Autor Tópico: TSF  (Lida 782181 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1065 em: Maio 05, 2022, 05:30:41 pm »
O que se passa com este som da TSF do Muro: https://drive.google.com/file/d/1gFT7NJzrk24vpy2DgNShtjuZM6GuHG72/view

O RDS entra de imediato, RT em 2, 3 segundos, mas o som sai com este efeito vibrado. Não me parece multipath, porque neste local a TSF não apresentava este problema, não obstante já ter relatado que estava ligeiramente mais fraco do que o usual.

Processador não está a fazer controlo de ganho do som e está a passar o som com muita distorção (excesso de volume na origem).

Eu qualquer dia vou a quem trata da técnica com uma caçadeira.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1066 em: Maio 05, 2022, 05:34:58 pm »
O que se passa com este som da TSF do Muro: https://drive.google.com/file/d/1gFT7NJzrk24vpy2DgNShtjuZM6GuHG72/view

O RDS entra de imediato, RT em 2, 3 segundos, mas o som sai com este efeito vibrado. Não me parece multipath, porque neste local a TSF não apresentava este problema, não obstante já ter relatado que estava ligeiramente mais fraco do que o usual.

Processador não está a fazer controlo de ganho do som e está a passar o som com muita distorção (excesso de volume na origem).

Mas isto não tem de ser tratado no local? Desculpem, nestas partes é tudo do que vou experienciando. Se for, duvido que vá alguém lá acima tão cedo! Só se houver queixas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1067 em: Maio 05, 2022, 07:11:50 pm »

Mas isto não tem de ser tratado no local? Desculpem, nestas partes é tudo do que vou experienciando. Se for, duvido que vá alguém lá acima tão cedo! Só se houver queixas.

Não necessariamente se houvesse um regulador de ganho automático ativado… não necessariamente. Ou se fizessem acesso remoto. Ou se houvesse técnico para emissores no Porto. Ou se cuidassem da rede que lhes dá a maioria da audiência com outra qualidade. Agora saber?

19:08 e o problema nos 106.5 ainda persiste. Claríssima sobremodulação também a juntar a isto (não se percebe na tua gravação porque gravar por ficheiros tem desses quês), uns bons 30/40% acima dos LUFS da MEO Sudoeste e mais alto que a Comercial, em infração do normativo técnico da ANACOM para loudness em qualquer parâmetro por uma larga margem.

« Última modificação: Maio 05, 2022, 07:15:41 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1068 em: Maio 05, 2022, 09:46:39 pm »
21:45 e o problema no principal emissor do Norte persiste.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1069 em: Maio 05, 2022, 10:13:12 pm »
Não aprecio a forma como a jornalista Fátima Valente, que tem feito algumas noites na TSF, conduz as notícias. Demora uma eternidade a desenvolver, um noticiário que em condições normais, com poucas novidades, seria apresentado em 10 minutos, às vezes quase chega à meia hora para terminar. 1 ou 2 minutos depois, claro, vêm as notícias da meia hora.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1070 em: Maio 05, 2022, 11:41:04 pm »
E a rubrica "Postal do Dia" do Luís Osório é outra coisa que não me agrada. Sempre a falar naquele tom meio condenatório, como se tudo o que diz fosse o mais importante e ao mesmo tempo grave, que ocorre neste mundo. Deve fazer de propósito o senhor, deve estar a teatralizar.

Então há umas semanas falou sobre um tema importantíssimo: o grande golo de Rafa contra o Estoril. Na opinião dele, foi quase um crime de lesa pátria o jogador em questão não querer explicar como marcou o golo nem ter cumprimentado os adeptos. "Que grave Rafa, que grave" Como se fosse um tema fulcral. Isto é jornalismo a sério ou ele anda a brincar as rádios. Deve ser isso.

Atento

• Hero Member
« Responder #1071 em: Maio 05, 2022, 11:46:38 pm »
Não aprecio a forma como a jornalista Fátima Valente, que tem feito algumas noites na TSF, conduz as notícias. Demora uma eternidade a desenvolver, um noticiário que em condições normais, com poucas novidades, seria apresentado em 10 minutos, às vezes quase chega à meia hora para terminar. 1 ou 2 minutos depois, claro, vêm as notícias da meia hora.

Com a saída de Fernando Alves das manhãs aquilo está medonho...

Depois de ter deixado a Antena1, aterro na TSF e oiço Guilhermina Sousa a dialogar com André Silva do PAN e G. Neto do CDS.

No período entre as 08:00 e 08:30, a Antena1 e a TSF estão cada vez pior.
A cada renovação parece que os responsáveis têm como objetivo afastar mais ouvintes...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1072 em: Maio 05, 2022, 11:55:50 pm »
E a rubrica "Postal do Dia" do Luís Osório é outra coisa que não me agrada. Sempre a falar naquele tom meio condenatório, como se tudo o que diz fosse o mais importante e ao mesmo tempo grave, que ocorre neste mundo. Deve fazer de propósito o senhor, deve estar a teatralizar.

Então há umas semanas falou sobre um tema importantíssimo: o grande golo de Rafa contra o Estoril. Na opinião dele, foi quase um crime de lesa pátria o jogador em questão não querer explicar como marcou o golo nem ter cumprimentado os adeptos. "Que grave Rafa, que grave" Como se fosse um tema fulcral. Isto é jornalismo a sério ou ele anda a brincar as rádios. Deve ser isso.

Podem tirá-lo do Rádio Clube, mas não tiram o Rádio Clube dele…

Vou tentar ouvir agora as notícias com a jornalista em causa, se estiver em serviço, para ver. Em 105.3, que no emissor do Muro… sim, sim, ainda está tudo igual. Aliás, está pior, parece um jogo electrónico dos antigos.

Quero apenas realçar a voz de timbre menos radiofónico que Luís Osório tem. Fala bem, boa dicção, mas não é o melhor timbre que já vi.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1073 em: Maio 06, 2022, 12:12:33 am »

Confirmo a lentidão no desenvolvimento. São 2/2,5 minutos por cada noticia, agora deu 5. No entanto, lê bem e engana-se pouco ou nada. Jornalistas a 33 rotações neste caso.

Entretanto mais coisas giras a acontecer nos emissores da TSF: sibilantes a cortar o som e pequenos ruídos de distorção (picos que parecem de ruído, mais notórios em pianos) em 105.3. O som está alto demais na origem, em Lisboa…

Luís Osório ridiculamente mal no fim e início de hora do espaço de conversas de Quinta, 23-01: tenta “cavar o penálti” a dizer “aqui que ninguém nos ouve, você falava mal da Marta Temido não falava?” e ela “não não, nunca fiz isso”, sem nem por um momento haver algo que denunciasse ironia no tom, e vai ele e diz “Parece-me um belo teaser para o princípio da próxima hora”.

Um teaser a dizer o que ele não queria e o que ela sempre disse inúmeras vezes?

E depois no início de hora Luís Osório a não dar via para a Graça Freitas (contrariando uma regra óbvia em rádio) e depois diz “não não, mas eu tenho uma reverência por si” - e cala-se durante quase 5 segundos.

A tendência para o PS é tão visível que até é constrangedor num jornalista, supostamente com o dever de ser isento. Mas não é só isso que é criticável - são estes erros técnicos, graves, de quem quer puxar a barra sem ter material para isso.
« Última modificação: Maio 06, 2022, 12:16:18 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1074 em: Maio 06, 2022, 02:13:42 am »

Confirmo a lentidão no desenvolvimento. São 2/2,5 minutos por cada noticia, agora deu 5. No entanto, lê bem e engana-se pouco ou nada. Jornalistas a 33 rotações neste caso.

Entretanto mais coisas giras a acontecer nos emissores da TSF: sibilantes a cortar o som e pequenos ruídos de distorção (picos que parecem de ruído, mais notórios em pianos) em 105.3. O som está alto demais na origem, em Lisboa…

Luís Osório ridiculamente mal no fim e início de hora do espaço de conversas de Quinta, 23-01: tenta “cavar o penálti” a dizer “aqui que ninguém nos ouve, você falava mal da Marta Temido não falava?” e ela “não não, nunca fiz isso”, sem nem por um momento haver algo que denunciasse ironia no tom, e vai ele e diz “Parece-me um belo teaser para o princípio da próxima hora”.

Um teaser a dizer o que ele não queria e o que ela sempre disse inúmeras vezes?

E depois no início de hora Luís Osório a não dar via para a Graça Freitas (contrariando uma regra óbvia em rádio) e depois diz “não não, mas eu tenho uma reverência por si” - e cala-se durante quase 5 segundos.

A tendência para o PS é tão visível que até é constrangedor num jornalista, supostamente com o dever de ser isento. Mas não é só isso que é criticável - são estes erros técnicos, graves, de quem quer puxar a barra sem ter material para isso.

Vergonha alheia! Parece um sketch do RAP ao domingo à noite na SIC. E lá continuam 106.5 mal.  :o :o Agora, o principal emissor, mal ao bem é Santa Justa que tem 5x mais potência que o Muro e que, curiosamente, até tem um alcance maior em área do que os do Monte da Virgem.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1075 em: Maio 06, 2022, 02:29:22 am »
Vai ser a noite toda e no mínimo a manhã do dia seguinte. O principal emissor deles, votado a este abandono… o RDS no Porto felizmente nem la tem parado, pelo menos o meu, mas isto no Porto… a função não é sensível a volume, pode é detetar quando não há som.

Sei que se a Joana Marques pega nisto ele objetivamente já foi. :P

pdnf

• Hero Member
« Responder #1076 em: Maio 06, 2022, 02:35:38 am »
Vai ser a noite toda e no mínimo a manhã do dia seguinte. O principal emissor deles, votado a este abandono… o RDS no Porto felizmente nem la tem parado, pelo menos o meu, mas isto no Porto… a função não é sensível a volume, pode é detetar quando não há som.

Sei que se a Joana Marques pega nisto ele objetivamente já foi. :P

A20 entre os nós de  Paranhos e a EN13/EN14 costumava ser Muro, mas tem-se mantido Santa Justa mesmo com a quebra de sinal. Outro exemplo, para o carro sempre no mesmo local e no meu lugar de estacionamento entrava sempre Muro com RT. Nas últimas semanas, sempre Santa Justa, às vezes em mono (tenho uma barreira de som da A3 mesmo em frente, a tapar-me os sinais de leste), o Muro até passou a demorar uns segundos para fixar o RDS.

É dar a dica à Joana. Safa a TSF o áudio não ficar disponível no site.  ;D Que pena!
Rádio é:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1077 em: Maio 06, 2022, 09:54:19 am »
Em Viseu continua a divergência entre agudos e graves nos emissores 102,5 e 107,4 . Na comutação em RDS - que é frequente nesta região, estamos sempre a notar a diferença irritante de sonoridade!

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1078 em: Maio 06, 2022, 09:57:31 am »
Muito sinceramente, deveria haver um determinado apoio, no âmbito do PRR, para a resiliência das estações de rádio em tempos difíceis como os que estamos a atravessar, permitindo que mantenham operacionais, com qualidade, os seus emissores.
Assim, é difícil chegar a tudo...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1079 em: Maio 06, 2022, 02:43:42 pm »
Muito sinceramente, deveria haver um determinado apoio, no âmbito do PRR, para a resiliência das estações de rádio em tempos difíceis como os que estamos a atravessar, permitindo que mantenham operacionais, com qualidade, os seus emissores.
Assim, é difícil chegar a tudo...

Exatamente! Seria uma boa medida de política. E não seria um aviso que exigisse um orçamento muito elevado, até porque as taxas de financiamento devido ao Regulamento Geral de Isenção por Categoria (RGIC) não poderiam ultrapassar os 50%. Esta é a taxa que tem sido usada para as empresas, pelo que já seria uma ótima ajuda! RTP e R/Com possivelmente, devido ao estatuto de utilidade pública que ambas têm poderiam chegar aos 75%, assim como as rádios propriedade do Governo Regional da Madeira e as das dioceses (Canção Nova, Esperança, Maria, etc.).
Rádio é: