Surgiu-me uma dúvida há uns dias: a TSF a sul, tem horas locais em alguma frequência, como tem, por exemplo, a M80 nos 105.8 de Valongo?
Actualmente já não há.
Teve nos 103,1 das Caldas até 2013, e nos 105,4 da altura "Rádio Jovem" de Évora até 2007, se não estou em erro.
Na frequência de Faro julgo que nunca teve.
Desculpe a ignorância, tem de ser a ERC a dar autorização para o fim das horas locais, correto? Sinceramente, a mim não me faz qualquer sentido desdobramentos em estações que são nacionais, disfarçadas de locais. O caso da M80 de Valongo com atraso de 1/2 minutos na emissão face à nacional: serve mesmo para quê? Para ERC ver...
De acordo, a lei neste aspecto é ridÃcula.
Ou há emissão feita no municÃpio onde foi atribuÃdo o alvará ou então permite-se sem excepção emissões em cadeia 24h/dia sem qualquer desdobramento. Vá, no limite, uns 3 noticiários por dia relativos ao munÃcipio(s) do(s) alvará(s), como faz a Observador.
Deviam terminar de vez com a hipocrisia destas "emissões locais que não o são".
Entendo que mais ano menos ano será uma inevitabilidade abrir um novo concurso para atribuição de licenças, em que as locais vão ser absolutamente esmagadas. É a lei do mais forte a funcionar. Faz-me lembrar o caso das concessões dos transportes rodoviários: resiste-se até à última, agora vem o COVID e mais um prolongamento, mas o fim das empresas familiares para entregar aos operadores públicos ou grandes players privados vai ocorrer, mais ano menos ano. E na rádio vai ser igual. Até porque temos uma série de rádios regionais e pseduo locais em fila de espera prontas a se tornarem operadores nacionais. Assim de repente, na pool position, M80 e TSF (que já o é sem o ser), Mega, Cidade, Smooth e Observador e já mais distante a Record, Nova Era, RTP Ãfrica (por pressão polÃtica, diga-se), Vodafone e SBSR. A questão que se levanta é que, sabendo nós da limitação do especto, a única solução viável é mesmo esmagar as locais. Ou, e vou ser impopular, amputar as Antenas 2 e 3 que podem vir a ser, num contexto de grande pressão financeira como o que se avizinha, retalhadas ou vendidas. Já me passou pela cabeça se a MCR não teria interesse em vir a ficar com emissores da A2 para a SMOOTH.