Autor Tópico: TSF  (Lida 782545 vezes)

Luis P Borges

• Sr. Member
Re: TSF
« Responder #675 em: Março 01, 2021, 05:09:03 pm »
Nada de novo na TSF. É o baralhar e voltar a dar. Dia de aniversário, arranque de nova grelha. E o tema que escolhem para emissão especial: a pandemia. Como se as pessoas já não estivessem saturadas do tema. E tomem lá mais esta dose. Podiam estar mais inspirados, repirar um novo ar. Agora este cheio de Covid... Nada de novo na TSF, e assim vão os dias da Rádio.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #676 em: Março 06, 2021, 04:35:42 pm »
Emissor da TSF 101.6 (Olhão- Cerro de São Miguel) está off desde esta manhã  :-\
Luís Gonçalves

estvmkt

• Hero Member
« Responder #677 em: Março 06, 2021, 05:10:28 pm »
Impressão minha ou os 106.6 da Guarda estão com baixa potência?
Eu resido de novo em Mangualde e zona propícia a apanhar frequências da Guarda e por incrível que pareça apanho bem a Rádio F e a TSF da Guarda nada...

pdf

• Visitante
« Responder #678 em: Março 06, 2021, 09:55:09 pm »
Ou é de mim ou a TSF está mesmo a definhar em termos técnicos? Que desgraça.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #679 em: Março 07, 2021, 12:02:11 am »
Das duas uma: ou a potência de emissão dos 101.6 foi reduzida de forma acentuada, ou o emissor encontra-se mesmo desligado há mais de 14 horas. Em Vila Real de Santo António nem rastro de sinal, apenas se capta, com sinal fraco, a Rádio Marca de Cádiz nos 101.7... de referir que me encontro num 3° andar com linha de vista para o Cerro São Miguel ...
Luís Gonçalves

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #680 em: Março 07, 2021, 11:52:39 am »
Já voltou a emissão regular da TSF nos 101.6
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #681 em: Março 10, 2021, 10:29:25 am »
Notas sobre a Manhã TSF, que ouvi das 08:35 às 10:15.
- Fui prendado na abertura com Love Story de... Taylor Swift (juro), possivelmente a propósito dos Grammys desta semana, mas entre tantas escolhas porquê esta? E a única outra música que foi passada já às 09:52 foi... dos Pink Floyd. Não dá para entender este critério.
- As "Manhãs TSF" com Fernando Alves são fake news. Parte das vezes quem apresenta as notícias é Paula Dias, e a locução está com o mesmo locutor de sempre. De vez em quando é que o Fernando Alves vem à antena "dar uma de Paulo Ferreira", num formato similar ao que acontece na Rádio Observador. Ah, e assina os boletins das 08 e das 09h, pelos vistos.
- Fernando Alves que, a propósito, não consegue dizer Jiu Jitsu sem se engasgar todo. Problemas com idiomas estrangeiros que aliás são comuns a vários jornalistas na casa. Em 2021.
- Boletins informativos bem construídos, mas esta ideia de "ir a um local perdido no país para mostrar que descentralizamos" já é executada, e melhor, por outros órgãos como a Antena 1. A escolha de hoje foi Condeixa-a-Nova.
- Mexeram na sagrada da trilha do Fernando Alves, na rubrica Sinais (!!!), que estava inalterada há muitos anos. Agora é uma música de produção comprada por meia dúzia de tostões no Shutterstock Music de género inspiracional/abstrato/moderno, em vez de devota/religiosa como a anterior. Possivelmente a melhor parte da manhã e estragaram o ambiente a isto.
- Boletins de trânsito continuam bastante completos, o mesmo para a revista de imprensa internacional e mais algumas rubricas, com contexto e qualidade.
- Alguma atrapalhação do Fernando Alves na troca de conversa com o locutor e falar demasiado rápido nos primeiros 30 segundos, algo que não esperava de um jornalista com a tarimba dele, sou sincero. Isso e mais uma troca atabalhoada da interação para o que ele tinha no papel. Dificuldades portanto no "rigoroso direto", como diz o Atento (e bem).

Enfim... é o que temos. Longe da glória e da referência de outros tempos, parece mais uma manta de retalhos que suavizaram um pouco porque viram a concorrência a aparecer. Urge haver nova roupagem, nova identidade e inovação na comunicação.

guest314

• Visitante
« Responder #682 em: Março 15, 2021, 04:55:01 pm »
Não acho que tenha a ver com medo de concorrência. Nada melhorou nas outras para fazer mais concorrência. Acho que tem a ver com a nova administração que quer fazer da tsf a "TSF do seu fundador o Emídio Rangel", mas sem investir em nada, pelo contrário, desinvestindo em tudo, sobretudo na informação a sério, que é o principal produto de uma rádio como a TSF.

É um mal de todas as empresas de jornalismo, sobretudo agora com a pandemia: venderam-se. Não investigam, não fazem perguntas, repetem o que lhes mandam dizer. E todas as empresas (TV, rádio e jornais de todas as marcas) disfarçam com nomes sonantes e folclore. A TSF disfarça com o Fernando Alves e acha que, porque tem alguém do tempo do Emídio Rangel, a rádio volta a ter as glórias desse tempo, do tempo em que se fazia jornalismo. Até porque o Fernando Alves, há 2 ou 3 anos atrás, se não estou em erro, já fazia a manhã e tal como agora. Nunca achei muito interessante o ir ao fim da rua saber o que pensa o senhor abílio que vende bolos...é mais do mesmo. É uma repetição dos programas dele, mas em directo.

Continuarem a assobiar para o lado e pior, num tempo privilegiado e importante para as rádios como a manhã?

Não acho que tenha que se reinventar, nem mudar de imagem. Tem é que fazer jornalismo de investigação, sem medo de pôr dedos em feridas, mesmo que sejam muito perigosas. Sem isso, a tsf é como as outras todas. Tem bons jornalistas, bons locutores e bons sonoplastas (que ainda não foram nas sucessivas razias) que mascaram uma rádio de informação que não informa, não investiga, não defende a democracia. Sem eles não sobra nada.

Acho que a morte do jornalismo foi má para todas as empresas, mas enquanto as televisões podem disfarçar com caras e oferecer outros produtos para entreter as massas, e porque ainda são mais convenientes pelo lugar e tempo que ocupam, pela cor (embora também acho que muita gente já tem a tv para ver séries da cabo), a rádio é muito pouco usada e, se não oferecer melhor...morre mais depressa. 

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #683 em: Março 17, 2021, 09:29:52 pm »
Ao ponto em que está o jornalismo, estou em crer que esse dedo na ferida seria uma reinvenção já por si só. Adotar uma postura mais reivindicativa seria já por si só alguma coisa de diferente. Mas não dá: a GMG tem demasiadas ligações ao aparelho central, digamos assim, ao PS e ao PSD, fê-lo para se proteger na década de 90 com a chancela da Lusomundo na época e entende-se, mas por outro lado não facilita na hora de mexer nas coisas. Mas o estado atual do jornalismo, basicamente limitado à Lusa e a um ou dois rasgos pontuais fora disso, é de preocupar. Já fomos muito melhores em Portugal neste capítulo.

Entretanto no processo voltamos a problemas que já aconteceram antes: a Marta Bernardo está outra vez a mexer na playlist e a fazer escolhas de mainstream que parecem saídas da M80 e pontualmente da RFM, por contraste com todo o resto da equipa da TSF que, melhor ou pior, vai tendo escolhas justificáveis ou simplesmente não mexe na playlist (o que também é sensato porque, como está, é diversa).

Esteve bem uma temporada, quando era misto base / escolhas dela (que aconteceu passado poucas semanas) era razoável, eu nada disse, mas agora está-se a notar outra vez bastante. Levou tempo, mas foi lá dar de novo. Infelizmente.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #684 em: Março 17, 2021, 09:33:20 pm »
Entretanto no processo voltamos a problemas que já aconteceram antes: a Marta Bernardo está outra vez a mexer na playlist e a fazer escolhas de mainstream que parecem saídas da M80 e pontualmente da RFM, por contraste com todo o resto da equipa da TSF que, melhor ou pior, vai tendo escolhas justificáveis ou simplesmente não mexe na playlist (o que também é sensato porque, como está, é diversa).

Esteve bem uma temporada, quando era misto base / escolhas dela (que aconteceu passado poucas semanas) era razoável, eu nada disse, mas agora está-se a notar outra vez bastante. Levou tempo, mas foi lá dar de novo. Infelizmente.

Também já havia reparado nessas situações que refere em epígrafe, caro Memórias da Rádio.

Bastou voltar para horários que por norma são mais ouvidos (tarde fim-de-semana e início de noite à semana) que essa questão regressou.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #685 em: Março 17, 2021, 10:19:18 pm »

Também já havia reparado nessas situações que refere em epígrafe, caro Memórias da Rádio.

Bastou voltar para horários que por norma são mais ouvidos (tarde fim-de-semana e início de noite à semana) que essa questão regressou.

Obrigado pela nota. Foi isso mesmo...

E note-se, nada tenho contra ela. Tenho isso sim contra estas questões e a fraca postura dela em antena, enquanto profissional, que em nada ajudam a TSF. A pessoa em si não me podia ser mais indiferente.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #686 em: Março 17, 2021, 10:50:33 pm »

Obrigado pela nota. Foi isso mesmo...

E note-se, nada tenho contra ela. Tenho isso sim contra estas questões e a fraca postura dela em antena, enquanto profissional, que em nada ajudam a TSF. A pessoa em si não me podia ser mais indiferente.

E apesar de diferentes escolhas em termos musicais (para melhor, parece-me), o próprio Nuno Arantes Santos (locutor das madrugadas de fim-de-semana) e Francisco Mateus (vários horários, mas principalmente nocturnos), por exemplo, podiam ter uma atitude um bocadinho diferente... Mais dinâmica, menos robótica, por assim dizer... o Francisco Mateus nem anuncia o colega que o vai substituir. Já sei que são muitos anos de TSF com o mesmo método, mas mesmo assim... pedia-se algo mais.

A Filipa Assis desapareceu completamente do mapa, deve ser apenas "freelancer", só muito esporadicamente deverá surgir em antena. Eu não oiço pelo menos desde Outubro do ano transacto.

César Santos, Miguel Fernandes (coordenador musical da estação), Jorge de Freitas, Rui Lameira, por norma, gosto do trabalho deles.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #687 em: Março 27, 2021, 01:39:51 am »
Depois da IURD na TSF da Madeira em 3 horários, dois deles de relevo (12:30 e 17:00), depois de décadas de informação regional feita localmente...

A empresa que tem o alvará da TSF Madeira (a Notícias 2000 FM) anunciou o despedimento coletivo de TODA a redação. Dos três jornalistas que estavam na emissão regional, fica lá... nenhum.

https://www.abrilabril.pt/trabalho/despedimentos-na-tsf-madeira?fbclid=IwAR0d22Z5QU1wtoj6oAmQbWc7-eRX2rXsgauuE30XA2ZPPqFjyxhXU5-PFe0

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #688 em: Março 29, 2021, 04:05:26 pm »
Nos 101.6 da TSF cá no Algarve, só me chega uma rádio marroquina com sinal fraco... nos últimos tempos tem sido assim, volta e meia está desligado.
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #689 em: Março 29, 2021, 07:43:19 pm »
Nos 101.6 da TSF cá no Algarve, só me chega uma rádio marroquina com sinal fraco... nos últimos tempos tem sido assim, volta e meia está desligado.

Preocupante, até porque não é a primeira vez que se ouvem dificuldades nesse emissor, ainda para mais essencial para o target da TSF.

Entretanto o laxismo atingiu um novo cúmulo: depois de na TSF terem passado Tudo no Amor dos Clã e Portishead antes do jornal de desporto (extremamente estimulante, a uma Segunda, para mais), fizeram a seguinte sequência:
- indicativo pub
- pub segue como normalmente
- uma promo de Desporto para um jogo da primeira liga, lido de forma lenta pelo suspeito do costume com a mesma base que eles usam há uns meses para promover a área de desporto
- OUTRA promo de Desporto a promover um jogo europeu logo a seguir, colado mesmo, com EXATAMENTE a mesma leitura, EXATAMENTE a mesma base e cuja única diferença foi deixarem correr a base 5, CINCO SEGUNDOS à frente.
- indicativo pub
- indicativo patrocínio Jornal de Desporto
- arranca o Jornal de Desporto.

Esta história de se repetir duas vezes seguidas a mesma base promocional para coisas diferentes ainda que do mesmo departamento é muito, demasiado, anos 80 - e mesmo já nos anos 80/90 só as locais mais enrascadas faziam isto, e nem todas. É um contrariar de todas as regras, de... eu nem sei já do que é que isto é contrariar, é tudo mesmo, é a noção, é a decência, eu sei lá.