Autor Tópico: TSF  (Lida 782775 vezes)

RCP

• Newbie
  • *
  • Directo à notícia, directo a si
Re: TSF
« Responder #465 em: Abril 18, 2020, 01:26:08 pm »
Claro, amanhã o grupo Renascença está em dificuldades? Nacionalizar!

Rádios locais em dificuldades? Nacionalizar!

Que o estado compre publicidade para ajudar as rádios, é uma coisa. Outra coisa é a típica tentação de alguns setores da esquerda e, quem sabe, de alguma extrema direita não liberal, de achar que a solução para a crise nos media é nacionalizar tudo. Em Portugal já tivemos essa experiência e chamava-se "PREC". O estado pode e deve ajudar os media mas não deve ficar dono e senhor deles para não cair na mais que tentação de os transformar numa megamáquina de propaganda a favor do governo e de censura contra assuntos "delicados" para os governantes e outros quase "intocáveis".
« Última modificação: Abril 18, 2020, 01:33:46 pm por RCP »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #466 em: Abril 18, 2020, 02:15:56 pm »
Realmente o administrador PDF não sabe discutir. Quando os argumentos não lhe interessam, são disparates!!

Numa altura em que as rádios locais enfrentam notórias dificuldades, o grupo Renascença, segundo o seu presidente, ainda sabe se tem verba para pagar no final deste mês os vencimentos dos seus seus funcionários.

Enfim...

pdf

• Visitante
« Responder #467 em: Abril 18, 2020, 02:23:26 pm »
Realmente o administrador PDF não sabe discutir. Quando os argumentos não lhe interessam, são disparates!!

Numa altura em que as rádios locais enfrentam notórias dificuldades, o grupo Renascença, segundo o seu presidente, ainda sabe se tem verba para pagar no final deste mês os vencimentos dos seus seus funcionários.

Enfim...
A RR tem a mão da igreja católica. Que eu saiba a igreja não tem problemas de liquidez.

O seu argumento não me interessa porque é falacioso e extrapolou uma hipótese de salvação deste grupo para outros que estão em posições mais confortáveis. Ninguém defendeu isso. Só a sua cabeça.

pdf

• Visitante
« Responder #468 em: Abril 18, 2020, 02:24:59 pm »
Que juntassem as duas redes regionais...
É tentador. Mas o que aconteceria à MCR? Não faz sentido.

Atento

• Hero Member
« Responder #469 em: Abril 18, 2020, 02:34:06 pm »
Claro, amanhã o grupo Renascença está em dificuldades? Nacionalizar!

Rádios locais em dificuldades? Nacionalizar!

Que o estado compre publicidade para ajudar as rádios, é uma coisa. Outra coisa é a típica tentação de alguns setores da esquerda e, quem sabe, de alguma extrema direita não liberal, de achar que a solução para a crise nos media é nacionalizar tudo. Em Portugal já tivemos essa experiência e chamava-se "PREC". O estado pode e deve ajudar os media mas não deve ficar dono e senhor deles para não cair na mais que tentação de os transformar numa megamáquina de propaganda a favor do governo e de censura contra assuntos "delicados" para os governantes e outros quase "intocáveis".

Eu não sou de esquerda...

A crise originada por este vírus provou a falência do neoliberalismo e do comunismo ortodoxo...

A maioria dos grupos públicos de radiodifusão dos países europeus tem 4 ou mais redes nacionais de FM...

Esses países vivem em ditadura, ou num amplo cerceamento de liberdades?

guest6

• Visitante
« Responder #470 em: Abril 18, 2020, 05:29:35 pm »
A minha posição é totalmente contra a nacionalização.
Mas não é "ponto", é só a minha opinião.
Posições extremadas e unilaterais são típicas de determinados tipos de personalidade que me abstenho de adjectivar...

pdf

• Visitante
« Responder #471 em: Abril 18, 2020, 05:36:12 pm »
Não vejo com maus olhos a nacionalização. Podia servir para criar uma Antena 4 para os viciados em informação, como eu. Tenho ouvido muito a Observador nos últimos dias. Quando quero ouvir notícias e ponho na Antena 1 na esperança de um acompanhamento em permanência da situação que estamos a viver, levo com música.

Além disso seria uma forma de salvar um grupo e não o passar ao desbarato.

O Atento diz e bem que o leque de canais públicos em países pluralistas é bem maior que o nosso.

No entanto, entendo quem seja a desfavor de uma nacionalização.

joao_s

• Hero Member
« Responder #472 em: Abril 18, 2020, 06:24:06 pm »
A democracia portuguesa está consolidada e as interferências vão diminuindo.
Se o grupo não for nacionalizado, ninguém credível o adquirirá...
O DN desaparecerá...
A TSF degradar-se-á...
O JN continuará a perder influência...
A Rádio FRANCE têm 5 redes nacionais de FM...
A BBC tem 6/7...
A maior parte dos serviços públicos de rádio tem 4 canais nacionais...

Deixo uma questão: a Rádio Comercial está melhor agora, ou quando estava na esfera do Estado?
Nesta crise sanitária inédita para as gerações atuais e que está a paralisar uma parte significativa dos países, este é apenas o começo das ondas de choque destrutivas que se seguem, vem o caríssimo aludir a nacionalização de grupos de comunicação privados. Isso não é prioritário. Discordo desta visão paternalista do estado se meter em tudo, como se tivesse recursos ilimitados. A meu ver, o Estado deve, em primeiro lugar, salvaguardar a vida/saúde dos cidadãos, em segundo, focar-se nos setores estratégicos da economia, terceiro, alocar recursos para o Estado Social (uma conquista civilizacional da Europa, em contraponto com os EUA cujas responsabilidades do Estado foram delegadas à ganância do setor privado, não tendo, por isso, o caráter universal como na Europa).

O que se sabe relativamente ao desenrolar da crise pandémica é que segue uma recessão mundial, na Europa em particular, que vai afetar severamente o setor exportador do nosso País, internamente antevê-se o fecho de inúmeras empresas, o aumento da dívida pública, uma situação socialmente complexa e o Estado, endividado, sem recursos para recorrer a tudo. O País vai empobrecer. O Estado deve focar-se apenas naquela que é a sua missão, de resto aplicam-se as leis de Darwin, seleção natural, ie, resistem os mais fortes. A Economia irá recuperar, embora não à mesma velocidade de outros países com estruturas económicas, organizacionais e sociais mais robustas, mas lá chegaremos.

Discordo do seu ponto de vista. Não é prioritário, nem agora, nem em outro qualquer contexto.

Os países que refere com 6 estações de rádio públicas nacionais, também têm 6 vezes mais população do que nós (Reino Unido: 66,7 milhões de habitantes; França: 67 milhões de habitantes), economias com outra robustez e uma ligação/identificação do público muito maior com os serviços de comunicação social dos Estados. Não há comparação. Acho que aqui não se aplica.

Termino com a resposta à sua questão. O ‘FM Estéreo da Radio Comercial’, entre 1979 e 1985, arrumava a um canto a atual ‘Rádio Comercial’. Um produto claramente superior ao atual, sem margem para dúvidas. Mas não só, a atual ‘Antena 3’ também é absolutamente irrelevante quando comparada com esse ‘FM Estéreo da Radio Comercial’  que pertenceu à esfera pública. Uma rede nacional FM desperdiçada.

O ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ foi constituído com uma grelha eclética, ora com conteúdos mais elaborados, ora com conteúdos mais acessíveis. “Piscava o olho” a vários públicos.

Deixo aqui dois temas que passavam na rádio supracitada em 1983, quando tinha 12 anos. Apesar de não serem muito elaborados (um deles até é POP), continuo a ter gosto a ouvir isto. (Obrigado a todos que fizeram o ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’. Há muitos com a mesma opinião.)

THE ALAN PARSONS PROJECT - Don't Answer Me (Alan Parsons pertenceu à equipa de produtores do álbum “Dark side of the moon” – Pink Floyd, que por sua vez, teve produtores que desenvolveram o álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” – The Beatles, considerado o mais influente de sempre, por exemplo, na origem do Rock Progressivo. Este vídeo promocional do álbum “Ammonia Avenue” baseia-se na Banda Desenhada e dos filmes noir da década de 40)

THE JACKSONS - One more chance (nunca fui grande admirador dos Jackson 5, com a exceção deste grande tema.)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #473 em: Abril 18, 2020, 06:58:30 pm »
Na minha opinião, e apenas no caso da TSF cessar as suas emissões, a Antena 1 deve transformar-se numa rádio de informação a 100% e a Antena 3 passaria a ser uma rádio mais generalista ao nível musical, isto é, tentaria chegar a um audiência mais ampla que actualmente.
Três rádios públicas nacionais chegam e sobram para um país com 10 milhões de habitantes.
« Última modificação: Abril 18, 2020, 07:00:22 pm por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #474 em: Abril 18, 2020, 07:53:26 pm »
Na minha opinião, e apenas no caso da TSF cessar as suas emissões, a Antena 1 deve transformar-se numa rádio de informação a 100% e a Antena 3 passaria a ser uma rádio mais generalista ao nível musical, isto é, tentaria chegar a um audiência mais ampla que actualmente.
Três rádios públicas nacionais chegam e sobram para um país com 10 milhões de habitantes.

O serviço público suíço tem mais de três...

O belga também...

A TSF no caso de ser nacionalizada manteria a publicidade , ainda que com outro formato em antena, e a sua programação plural.

Poderia ainda servir as diferentes regiões através do desdobramento da emissão (Norte, Centro, Lisboa/Vale do Tejo e Algarve/Alentejo).
Teria igualmente mais desporto, acompanhando as diferentes modalidades.

Se não quiserem que o grupo morra, ou os privados credíveis pegam nele, ou, não sendo nacionalizado, morrerá.

O DN está em coma à espera da extrema unção...

O JN vai perdendo relevância para o tremendista CM...

Não se esqueçam que Portugal já só tem três jornais diários...

O Público não tem, para já, o mesma destino do DN, porque está inserido no grupo SONAE...

O grupo Impresa ganhou oxigénio graças a certas benesses quase excecionais...

O grupo média capital/PRISA passa por inúmeras dificuldades... Se não fosse o Santander a facilitar...O grupo PRISA já teria fechado... A dívida ascende a mais de 900 milhões de euros...

É desta que o grupo que controla o Observador ganha coragem e compra a TSF...

Os 15 milhões de euros a distribuir são uma gota de água num mar encapelado...
« Última modificação: Abril 18, 2020, 07:56:31 pm por Atento »

pdf

• Visitante
« Responder #475 em: Abril 18, 2020, 08:36:34 pm »

É desta que o grupo que controla o Observador ganha coragem e compra a TSF...

A este ponto não me chocaria e até via com bons olhos. Fui muito crítico da OBS do início mas é uma rádio que hoje gosto de ouvir. Uma RRN e as frequências a sul seria um mimo.

Mas continua a não haver pachorra para o JMF e afins... Ainda assim, a casa tem bons profissionais, esforçados e competentes.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #476 em: Abril 18, 2020, 08:49:42 pm »
Estou de acordo com as apreciações do João S e do AG.

Por exemplo a Comercial está pior, mas na era João David Nunes, este punha e dispunha. Era rádio que dava lucro com os programas patrocinados por marcas de prestígio. Isto o FM Estero, na OM tinha um canal bastante popular, que se batia com a RR, apesar de ter menos frequências.

E três canais estatais é mais do que suficiente num País como Portugal e a solução do AG é interessante.

E triste o que se está a passar com a TSF, mas deixem o mercado funcionar. É assim que funciona um País civilizado.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #477 em: Abril 18, 2020, 09:13:16 pm »

O serviço público suíço tem mais de três...

O belga também...

A TSF no caso de ser nacionalizada manteria a publicidade , ainda que com outro formato em antena, e a sua programação plural.

Poderia ainda servir as diferentes regiões através do desdobramento da emissão (Norte, Centro, Lisboa/Vale do Tejo e Algarve/Alentejo).

Teria igualmente mais desporto, acompanhando as diferentes modalidades.
Essa ideia também é interessante, porém não concordo com a publicidade porque seria concorrência desleal com os privados, assim teria receitas do serviço público e da publicidade, já basta o que se passa na RTP TV. E ainda existem as frequências FM da RDP África que poderiam perfeitamente servir para esses desdobramentos, com o acrescento de mais uns emissores a essa rede.

O que acho mais possível e para mim desejável, dentro da especulação, seria o grupo Impresa ficar com o grupo (TSF, JN, e os outros jornais encerrados ou só online) ou em alternativa o grupo Observador, que tem feito um óptimo trabalho informativo nos últimos tempos, mau grado a equipa de comentadores demasiado concentrada num determinado espectro político.
« Última modificação: Abril 18, 2020, 09:16:19 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #478 em: Abril 18, 2020, 10:14:50 pm »

Essa ideia também é interessante, porém não concordo com a publicidade porque seria concorrência desleal com os privados, assim teria receitas do serviço público e da publicidade, já basta o que se passa na RTP TV. E ainda existem as frequências FM da RDP África que poderiam perfeitamente servir para esses desdobramentos, com o acrescento de mais uns emissores a essa rede.

O que acho mais possível e para mim desejável, dentro da especulação, seria o grupo Impresa ficar com o grupo (TSF, JN, e os outros jornais encerrados ou só online) ou em alternativa o grupo Observador, que tem feito um óptimo trabalho informativo nos últimos tempos, mau grado a equipa de comentadores demasiado concentrada num determinado espectro político.
Não me parece que seria uma concorrência tão desleal, se repararmos a TSF passa muita publicidade que não tem lugar em mais nenhuma rádio como de alguns unidades industriais, a Ordem dos Advogados, etc.

Para além disso a publicidade poderia resolver dois problemas: a vergonha da rádio pública ficar eternamente com as migalhas que sobram do orçamento da TV e ainda finalmente todo o grupo estar globalmente estabilizado com uma melhor gestão deste orçamento. Agora com as audiências da RTP Memória a crescer e as da RTP1, RTP3, Antena 1 e 3 estáveis, a RTP2 está com os piores resultados de sempre e em sérios riscos de se tornar completamente irrevelante a um ponto irreversível...

No entanto, penso que o melhor para todos seria ter a TSF nas mãos da MCR: haveriam menos despedimentos, os jornalistas do grupo que vieram do RCP (estou a pensar em nomes como o Paulo Rico) eventualmente estão sedentos de voltar a uma rádio de informação e querem ter mais espaço do que os notíciários de 3 minutos da Comercial/M80, e tornariam-se no grupo de rádio mais forte do país. Vamos ver se com a catástrofe que está prestas a acontecer nas rádios locais pode levar a uma nova Lei da Rádio em que pelo meio se possam acabar com as já absurdas redes "regionais" e assim já não haveria qualquer problema legal.
Apesar do falhanço do negócio (felizmente) com a Cofina vão ter de resolver o assunto muito em breve por isso teria de aparecer um grupo forte, apesar de continuar a achar que a MCR poderia perfeitamente ser independente da TVI.
« Última modificação: Abril 18, 2020, 10:21:21 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #479 em: Abril 18, 2020, 11:05:26 pm »
Como estão as rádios locais quase que terão que reduzir horas de emissão local obrigatória. 5 no mínimo para tentar garantir continuidade de rádios.