A cerca de 2 anos andava meio forum a criticar a Mega, era a Mega Lixo, era a rádio tóxica.
Essa horrivel rádio, deu 3 locutores à Antena3, dois à RFM e 1 à RR. Mais o Diogo. Ou seja 7.
Acho até que foi a geração com mais sucesso.
Sim, mas em que contexto? É que o contexto conta.
Os dois que se transferem para a Antena 3 fazem-no no contexto em que a Antena 3 renova os painéis das pontas e pelos 30 anos da estação, o que como se sabe acontece todos os dias no mercado português; os dois que foram para a RFM, francamente, um não fazia nada de jeito antes e não está a fazer nada de jeito agora (o Luís Pinheiro) e mais cedo que mais tarde vai parar à continuidade, e a Ana Pinheiro sempre se saiu bem e fez evolução natural; e a Inês Nogueira na RR não é por ter vindo da Mega, é
pelo trabalho imenso que está a levar na RR que a está a posicionar na melhor versão da locutora que pode ser, já nem falando do raro que é alguém ter subido logo à RR.
A Mega dar locutores a outras estações não é positivo. É aliás péssimo. Porque significa que quem lá está não fideliza público, e na necessidade de renovação de estações vizinhas nacionais há saltos do barco. É uma lógica de operação completamente diferente dos tempos em que o Rui Maria Pêgo ia para a Sudoeste TMN. Há uma degradação, neste momento.
Claro, depois temos os casos em que a estação liga com o próprio perfil (a Teresa Oliveira) e aí é completamente diferente e não há que assacar a ninguém senão à própria, mas isso são casos à parte.
A Cidade, como sempre ,tem bons valores, bem melhores que os da Mega.
Vai buscar a vários lados, não apenas à Católica, tem essa vantagem relativa (que se torna desvantagem se houver gente melhor na Católica que nas outras, o que aliás já aconteceu em dois momentos). Mas vai buscar jovens universitários. Não vai buscar gente ao TikTok.
É que até este processo está com confusões já: a promo do Instagram diz uma coisa ("Prova que deves ser tu o próximo membro da equipa da Mega!"), a promo rádio diz no copy "simula o que farias se fosses locutor na Mega" - o que não é bem a mesma coisa - e eu vi ontem um TikTok de alguém a tentar a sorte que trabalha na BTV e que estava essencialmente a dizer em voz alta... o currículo dela.
Ou seja, viu no Instagram, não ouviu a estação (ou ouve e não apanhou a promo ainda), e portanto a comunicação da Mega meteu água; e por outro lado,
é de uma utilidade sem limites dizer-se um currículo em voz alta e colocada em vez de mandar o PDF e mostrar-se o que se sabe fazer.
Depois vi outro TikTok em que alguém que
acha que tem uma ideia o que é estar a uma mesa tenta imitar, muito mal, uma saída de um problema técnico na mesa, o que foi a ideia mais genial que vi até hoje: não dominar o básico e tentar fazer o avançado. Essa foi 5*.
E assim vamos cantando e rindo. É a isto que se chegou. É isto que a Mega está a fazer.
Ate tem uma muito razoável/ boa playlist para a Rádio que é e uma boa capacidade para atrair patrocínios...
Mas a nivel de animadores, estamos conversados...
A playlist é bastante boa para o que é e está mesmo na melhor fase que ouvi de playlist em bastantes anos. Nisso concedo totalmente. Dentro do género não há outra. Agora, a animação era mandar abaixo e fazer de novo em certos horários. A continuidade chega a ser melhor que os painéis das pontas (!!!!).
Não é possível que eu ouça a Catarina Maia - calha sempre a ela, também tem cá uma sorte... - na hora das 16h20 a falar naquilo que o Globo de Ouro é feito, que até é um tema interessante, e a establecer que não poderia ser feito de latão, e que no mínimo tinha que ser a folha de ouro... porque ela é que estabelece aquilo claro, ela é que manda nos Globos. Torna-se ainda mais giro quando lemos o contexto da SIC no Eco (foi uma notícia no Domingo). Aqui a Madalena Costa, e bem, a entrar por cima sobre este tema e a tentar meter alguma decência e alguma centralidade nas coisas - deve-me ter andado a ler aqui - porque realmente aquilo não cabia na cabeça de ninguém.
Elogiar aqui a Madalena Costa que por volta dessa hora, penso que no final desse tema todo, faz-me uma saída de antena a dar entrada a uma música a acabar "a abrir" (fez a voz para cima, não para baixo) que foi inesperado, ficou muito, muito bem em antena e eu sinceramente ia a conduzir e adorei. Nem toda a gente tem capacidade de fazer uma saída assim. 5* mesmo.
Eu vou continuar a ouvir mais a Mega nos próximos dias, inclusive estarei por Lisboa e na margem sul amanhã, e portanto à medida que for percebendo mais depois vou mencionando aqui.