Autor Tópico: TSF  (Lida 782499 vezes)

Aracaçu

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #735 em: Julho 11, 2021, 02:08:23 pm »
Hoje aproximadamente às 6:15, Nuno Arantes Santos passou "Cristóvam - The Spin" e depois do noticiário das 6:30 passou exactamente a mesma música.

Depois, Jorge Freitas passou os Humanos com "Muda de Vida" quando o Nuno Santos havia passado essa música menos de 1 hora antes.

Ontem à noite, por volta das 20:00, Filipa Assis passou "Marisa Monte | Calma" e depois das 22:00 passou a mesma música.

Exige-se um bocadinho mais de cuidado e profissionalismo destes locutores, afinal estão a fazer aquilo que gostam, que é fazer rádio, e ainda mais na TSF onde tem uma variedade considerável de músicas para passar e existe liberdade de autor.

pdnf

• Hero Member
« Responder #736 em: Julho 11, 2021, 10:46:47 pm »
Mas isso também acontece onde os animadores não têm liberdade. Apesar de tudo, é preferível que a tenham do que não.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #737 em: Julho 11, 2021, 11:13:19 pm »
Mesmo por isso. Tendo essa liberdade, podiam mostrar mais entusiasmo a fazer rádio. Bem sei que na TSF as coisas funcionam de uma forma bem formal, mas dos nomes que citei, tirando a Filipa Assis que nota-se um pouco mais de empolgamento, os outros 2 por vezes parece que estão ali a fazer um frete. Então o Nuno Santos é demais. Eu não sei como ele se comportou noutras rádios. Mas na TSF, deixa muita a desejar.

tuscano

• Hero Member
« Responder #738 em: Julho 12, 2021, 01:19:52 am »
Hoje aproximadamente às 6:15, Nuno Arantes Santos passou "Cristóvam - The Spin" e depois do noticiário das 6:30 passou exactamente a mesma música.

Depois, Jorge Freitas passou os Humanos com "Muda de Vida" quando o Nuno Santos havia passado essa música menos de 1 hora antes.

Ontem à noite, por volta das 20:00, Filipa Assis passou "Marisa Monte | Calma" e depois das 22:00 passou a mesma música.

Exige-se um bocadinho mais de cuidado e profissionalismo destes locutores, afinal estão a fazer aquilo que gostam, que é fazer rádio, e ainda mais na TSF onde tem uma variedade considerável de músicas para passar e existe liberdade de autor.
já citei aqui algo parecido com uma canção do Tiago Bettencourt, que passou em 2 dias seguidos 2 vezes nas mesmas 2h seguidas.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #739 em: Julho 12, 2021, 04:26:14 am »
A diferença de força do emissor da TSF de Valongo (105.3) face às restantes nacionais é notória de tal ordem que já na própria A29, após Gulpilhares, há zonas em que ele apresenta mais interferências que as outras nacionais, o que o leva a comutar não para Vila Real, como as outras nacionais e como é lógico por terreno, mas... para a Lousã, que já nem devia cobrir ali!!!

Tem vindo a acontecer sucessivamente. Ah, e agora temos quatro emissores com quatro tipos de som diferentes: os 106,5 têm um som diferente dos 105,3, que por sua vez é diferente do dos 107,6 (pouco agora) e também diferente dos 107,4 (muito mais). Uns têm compressor novo ou novo EQ com agudos a brilhar e som mais colorido, outros têm o antigo. Uns têm boa gama dinâmica, outros têm a gama dinâmica espalmada. Está uma afinação bem desafinada!

Outro elemento a denotar é a cópia sucessiva que fizeram de uma série de coisas da Rádio Observador, desde a rubrica do "Boa Vida" à configuração de pivots na manhã, à condução de programas de informação e passando por umas 30/40 músicas que eram da Rádio Observador e agora passam na TSF. A rádio que se queixava de ser copiada copiou agora também. Giro.
« Última modificação: Julho 12, 2021, 04:28:04 am por Memórias da Rádio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #740 em: Julho 12, 2021, 10:39:41 am »
A diferença de força do emissor da TSF de Valongo (105.3) face às restantes nacionais é notória de tal ordem que já na própria A29, após Gulpilhares, há zonas em que ele apresenta mais interferências que as outras nacionais, o que o leva a comutar não para Vila Real, como as outras nacionais e como é lógico por terreno, mas... para a Lousã, que já nem devia cobrir ali!!!

Tem vindo a acontecer sucessivamente. Ah, e agora temos quatro emissores com quatro tipos de som diferentes: os 106,5 têm um som diferente dos 105,3, que por sua vez é diferente do dos 107,6 (pouco agora) e também diferente dos 107,4 (muito mais). Uns têm compressor novo ou novo EQ com agudos a brilhar e som mais colorido, outros têm o antigo. Uns têm boa gama dinâmica, outros têm a gama dinâmica espalmada. Está uma afinação bem desafinada!

Outro elemento a denotar é a cópia sucessiva que fizeram de uma série de coisas da Rádio Observador, desde a rubrica do "Boa Vida" à configuração de pivots na manhã, à condução de programas de informação e passando por umas 30/40 músicas que eram da Rádio Observador e agora passam na TSF. A rádio que se queixava de ser copiada copiou agora também. Giro.

Acabei de comentar sobre isso no tópico da Mega. Os emissores em Valongo, cada vez mais me convenço que são um erro, considerando a nossa rede viária e orografia. Agora mesmo, dentro de um edifício no Porto, igual desempenho entre os 105.3 e os 106.9. A melhor são os 107.6.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

guest314

• Visitante
« Responder #741 em: Julho 12, 2021, 08:09:42 pm »
O Boa Vida existe desde 2018. A radio observador desde 2019.
A música é, como tem sido sempre, algumas novas que vão saindo e as mesmas do verão passado. 

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #742 em: Julho 12, 2021, 08:44:28 pm »
Mas realmente alguém passar a mesma música por 2 vezes, no espaço de 15 minutos, é de alguém que não sabe o que anda ali a fazer. E usar expressões como "a colar" quando anuncia uma sequência de músicas? Que é isto TSF?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #743 em: Julho 13, 2021, 12:13:27 pm »
Mas realmente alguém passar a mesma música por 2 vezes, no espaço de 15 minutos, é de alguém que não sabe o que anda ali a fazer. E usar expressões como "a colar" quando anuncia uma sequência de músicas? Que é isto TSF?

A sério que foi utilizado "a colar"?

O Boa Vida existe desde 2018. A radio observador desde 2019.
A música é, como tem sido sempre, algumas novas que vão saindo e as mesmas do verão passado. 

Sabe tão bem como eu que a rubrica foi deslocada de horário para competir com a oferta da Observador e reformatada para tal. É irrelevante que ovo saiu primeiro se são ambos tamanho M.
Quem ouve fica tão óbvio que é inegável.

----

Hoje vou conseguir dizer de como andam as coisas no emissor da Gardunha em 103.1. Mas registe se que a cobertura em 107.4 parece algo afetada para Norte enquanto que para sul está tudo igual face aos demais emissores da Lousã, e o som hoje em particular apresenta-se mais pesado e sem grande brilho, não sei o que se passa. Em compensação a "goela" dos 105.3 está mais esticada: consegui sintonizá-los, sem demasiadas interferências, em Cantanhede.

guest314

• Visitante
« Responder #744 em: Julho 13, 2021, 12:48:30 pm »
Tenho sérias dúvidas que a TSF saiba sequer o que a Observador faz. Não é concorrência. A música não é da observador, as manhãs são iguais, mas ao comando do Fernando Alves são assim, sempre foram. E de resto está tudo igual. O Boa Vida já existia antes da observador, cai por terra a sua ideia de que foi para competir. Ora, sendo assim, o observador é que teria copiado, pois a rubrica (qualquer que seja, não oiço a observador), chegou depois.
O memórias detesta a tsf e tudo lhe serve para inventar. Não é ouvinte assíduo, se fosse, saberia que a tsf não anda a reboque de outras.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #745 em: Julho 13, 2021, 01:23:24 pm »
Claro que não sabe. Nem teve um ex-colaborador a debruçar-se sobre isso, nem fez alterações na organização das coisas de uma determinada forma, nem nada de coisa nenhuma, nada de nada. Eu é que não sei nada e o regtemp é que sabe tudo. Claro que sim.

Detesto tanto a TSF que sou ouvinte regular da estação, veja lá, e há mais de uma década, com gosto, e a apanhar vários horários (não o da manhã, mas tardes, noites e madrugadas muito frequentemente, daí eu não falar das manhãs). Só a ouvir se pode falar e é mesmo por ouvir que falo. Está na cara, mais que na cara para quem se dê ao trabalho, as óbvias parecenças que existem entre ambas, agora fomentadas pela TSF. É duro de ler não é? Mas é a verdade. A mim, talvez ao contrário de si, ninguém me paga para estar a escrever o que estou a escrever, e qualquer ouvinte pode escutar ambas as estações e corroborar o que venho escrevendo, como ocorreu já várias vezes neste tópico.

O Boa Vida se existia em 2018 ou não não me interessa. Quem se dê ao trabalho de ouvir a equivalente da Observador e a ajustada da TSF nota as similitudes e o ajuste que foi feito por parte da segunda. Até o espaço de conversas às 20h é similar no teor ao que a Observador promove depois das 20 e este garanto que não existia à data da criação da estação. O resto é conversa de quem quer atirar com areia para cima dos olhos em defesa própria e negar literalmente tudo o que as pessoas andam a escrever aqui tentando fazer três pessoas diferentes de estúpidas.

O laxismo existe na TSF.
Os erros de música existem na TSF e se me chatear muito dou me ao trabalho de monitorizar o corpo do dia e apontar a listinha toda e apontar TODAS as que são semelhantes à concorrente.
O cansaço dos profissionais existe na TSF.
A pobreza e queda das condições técnicas existe e vem-se acentuando na TSF. É público que a TSF está praticamente sem técnicos, por exemplo, foi-se quase tudo embora, gente com anos de casa. É público, e demonstrado, a falha de emissores fulcrais como Lousã e Muro e a degradação de vários outros.
A TSF anda a reboque das outras sim, e muito mais do que se julga. Felizmente não em toda a grelha nem em toda a parte... ainda, e até ver.

Isto são factos. Fora do texto, qualquer ouvinte liga o rádio e depara-se com as suas mentiras e a verdade do que vem para a antena. O resto é conversa.
« Última modificação: Julho 13, 2021, 01:35:55 pm por Memórias da Rádio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #746 em: Julho 13, 2021, 01:47:58 pm »
A Observador veio abandar o panorama da rádio em Portugal. Goste-se ou não da ideologia que sustenta o projeto, a verdade é que já notei influências da Observador na TSF, na A1 e até na RR. Tenho para mim que se tiver espaço para crescer e não ficar agarrada às amarras desta lei da Rádio do tempo do Imperador Trajano tem potencial para ser uma Bomba Atómica no meio.
Rádio é:

guest314

• Visitante
« Responder #747 em: Julho 13, 2021, 02:32:32 pm »
😆 ninguém me paga para escrever. Eu oiço a tsf em vários horários desde que ela existe. E a observador deixei de ouvir, porque para mim não tem qualidade. Se aparece com rubricas em 2021 iguais a coisas de 2018 da tsf, não foi a tsf que as copiou.
Os horários dos programas não têm nada a ver com a observador. Têm sido sempre alterados. O Boa VIda dava o ano passado à noite. Agora Todos esses enchem a tarde.
As tardes TSF já existiam há uns anos atrás, pararam o ano passado, voltaram agora. O Nuno Domingues fazia as manhãs TSF e era assim com esses temas que agora traz à tarde.
Estamos no meio de um tema recorrente: a pandemia. Todos, da rádio à tv, andam a tentar reinventar o assunto e todos andam a ir buscar coisas para fingirem que ouvem opiniões diferentes. Todos.
A música pode ter a certeza que não vai atrás da observador. A playlist se ouvir (e se quer tirar notas, tire) são as novas do género e que a observador, que apareceu em 2019, também quis seguir como a TSF já seguia há anos. Havendo pouca música dessa a aparecer, é natural que oiça as mesmas. Também as ouvirá noutras rádios que passem o mesmo género. As outras, são as de sempre. Do género.
O memórias detesta a tsf. Só o vejo a vir aqui dizer mal e coisas inventadas.
Agora não lhe interessa se o Boa Vida apareceu primeiro. Pois. Como disse uma coisa incorrecta agora já não interessa. Mas para dizer com tanta certeza que a TSF é que copiou a observador...
Acho que vocês dão importância a mais a uma rádio amadora.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #748 em: Julho 13, 2021, 05:00:41 pm »
Ao dizer que o Boa Vida passava antes à noite só está a validar o que eu disse, porque O Lado Bom da Vida sempre foi na faixa horária da tarde desde o início da Observador. xD

Quanto à música há até uma promo musical que sai na TSF que tem, toda ela, música que passou durante meses na Rádio Observador. Passa na TSF, retiram de lá. Ao contrário nunca aconteceu. Não é uma partilha, é terra queimada, que é diferente (aqui talvez não tenha sido claro). "As novas do género" é maravilhosamente vago e impreciso para o que se ouve em antena, mas você é que sabe como diz, claro. xD

Não, não detesto, e é reler o parágrafo acima até entrar mentalmente que não me vou dar ao trabalho de repetir, já muito bom é estar a responder a esta hora. As minhas preferências radiofónicas, no entanto, não são aqui chamadas - eu analiso estações por critérios objetivos. Critérios esses dos quais eu mencionei uns quatro ou cinco objetivos e dos quais não pegou em nem um para comentar. Mais um facto.

Vou dar mais uma: a TSF iniciava o período da manhã ao minuto :58. A Observador passou a fazer aos :57 (embora às vezes seja mais móvel) e vai a TSF e passa a fazer aos :56, qual jornal da noite da televisão em que anda aqui a disputar um minutinho ali, um minutinho acolá.

A TSF abria aos :58 com a seguinte estrutura: sinal horário, trilha com info horária, destaques informativos, fecho de trilha (outro), spot publicitário (se houver), informações do tempo (às horas de ponta por vezes de trânsito), jingle das notícias, notícias a seco. A Observador abre aos :57 desde o arranque com destaque cultural, destaque informativo, tempo, notícias, tudo seguido. Vai a TSF e faz o quê? Passa a fazer igual que a Observador, mas aos :56 e só às horas de ponta, porque tem spot publicitário pelo meio que leva logo 30 segundos e aquele interregno entre animador e jornalista com saídas e entradas e isso leva tempo.

Que não se ache que brinco em serviço.
« Última modificação: Julho 13, 2021, 05:03:58 pm por Memórias da Rádio »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #749 em: Julho 13, 2021, 08:57:35 pm »
Sim sr. essa expressão de "a colar" tem sido utilizada por esse locutor de há umas semanas para cá... aliás quando começou a fazer emissões na madrugada TSF tinha um comportamento semelhante a alguém de uma estação de música alternativa, como por exemplo o habitual "Bem Vindos" que o Nuno Calado, Rui Estêvão ou Pedro Costa usam na Antena 3, de há uns tempos para cá adoptou um registo demasiadamente formal e por vezes ausente de alma, da emissão.

Não compreendo.