Autor Tópico: TSF  (Lida 794584 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: TSF
« Responder #2370 em: Dezembro 28, 2023, 06:06:35 pm »
AG,

Eu até compeendo o ponto de vista, porém, daqui a pouco, não há sequer mercado. Sem JN e DN, ficamos limitados ao Público e ao Correio da Manhã. Se o Público acabar, que país é este que tem como único jornal diário um tabelóide? Mesmo o tabelóide+ 1 é muito pouco. Queremos ainda concentrar mais o mercado?

No caso que mais interessa aqui, a TSF, a única rádio de informação minimamente nacional vai fechar? Faz sentido? Mesmo que a Observador compre a rede, esta discussão é pertinente.
Jornais em papel por muito que nos custe tem como destino o fim. Faz parte. O futuro é online e aí há pluralismo. Acho que o fundamental é salvaguardar o arquivo histórico do DN e do JN.

Quanto à TSF, eventualmente se fechar (o que não acredito muito), os alvarás ficarão livres. O Estado pode criar uma rede em FM que substitua a TSF, desejavelmente para todo o continente, e depois concessionar ou criar uma Antena 4 nessa rede de frequências. E tudo isto sem ter de nacionalizar.
« Última modificação: Dezembro 28, 2023, 06:09:43 pm por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2371 em: Dezembro 28, 2023, 06:58:00 pm »
Detesto ter que ser continuadamente o arauto de más notícias, não duvidem, mas mais uma vez sabemos detalhes extra pela petição que já está a circular pelos trabalhadores da TSF:

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT119154

Dois contratos já não foram renovados, o que já é "perceptível em antena", e aparentemente dez pessoas não viram renovados os contratos a termo, entre jornalistas e sonoplastas, no que era "uma aposta da estação" (deduzo que pessoas que estavam a ser formadas ou tinham sido formadas naquele lote que entrou). Juntem o fim dos comentadores e já iremos com bem mais de 20 pessoas afastadas da TSF de uma forma ou de outra.

Também não foi pago o trabalho extra realizado desde Outubro até a quem era do quadro.

Isto é pré-rescisões amigáveis, sequer.

Em sentido inverso, e apesar de tanta nuvem negra, profundamente de elogiar o trabalho que está a ser feito em antena no regresso a casa, em que a animação não está sequer a sair beliscada! E a informação está como sempre esteve nos boletins principais. É inacreditável a força dos trabalhadores da estação.

Por esta altura o RCP já estava a quebrar visivelmente em antena e eu ainda não vi isso uma única vez hoje ou esta semana, sendo que ouço há mais de 3 horas e vou com talvez umas 10h acumuladas. Eu não sei se conseguia. Estão de parabéns!
« Última modificação: Dezembro 28, 2023, 07:03:50 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #2372 em: Dezembro 28, 2023, 07:19:10 pm »
A RTP - RÁDIO é responsável por esta miséria a que chegamos.

Contribuiu para que em Portugal a rádio de pslavra nunca fosse levada, digamos, assim, a sério.

Contribuiu graças a uma Antena 3 acantonada em nichos para o nefasto e nocivo duopólio da Comercial e RFM, arrastando outras rádios para esse caminho,mormente a decadente rr.

Parabéns a todos os patetinhas que na RDP estão contra o desporto,  a palavra e o seu poder...

Parabéns aos desprovedores figuras altamente nocivas para a rádio de palavra que privilegia o direto, a saber:Guerra, Martins e Reis sobretudo.

« Última modificação: Dezembro 28, 2023, 07:23:04 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2373 em: Dezembro 28, 2023, 07:52:33 pm »

Contribuiu para que em Portugal a rádio de pslavra nunca fosse levada, digamos, assim, a sério.

Contribuiu graças a uma Antena 3 acantonada em nichos para o nefasto e nocivo duopólio da Comercial e RFM, arrastando outras rádios para esse caminho,mormente a decadente rr.

Parabéns a todos os patetinhas que na RDP estão contra o desporto,  a palavra e o seu poder...

Parabéns aos desprovedores figuras altamente nocivas para a rádio de palavra que privilegia o direto, a saber:Guerra, Martins e Reis sobretudo.

A TSF não é da RTP (neste momento) e isto não tem qualquer relação com a RTP, sendo uma rádio privada.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2374 em: Dezembro 28, 2023, 08:07:08 pm »
Atenção a todos os que queiram apoiar a TSF neste momento difícil, temos IBAN:

PT50 0035 0196 0003 0765 5307 3

Conta solidária, felizmente não aberta como conta caucionada num banco angolano com sucursal cá, mas na Caixa Geral de Depósitos de Gonçalo Cristóvão, a meia dúzia de passos da antiga sede da TSF e do JN no Porto.

São dezenas de milhar de euros ou ainda mais que estão em falta, acredito que é essencial todos ajudarmos com o que podemos.

Se gostamos de rádio, temos de defender quem faz o tipo de rádio de que gostamos, ou isto vai acabar tudo na fossa.

Eu vou ajudar ainda hoje.

Atento

• Hero Member
« Responder #2375 em: Dezembro 28, 2023, 08:15:44 pm »

A TSF não é da RTP (neste momento) e isto não tem qualquer relação com a RTP, sendo uma rádio privada.

Não é da RTP/RDP mss tem tudo a ver.
Tudo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2376 em: Dezembro 28, 2023, 09:11:44 pm »
O disparate devia pagar imposto e altíssimo.
Assim o estado arrecadava umas massas, que até ajudavam o estado a ter sempre as contas certas.

Mas falando do que interessa, eu nem tenho ouvido a TSF, pois quando me cheira a estertor, não gosto de assistir.
Tem sido sempre assim em todas situações similares.
Ora sou contra contra qualquer tipo de nacionalização, mesmo que encapotada.
Ora ficando as frequências lives defendo novo concurso para a Rede Regional Norte.

Mas assisto a isto com profunda mágoa. Fui dos primeiros participantes do fórum, quando a rádio ainda era pirata. Que saudades desses tempos.
E que terrível deve ser, neste mês tão simbólico de Dezembro, os seus valorosos profissionais ficarem sem os seus vencimentos.
Vou contribuir, na medida das minhas possibilidades e quero dar um abraço de solidariedade a todos eles.
Que triste e vergonhosa situação...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2377 em: Dezembro 28, 2023, 09:46:26 pm »
Jornal das 19h com 7 minutos e uma voz de "enterro" do Artur Carvalho.
Infelizmente, cheira cada vez mais aos últimos tempos do RCP...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2378 em: Dezembro 28, 2023, 09:49:47 pm »
Mais do que a importante contribuição monetária que está a ser feita no imediato, era também interessante que outras rádios começassem a absorver os profissionais que agora estão a ver as contas no zero.

Há muito talento na TSF que não merece ficar à porta do IEFP.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #2379 em: Dezembro 28, 2023, 10:09:44 pm »
O disparate devia pagar imposto e altíssimo.
Assim o estado arrecadava umas massas, que até ajudavam o estado a ter sempre as contas certas.

Mas falando do que interessa, eu nem tenho ouvido a TSF, pois quando me cheira a estertor, não gosto de assistir.
Tem sido sempre assim em todas situações similares.
Ora sou contra contra qualquer tipo de nacionalização, mesmo que encapotada.
Ora ficando as frequências lives defendo novo concurso para a Rede Regional Norte.

Mas assisto a isto com profunda mágoa. Fui dos primeiros participantes do fórum, quando a rádio ainda era pirata. Que saudades desses tempos.
E que terrível deve ser, neste mês tão simbólico de Dezembro, os seus valorosos profissionais ficarem sem os seus vencimentos.
Vou contribuir, na medida das minhas possibilidades e quero dar um abraço de solidariedade a todos eles.
Que triste e vergonhosa situação...

O Guerra

O Martins

E a actual desprovedora que

Contribuam assim como os demais que têm minado as rádios tendencialmente de palavra...

Da  minha parte não haverá um único cêntimo.
« Última modificação: Dezembro 28, 2023, 10:13:56 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2380 em: Dezembro 28, 2023, 11:15:58 pm »
Repito, o disparate devia pagar imposto e altíssimo.

Eu até sou acérrimo defensor da privado, mas não sou daqueles que acho que as gestões neste sector são sempre óptimas.
E este caso das sucessivas gestões do grupo da TSF são prova que isso está longe de ser verdade.
Dito isto, concordo com o AG que não tem que ser o estado a acudir a tudo, por muito que nos custe aqui o mercado tem que funcionar.
Mas o estado podia ficar com as participações do grupo na Lusa, mesmo que, temporariamente.
E também, como diz é muito bem o AG, ficar com o arquivo riquíssimo, de JN e DN.
E também concordo que o tempo dos jornais, já foi.

Nunca pensei ter escrever estas coisas da TSF, que foi uma valiosissima escola de rádio e jornalistas.
Quer SIC, quer TVI quando apareceram, foi à TSF que foram buscar imensos profissionais.
Enfim, o fim de uma era...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2381 em: Dezembro 28, 2023, 11:21:18 pm »

Eu até sou acérrimo defensor da privado, mas não sou daqueles que acho que as gestões neste sector são sempre óptimas.
E este caso das sucessivas gestões do grupo da TSF são prova que isso está longe de ser verdade.
Dito isto, concordo com o AG que não tem que ser o estado a acudir a tudo, por muito que nos custe aqui o mercado tem que funcionar.
Mas o estado podia ficar com as participações do grupo na Lusa, mesmo que, temporariamente.
E também, como diz é muito bem o AG, ficar com o arquivo riquíssimo, de JN e DN.

Nunca pensei ter escrever estas coisas da TSF, que foi uma valiosissima escola de rádio e jornalistas.
Quer SIC, quer TVI quando apareceram, foi à TSF que foram buscar imensos profissionais.
Concordo totalmente. Também acho que a Agência Lusa poderia ser uma empresa estatal, como aliás, as antecessoras ANOP e ANI o eram.

modernices

• Hero Member
« Responder #2382 em: Dezembro 28, 2023, 11:41:20 pm »
Entramos em terreno juridicamente muito perigoso para a rádio. Nos jornais nem tanto mas na rádio é complicado.

Em caso de insolvência da TSF as licenças são automaticamente canceladas não podendo ser utilizadas na massa insolvente para converter em créditos. É um duplo rombo porque quiçá é a única fonte de riqueza das empresas que ficam esvaziadas dos seus mais valiosos activos. Já aconteceu anteriormente, no caso em rádios locais que por não terem grande valor não chateou ninguém. Neste caso não é a mesma coisa pelo que não acredito que haja um pedido de insolvência do lado da empresa e consequentemente o fim da TSF. Só que os pedidos de insolvência podem vir de muitos lados. Não é bem a minha área mas acho que há aqui uma arma nas mãos dos trabalhadores. Infelizmente os funcionários são aqui um pião, dos mais afetados mas com esta situação de falta de pagamento ganham aqui um botão de bomba atómica para usar contra a administração, se entenderem.

Entretanto, caso as licenças sejam absorvidas devido a insolvência caberá ao governo fazer novo concurso para as atribuir novamente. Nos casos onde já aconteceu as licenças simplesmente foram e já não vieram.

Atento

• Hero Member
« Responder #2383 em: Dezembro 28, 2023, 11:44:30 pm »

O estado não tem que ficar com.os ossos e outros com o bife do lombo.

O Estado tem de ficar com a participação na Lusa (é isso que acontece na maior parte dis países eurooeus) e ficar com a TSF que deve fazer parte de forma definitiva do grupo RTP- Rádio como canal tendencialmente de informação e com 100% de conteúdos de palavra.

A RR não pode continuar a desinvestir nos conteúdos de informação e debate. Já ultrapassou o aceitável.  Neste sentido, sou da opinião que a rede da RR  deve ser caçada e um novo concurso lançado tendo como pressupostos o valor da informação e do pluralismo.

A ANTENA 3 TEM DE ENTRAR EM CAMPO E ACABAR COM O NEFASTO DUOPÓLIO COMERCIAL/RFM.

POR CAUSA DA ANTENA 3 E DESTE SINISTRO DUOPÓLIO É QUE A BÚSSOLA ORIENTOU AS RÁDIOS PARA ESTE ESTÚPIDO CAMINHO.

ALGUNS ARTISTAS QUE AGORA CHORAM HIPOCRITAMENTE A TSF EM PERIGO CONTRIBUÍRAM PARA ESTE DESASTRE ANUNCIADO.

A PRÓXIMA SERÁ  - E BEM - A RR.

JÁ TENHO A CHAMPANHE NO FRIGORÍFICO!!!
« Última modificação: Dezembro 28, 2023, 11:52:01 pm por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #2384 em: Dezembro 28, 2023, 11:58:02 pm »

O estado não tem que ficar com.os ossos e outros com o bife do lombo.

O Estado tem de ficar com a participação na Lusa (é isso que acontece na maior parte dis países eurooeus) e ficar com a TSF que deve fazer parte de forma definitiva do grupo RTP- Rádio como canal tendencialmente de informação e com 100% de conteúdos de palavra.

A RR não pode continuar a desinvestir nos conteúdos de informação e debate. Já ultrapassou o aceitável.  Neste sentido, sou da opinião que a rede da RR  deve ser caçada e um novo concurso lançado tendo como pressupostos o valor da informação e do pluralismo.

A ANTENA 3 TEM DE ENTRAR EM CAMPO E ACABAR COM O NEFASTO DUOPÓLIO COMERCIAL/RFM.

POR CAUSA DA ANTENA 3 E DESTE SINISTRO DUOPÓLIO É QUE A BÚSSOLA ORIENTOU AS RÁDIOS PARA ESTE ESTÚPIDO CAMINHO.

ALGUNS ARTISTAS QUE AGORA CHORAM HIPOCRITAMENTE A TSF EM PERIGO CONTRIBUÍRAM PARA ESTE DESASTRE ANUNCIADO.

A PRÓXIMA SERÁ  - E BEM - A RR.

JÁ TENHO A CHAMPANHE NO FRIGORÍFICO!!!

Porque há de esbanjar dinheiro dos contribuintes com a TSF se pode criar uma rede por decreto?