Mega Hits Sintra,porque raio tem RDS sempre local?
Não faz sentido,na grande Lisboa estraga comutação...
Nunca me tinha dado conta que a Mega Sintra e a Mega Rio Maior emitem 24h/dia com RDS de rádio local.
Estive a ler a Lei da Radio, deliberações da ERC e tenho uma teoria: a não existência do mesmo RDS (ou melhor, possibilidade de comutação) é uma forma de conseguirem encobrir a programação simultânea 24/h por dia do serviço de programas MEGAHITS (92.9, 90.6, 96.5, 106.4, 90.0, 92.4), evitando as emissões locais que tanto a Cidade FM como a M80 fazem.
Se pensarmos bem, é o mesmo que ocorre com a Nova Era, de que já chamei a atenção algures no tópico deles, com a agravante de, no caso da nortenha, tanto os 100.1 como os 101.3 terem o mesmo RDS, e, ainda assim, não comutarem, sendo duas entradas distintas na procura de frequências. O facto de ambos os serviços de programas e mesmo o nome das empresas de rádio terem"Nova Era" na designação poderá explicar esta benovolência da ERC, sabendo nós que não poderem constuituir um serviço de programas, por serem rádios do mesmo distrito, ao abrigo do nº1, artigo 10º da Lei da Rádio (Lei n.º 54/2010).
Por outro lado, a MegaHits Sintra, não pode fazer serviço de programas por causa dos 92.4 que são igualmente do distrito de Lisboa. Mas, diferentemente do que aconteceu para Rio Maior, se pesquisarem por Edições e Publicidade (a sociedade detentora da Mega Sintra) verificam que nunca foi requerida a constituição de uma parceria, exatamente a mesma situação... que os 100.1 da NovaERA. Há coisas curiosas.
Para mim, possivelmente o que aconteceu, foi que em Rio Maior ""desistiram"" da parceria, passa tudo como sendo Mega RM...e na verdade, a emissão é exatamente a mesma! Lembro que o estatuto editorial e grelha tinham de ser entregues posteriormente. É aldrabar o espÃrito da Lei, a vontade do legislador, mas parece-me que é uma lacuna com potencial de ser explorada, pois em lado algum refere que a programação própria não possa ser a mesma para dois ou mais serviços de programas, apenas referindo que tem de ser feita tendo em conta "a relevância para a audiência da correspondente área geográfica de cobertura, nomeadamente nos planos social, económico, cientÃfico e cultural", o que não é difÃcil para uma rádio temática ser igual em todo o território nacional.
A ser assim, o departamento jurÃdico da MCR (Cidade FM e M80) anda a dormir na forma, ou são puristas na interpretação da lei, o que pode ser o caso. Se não for, e for mesmo incumprimento deliberado da Mega e da Nova Era, alguém na ERC anda a asobiar para o ar, ou a fechar os olhos deliberadamente. É verdade que tudo isto é só estúpido, face ao panorama atual.
Esta semana andei pelo Alto Minho português e espanhol, onde as nossas Hit Radios dão lugar à s espanholas. No caso da Los40 está desdobrada por três frequências na Galiza litoral: 89.1 (Pontevedra), 90.6 (Santiago de Compostela), 99.4 (Vigo), todas escutadas na zona de Cerveira, naturalmente que os 90.6 a serem pior escutados, já com muito ruÃdo e parece-me que até com alguma pressão da nossa Mega. Mas o que me dei conta: o desdobramento só existe em termos de RDS e de publicidade. No painel das nossas 13:00 à s 17:00 da Cris Regatero, cada uma das locais interrompia para a sua publicidade, quando queria, nem que depois entrassem com a música a meio, cortassem intervenções da Cris, o que fosse. O bloco publicitário de Madrid entrava em cadeia, com destaque a empresas com presença no território nacional, como a Carglass e o MediaMarkt, independentemente da publicidade das locais. Honestamente, preferiria um modelo deste tipo para as temáticas, embora me pareça impossÃvel este sistema mantendo os RDS sempre nacionais. Ou então, de uma vez por todas, assumimos que as licenças nacionais são, de todo insuficientes e que precisamos de usar locais para responder a parte da procura.
Já agora, os 92.9 não são da R/Com, correto? É frequência alugada. Alguém confirma?