Autor Tópico: TSF  (Lida 788288 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2040 em: Setembro 29, 2023, 06:52:28 pm »
Fico um pouco mais descansado por ser uma justa reforma. E espero que continue a fazer rádio!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2041 em: Setembro 29, 2023, 06:54:47 pm »
Obrigado Fernando Alves por, de forma simples, explicar pontos de vista tão difíceis!
Hoje reforma-se uma parte da história da rádio em Portugal.
Hoje retira-se, talvez um dos últimos moicanos da acutilante e viva T S F.

Deixo aqui uma das melhores Conversas Vadias feitas ao Professor Agostinho da Silva, a qual foi conduzida pelo Grande Fernando Alves:

https://youtu.be/dJv_TAoXW_I?si=8Zc-Cz6fcugMEAlA
« Última modificação: Setembro 29, 2023, 06:57:21 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2042 em: Setembro 29, 2023, 11:05:34 pm »
Palavras do Fernando Alves ao Público no dia da saída dele:

Fernando Alves decidiu reformar-se quando percebeu “o que aí vinha” e “o que está a instalar-se na TSF”: “Não me agrada e assusta-me muito.” Dono de uma das vozes mais reconhecidas da rádio nacional, o locutor diz ter ficado agradado com o “sangue novo” que Domingos de Andrade tinha levado para a redacção. “Estava uma pasmaceira instalada, muitos momentos de terra queimada”, descreve Fernando Alves, e o director da TSF trazia “novas águas”.

Mas a destituição de Domingos de Andrade no início de Setembro, aquando da entrada em funções da nova administração da Global Media, foi a gota de água para Fernando Alves: “Assim que percebi que isto caminhava para um desfecho triste, pedi aos astros que me permitissem sair no mesmo dia em que ele saiu. Saio dois dias depois.”

pdnf

• Hero Member
« Responder #2043 em: Setembro 30, 2023, 11:49:26 am »
Diria, portanto, que percebi bem o seu último "Sinal", pelo menos na antena da TSF. É inacreditável como uma rádio consegue delapidar desta forma o seu património imaterial, e, consequentemente, o material. Cada vez mais teforço a ideia de que o panorama geral do setor merece um estudo profundo, das diversas áreas do saber que o envolvem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2044 em: Setembro 30, 2023, 11:52:28 am »
Diria, portanto, que percebi bem o seu último "Sinal", pelo menos na antena da TSF. É inacreditável como uma rádio consegue delapidar desta forma o seu património imaterial, e, consequentemente, o material. Cada vez mais teforço a ideia de que o panorama geral do setor merece um estudo profundo, das diversas áreas do saber que o envolvem.

Não merece nada!!!

Veja a opinião do QUEGÉNIO.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2045 em: Setembro 30, 2023, 12:05:01 pm »
Atrevo-me a dizer que a equalização neste momento está exatamente igual à Renascença, tirando a falta de agressividade do compressor na TSF. E há transições suaves entre plástica da estação agora.

Sou da opinião que o Fernando Alves saiu a tempo, mas não deixa de ser uma grande perda.

Atento

• Hero Member
« Responder #2046 em: Setembro 30, 2023, 12:10:46 pm »
Atrevo-me a dizer que a equalização neste momento está exatamente igual à Renascença, tirando a falta de agressividade do compressor na TSF. E há transições suaves entre plástica da estação agora.

Sou da opinião que o Fernando Alves saiu a tempo, mas não deixa de ser uma grande perda.

Creio que foi empurrado...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2047 em: Setembro 30, 2023, 03:08:34 pm »
Não me admiraria já...

Noticiário das 15h na TSF com repórteres no terreno... questionáveis. O repórter do Porto estava talvez demasiado entusiasmado com uma manifestação que ainda nem sequer começou, e falou na manifestação dizendo que queriam que fosse ouvida "a voz do povo" (ipsis verbis); a repórter de Coimbra manda um belo feedback no microfone a meio de uma curta entrevista, e diz que se estão a ultimar os últimos preparativos, o que me deixou descansado porque se podia estar a ultimar bacalhau e eu já almocei; o repórter de Lisboa, Rúben Matos, acaba por ser o melhor do lote e entrevista alguém que está sozinho na manifestação, sem pertencer a nenhum grupo, o que é sempre um foco jornalístico interessante.

Boa iniciativa ter gente no terreno mas convinha escolher quem. Só o de Lisboa cumpriu mínimos de interesse. No do Porto parecia que ouvia um speaker de um comício do Bloco de Esquerda, o que não é o papel de um jornalista. Em comum para os três: dicção limpa, sem enganos de maior, o que se saúda.

Algumas dificuldades da pivot do jornal das 15h em dizer Helena Torleira.
« Última modificação: Setembro 30, 2023, 03:11:11 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member

Atento

• Hero Member
« Responder #2049 em: Setembro 30, 2023, 07:32:48 pm »
Vale a pena recuperar alguns episódios...

Sobre Fernando Alves  - sim, confirmei de fonte segura que vai para a reforma,  mas empurrado pela situação...

Uma rádio que prescinde de pessoas desta qualidade é uma rádio moribunda.

A Rádio Pública com a sua tenaz dos 70 simplesmente descarta pessoas válidas que são um bálsamo na noite sombria das generalistas portuguesas...

https://podcasts.apple.com/br/podcast/tsf-sinais-podcast/id120508046

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2050 em: Setembro 30, 2023, 11:06:29 pm »
Vale a pena recuperar alguns episódios...

Sobre Fernando Alves  - sim, confirmei de fonte segura que vai para a reforma,  mas empurrado pela situação...

Obviamente, nem era preciso confirmar. Nunca fui fã de Fernando Alves, mas é irrelevante a minha opinião. Alves é um dos decanos da rádio, e é lastimável esta situação.

Para mim a TSF já é passado. Não tem salvação possível.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2051 em: Outubro 01, 2023, 12:46:15 am »
Segunda entra Rosália Amorim (que o meu autocorretor corrigiu hilariante para Rosalía, deve estar a precisar de um Bizcochito...) na liderança da TSF.

Admito que tenho algum medo do que vem por aí. Não parece demover-se do foco central da informação na missiva que escreveu no DN, mas fora disso vamos ter (boa) música a metro? Vai ser uma TSF 2003 refeita?

Ao mesmo tempo, não estou muito preocupado. É como uma morte quase anunciada. Acho que a tentativa de levantar do chão pode ser tarde demais.

Muitas questões, poucas respostas e uma espada a pairar em cima. Sendo que é de considerar que a Rosália Amorim não virou bem bem o barco quanto ao DN, soube foi mantê-lo relevante no online com 2,1 milhões de pageviews mensais (ainda assim 2/3 do JN) - a tiragem, que já era baixa, caiu uns assustadores 47% em formato impresso e 2% no online.  Nesta ronda, a TSF está com 1 singelo milhão de pageviews por mês.

« Última modificação: Outubro 01, 2023, 12:49:22 am por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #2052 em: Outubro 01, 2023, 01:04:47 am »
1998 Fernando Alves entrevistado por Clara Ferreira Alves

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/fernando-alves-parte-i/

Fernando Alves a conversar com Agostinho da Silva

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/conversa-com-fernando-alves/

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2053 em: Outubro 01, 2023, 01:34:44 am »
Segunda entra Rosália Amorim (que o meu autocorretor corrigiu hilariante para Rosalía, deve estar a precisar de um Bizcochito...) na liderança da TSF.

Admito que tenho algum medo do que vem por aí. Não parece demover-se do foco central da informação na missiva que escreveu no DN, mas fora disso vamos ter (boa) música a metro? Vai ser uma TSF 2003 refeita?

Ao mesmo tempo, não estou muito preocupado. É como uma morte quase anunciada. Acho que a tentativa de levantar do chão pode ser tarde demais.

Muitas questões, poucas respostas e uma espada a pairar em cima. Sendo que é de considerar que a Rosália Amorim não virou bem bem o barco quanto ao DN, soube foi mantê-lo relevante no online com 2,1 milhões de pageviews mensais (ainda assim 2/3 do JN) - a tiragem, que já era baixa, caiu uns assustadores 47% em formato impresso e 2% no online.  Nesta ronda, a TSF está com 1 singelo milhão de pageviews por mês.
Acho que fez um trabalho válido no DN, recuperou algum prestígio mas lá está, é mais uma marca que já está condenada. Desde a venda da Lusomundo há 18 anos que foram cometidas imensas asneiras. Nunca houve uma aposta no digital como deve ser como o Expresso, desde a primeira hora, e o Público, um pouco mais tarde, fizeram. Lembro-me de em 2010 o DN apagar a sua conta de Twitter, o que foi surreal. O resultado está à vista, a nível de vendas online o DN e o JN tem resultados absolutamente ridículos.

Todo o grupo precisaria de investidores com capital a sério para se poder levantar, limpar o passivo e ter um plano de negócio a cinco anos. Isso não vai acontecer e o grupo será desmantelado mais ano menos ano.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #2054 em: Outubro 01, 2023, 11:07:07 am »
Bom diaHoje não deu o compacto do Postal do Dia à hora habitual.Será que já acabou a rubrica?Não a costumo ouvir nos dias de semana daí a minha questão.