria parado há muito, ao Estado não teriam tido o alvará da Madeira renovado. Se o fizessem, talvez já tivessem acesso à banca. Seria interessante também que percebessem onde está o problema do grupo, porque já li que O Jogo, JN e TSF são lucrativos. O que está a fazer esta sangria? É pena as contas não serem públicas, os grandes grupos de CS deveriam ter esta transparência.

Concordo contigo, o timming é péssimo, penso que poderiam perfeitamente ter aguardado por janeiro para tratar destas matérias mais sensíveis, diria mesmo que até que o novo Governo tomasse posse, era bastante razoável.
« Última modificação: Dezembro 12, 2023, 02:07:10 am por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2248 em: Dezembro 12, 2023, 02:20:25 am »
Certo, mas isso também é porque não sabem fazer as coisas, ao tornar os suprimentos dos acionistas em capital. Isto presumindo que sejam a maioria do passivo, se fossem dívidas a fornecedores, a atividade da empresa já teria parado há muito, ao Estado não teriam tido o alvará da Madeira renovado. Se o fizessem, talvez já tivessem acesso à banca. Seria interessante também que percebessem onde está o problema do grupo, porque já li que O Jogo, JN e TSF são lucrativos. O que está a fazer esta sangria? É pena as contas não serem públicas, os grandes grupos de CS deveriam ter esta transparência.

Concordo contigo, o timming é péssimo, penso que poderiam perfeitamente ter aguardado por janeiro para tratar destas matérias mais sensíveis, diria mesmo que até que o novo Governo tomasse posse, era bastante razoável.

Acredito que possam estar em causa eventuais pagamentos a figuras políticas para estar na TSF mais, eventualmente, o aluguer de espaço nas Torres de Lisboa, que nunca foram baratas. Alguns profissionais mais antigos podem efetivamente também estar a receber muito acima do que se desejaria, o mesmo do lado de diretores e administradores.

Talvez mesmo a figura das conferências, apesar de lucrativa, gere pagamentos avultados quando certas conferências têm o apoio TSF (para manter a marca relevante) e isto exija certos pagamentos a empresas como a Deloitte e Randstad, por exemplo. Pode ser uma subdinâmica importante que estamos a descurar.

A TSF não é lucrativa, dá 2 milhões de prejuízo todos os anos, bem como o DN (creio que não o mesmo valor nem perto, dada a redação já exígua). O Jogo e o JN são lucrativos. Aparentemente algumas revistas são lucrativas e outras não.

Tens aí excelentes pontos quanto a logística empresarial e gestão que infelizmente a minha falta de conhecimento não me permite comentar. Nota que eu não sei no entanto até que ponto suprimentos de acionistas estrangeiros tornados capital não possam ser ou ilegais, ou sujeitos a escrutínio no mínimo, isto em participações qualificadas (2,5+%). Não te esqueças que falamos de uma empresa de comunicação social que está sujeita a diferentes deveres de transparência, sei que havia certas restrições em marcha.

Viste a justificação que eles deram quanto à questão do negócio da Lusa? Dizem que havia autorização do PSD para ele ir adiante mas depois houve "interferências políticas". Mas... se o PS avançou e o PSD estava de acordo, o que é que faz o PSD voltar com a palavra atrás? Ter sido o PS, e não a GMG, a avançar primeiro a informação? Ou tivemos correntes no PSD a interferir umas com as outras e acabou a dar nisto?

Isto está que meu deus...
« Última modificação: Dezembro 12, 2023, 02:23:37 am por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2249 em: Dezembro 12, 2023, 11:44:44 pm »
ÚLTIMA HORA: DIREÇÃO DA TSF DEMITE-SE EM BLOCO

https://eco.sapo.pt/2023/12/12/direcao-da-tsf-demite-se-em-bloco/

Da TSF vão sair 30 dos trabalhadores, penso que é mais de metade ou quase toda a equipa da TSF atual, entre jornalistas, técnicos e locutores...

Dizem que os trabalhadores que sobram não são suficientes para fazer aquilo que pretendiam fazer!
« Última modificação: Dezembro 12, 2023, 11:46:45 pm por Memorias da Radio »