Autor Tópico: TSF  (Lida 794017 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1590 em: Janeiro 04, 2023, 06:45:44 pm »

Ignorância total do país e como é tudo feito na Capital, é natural que poucos conheçam Portugal.

Alguma é, sem dúvida, e sabem que eu nesta matéria até tendo a concordar com o Zeca, mas aqui acho que é mais um problema da Lusa, que talvez se devesse chamar Lisboense. Não obstante, penso que no caso em apreço, mais do que desconhecimento do país é, isso sim, facilitismo, resultado de redações cada vez mais baratas e onde a qualidade começa, em alguns casos, a escasear, ao ponto de não terem sequer verificação das notícias que chegam de outras fontes que não os meios próprios.

Não foi a Lusa.
O JN, Jogo, Porto Canal deram a noticia correcta.
Aqui tratou-se de lerem o comunicado do clube do site e como apenas dizia Hospital Santa Maria, sem identificar a cidade, presumiram nas redações da Antena 1 e TSF na capital que era o hospital lisboeta, porque eles fora de Lisboa nem conseguem dizer uma Praça do Porto, quanto mais o nome de um outro hospital, que não seja o S. João.
Foi ignorância e sindrome do centralismo.

pdf

• Visitante
« Responder #1591 em: Janeiro 04, 2023, 07:06:49 pm »

Ignorância total do país e como é tudo feito na Capital, é natural que poucos conheçam Portugal.

Alguma é, sem dúvida, e sabem que eu nesta matéria até tendo a concordar com o Zeca, mas aqui acho que é mais um problema da Lusa, que talvez se devesse chamar Lisboense. Não obstante, penso que no caso em apreço, mais do que desconhecimento do país é, isso sim, facilitismo, resultado de redações cada vez mais baratas e onde a qualidade começa, em alguns casos, a escasear, ao ponto de não terem sequer verificação das notícias que chegam de outras fontes que não os meios próprios.

Não foi a Lusa.
O JN, Jogo, Porto Canal deram a noticia correcta.
Aqui tratou-se de lerem o comunicado do clube do site e como apenas dizia Hospital Santa Maria, sem identificar a cidade, presumiram nas redações da Antena 1 e TSF na capital que era o hospital lisboeta, porque eles fora de Lisboa nem conseguem dizer uma Praça do Porto, quanto mais o nome de um outro hospital, que não seja o S. João.
Foi ignorância e sindrome do centralismo.

Lol, mas o site do FCP diz que é o Santa Maria no Porto!

« Última modificação: Janeiro 04, 2023, 07:16:48 pm por pdf »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1592 em: Janeiro 04, 2023, 07:25:49 pm »
O artigo foi editado, confirmo que de manhã não estava lá escrito Porto.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #1593 em: Janeiro 04, 2023, 07:40:31 pm »
Então os jornalistas foram induzidos em erro, não é grave nem o fim do mundo como o Zeca quer fazer crer.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1594 em: Janeiro 05, 2023, 09:21:50 am »
Então os jornalistas foram induzidos em erro, não é grave nem o fim do mundo como o Zeca quer fazer crer.

Até o FCPorto reparou que há muito ignorante por algumas redações e tiveram que acrescentar "Porto" no comunicado porque para alguns nem por desenho lá iam. O centralismo a obrigar um clube de futebol a editar o seu comunicado porque na zona saloia acharam que o Pepe foi lá para ser operado.

pdf

• Visitante
« Responder #1595 em: Janeiro 05, 2023, 09:54:27 am »
Então mas se há dois hospitais com o mesmo nome no país, o comunicado é mal redigido e o Santa Maria de Lisboa é o maior hospital do país, a culpa é dos jornalistas?

Ganhe juízo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1596 em: Janeiro 05, 2023, 11:12:43 am »
Então mas se há dois hospitais com o mesmo nome no país, o comunicado é mal redigido e o Santa Maria de Lisboa é o maior hospital do país, a culpa é dos jornalistas?

Ganhe juízo.

Se o comunicado foi mal redigido, os jornalistas não tinham como saber, pelo texto, que o hospital de Santa Maria era o do Porto e não o de Lisboa. Nada impede que um jogador de futebol tenha de se deslocar do Porto para Lisboa por causa de uma intervenção cirúrgica complicada, que exige uma equipa médica especializada. Não terá sido o caso, mas havendo dois hospitais com o mesmo nome, é perfeitamente compreensível a confusão. Não se pode apontar o dedo aos jornalistas quando a fonte não transmite a informação de uma forma inequívoca.
« Última modificação: Janeiro 05, 2023, 11:14:18 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #1597 em: Janeiro 05, 2023, 11:27:28 am »

Ganhe juízo.

Offtopic: desde há uns 3/4 anos que o Hospital de São João já tem maior dimensão que o Santa Maria, quer em termos de doentes tratados por ano, quer em termos de valências clínicas. O edifício neste momento, com a nova aula pediátrica, também já tem mais área de superfície.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #1598 em: Janeiro 05, 2023, 11:44:10 am »

Ganhe juízo.

Offtopic: desde há uns 3/4 anos que o Hospital de São João já tem maior dimensão que o Santa Maria, quer em termos de doentes tratados por ano, quer em termos de valências clínicas. O edifício neste momento, com a nova aula pediátrica, também já tem mais área de superfície.

Não encontrei dados para validar, mas também não encontro dados para validar os meus. Corrijo para "um dos maiores hospitais do país", então.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1599 em: Janeiro 05, 2023, 12:20:09 pm »

Ganhe juízo.

Não encontrei dados para validar, mas também não encontro dados para validar os meus. Corrijo para "um dos maiores hospitais do país", então.

Estou a confiar no que me foi dito numa visita recente em trabalho à Instituição. Presumo que para efeitos de reporte externo (não de marketing) sejam rigorosos nos dados.  ;)
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1600 em: Janeiro 05, 2023, 01:26:12 pm »
E ha o hospital de Santo António

pdnf

• Hero Member
« Responder #1601 em: Janeiro 05, 2023, 01:51:44 pm »
E ha o hospital de Santo António

Exato. No miolo urbano da AMP há apenas quatro hospitais públicos: São João, Santo António (agora Centro Hospitalar Universitário do Porto), Pedro Hispano (ULS Matosinhos) e Gaia/Espinho a que acresce ainda o IPO. Lisboa, só concelho tem muitos mais Hospitais, Santa Maria, São José, Curry Cabral, Egas Moniz, São Francisco Xavier, a que acresce ainda o Fernando Fonseca, Beatriz Ângelo, Garcia de Orta, Cascais. É normal que as valências acabem a estar mais divididas, mesmo considerando que a AML tem mais população que a AMP, principalmente na área mais urbana. Mas até por isso, e saindo do offtopic, fica mais difícil compreender o erro, porque é mais fácil saber os nomes quando há menos Hospitais a serem falados. Embora admita que pudesse ter sido melhor explicitado pelo FC Porto, porque mal ou bem, quando pensamos em Hospitais, ainda se faz uma associação clara ao Serviço Nacional de Saúde.
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #1602 em: Janeiro 05, 2023, 02:17:15 pm »
Mas ninguém está a falar noutros hospitais lol.

Estamos a falar de hospitais homónimos, um no Porto, outro em Lisboa, e calha que o de Lisboa tem uma dimensão 10x (a ordem de grandeza é ilustrativa, antes que peguem nisso também) maior que o do Porto, e um é público e outro privado... o erro é natural, todos erramos!

Vocês adoram prolongar discussões sobre o sexo dos anjos.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1603 em: Janeiro 05, 2023, 02:32:15 pm »
Mas ninguém está a falar noutros hospitais lol.

Estamos a falar de hospitais homónimos, um no Porto, outro em Lisboa, e calha que o de Lisboa tem uma dimensão 10x (a ordem de grandeza é ilustrativa, antes que peguem nisso também) maior que o do Porto, e um é público e outro privado... o erro é natural, todos erramos!

Vocês adoram prolongar discussões sobre o sexo dos anjos.
Isso. Eu sugeria mudar de tema, mas quem sou eu.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1604 em: Janeiro 05, 2023, 02:44:23 pm »
Ano Novo, problemas antigos… com aquilo que se esclareceu aqui quanto a hospitais ficou clara a natureza do erro e a naturalidade dele, na minha opinião… mas claro que o ideal seria ter acertado e uma chamada para o FCP teria bastado.