Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 601824 vezes)

raposinho

• Newbie
  • *
Re: Mega Hits
« Responder #2850 em: Setembro 11, 2026, 02:42:36 pm »
Nos dias que correm, qualquer tentativa de renovar rádios de orientação sobretudo musical quase se arrisca a ser, por si só, uma luta contra moinhos de vento.
Enfim, a melhor das sortes para a Mega. Até porque, numa comparação direta de playlists com a Cidade FM, sempre teve uma (suposta) vantagem da qual (quase) nunca soube tirar partido: uma maior diversidade musical, que a faz estar menos dependente das (naturais) oscilações das correntes de mercado - a Cidade FM, por seu turno, sempre teve queda para se colar mais diretamente a qualquer nova moda que re/apareça: hip-hop/R&B, EDM, reggaeton/latino urbano, funk.br, etc. Não se trata de uma crítica, apenas uma constatação.

É muito factual, sem dúvida. Ainda como Rádio Cidade já era assim, e depois como Cidade FM ainda dobrou mais nessa tendência nos últimos 23 anos. Tudo o que corresponda ao que se ouve na cidade passa na Cidade.
Diga-se também que essa necessidade por parte da Cidade FM tinha elementos corporativos (logo, comerciais) atrelados. É bom lembrar que, no momento em que a antiga Rádio Cidade virou Cidade FM, havia não só a Rádio Comercial na sua transição para Hot AC/Adult Top 40, como também tínhamos a Best Rock (rock) E a Mix FM (música de dança). Como tal, a Cidade FM de então viu necessidade de encontrar um rumo bem definido. Na altura, o hip-hop/R&B já tinha grande penetração entre os jovens portugueses e continuou a ter até à explosão EDM da transição de década. Por essa altura, a Best Rock e a Mix FM já estavam basicamente mortas. Foi até a altura em que Cidade FM mudou o slogan de «Música à tua medida» para «A 1ª rádio dos Êxitos» e acabou por absorver algumas das opções que dantes iriam automaticamente para a Best e para a Mix na playlist - para além de que havia aí também um elemento de resposta ao sucesso da reformulação da Mega FM para Mega Hits.
Hoje em dia, a tal vantagem que a Mega Hits teria em ter maior diversidade acabou por se diluir, porque há alturas em que a sua playlist e a da RFM têm demasiada convergência. Isso é o que tem sido melhor trabalhado, de forma mais consistente, entre Comercial e Cidade FM. E sim, é verdade que o portfólio de rádios no éter da Renascença Multimédia é menor que o da Rayo - 3 contra 5. Mas só isso não explica a melhor estratégia de distinção que a última faz, creio.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2851 em: Setembro 11, 2026, 03:16:31 pm »
Durante a emissão de hoje do turno XXL que a Matilde Prata está a fazer esta semana, já ouvi a "Because of You" do Ne-Yo (2007) e a "Take Me Out" dos Franz Ferdinand (2004).
Fiz uma rápida investigação. O segundo caso até que se justifica, pois houve um ressurgimento viral durante o último ano. Já o primeiro, não se entende.
Seja como for, idealmente, uma estação Top 40 não deve recuar mais que 10 anos, no máximo (idealmente, será cinco), para ir buscar canções para rotação recorrente. Por outro lado, até se compreende. O consenso cultural já andava periclitante pré-pandemia e ruiu de vez desde então. Por isso, estes recuos até bem lá atrás, mesmo para gerações mais novas, soam reconfortantes.

Para mim, esses clássicos fazem sentido e têm espaço numa rádio Top 40.

O problema é que aparecem em demasia, e os novos hits estão a ser mal escolhidos.

Ainda não ouvi a nova da Ella Langley nem a nova do Steve Lacy, mas depois temos ''empecilhos'' a entupir a playlist, que teimam a não desaparecer (parece a RR).

Houve outro ''forista'' que sugeriu Diogo Pires não para locutor, mas para director da rádio. Penso que até não seria uma ideia descabida, relembrando a grande capacidade comunicacional dele. Talvez acumular as duas funções? O sr Nélson está a mais neste momento, infelizmente.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2852 em: Setembro 11, 2026, 11:21:35 pm »
Durante a emissão de hoje do turno XXL que a Matilde Prata está a fazer esta semana, já ouvi a "Because of You" do Ne-Yo (2007) e a "Take Me Out" dos Franz Ferdinand (2004).
Fiz uma rápida investigação. O segundo caso até que se justifica, pois houve um ressurgimento viral durante o último ano. Já o primeiro, não se entende.
Seja como for, idealmente, uma estação Top 40 não deve recuar mais que 10 anos, no máximo (idealmente, será cinco), para ir buscar canções para rotação recorrente. Por outro lado, até se compreende. O consenso cultural já andava periclitante pré-pandemia e ruiu de vez desde então. Por isso, estes recuos até bem lá atrás, mesmo para gerações mais novas, soam reconfortantes.
Houve outro ''forista'' que sugeriu Diogo Pires não para locutor, mas para director da rádio. Penso que até não seria uma ideia descabida, relembrando a grande capacidade comunicacional dele. Talvez acumular as duas funções? O sr Nélson está a mais neste momento, infelizmente.

Eu também acho que a ideia do Diogo subir a diretor não é nada descabida. Pelo contrário, acho que seria uma opção a ter bastante em conta.

Aliás, uma coisa que nunca consegui perceber muito bem foi o facto de o Diogo ter ficado tantas vezes em segundo plano nas grelhas e nunca ter saltado para o canais vizinhos, RFM ou RR, o que já aconteceu várias vezes com outras pessoas que por ali passaram. Sempre teve capacidade para muito mais e, durante bastante tempo, acabou por assumir horários ou funções que, na minha opinião, não correspondiam propriamente àquilo que podia dar à rádio... digo isto por aquilo que vou vendo nas redes e acho que o próprio grupo valida o que escrevo, ou não fosse ele a cara de uma espécie de workshop que vai ser dado nas instalações das rádios do grupo.

O Diogo tem experiência, é um apaixonado pela rádio e conhece bem aquela rádio em concreto, para além de que comunicar e "namorar" o ouvinte como ninguém da sua geração... faz por gosto e soa bem. Acho que tem perfil para ter uma intervenção muito maior naquilo que é a linha da estação e nas decisões que são tomadas.

Também não vejo porque é que teria obrigatoriamente de deixar de estar no ar. Até acho que poderia ser interessante acumular as duas funções, o próprio Nelson já o fez e até me recordo que assumiu, em tempos, um programa "ancora" da estação, o Web10.
O Diogo poderia continuar a fazer emissão e a ter contacto com os ouvintes, mas passava também a ter uma responsabilidade maior dentro da rádio. (como o outro Diogo, da Comercial)

Às vezes parece que determinadas pessoas ficam demasiado tempo no mesmo lugar, mesmo quando já demonstraram que têm capacidade para assumir outras responsabilidades. E acho que o Diogo é um desses casos. Nunca percebi muito bem porque é que nunca deu "o passo seguinte", foi-lhe prometido algo e estará em banho maria ? Se sim, espero que seja o momento.

Quanto ao Nélson, não acho que seja preciso transformar isto num ataque pessoal. A questão, para mim, é perceber quem pode dar uma nova dinâmica à rádio nesta fase. E, sinceramente, acho que o Diogo tem uma percepção melhor do que é o ADN da Mega e o seu publico, coisa que o Nelson de 2026 aparenta não ter.
« Última modificação: Setembro 11, 2026, 11:25:47 pm por ouvinte »

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2853 em: Setembro 18, 2026, 10:24:53 am »
O painel das manhãs passa para as tardes, anunciado há pouco em antena.

A nova grelha estreia segunda-feira. Foi a última emissão do ''Snooze'', não sei se o nome vai continuar o mesmo.

Desde que incluam o Diogo Pires num destes painéis, já dou como positivas as mudanças.

Resta saber se mexem também com a plástica e com a playlist.

raposinho

• Newbie
  • *
« Responder #2854 em: Setembro 18, 2026, 12:15:06 pm »
O painel das manhãs passa para as tardes, anunciado há pouco em antena.

A nova grelha estreia segunda-feira. Foi a última emissão do ''Snooze'', não sei se o nome vai continuar o mesmo.

Desde que incluam o Diogo Pires num destes painéis, já dou como positivas as mudanças.

Resta saber se mexem também com a plástica e com a playlist.
Uma das coisas que sinceramente gostava que voltasse: o Top 10 às 10. Ou qualquer outra variação.
Embora compreenda que esse tipo de programas possa parecer obsoleto na era dos prestadores de serviço digital, a verdade é que há truísmos que o são porque já foram mais do que testados. Dois deles continuam mais relevantes que nunca nesta era, seja em que plataforma for. São eles as pessoas: 1) gostarem de conteúdos que lhes permitam se rever a si mesmas; 2) terem alguma ilusão de poder sobre esses mesmos conteúdos. Afinal, a título de exemplo, como explicar a contínua popularidade dos reality shows, mesmo entre um público mais jovem?
Seja como for, não estou muito esperançado nisso.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2855 em: Setembro 18, 2026, 12:21:30 pm »
Já  se sabe que o Snooze vai das 7 as 11
O Drive In das 15 às 19..

A programa completa sera apresentada Domingo  nas redes sociais.

raposinho

• Newbie
  • *
« Responder #2856 em: Setembro 18, 2026, 12:23:17 pm »
Já  se sabe que o Snooze vai das 7 as 11
O Drive In das 15 às 19..

A programa completa sera apresentada Domingo  nas redes sociais.
Isso quer dizer que, muito provavelmente, vai haver um/a único/a animador/a entalado/a entre esses. Um modelo de grelha igual ao da Cidade FM, basicamente. Parece indicar uma estratégia de concorrência direta, literalmente.
« Última modificação: Setembro 18, 2026, 12:26:01 pm por raposinho »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2857 em: Setembro 18, 2026, 07:23:42 pm »
Mais "
 achegas " :
Snooze, com Madaleba Costa e Maria Petronilho

Drive In, com Pilar, Margarida Borrego e Mateus Lourenço.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2858 em: Setembro 18, 2026, 09:31:47 pm »
Diogo Pires?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2859 em: Setembro 19, 2026, 11:56:52 am »
Diogo Pires?

2 da manhã e já vai com sorte, a avaliar pela estupidez que ando a ler dos painéis principais.

Mais "
 achegas " :
Snooze, com Madaleba Costa e Maria Petronilho

Drive In, com Pilar, Margarida Borrego e Mateus Lourenço.

Madalena Costa de manhã é uma boa troca, a Maria Petronilho... lamento mas não.

No Drive In a Pilar Lourenço se não for a pivot principal é de armar uma guerra, a Margarida Borrego faz o papel de influencer (menos estridente agora) feito anteriormente pela Catarina Maia, e o Mateus Lourenço nem sequer faço ideia de quem seja.

Ou seja: como de costume no grupo R/Com, a montanha volta mais uma vez a parir um rato, muito secretismo para absolutamente nada. Só dois nomes são boas trocas. De resto é baralhar e voltar a dar quase o mesmo, até na estrutura.

Diogo Pires, zero. Podia ser a voz masculina que se junta à Madalena Costa? Podia, se o diretor de programas não fosse tão pouco competente a organizar estruturas internas.

Por aqui já se percebe que 2a é para esquecer, vai ser mais do mesmo. Precisamente o que não se pedia. Parabéns.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2860 em: Setembro 19, 2026, 05:56:10 pm »
Sim, no fundo foi o que Cidade FM fez , as manhãs  passam para as tardes e as tardes para as manhãs.

A questão do Diogo Pires e sempre a mesma...
Ja alguém imaginou que pode ser ele, a não querer horarios mais exigentes?
Eu já,  até porque faz outras coisas, tem uma agência de formação  de vozes. Varios locutores já  passaram por lá.

Maria Petronilho,  tem potencial na voz, mas já  está na RTP ao lado da Catarina Furtado e modera um podecast do Publico.
Portanto, tem valor, mas talvez ir aos cursos do Diogo Pires não lhe fizesse mal.

Por último Mateus Lourenço é um humorista, muito apreciado pela Joana Marques, alem de construir personagens, imita outras,  personalidades públicas.
Como locutor é muito fraco...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2861 em: Hoje às 12:10:47 pm »
Olho para esta nova grelha com alguma estranheza... especialmente em relação à não presença do Diogo em antena
Em abril estive numa formação da academia da renascença, onde estava presente o Diogo, e ele foi muito direto quando lhe perguntaram, dos objetivos de vida que tem, o que é lhe ainda falta fazer em rádio. Falou das manhãs, de programas “com desafios”… mesmo com tudo o que faz, assume-se como alguém da rádio e que vive para ela.
Se ele diz isto a pessoas com quem está 'meia dúzia de horas', acredito que diga o mesmo, ou até mais, aos colegas e chefias.
É esperar que não seja uma despromoção e ele apareça no período a seguir às férias do casamento, no tal horário que supostamente ambiciona e que, na minha humilde opinião, mais que merece.