Se a Observador tiver dinheiro, é chave na mão uma rede regional norte. É assustador o panorama da rádio em Portugal. A juntar às declarações de hoje do Pedro Ribeiro dá que pensar, e muito. Daqui a pouco, #somostodosmanteigas: Antenas e uma M80 desta vida. :'( :'(
A Observador desde Lisboa com uma rede regional ....." Norte". A acontecer só mesmo num pais centralista, parolo e provinciano.
Zeca, então diga-me lá, perfere a rede regional Norte a tocar as 10 músicas seguidas da M80, é isso?
Atenção que se a TSF abrisse insolvência hoje, estamos a falar, na pior daa hipóteses de 3M€ a terem de ser cobertos, sendo certo que muitos ativos estarão registados na Contabilidade abaixo do valor de mercado, como será o caso dos estúdios, por exemplo. Não vejo que fosse impossível às forças vivas mas ocultas da Direita portuguesa, que todos sabemos que são quem sustenta a Observador, comprar uma TSF na falência por uns 5M€ a 10M€. A Bauer comprou 5 redes por 70M€, sendo que só a rede nacional da Comercial e os 22% valem no mínimo uns 30M€, a M80 uns 15M€, o resto são trocos para Cidade FM, Smooth e Vodafone. A TSF não vale sequer em mercado metade da M80€. Diria que se fosse comprada por 7.5M€, liquidados os ativos, o que não será dificil no atual contexto de mercado, o Sr. Galinha fazia um negócio da China e a Observador ganhava tudo aquilo de que necessitava. Os estúdios já tem, os profissionais também, precisa da rede de emissores. Reparem RRN+103.1+92.6+98.7+105.4+101.6 e ainda 99.4 e 100.0 cobre o país de uma ponta à outra, fica de fora Beja e Portalegre, repressentam 4 deputados, pondo as coisas nestes termos, é nada. Não excluam essa hipótese de cima da mesa, até porque também permite libertar rendas de 98.4, 88.1 e 93.7, o que a médio prazo é também um.encaixe significativo. Quanto ao mais, não me parece que a TSF aguente mais do que um ano, sinceramente. Não excluo a Bauer da lista, mas não excluo também uma hipótese de nacionalização, para criar uma "Antena 5", até porque a sul, frequências não faltam, e para a RTP a conversa sabemos que é outra.
A Impresa, sinceramente, ainda se está a levantar, parece-me pouco provável, embroa para manter a marca TSF fosse o ideal.
Por esta ordem, diria que me parece como mais provável:
1. BAUER
2. Observador
3. RTP
4. IMPRESA
Se a Bauer ficar com a RRN e a RRS, a M80 fica com uma rede nacional, mas vejam o ponto, a Cidade FM... também, ou muito perto disso, herdando os emissores da M80, e a Smooth pode crescer. Sendo claros, se isto acontecer, a morte da TSF pode muito bem fazer uma vítima colateral, chamada MEGAHITS, que não aguentaria o impacto de levar com uma Cidade no país inteiro e com melhores emissores. Por todas as razões e mais alguma, não é solução que deseje, e penso que a Autoridade da Concorrência a deve ter em consideração, e também a ERC que não autoriza mudanças de genetalistas para temáticas musicais em locais, e dar-se-ia ao luxo de perder a única informativa com cobertura praticamente nacional.