Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 341662 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #1410 em: Janeiro 23, 2026, 02:52:44 am »
Devem ficar Viseu, Montijo e Algarve com as emissões locais. Sendo que na frequência do Montijo será para dois periquitos e pouco mais.

107.2 não podem alterar o âmbito que têm. É um emissor de Gaia, tem mais dificuldades de propagação para norte que para sul não por opção da Bauer, mas pela naturalidade das coisas: para sul do Monte da Virgem tens campo livre pela maior parte, para norte é só um dos maiores contínuos urbanos. Claro que o rendimento não pode ser o mesmo entre um caso e outro, considerando os 500w que tem. Já muito faz ela...

Concordo que uma microcobertura seria necessária para os lados de Perosinho e Sandim, mas por essa lógica todas as do Monte da Virgem poderiam pedi-la, todas falham. O problema é que não tens frequências disponíveis em condições para as micros, é uma zona de convergência de vários sinais. E esta BMAP não está interessada nisso.

Colocar 105.6 parece evidente: é para dar guia de marcha a Vale de Cambra para outro projeto. Pena é não ser para a Smooth.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1411 em: Janeiro 23, 2026, 07:50:23 am »
Eu gostava de ver Gaia, Viseu,Aveiro,Lisboa, Alcanena e Penacova na associação e de fora Amares, Montijo e Algarve

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1412 em: Janeiro 23, 2026, 10:47:41 am »
Duvido que haja essa mudança, provavelmente a Bauer vai adoptar o mesmo esquema da Observador com o emissor de Viseu em que o PS do RDS é sempre o mesmo, mudando só o PI em emissão local.

Nem acho que faça sentido retirar 106,2 das 24 horas em cadeia para colocar um emissor de Aveiro quando 107,2 e 99,7 entram bem na região sem grandes falhas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1413 em: Janeiro 23, 2026, 05:11:13 pm »
Eu gostava de ver Gaia, Viseu,Aveiro,Lisboa, Alcanena e Penacova na associação e de fora Amares, Montijo e Algarve
Não fazia qualquer sentido deixar de fora uma das grandes cidades do país, Braga, uma das cidades mais jovens, para colocar uma Viseu, de média dimensão e muito mais envelhecida.

O número de 6 emissores está mesmo pensado para cobrir o eixo Viana/Braga-Setúbal onde estão 8 milhões de pessoas.

Duvido que haja essa mudança, provavelmente a Bauer vai adoptar o mesmo esquema da Observador com o emissor de Viseu em que o PS do RDS é sempre o mesmo, mudando só o PI em emissão local.

Nem acho que faça sentido retirar 106,2 das 24 horas em cadeia para colocar um emissor de Aveiro quando 107,2 e 99,7 entram bem na região sem grandes falhas.
Também me parece que será o mais sentido fez, mas, por outro lado, é um bocado estranho não terem pedido a alteração do PS para Loulé e Viseu. Não deixa de ser verdade que 91.6 se ouvem na margem sul e na zona ribeirinha de Lisboa. A Mega e a TSF sempre se safaram sem as ""micros"", que na prática é o que fazem esses emissores.

107.2 não podem alterar o âmbito que têm. É um emissor de Gaia, tem mais dificuldades de propagação para norte que para sul não por opção da Bauer, mas pela naturalidade das coisas: para sul do Monte da Virgem tens campo livre pela maior parte, para norte é só um dos maiores contínuos urbanos. Claro que o rendimento não pode ser o mesmo entre um caso e outro, considerando os 500w que tem. Já muito faz ela...

Concordo que uma microcobertura seria necessária para os lados de Perosinho e Sandim, mas por essa lógica todas as do Monte da Virgem poderiam pedi-la, todas falham. O problema é que não tens frequências disponíveis em condições para as micros, é uma zona de convergência de vários sinais. E esta BMAP não está interessada nisso.

Colocar 105.6 parece evidente: é para dar guia de marcha a Vale de Cambra para outro projeto. Pena é não ser para a Smooth.
Não sei não conseguem, é que também na Comercial 97.7 se nota bem essa diferença, mais orientada para Sul do que para Norte. Parece-me que é mesmo uma opção.
Sandim desconhecia que tinha problemas. Acho que não vou lá há mais de dez anos, apesar de ser de Gaia. Na realidade, só mesmo a Cidade FM é que tem quebras de sinal muito acentuadas. A Antena 3 apresenta alguma distorção na chegada aos Carvalhos, não sei se efeito da Mundial, mas, de resto, quanto muito, vão a mono e perdem o RT. A NOVA ERA, curiosamente, é, provavelmente a melhor de todas de Gaia, nacionais incluídas, na EN109-2, não se nota mesmo que é zona de sombra. Mistérios...
« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 05:18:02 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1414 em: Janeiro 23, 2026, 05:31:15 pm »
Também me parece que será o mais sentido fez, mas, por outro lado, é um bocado estranho não terem pedido a alteração do PS para Loulé e Viseu. Não deixa de ser verdade que 91.6 se ouvem na margem sul e na zona ribeirinha de Lisboa. A Mega e a TSF sempre se safaram sem as ""micros"", que na prática é o que fazem esses emissores.

Eh, safar é como quem diz... quem emite de Monsanto como a Mega e a TSF tem algumas falhas de sinal ou mesmo multipath em zonas como Alcântara, Ajuda, Santa Apolónia, e do lado de lá do rio em Cacilhas, no centro de Almada, na zona da Trafaria/Porto Brandão, no centro do Barreiro... Mesmo em áreas como Algés ou Belém as micros ajudam bastante, por exemplo... não é tão linear. Fazem alguma falta.

A Antena 3 apresenta alguma distorção na chegada aos Carvalhos, não sei se efeito da Mundial, mas, de resto, quanto muito, vão a mono e perdem o RT. A NOVA ERA, curiosamente, é, provavelmente a melhor de todas de Gaia, nacionais incluídas, na EN109-2, não se nota mesmo que é zona de sombra. Mistérios...

A Mundial virtualmente não conta para o Totobola sequer no éter de Coimbra, quanto mais interferir nos Carvalhos... não, não é da Mundial, são mesmo perdas da 3, é o que é.

A Nova Era pode ter que ver com fatores como o emissor utilizado ou questões relacionadas com o ganho que é feito com os dipolos, para dar dois exemplos. Mas estamos a falar da Cidade, que tem bem menos potência.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1415 em: Janeiro 23, 2026, 05:38:33 pm »

Eh, safar é como quem diz... quem emite de Monsanto como a Mega e a TSF tem algumas falhas de sinal ou mesmo multipath em zonas como Alcântara, Ajuda, Santa Apolónia, e do lado de lá do rio em Cacilhas, no centro de Almada, na zona da Trafaria/Porto Brandão, no centro do Barreiro... Mesmo em áreas como Algés ou Belém as micros ajudam bastante, por exemplo... não é tão linear. Fazem alguma falta.

A Antena 3 apresenta alguma distorção na chegada aos Carvalhos, não sei se efeito da Mundial, mas, de resto, quanto muito, vão a mono e perdem o RT. A NOVA ERA, curiosamente, é, provavelmente a melhor de todas de Gaia, nacionais incluídas, na EN109-2, não se nota mesmo que é zona de sombra. Mistérios...

A Mundial virtualmente não conta para o Totobola sequer no éter de Coimbra, quanto mais interferir nos Carvalhos... não, não é da Mundial, são mesmo perdas da 3, é o que é.

A Nova Era pode ter que ver com fatores como o emissor utilizado ou questões relacionadas com o ganho que é feito com os dipolos, para dar dois exemplos. Mas estamos a falar da Cidade, que tem bem menos potência.

Em Coimbra ouve-se bem, mas sim, mesmo assim, em Santa Clara, permite que a Antena 3 deixe sinal, naturalmente não ao nível das demais de Gaia, mas deixa. É porque perde.
Eu sei que estamos, por isso comparei com a Nova Era que também é uma local. O ponto é mesmo esse: precisava de mais potência, claramente. Não há razão para a ANACOM não autorizar o aumento ou, não autorizando, diria que é mesmo a única que precisa de micro.

Em relação a multipath, no Oriente é ligeiramente mais notório, particularmente na Cidade, porque fica muito exposta à Lousã e à Fóia. Mas, posso dizer-te que já fiz Cais do Sodré-Cascais pela marginal em 92.4 da MEGAHITS e é totalmente pacífico. Tomara eu ter idênticas condições em 90.6 em Gaia.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1416 em: Janeiro 23, 2026, 06:26:21 pm »
Em Coimbra ouve-se bem, mas sim, mesmo assim, em Santa Clara, permite que a Antena 3 deixe sinal, naturalmente não ao nível das demais de Gaia, mas deixa. É porque perde.
Eu sei que estamos, por isso comparei com a Nova Era que também é uma local. O ponto é mesmo esse: precisava de mais potência, claramente. Não há razão para a ANACOM não autorizar o aumento ou, não autorizando, diria que é mesmo a única que precisa de micro.

Em relação a multipath, no Oriente é ligeiramente mais notório, particularmente na Cidade, porque fica muito exposta à Lousã e à Fóia. Mas, posso dizer-te que já fiz Cais do Sodré-Cascais pela marginal em 92.4 da MEGAHITS e é totalmente pacífico. Tomara eu ter idênticas condições em 90.6 em Gaia.

Dizia Coimbra distrito... a propagação da Mundial deixa muitíssimo a desejar nesse contexto. Na cidade ouve-se no geral, sim, mas com essas falhas por exemplo em Santa Clara... podes juntar também Eiras que também não vale grande coisa... e por aí fora. Perdes muito rapidamente o sinal.

Aumentos de potência a Satélite podia ter feito enquanto era tempo, houve 2 ou 3 concursos. Pena não ter acontecido tal.

O Oriente nunca foi um grande caso para a Cidade mas ultimamente anda muito mau. Sei o que aquele emissor dava no Oriente e o que está a dar e essa exposição é mais falta de manutenção adequada que propriamente questões de estar em Monsanto. Pela marginal tens a vantagem da propagação de rio, mas vais um tudo-nada para o interior destas localidades que te disse e começas a ter sinal a sofrer. Faz a experiência, fiz vários anos Alcântara - Ajuda a tentar ouvir Monsanto...
« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 06:28:02 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1417 em: Janeiro 23, 2026, 09:56:49 pm »
Não fazia qualquer sentido deixar de fora uma das grandes cidades do país, Braga, uma das cidades mais jovens, para colocar uma Viseu, de média dimensão e muito mais envelhecida.

O número de 6 emissores está mesmo pensado para cobrir o eixo Viana/Braga-Setúbal onde estão 8 milhões de pessoas.

Talvez o façam em breve, veremos. Mas faz todo o sentido enquanto a LdR não é alterada.

Quanto aos 91,6 é de toda a pertinência terem os 106,2 a darem apoio na zona ribeirinha de Lisboa, é o emissor mais fraco dos consignados para o município de Lisboa. Mal saímos de Lisboa, 91,6 começa a "sofrer" com os 91,7 da RFM; e mesmo no Parque das Nações 106,2 é a frequência preferencial.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1418 em: Janeiro 23, 2026, 10:09:45 pm »
Mudanças na grelha.
Segundo a APP deles da Rayo, o toque de saída vira Acorda das 7 às 11 e a Catarina passa para o Tarde Livre 16-20.
Vai ter uma nova companhia.

Boxx

• Hero Member
« Responder #1419 em: Janeiro 24, 2026, 10:37:20 am »
Ou uma micro cobertura para o meu prédio, why not?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1420 em: Janeiro 24, 2026, 11:39:35 am »
Mudanças na grelha.
Segundo a APP deles da Rayo, o toque de saída vira Acorda das 7 às 11 e a Catarina passa para o Tarde Livre 16-20.

A Catarina vai ter companhia do João Miguel Costa, jovem que tinha um espaço de humor no mesmo horário na Mega Hits.
Ah... jovem que também é namorado da ex-cidade Carolina Gama e vencedora do casting da Mega Hits
Dava para uma novela ? Dava...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1421 em: Janeiro 24, 2026, 06:57:21 pm »
Mudanças na grelha.

A Catarina vai ter companhia do João Miguel Costa, jovem que tinha um espaço de humor no mesmo horário na Mega Hits.
Ah... jovem que também é namorado da ex-cidade Carolina Gama e vencedora do casting da Mega Hits

Vai ser... extremamente abrasivo ouvir Artur e a Joana Miranda às 7 da manhã. Não sei quem teve essa ideia mas parece um valente tiro no pé. A maneira como eles fazem rádio, se ficar igual de manhã como está de tarde, vai ser abrasiva aos ouvidos e já nem falo do timbre da Joana Miranda, que se é tolerável de tarde de manhã vai ser insuportável... Querem mesmo perder audiência.

E mandam a melhor ponta de lança que têm para a tarde com um rapaz que com o devido respeito, não conta grande coisa para o Totobola, é ter um humorista porque têm que ter um humorista e pronto.

É como eu ter o Cristiano Ronaldo a ponta de lança e mandá-lo para centro-avante. Sim, podes fazer isso, a questão é para quê.

E atenção, não questiono uma linha o Artur saber fazer rádio. Que sabe. Mas a Joana Miranda é um erro de casting no qual não só estão a insistir como agora até mandam para as manhãs, e isto quando têm prata da casa que funciona bem melhor de manhã. A Asize por exemplo é bem mais agradável, só precisava de companhia para não a deixar ir abaixo na emissão e era bem sólida.

Quando não há dinheiro...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1422 em: Janeiro 25, 2026, 02:37:52 am »
Ou uma micro cobertura para o meu prédio, why not?
Se essa indireta é para mim, não preciso, tenho boa escuta por duas frequências, provavelmente, daqui a uns tempos, apenas por uma.
Contudo, é um facto que 107.2 não cobre, com aquela potência, adequadamente o concelho do alvará o que, repito, só acontece com esta estação, logicamente, devido às diferenças para a RECORD e NOVA ERA.

Daqui a uns meses, metem a Gama nas tardes, para concorrer com o namorado, recordo que já aconteceu um casal a concorrer nas jovens. E adensamos a novela...

Não sei se o João Miguel Costa se aguentará assim tanto. É humorista e é a quota do Porto, no caso da Trofa, mas isso vai dar quase ao mesmo. Portanto, alguém que cumprisse estes dois requisitos, servia.

Vai ser... extremamente abrasivo ouvir Artur e a Joana Miranda às 7 da manhã. Não sei quem teve essa ideia mas parece um valente tiro no pé. A maneira como eles fazem rádio, se ficar igual de manhã como está de tarde, vai ser abrasiva aos ouvidos e já nem falo do timbre da Joana Miranda, que se é tolerável de tarde de manhã vai ser insuportável... Querem mesmo perder audiência.

E mandam a melhor ponta de lança que têm para a tarde com um rapaz que com o devido respeito, não conta grande coisa para o Totobola, é ter um humorista porque têm que ter um humorista e pronto.

É como eu ter o Cristiano Ronaldo a ponta de lança e mandá-lo para centro-avante. Sim, podes fazer isso, a questão é para quê.

E atenção, não questiono uma linha o Artur saber fazer rádio. Que sabe. Mas a Joana Miranda é um erro de casting no qual não só estão a insistir como agora até mandam para as manhãs, e isto quando têm prata da casa que funciona bem melhor de manhã. A Asize por exemplo é bem mais agradável, só precisava de companhia para não a deixar ir abaixo na emissão e era bem sólida.

Quando não há dinheiro...
Acho que começa a parecer evidente que as rádios mais orientadas a um público jovem, 3 incluída, estão a apostar as fichas todas nas tardes. E porque é que o fazem? A meu ver, isso tem dois nomes: RR e COMRCIAL. Parece-me evidente que já perceberam que não seguram o auditório deles nas manhãs, contra programas que entram bem transversalmente. Ora, nas tardes, isso não acontece, pelo contrário, até poderemos assistir a um fenómeno reverso, que é o das jovens conseguirem roubar auditório que não lhes é natural, ao apostarem em elencos muito fortes. Além disso, nas tardes, não esquecer que existe um Tá Bonito em rede nacional, que entra a matar neste auditório, para não dizer mesmo que lhes é direcionado. Aliás, foram diretos da CIDADEFM, onde estavam há pouco mais de um ano.

Portanto, sim, faz todo o sentido meter a CS7 nas tardes. Devia era ter ido com o Artur, logicamente, e metiam a Asize nas manhãs com a Joana Miranda. Entre pontas, é pegar e meter a Leonor, não vejo onde está a dúvida.

Portanto, nem é uma questão de dinheiro, na verdade. É mesmo assumir que as jovens já perderam a batalha das manhãs.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1423 em: Janeiro 25, 2026, 09:45:28 am »
Tem o Pedro Goias também.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1424 em: Janeiro 26, 2026, 10:58:10 am »
Acabei de ouvir as novas manhas da Cidade " acorda".

Sao as tardes nas manhas, ate o jovem ouvinte  Martim paricipa com as suas peripecias da escola.

Fui um ouvinte das tardes, portanto tambem gostei destas manhas.

O problema agora e as tardes o que vira a seguir.

E as tades tinham ate agora, muita audiencia.

Terao que ter um cuidado imenso...