Autor Tópico: TSF  (Lida 788233 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2010 em: Setembro 28, 2023, 10:13:14 pm »
10 milhões de euros de passivo e prejuízos de 1 a 2 milhões de euros por ano numa rádio com cerca de 3.5% de audiência é bastante mau. Deixou-se a TSF chegar a um estado completamente lastimável nas contas em nome de muito pouco.

Isso em conjunto com o mercado publicitário descendente e mais de uma década de prejuízos até com o mercado a crescer... e não estou a ver salvação à TSF. Não no espaço de tempo que uma nomeação de liderança destas tem.

Pelas minhas contas o relançamento tinha que atirar a rádio para a casa dos 5.5-6% de audiência, arrumar bastante com a Renascença e reduzir a Antena 1 à expressão mínima dos 3% (lutam todas pelo mesmo auditório, a RR agora bem menos), e tentar cativar auditório às duas principais, para isto *sequer* ter ligeiro lucro. E tinha que se arranjar solução para os dez milhões de passivo.

É uma mudança tão violenta quer em lógica, quer em estilo, quer em mercado, que não a estou pura e simplesmente a ver a acontecer. A rádio tinha que passar a ser multimeios e ter uma presença relevante por conexão em qualquer outro local para alavancar isso...

O que deve acabar por suceder é a TSF falir... outra vez, e ter a RRN e locais vendidas para cobrir o quase ou a totalidade do passivo, que não me parece impossível considerando que há gente a pagar 1 milhão e tal de euros por frequências em Lisboa e isto é uma rede quase nacional.

No meio disto tudo a reinvindicação por aumento de salários do pessoal da TSF ficou quase pífia quando o projeto está a uma unha de ir desta para melhor. Justa, atenção, mas quase pífia no grande cenário das coisas.

Não tinha noção que isto estava assim tão grave.

E não estou a ver a Observador a ter unhas para tocar esta guitarra quando o próprio projeto também dá prejuízo e já sabe Deus como é quando andam a gerir 200k de prejuízos (menores ano após ano). Engolir a TSF, salvo com muita dívida e uma estrutura levíssima, mataria a Observador automaticamente, seria um passo maior que a perna.

Alternativas viáveis serão a Impresa (se tiver já capital bancário para se reendividar, ficaria um bloco fortíssimo), a Bauer nem se questiona, e não estou a ver mais que isso. Mas acho que vamos a caminho de ficar sem uma informativa, ou de a ver bem depauperada.

Infelizmente.

A Antena1 vai abrir as pernas...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2011 em: Setembro 28, 2023, 10:19:57 pm »
Certo Memórias, a minha previsão é que a TSF daqui a uns 2 anos termine e dê lugar a um projecto musical.

Quem será o detentor da estação é que não faço ideia, mas se calhar o mais provável é a Bauer adquirir a estação e completar a rede da M80.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2012 em: Setembro 28, 2023, 10:22:35 pm »
E dá que pensar um projeto que se colou tanto ao poder político nos últimos anos e ajudou a carreira de tantos, mesmo assim e se era esta a ideia deles, não recebe nada em troca...
« Última modificação: Setembro 28, 2023, 10:25:51 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2013 em: Setembro 28, 2023, 10:37:42 pm »
Não sei se vai Atento... não sei se vai. A RTP não está tão tão melhor assim e os tempos não são os mesmos.

A analisar este relatório que o AG colocou e os anos anteriores, temos que o serviço da dívida para já parecem ser 300 mil euros anuais, ou seja, parece-me estar espremido quase ao limite ou mesmo ao limite em fracionamento, considerando o passivo; e que a rádio até consegue proveitos positivos de cerca de 5 milhões de euros todos os anos, o que para 3.5 pontos de audiência é um luxo. O problema está mesmo nas despesas, que ascendem a cerca de 7 milhões de euros - e só mesmo em 2021 estiveram minimamente positivas as contas... por 13 mil euros.

2021 foi o ano em que mais nos queixámos aqui (e eu então, ui) de problemas na TSF: seja com emissores, seja pela falta de espírito na emissão, pelo deixa andar durante meses e meses. Sabemos agora portanto que não há coincidências.

O ativo total da estação está a degradar-se muito rapidamente e a olhos vistos, caindo de 9.5 milhões de euros em 2017 para 7.2 milhões em 2022. Já sabemos que vão com 1.3 milhões de prejuízo e que devem fechar o ano com 2 milhões. O ativo total por sua vez tem-se degradado anualmente entre 600 e 900 mil euros (só recuei até 2019 nessa verificação), o que indicia que, se há prejuízo, este está a ser acautelado ou por entradas dos acionistas, ou por contração de mais dívida, nenhuma das duas sendo brilhante.

Ou seja, vão fechar 2023 com um ativo entre 6.3 e 6.6 milhões de euros.

Por contraste, a Bauer em 2021 teve proveitos de 16 M€ no setor rádio e despesas de 10 M€, o que também não é um racio brilhante, mas dá para perceber para onde vamos, considerando que tenho a certeza absoluta que duas redes dão prejuízo: a SmoothFM (que serve como produto de prestígio) e a Batida FM.

A questão tem que se fazer: a TSF paga a políticos, dirigentes e outros que tais para presenças, seja em antena seja em conferências, de tal forma e a tal nível que redunde neste prejuízo, na tentativa se manter relevante?

Porque a equipa de jornalistas não é extensa; os locutores também não devem receber por aí além ou não teriam feito greve; os técnicos foram mandados embora; os emissores não custam cinco ou seis milhões de euros para manter de pé nem pouco mais ou menos...

Aqui há gato.

E neste sentido, AG, parece-me que a tua análise está certíssima...

E dá que pensar um projeto que se colou tanto ao poder político nos últimos anos e ajudou a carreira de tantos, mesmo assim e se era esta a ideia deles, não recebe nada em troca...

Não é o primeiro e não seria o último OCS a cair à espera que o poder político lhe desse a mão.
« Última modificação: Setembro 28, 2023, 10:39:35 pm por Memorias da Radio »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2014 em: Setembro 28, 2023, 11:16:35 pm »
A T S F nos últimos 10, 15 anos teve uma enorme instabilidade, quer no grupo empresarial em que se inseria, quer nas estruturas de direcção.
Todos esses factores e, citando o caro Atento, uma certa «estrutura cristalizada», fez com que a Rádio Notícias chegasse a cifras dramáticas.

Não sou ouvinte assíduo da T S F e costumo dizer que a oiço por razões erradas. À excepção do Sinais e do Estado do Sítio, osto muito de a escutar, em horas mais mortas, pois, na minha opinião, é a estação com as melhores escolhas musicais do éter nacional.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2015 em: Setembro 28, 2023, 11:24:33 pm »
Se a Observador tiver dinheiro, é chave na mão uma rede regional norte. É assustador o panorama da rádio em Portugal. A juntar às declarações de hoje do Pedro Ribeiro dá que pensar, e muito. Daqui a pouco, #somostodosmanteigas: Antenas e uma M80 desta vida.   :'( :'(

A Observador desde Lisboa com uma rede regional ....." Norte". A acontecer só mesmo num pais centralista, parolo e provinciano.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2016 em: Setembro 28, 2023, 11:27:04 pm »
A TSF tem de investir em recursos humanos em estrelas que vão dar cola ao que há.

Tem de investir a sério e pagar a sério.

Alguns nomes...

Bento Rodrigues para as manhãs
Sandra Felgueiras para o horário nobre da tarde

Para o desporto
Paulo Sérgio como  coordenador
Pedro Sousa
Nuno Matos
Fernando Eurico
Pedro Azevedo

Para a noite informativa
João Paulo Baltazar

Bento Rodrigues- 06:00- 10:00

Sandra Felgueiras- 16:00- 20:00

20:00- 22:30 - João Paulo Baltazar - Noite Informativa TSF

22:30- 00:30 - TSF Desporto com Paulo Sérgio e Pedro Sousa

Mais Lisboa? Já não há pachorra para esta doença centralista

Atento

• Hero Member
« Responder #2017 em: Setembro 28, 2023, 11:57:21 pm »
A TSF tem de investir em recursos humanos em estrelas que vão dar cola ao que há.

Tem de investir a sério e pagar a sério.

Alguns nomes...

Bento Rodrigues para as manhãs
Sandra Felgueiras para o horário nobre da tarde

Para o desporto
Paulo Sérgio como  coordenador
Pedro Sousa
Nuno Matos
Fernando Eurico
Pedro Azevedo

Para a noite informativa
João Paulo Baltazar

Bento Rodrigues- 06:00- 10:00

Sandra Felgueiras- 16:00- 20:00

20:00- 22:30 - João Paulo Baltazar - Noite Informativa TSF

22:30- 00:30 - TSF Desporto com Paulo Sérgio e Pedro Sousa

Mais Lisboa? Já não há pachorra para esta doença centralista

Arranje comunicadores a norte que possam dar esta consistência no horário nobre.

As rádios generalistas andam a brincar com o fogo e vão-se queimar.

Portugal é o único país da Europa que tem as suas generalistas  num estado miserável.

Por sua vez, a rádio pública tem de se libertar de cangas,  parasitismos e  diálogos no manicómio...

Temos que estar vigilantes, pois pode ser que a Antena1 tenha de abrir as pernas para salvar a tsf...

No fundo, foi isso que fizeram com a Antena 3 (criando a ladainha da conversa do serviço público para boi dormir...)para as outras poderem ir ganhando espaço até chegaram aos números absurdos de hoje que minam por completo a rádio...
« Última modificação: Setembro 29, 2023, 12:02:45 am por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2018 em: Setembro 29, 2023, 02:32:05 am »
Se a Observador tiver dinheiro, é chave na mão uma rede regional norte. É assustador o panorama da rádio em Portugal. A juntar às declarações de hoje do Pedro Ribeiro dá que pensar, e muito. Daqui a pouco, #somostodosmanteigas: Antenas e uma M80 desta vida.   :'( :'(

A Observador desde Lisboa com uma rede regional ....." Norte". A acontecer só mesmo num pais centralista, parolo e provinciano.

Zeca, então diga-me lá, perfere a rede regional Norte a tocar as 10 músicas seguidas da M80, é isso?

Atenção que se a TSF abrisse insolvência hoje, estamos a falar, na pior daa hipóteses de 3M€ a terem de ser cobertos, sendo certo que muitos ativos estarão registados na Contabilidade abaixo do valor de mercado, como será o caso dos estúdios, por exemplo. Não vejo que fosse impossível às forças vivas mas ocultas da Direita portuguesa, que todos sabemos que são quem sustenta a Observador, comprar uma TSF na falência por uns 5M€ a 10M€. A Bauer comprou 5 redes por 70M€, sendo que só a rede nacional da Comercial e os 22% valem no mínimo uns 30M€, a M80 uns 15M€, o resto são trocos para Cidade FM, Smooth e Vodafone. A TSF não vale sequer em mercado metade da M80€. Diria que se fosse comprada por 7.5M€, liquidados os ativos, o que não será dificil no atual contexto de mercado, o Sr. Galinha fazia um negócio da China e a Observador ganhava tudo aquilo de que necessitava. Os estúdios já tem, os profissionais também, precisa da rede de emissores. Reparem RRN+103.1+92.6+98.7+105.4+101.6 e ainda 99.4 e 100.0 cobre o país de uma ponta à outra, fica de fora Beja e Portalegre, repressentam 4 deputados, pondo as coisas nestes termos, é nada. Não excluam essa hipótese de cima da mesa, até porque também permite libertar rendas de 98.4, 88.1 e 93.7, o que a médio prazo é também um.encaixe significativo. Quanto ao mais, não me parece que a TSF aguente mais do que um ano, sinceramente. Não excluo a Bauer da lista, mas não excluo também uma hipótese de nacionalização, para criar uma "Antena 5", até porque a sul, frequências não faltam, e para a RTP a conversa sabemos que é outra.
A Impresa, sinceramente, ainda se está a levantar, parece-me pouco provável, embroa para manter a marca TSF fosse o ideal.
Por esta ordem, diria que me parece como mais provável:
1. BAUER
2. Observador
3. RTP
4. IMPRESA

Se a Bauer ficar com a RRN e a RRS, a M80 fica com uma rede nacional, mas vejam o ponto, a Cidade FM... também, ou muito perto disso, herdando os emissores da M80, e a Smooth pode crescer. Sendo claros, se isto acontecer, a morte da TSF pode muito bem fazer uma vítima colateral, chamada MEGAHITS, que não aguentaria o impacto de levar com uma Cidade no país inteiro e com melhores emissores. Por todas as razões e mais alguma, não é solução que deseje, e penso que a Autoridade da Concorrência a deve ter em consideração, e também a ERC que não autoriza mudanças de genetalistas para temáticas musicais em locais, e dar-se-ia ao luxo de perder a única informativa com cobertura praticamente nacional.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

LMS

• Full Member
« Responder #2019 em: Setembro 29, 2023, 06:15:28 am »
Conselho de Redação chumbou a nova diretora, Rosália Amorim…

Atento

• Hero Member
« Responder #2020 em: Setembro 29, 2023, 09:01:25 am »

Sim.

Mas a administração confirmou a nomeação.

Atento

• Hero Member
« Responder #2021 em: Setembro 29, 2023, 09:02:43 am »

Sim.

Mas a administração manteve a decisão.

Atento

• Hero Member
« Responder #2022 em: Setembro 29, 2023, 09:30:14 am »
Segundo o Expresso, o governo pondera comprar os 45,7% que Marco Galinha detém na Lusa.

SamM

• Hero Member
« Responder #2023 em: Setembro 29, 2023, 09:30:41 am »

Sim.

Mas a administração manteve a decisão.

Acho que este tipo de matéria já entra em sindicalismo puro...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2024 em: Setembro 29, 2023, 10:30:05 am »

Zeca, então diga-me lá, perfere a rede regional Norte a tocar as 10 músicas seguidas da M80, é isso?

Atenção que se a TSF abrisse insolvência hoje, estamos a falar, na pior daa hipóteses de 3M€ a terem de ser cobertos, sendo certo que muitos ativos estarão registados na Contabilidade abaixo do valor de mercado, como será o caso dos estúdios, por exemplo. Não vejo que fosse impossível às forças vivas mas ocultas da Direita portuguesa, que todos sabemos que são quem sustenta a Observador, comprar uma TSF na falência por uns 5M€ a 10M€. A Bauer comprou 5 redes por 70M€, sendo que só a rede nacional da Comercial e os 22% valem no mínimo uns 30M€, a M80 uns 15M€, o resto são trocos para Cidade FM, Smooth e Vodafone. A TSF não vale sequer em mercado metade da M80€. Diria que se fosse comprada por 7.5M€, liquidados os ativos, o que não será dificil no atual contexto de mercado, o Sr. Galinha fazia um negócio da China e a Observador ganhava tudo aquilo de que necessitava. Os estúdios já tem, os profissionais também, precisa da rede de emissores. Reparem RRN+103.1+92.6+98.7+105.4+101.6 e ainda 99.4 e 100.0 cobre o país de uma ponta à outra, fica de fora Beja e Portalegre, repressentam 4 deputados, pondo as coisas nestes termos, é nada. Não excluam essa hipótese de cima da mesa, até porque também permite libertar rendas de 98.4, 88.1 e 93.7, o que a médio prazo é também um.encaixe significativo. Quanto ao mais, não me parece que a TSF aguente mais do que um ano, sinceramente. Não excluo a Bauer da lista, mas não excluo também uma hipótese de nacionalização, para criar uma "Antena 5", até porque a sul, frequências não faltam, e para a RTP a conversa sabemos que é outra.
A Impresa, sinceramente, ainda se está a levantar, parece-me pouco provável, embroa para manter a marca TSF fosse o ideal.
Por esta ordem, diria que me parece como mais provável:
1. BAUER
2. Observador
3. RTP
4. IMPRESA

Se a Bauer ficar com a RRN e a RRS, a M80 fica com uma rede nacional, mas vejam o ponto, a Cidade FM... também, ou muito perto disso, herdando os emissores da M80, e a Smooth pode crescer. Sendo claros, se isto acontecer, a morte da TSF pode muito bem fazer uma vítima colateral, chamada MEGAHITS, que não aguentaria o impacto de levar com uma Cidade no país inteiro e com melhores emissores. Por todas as razões e mais alguma, não é solução que deseje, e penso que a Autoridade da Concorrência a deve ter em consideração, e também a ERC que não autoriza mudanças de genetalistas para temáticas musicais em locais, e dar-se-ia ao luxo de perder a única informativa com cobertura praticamente nacional.

A TSF não poderia "abrir insolvência", sob pena de correr o sério risco de perder os alvarás. No máximo, poderia tentar uma solução tipo Rádio Estádio, mas a ERC teria de ter alguma "compaixão".
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"