Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 576688 vezes)

pdf

• Visitante
Re: Mega Hits
« Responder #465 em: Setembro 01, 2021, 01:25:39 pm »

Não é à toa que a Samsung, depois de deixar de colocar placa de FM nos telefones, o voltou a fazer, pois, curiosamente, foi a camada mais jovem da população a se queixar da sua falta!

E a Xiaomi que se está a tornar na segunda marca mais vendida a nível mundial nunca deixou de ter rádio FM na esmagadora maioria dos seus modelos.

Os de gama "alta" deles já não têm... só os de média/baixa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #466 em: Setembro 01, 2021, 03:35:47 pm »
Mega Hits Sintra,porque raio tem RDS sempre local?
Não faz sentido,na grande Lisboa estraga comutação...

Nunca me tinha dado conta que a Mega Sintra e a Mega Rio Maior emitem 24h/dia com RDS de rádio local.

Estive a ler a Lei da Radio, deliberações da ERC e tenho uma teoria: a não existência do mesmo RDS (ou melhor, possibilidade de comutação) é uma forma de conseguirem encobrir a programação simultânea 24/h por dia do serviço de programas MEGAHITS (92.9, 90.6, 96.5, 106.4, 90.0, 92.4), evitando as emissões locais que tanto a Cidade FM como a M80 fazem.

Se pensarmos bem, é o mesmo que ocorre com a Nova Era, de que já chamei a atenção algures no tópico deles, com a agravante de, no caso da nortenha, tanto os 100.1 como os 101.3 terem o mesmo RDS, e, ainda assim, não comutarem, sendo duas entradas distintas na procura de frequências. O facto de ambos os serviços de programas e mesmo o nome das empresas de rádio terem"Nova Era" na designação poderá explicar esta benovolência da ERC, sabendo nós que não poderem constuituir um serviço de programas, por serem rádios do mesmo distrito, ao abrigo do nº1, artigo 10º da Lei da Rádio (Lei n.º 54/2010).

Por outro lado, a MegaHits Sintra, não pode fazer serviço de programas por causa dos 92.4 que são igualmente do distrito de Lisboa. Mas, diferentemente do que aconteceu para Rio Maior, se pesquisarem por Edições e Publicidade (a sociedade detentora da Mega Sintra) verificam que nunca foi requerida a constituição de uma parceria, exatamente a mesma situação... que os 100.1 da NovaERA. Há coisas curiosas.

Para mim, possivelmente o que aconteceu, foi que em Rio Maior ""desistiram"" da parceria, passa tudo como sendo Mega RM...e na verdade, a emissão é exatamente a mesma! Lembro que o estatuto editorial e grelha tinham de ser entregues posteriormente. É aldrabar o espírito da Lei, a vontade do legislador, mas parece-me que é uma lacuna com potencial de ser explorada, pois em lado algum refere que a programação própria não possa ser a mesma para dois ou mais serviços de programas, apenas referindo que tem de ser feita tendo em conta "a relevância para a audiência da correspondente área geográfica de cobertura, nomeadamente nos planos social, económico, científico e cultural", o que não é difícil para uma rádio temática ser igual em todo o território nacional.

A ser assim, o departamento jurídico da MCR (Cidade FM e M80) anda a dormir na forma, ou são puristas na interpretação da lei, o que pode ser o caso. Se não for, e for mesmo incumprimento deliberado da Mega e da Nova Era, alguém na ERC anda a asobiar para o ar, ou a fechar os olhos deliberadamente. É verdade que tudo isto é só estúpido, face ao panorama atual.

Esta semana andei pelo Alto Minho português e espanhol, onde as nossas Hit Radios dão lugar às espanholas. No caso da Los40 está desdobrada por três frequências na Galiza litoral: 89.1 (Pontevedra), 90.6 (Santiago de Compostela), 99.4 (Vigo), todas escutadas na zona de Cerveira, naturalmente que os 90.6 a serem pior escutados, já com muito ruído e parece-me que até com alguma pressão da nossa Mega. Mas o que me dei conta: o desdobramento só existe em termos de RDS e de publicidade. No painel das nossas 13:00 às 17:00 da Cris Regatero, cada uma das locais interrompia para a sua publicidade, quando queria, nem que depois entrassem com a música a meio, cortassem intervenções da Cris, o que fosse. O bloco publicitário de Madrid entrava em cadeia, com destaque a empresas com presença no território nacional, como a Carglass e o MediaMarkt, independentemente da publicidade das locais. Honestamente, preferiria um modelo deste tipo para as temáticas, embora me pareça impossível este sistema mantendo os RDS sempre nacionais. Ou então, de uma vez por todas, assumimos que as licenças nacionais são, de todo insuficientes e que precisamos de usar locais para responder a parte da procura.

Já agora, os 92.9 não são da R/Com, correto? É frequência alugada. Alguém confirma?

« Última modificação: Setembro 01, 2021, 04:10:30 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #467 em: Setembro 01, 2021, 03:58:17 pm »
Noutro post, sobre a minha passagem pelo Minho, e o desempenho da Mega Hits na A28/EN13: bem mais fraco do que o que seria de esperar. Os 92.9 metem muito sinal a sul de Braga, mas bem mais fraco a Norte.

Senão vejamos, 90.6 até Modivas, entre Modivas e o Mindelo entram os 92.9, que fraquejam novamente a partir daí e até ao nó da Povoa, fazendo entrar os 90.6, mas com sinal fraco embora escutável. A partir do nó da Póvoa em diante, entram sempre os 92.9, com algum sinal mais fraco e um pouco de ruído entre Esposende e Casstelo de Neiva, mas a perder o sinal, só por breves instantes no início da descida da serra. Começam a fraquejar a partir de Viana do Castelo, sendo que no centro da cidade o sinal é realemente fraco, com muito estático à mistura. Começando a subir a Serra de Arga... bom aqui é que entra a parte engraçada. Mal sais de Viana do Castelo, na separação com a A27, migra novamente para os 90.6 até ao nó do Outeiro (junto à imponente torre eólica), que se escutam razoavelmetne bem, mas nessa zona entram bem os sinais de Santa Justa, a prova é que os 105.3 são também a escolha da TSF. A partir do Outeiro, sinto a trocar, com uma qualidade de escuta melhor, pensei eu que para os 92.9. Só que não! Quando olhei para o autoradio fiquei boquiaberto: eis que os 96.5 de Aveiro fazem cerca de 5km na A28 até ao nó de Ancora, com excelente qualidade de sinal. São nada mais nada menos do que 130 Km em linha reta.
O mais engraçado é que os 96.5 mal metem sinal em Gaia. Ajudará parte deles serem feitos sobre o mar? lembro-me de ler algures sobre um fenómeno similar para os 89.5 da Smooth de Matosinhos.

Do nó de Âncora para a frente, as portuguesas morrem muito, sempre aos saltinhos, então as Antenas é uma tristeza! É nessa zona que entram e morrem os sinais portugueses em direção a norte, e os espanhóis em direção a sul. Voltando à Mega, fui puicando se a apanhava em alguma frequência a partir daí e nada. Só do lado espanhol, na estrada para O Tomiño, quem vira na Ponte à direita, é que os 92.9 voltam a ser escutados, e a entrar até com RDS. Mas no alto da Serra, junto ao Cervo não se escutam. Este fenómeno das ondas... é simplesmente engraçadíssimo!

Em suma, os 92.9 nem por sombras cumprem a norte o que se prevê no FMScan.

Já agora, os 92.9 não são da R/Com, correto? É frequência alugada. Alguém confirma? É que até chegou a estar aberto um processo de contraordenação na ERC por retransmissão integral da Mega, no ano de 2009. Depois disso, não surge qualquer documento mais sobre essa frequ~encia, pressumo que tenha resultado da mudança da lei e da criação dos serviços de programas.
« Última modificação: Setembro 01, 2021, 04:12:46 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #468 em: Setembro 01, 2021, 04:57:39 pm »
A de Rio Maior tem RDS nacional e local.
A de Sintra 24 horas local.
Muito chato para quem circula no IC19 e outras vias próximas,pois infelizmente não existe comutação entre Sintra e Lisboa.
Muito mal isso.

pdnf

• Hero Member
« Responder #469 em: Setembro 01, 2021, 07:15:10 pm »
A de Rio Maior tem RDS nacional e local.
A de Sintra 24 horas local.
Muito chato para quem circula no IC19 e outras vias próximas,pois infelizmente não existe comutação entre Sintra e Lisboa.
Muito mal isso.

Na base da dados que o Sr. Luís alimenta só consta o local e estava-me a recordar que a Maria, quando esteve de férias, partilhou um storie em que filmava o rádio do carro no horário dela (obviamente com ela a ser ouvinte) e lembro-me que aparecia MEGA RM, não MEGAHITS. Será que passa mesmo para nacional?

A solução é ter as duas frequências memorizadas e quando falha mudar. Num dos carros, tenho um rádio que não faz comutação e quando passo na zona de sombra dos 90.6 em Gaia, lá tenho de carregar na posição em que tenho os 92.9.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #470 em: Setembro 02, 2021, 12:04:25 am »
Como já referi, o RDS é local e nacional "MEGA RM" e "MEGAHITS", mas a emissão é 100% Nacional (Lisboa). Até vos digo que os 92,6 estão mais adiantados (1/2 Segundos) que os 92,4, já testei muitas vezes. Sempre foi assim, desde a chegada da Mega a Rio Maior.

pdnf

• Hero Member
« Responder #471 em: Setembro 03, 2021, 06:29:44 pm »
Luís Pinheiro é o novo apresentador do Curto Circuito, conjuntamente com um tal de Ricardo Maria.
50% dos animadores do Snooze são apresentadores do CC, o programa mais infantil da TV portuguesa, 25% apresenta o programa mais vazio e baixo nível que existe.

Dá que pensar sobre se o Snooze ainda faz sentido na grelha da Mega. É que cada vez mais contrasta para pior com os demais painéis. Curiosamente, o tipo com menos formação e de quem se deveria esperar menos por vir do Youtube, a meu ver, é quem ainda vai segurando o programa com alguma qualidade miníma. Para salvarem a carreira deles na rádio (relevante, note-se) precisam de mexer no programa rapidamente.

PS: Mais uma vez, a Catarina Moreira a não ficar com o lugar, sendo preterida por pessoas a meu ver, menos talentosas. É a diferença entre nascer em Guimarães ou em Cascais.  :'( :'(
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #472 em: Setembro 03, 2021, 07:54:21 pm »
A Catarina Moreira há de ter a sua grande oportunidade, não precisa desse programita só visto por meia dúzia de moscas e mosquitos numa TV como som de fundo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #473 em: Setembro 07, 2021, 11:04:20 am »
Faz hoje 23 anos que se iniciaram as emissões da MegaHits, nos primeiros 11 anos designada como Mega FM.
Para comemorar, começaram a anunciar em antena que vão oferecer 5 T0's com renda paga durante 12 meses em Lisboa e Coimbra. Pode ser uma ajuda à recuperação de audiências pois é uma oferta, como dizer... generosa, em comparação com um Vive La Guita! Já agora, de quem é a locução do anúncio do passatempo? A voz é-me familiar, mas não estou a identificar.
« Última modificação: Setembro 07, 2021, 11:07:08 am por pdnf »
Rádio é:

Boxx

• Hero Member
« Responder #474 em: Setembro 07, 2021, 11:30:21 am »
Tinha grande expectativa nessa altura, tanto mais, pois a Mega vinha ocupar a frequência mágica da Radio Energia (92.4)...mas foi uma desilusão e que se tem adensado.

pdnf

• Hero Member
« Responder #475 em: Setembro 07, 2021, 12:07:21 pm »
Tinha grande expectativa nessa altura, tanto mais, pois a Mega vinha ocupar a frequência mágica da Radio Energia (92.4)...mas foi uma desilusão e que se tem adensado.

Nessa altura era muito pequeno para me lembrar. Nem sabia que a TSF tinha tido outra rádio para além da XFM, uma pena não termos ainda um grupo TSF igualmente forte, a fazer sombra à R/Com e MCR.

Mas que confusão ia naquela rádio nas frequências de Coimbra: https://radioinforma.blogs.sapo.pt/109233.html

Quanto à Mega, o principal defeito que lhe aponto é o de ter mesmo pouca palavra, a meu ver fruto de continuar a insistir que é uma rádio para teenageres, quando na realidade esse segmento é dominado pela Cidade FM.

A Mega, pelos temas tratados na maioria do horário (excluo as manhãs que precisam de mexida urgente), posiciona-se cada vez mais no segmento 23-33. Ou seja, jovens em fim de Universidade e até à idade de virem os rebentos! Por vezes estão a desenvolver os temas e sente-se a pressão do corte para a música. Ainda ontem a Ana Pinheiro ia contar uma história. Só que deu-se conta que "já não dava tempo!". Por acaso a Catarina que estava ao comando disse-lhe para contar, derrapava mas valia a a pena! Deve ter ajustado algures numa música ou spot publicitário e bem. Valeu a pena, ri-me bem com a história!

A playlist é muito mais adulta que a da Cidade FM, mas devia ser menos robotizada e ter mais intervenção dos animadores na escolha, que hoje se resume, quanto muito a uma/duas músicas por painel, possibilidade que nem todos usam.  Daí que de vez em quando, apareçam umas coisas mais antigas. Podia ter um pouco mais de rock, sem dúvida. O Hip-Hop já ia quase todo à vida, embora reconheça que diminuiu bastante no último ano a presença em antena.

Falta por, por exemplo, os podcasts no ar, não só no streaming. Precisava de passar o The Listening para a semana, num horário de maior destaque. É um bom conceito, e muito bem preparado e explorado pela Teresa Oliveira. Podia fazer programas/rúbricas de autor sobre outros temas pertinentes para a faixa etária, como tema Los40 em podcast. Era uma pedrada no charco dos mais de 90 minutos de música sem parar. Finalmente, acabar com os gravados, nos horários que tem hoje. Sábado a Catarina fez direto (disse horas ao minuto e fez dois discos pedidos via Whatsapp) e é sem dúvida diferente! Querendo usar gravados, faça-os para os horários que estão hoje sem locução, tem 3 animadores na prateleira quase toda a semana, que bem podiam gravar uns takes.

Por outro lado, a rede de emissores, deixa a desejar e muito. No Porto, os 90.6 são péssimos, precisam de sair de Santa Justa urgentemente e deixar de ter o analógico por baixo que torna a escuta desagradável. Precisa de reforçar na A2 e Algarve e eventualmente no Interior. Para quem diz que o futuro é a net, vejam o trambolhão valente que deu a irmã espanhola, hoje com 6 emissores, e só 3 deles em Madrid. De 500k diários passou para menos de 100k, graças a essa ideia peregrina. O jogo ainda se ganha no FM (DAB+ quando houver). Até pelo simples facto de ser tempo real e não gastar dados.

O site também já levava uma melhoradela...quem ainda usa o domínio sapo.pt em 2021?  8)

Os pontos fortes são, a meu ver, sem dúvida a playlist que anda a ser mais bem escolhida, para uma rádio deste tipo e considerando as limitações inerentes. Por outro lado, pelo menos nesta equipa, a grande maioria são super acessíveis, mesmo a vedeta, passando a barreira é porreira! Por exemplo, já troquei mensagens com todos, até política internacional americana já discuti com uma das meninas, numa conversa bem interessante.  ;D ;D Mandares uma sugestão e ela entrar em antena 10 minutos depois... já me aconteceu, por mais do que uma vez! Rádio de proximidade e palavra é aquilo que o Spotify não dá!
Rádio é:

ToLv

• Hero Member
« Responder #476 em: Setembro 07, 2021, 03:14:00 pm »
Faz hoje 23 anos que se iniciaram as emissões da MegaHits, nos primeiros 11 anos designada como Mega FM.
Para comemorar, começaram a anunciar em antena que vão oferecer 5 T0's com renda paga durante 12 meses em Lisboa e Coimbra. Pode ser uma ajuda à recuperação de audiências pois é uma oferta, como dizer... generosa, em comparação com um Vive La Guita! Já agora, de quem é a locução do anúncio do passatempo? A voz é-me familiar, mas não estou a identificar.

O passatempo não tem nada que ver com o aniversário. É simplesmente o que ficou contratualizado com a Century21. A voz é da Inês Andrade.

pdnf

• Hero Member
« Responder #477 em: Setembro 07, 2021, 08:05:14 pm »

O passatempo não tem nada que ver com o aniversário. É simplesmente o que ficou contratualizado com a Century21. A voz é da Inês Andrade.

A Inês Andrade tem o dom de fazer "várias vozes". Mas sim, tens razão. A Teresa hoje vendeu o passatempo como sendo uma parceria para celebração do aniversário!
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #478 em: Setembro 08, 2021, 07:54:55 pm »
Fui até à Serra tirar a curiosidade, se quiserem ver o emissores (92,6/99,5) na área fotos ;)

pdnf

• Hero Member
« Responder #479 em: Setembro 14, 2021, 01:49:53 am »
Contrariamente às expectativas que tinha para a entrevista da Giulia Be na Mega, que tinha deixado expressas esta manhã no tópico da CDD_FM, posso dizer que fui agradavelmente surpreendido. A entrevista correu muitíssimo bem. Principalmente porque sendo a Mega e estando a Inês Nogueira a entrevistar, esperava cusquices aos pacotes e foi precisamente o oposto. A entrevista foi praticamente toda ela sobre música, tendo-se falado no irmão apenas, mas que é co-autor da música. A Catarina Palma conduziu brilhantemente a emissão, com serenidade, conseguindo, ainda assim ser divertida, com a ajuda de uma Inês mais calma do que o que esperava, o que não deixa de ser sinal de crescimento profissional. Ambas estão de parabéns, em estádios diferentes, são duas vozes da nata. Acho que a Giulia percebeu a diferença na abordagem, a Catarina e a Inês foram as únicas a ter honra de feed no IG, que é o que fica para a posteridade.

Para além disso, foram cerca de 35 minutos ininterruptos, com exceção de duas músicas tocadas ao vivo, sendo que uma delas, o Inesquecível não correu particularmente bem à Giulia, mas é sempre de louvar quando se canta ao vivo, em lugar de recorrer ao playback. E vale sempre pela voz lindíssima de Giulia.

A Mega foi, sem dúvida, quem mais ousou na emissão, pela entrevista mais musical, pela música ao vivo e pelo tempo contínuo, mas o risco valeu a pena.

Em sentido inverso, a RFM e o Wi-Fi foram a desilusão. De quem mais esperava, foi quem pior desempenho teve. Em termos líquidos a conversa não chegou aos 15 minutos, interrompida por blocos de 3 músicas seguidas de outros autores, que podiam perfeitamente ter ficado na gaveta. A conversa girou sempre em torno da vida privada, muito pouco sobre música e foi totalmente em busca do clickbite. O Cara Podre foi talvez o pior a que assisti.

Em suma, o que releva de um dia atípico, mas importante para a rádio portuguesa, com poucas oportunidades de ouro como estas é que as duas rádios jovens meteram as irmãs mais velhas no bolso. Isso sem qualquer margem para dúvida. A Comercial e a RFM deveriam questionar-se até que ponto o modelo de risadas forçadas e excessivo protagonismo à figura do locutor não estão esgotados. Audiências até têm, mas também têm redes nacionais.

Por ordem de desempenho, diria que, numa escala de 0-20:

1. MegaHits - 17
2. Cidade Fm - 16
3. Comercial - 12
4. RFM - 7

PS: Vou tentar disponibilizar as emissões, com exceção da da Comercial que, por não saber não gravei, mas está no website.
« Última modificação: Setembro 14, 2021, 01:52:07 am por pdnf »
Rádio é: