Autor Tópico: TSF  (Lida 794106 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2340 em: Dezembro 24, 2023, 02:23:39 pm »
Fico mais tranquilo com a sugestão do BE em nacionalizar temporariamente porque é garantia que isso não vai acontecer.

Não sei não, a AR está em pleno funcionamento até 20/01, e não me admiraria que o P(N)S seja também favorável a tal solução. Não sei até que ponto para a própria AD não seria um bocado suicidário opor-se à falência de vários OCS com tamanho prestígio.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2341 em: Dezembro 24, 2023, 11:09:48 pm »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2342 em: Dezembro 25, 2023, 12:34:16 am »
Desculpem-me o triplo post, mas tal como desconfiava, o Princípio da Incerteza continua a ser transmitida pela TSF. Passou na hora das 23h.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #2343 em: Dezembro 25, 2023, 02:06:15 am »
Desculpem-me novamente...mas justifica. Edição das 2h suprimida! Já se começam a notar os cortes. Sei que é noite de Natal, mas mesmo assim não faz qualquer sentido, na Rádio Notícias. Sobre a importância de se manter uma TSF com meios, que redação com 30 jornalistas vai desenvolver este tipo de trabalho de excelência de jornalismo de investigação? Desculpem-me, mas não vejo a Antena 1 com unhas para tal guitarra, muito menos, com muita pena minha, a Rádio Renascença.

https://www.tsf.pt/programa/violeta.html

Ouvi pela primeira vez o 6º episódio que foi reposta agora na hora da 1h, a seguir ao jornal. Filipe Santa Bárbara, sem dúvida, um os grandes nomes do jornalismo nacional. Espero que o 7º e último episódio ainda chegue a sair.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2344 em: Dezembro 25, 2023, 04:03:07 am »
Desculpem-me novamente...mas justifica. Edição das 2h suprimida! Já se começam a notar os cortes. Sei que é noite de Natal, mas mesmo assim não faz qualquer sentido, na Rádio Notícias. Sobre a importância de se manter uma TSF com meios, que redação com 30 jornalistas vai desenvolver este tipo de trabalho de excelência de jornalismo de investigação? Desculpem-me, mas não vejo a Antena 1 com unhas para tal guitarra, muito menos, com muita pena minha, a Rádio Renascença.

Ouvi pela primeira vez o 6º episódio que foi reposta agora na hora da 1h, a seguir ao jornal. Filipe Santa Bárbara, sem dúvida, um os grandes nomes do jornalismo nacional. Espero que o 7º e último episódio ainda chegue a sair.

Às 03:58 fui ouvir. Bloco de publicidade normal pré notícias, informação alargada do tempo a substituir, e não houve boletim das 04:00 também, foi para Sérgio Godinho diretamente.

Penso que é a primeira vez na história da TSF em que, fora de greves, isto acontece. E há um desgraçado de um locutor, sem notícias na Rádio Notícias, que está na continuidade EM DIRETO a uma hora destas, com uma TSF nestas condições. Louvo-lhe a dedicação!

(Penso que seja Rui Lameira)

No site não há noticiário das 03:00 também, aparece listado mas não tem lá arquivo, dá erro de reprodução. https://www.tsf.pt/programa/noticiarios.html

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2345 em: Dezembro 25, 2023, 12:39:24 pm »
Atualização: não houve notícias na Rádio Notícias durante 5 horas, entre as 02h e as 06h. Ou seja, a única pessoa que faria madrugadas não as fez. Só voltaram às 07h no início do turno seguinte.

Atento

• Hero Member
« Responder #2346 em: Dezembro 25, 2023, 01:58:48 pm »

Se a Antena1 não tem/ tiver unhas é porque são preguiçosos ou incompetentes.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2347 em: Dezembro 25, 2023, 03:56:23 pm »
O Mestre Fernando Alves executou, por conta própria, mais uns Sinais, desta vez, em modo de exaltação aos camaradas que foram despedidos pela Global Media.
Caso sejam aqueles os nomes dispensados, a TSF perderá a sua nata.

Poderão escutá-los aqui.

https://www.instagram.com/reel/C1RSxc3uxKk/?igsh=MWZhcW00Z2pxYjBqNQ==
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2348 em: Dezembro 25, 2023, 04:21:13 pm »
Penso que é a primeira vez na história da TSF em que, fora de greves, isto acontece. E há um desgraçado de um locutor, sem notícias na Rádio Notícias, que está na continuidade EM DIRETO a uma hora destas, com uma TSF nestas condições. Louvo-lhe a dedicação!

Ocorreu-me que, face ao atual surto de COVID e gripe que o pais enfrenta, possa se ter tratado de doença súbita. A Senhora que fez as madrugadas no dia anterior estava com a voz bastante obstruída. Ainda assim, numa rádio com a dimensão da TSF, impunha-se que existisse um hornalista de turno. Mais a mais numa noite em que até há bastante mais pessoas a circular do que o normal. O ano passado, por exemplo a RFM até teve locução e jornais em direto toda a madrugada. Quanto mais uma TSF não o deve fazer. Em todo o caso, pensei que era irónico termos uma Antena 1 com jornalista e sem locutor e uma TSF com locução sem jornalismo.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2349 em: Dezembro 25, 2023, 06:40:30 pm »

Ocorreu-me que, face ao atual surto de COVID e gripe que o pais enfrenta, possa se ter tratado de doença súbita. A Senhora que fez as madrugadas no dia anterior estava com a voz bastante obstruída. Ainda assim, numa rádio com a dimensão da TSF, impunha-se que existisse um hornalista de turno. Mais a mais numa noite em que até há bastante mais pessoas a circular do que o normal. O ano passado, por exemplo a RFM até teve locução e jornais em direto toda a madrugada. Quanto mais uma TSF não o deve fazer. Em todo o caso, pensei que era irónico termos uma Antena 1 com jornalista e sem locutor e uma TSF com locução sem jornalismo.

Mas se é assim ninguém sabe ver a escala do 24 para isto? Não há responsabilidade?

E "surto de COVID e gripe" é forçoso, na minha opinião. Acaso estamos confinados?

Foi isso sim o bom e velho adagio português de "deixa andar": a jornalista teve que faltar, ou optou por faltar, não importa, e nem ninguém coloca alguém a substituir, nem há qualquer cuidado para acautelar estas questões. Gente que estivesse em trânsito noite dentro porque ia estar com os pais, estava sozinho ou não tinha outra companhia, chapéu.

Se tivesse acontecido algo crítico na madrugada a TSF noticiava? Noticiava ela e eu. Era a Antena 1, aliás é sempre a Antena 1, que nestas é a única estação em que confio praticamente, porque por múltiplas vezes a TSF já tinha apresentado falhas nesse horário e na Observador não devem ter editorias e por isso é chapa igual até pelo menos às 5 da manhã salvo casos previsivelmente extraordinários. Ou pelo menos estava assim.

E noticiar durante a madrugada, até rádios generalistas como a RR, logo não é por aí.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2350 em: Dezembro 26, 2023, 12:44:58 am »

Mas se é assim ninguém sabe ver a escala do 24 para isto? Não há responsabilidade?

E "surto de COVID e gripe" é forçoso, na minha opinião. Acaso estamos confinados?

Foi isso sim o bom e velho adagio português de "deixa andar": a jornalista teve que faltar, ou optou por faltar, não importa, e nem ninguém coloca alguém a substituir, nem há qualquer cuidado para acautelar estas questões. Gente que estivesse em trânsito noite dentro porque ia estar com os pais, estava sozinho ou não tinha outra companhia, chapéu.

Se tivesse acontecido algo crítico na madrugada a TSF noticiava? Noticiava ela e eu. Era a Antena 1, aliás é sempre a Antena 1, que nestas é a única estação em que confio praticamente, porque por múltiplas vezes a TSF já tinha apresentado falhas nesse horário e na Observador não devem ter editorias e por isso é chapa igual até pelo menos às 5 da manhã salvo casos previsivelmente extraordinários. Ou pelo menos estava assim.

E noticiar durante a madrugada, até rádios generalistas como a RR, logo não é por aí.
Já era altura dos jornalistas assumirem a locução durante essas horas mortas.

Não faz grande sentido numa madrugada haver locução mas não haver noticiário por não haver jornalista.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2351 em: Dezembro 26, 2023, 02:12:03 pm »

Não faz grande sentido numa madrugada haver locução mas não haver noticiário por não haver jornalista.

100% de acordo, não custa nada (no mínimo dos mínimos, sendo o desejável o que disseste) fecharem o jornal ou abrirem um jornal e darem a respetiva continuidade. Se ainda não se o fez, porque nem a Rádio Observador o faz, suspeito que esteja em causa um certo corporativismo de classe, dos jornalistas.

A parte engraçada é que se chegou a realizar nos anos 90, tenho vívida memória de até 2001 (pré-Tojal) os jornalistas na RFM darem no mínimo continuidade para programas gravados e para painéis de locutores, ou abrirem espaços informativos com a respetiva continuidade.

Em 2023 não saber mexer numa mesa ou num computador não é desculpa. É fácil dizer o que vem a seguir e informações genéricas, ninguém pede entertainers a certas horas também, por exemplo, e por aí fora.

Entretanto, notícias às 14h com uma (salvo erro) Ana Cristina Henriques que a meio ficou atacada por rouquidão.
« Última modificação: Dezembro 26, 2023, 02:16:28 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2352 em: Dezembro 26, 2023, 03:54:42 pm »

100% de acordo, não custa nada (no mínimo dos mínimos, sendo o desejável o que disseste) fecharem o jornal ou abrirem um jornal e darem a respetiva continuidade. Se ainda não se o fez, porque nem a Rádio Observador o faz, suspeito que esteja em causa um certo corporativismo de classe, dos jornalistas.

A parte engraçada é que se chegou a realizar nos anos 90, tenho vívida memória de até 2001 (pré-Tojal) os jornalistas na RFM darem no mínimo continuidade para programas gravados e para painéis de locutores, ou abrirem espaços informativos com a respetiva continuidade.

Em 2023 não saber mexer numa mesa ou num computador não é desculpa. É fácil dizer o que vem a seguir e informações genéricas, ninguém pede entertainers a certas horas também, por exemplo, e por aí fora.

Entretanto, notícias às 14h com uma (salvo erro) Ana Cristina Henriques que a meio ficou atacada por rouquidão.
Dos anos 90 (1993) até 2002 o director da RFM foi o Pedro Tojal, precisamente.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2353 em: Dezembro 26, 2023, 05:17:46 pm »
Dos anos 90 (1993) até 2002 o director da RFM foi o Pedro Tojal, precisamente.

Exato, eu queria dizer pré-Tojal na MCR, coisas escritas ao correr da pena dá nisto :D

pdnf

• Hero Member
« Responder #2354 em: Dezembro 26, 2023, 06:34:29 pm »
Confesso que acho um bocadinho estranho ver jornalistas a dar continuidade. No outro dia apanhei a Clara de Sousa na SIC a dizer no final do jornal para ficar desse lado, que a seguir vinha mais um episódio da novela. Soa estranho. Mas nas madrugadas, para dizer, são 02h em PT e na Madeira e 1h nos Açores, era caoaz de resultar. Há o precedente do JCT que continua com a carteira ativa e faz, fundamentalmente, animação. Mas deve ser praticamente caso único.
Rádio é: