Durante a emissão de hoje do turno XXL que a Matilde Prata está a fazer esta semana, já ouvi a "Because of You" do Ne-Yo (2007) e a "Take Me Out" dos Franz Ferdinand (2004).
Fiz uma rápida investigação. O segundo caso até que se justifica, pois houve um ressurgimento viral durante o último ano. Já o primeiro, não se entende.
Seja como for, idealmente, uma estação Top 40 não deve recuar mais que 10 anos, no máximo (idealmente, será cinco), para ir buscar canções para rotação recorrente. Por outro lado, até se compreende. O consenso cultural já andava periclitante pré-pandemia e ruiu de vez desde então. Por isso, estes recuos até bem lá atrás, mesmo para gerações mais novas, soam reconfortantes.
Houve outro ''forista'' que sugeriu Diogo Pires não para locutor, mas para director da rádio. Penso que até não seria uma ideia descabida, relembrando a grande capacidade comunicacional dele. Talvez acumular as duas funções? O sr Nélson está a mais neste momento, infelizmente.
Eu também acho que a ideia do Diogo subir a diretor não é nada descabida. Pelo contrário, acho que seria uma opção a ter bastante em conta.
Aliás, uma coisa que nunca consegui perceber muito bem foi o facto de o Diogo ter ficado tantas vezes em segundo plano nas grelhas e nunca ter saltado para o canais vizinhos, RFM ou RR, o que já aconteceu várias vezes com outras pessoas que por ali passaram. Sempre teve capacidade para muito mais e, durante bastante tempo, acabou por assumir horários ou funções que, na minha opinião, não correspondiam propriamente àquilo que podia dar à rádio... digo isto por aquilo que vou vendo nas redes e acho que o próprio grupo valida o que escrevo, ou não fosse ele a cara de uma espécie de workshop que vai ser dado nas instalações das rádios do grupo.
O Diogo tem experiência, é um apaixonado pela rádio e conhece bem aquela rádio em concreto, para além de que comunicar e "namorar" o ouvinte como ninguém da sua geração... faz por gosto e soa bem. Acho que tem perfil para ter uma intervenção muito maior naquilo que é a linha da estação e nas decisões que são tomadas.
Também não vejo porque é que teria obrigatoriamente de deixar de estar no ar. Até acho que poderia ser interessante acumular as duas funções, o próprio Nelson já o fez e até me recordo que assumiu, em tempos, um programa "ancora" da estação, o Web10.
O Diogo poderia continuar a fazer emissão e a ter contacto com os ouvintes, mas passava também a ter uma responsabilidade maior dentro da rádio. (como o outro Diogo, da Comercial)
Às vezes parece que determinadas pessoas ficam demasiado tempo no mesmo lugar, mesmo quando já demonstraram que têm capacidade para assumir outras responsabilidades. E acho que o Diogo é um desses casos. Nunca percebi muito bem porque é que nunca deu "o passo seguinte", foi-lhe prometido algo e estará em banho maria ? Se sim, espero que seja o momento.
Quanto ao Nélson, não acho que seja preciso transformar isto num ataque pessoal. A questão, para mim, é perceber quem pode dar uma nova dinâmica à rádio nesta fase. E, sinceramente, acho que o Diogo tem uma percepção melhor do que é o ADN da Mega e o seu publico, coisa que o Nelson de 2026 aparenta não ter.