Ora bem, trago-vos um mistério da técnica para resolver: Ontem vim de viagem de Vila Real para o Porto. Saí do túnel do Marão cerca das 20:45 e vou à lista de rádios disponíveis e eis que encontro...a Cidade FM. Na realidade, estavam disponíveis duas frequências: 101.0 em emissão nacional e 102.8 em emissão local (log CIDADE V - que se aguenta em excelentes condições entre o Túnel do Marão e as portagens do Marco de Canaveses - fim da concessão da Brisa).
Estranhei o facto de às 20:00 os 101.0 de Vale de Cambra estarem em emissão nacional, não tanto o chegarem ali, porque até em Vila Real conseguem deixar sinal. Fui picando a lista de rádios disponíveis (vinha na Antena 1) e sempre a surgir os 101.0 de Vale de Cambra como Cidade FM. Ao entrar na A41 em direção a sul, resolvi sintonizar e falava a Catarina Silva, prova de que estava em nacional, deixei vir e começou a comutar alternadamente com 107.2.
Pensei que se tivesse passado algo e que o João Costa Silva não estivesse a fazer emissão (têm-nas feito em direto até às 23h). Ora, ontem à noite faço scroll pelo Instagram e vejo que o João esteve a fazer emissão. Perguntei-lhe se sabia que se tinha estado a "pregar para os peixes" porque Vale de Cambra estava em nacional. Ora, acontece que o João é originário de bem perto de Vale de Cambra e tinha a irmã a escutar a emissão dele. Ele até validou com ela, e ela teve sempre ligada das 20:00 às 23:00, sempre "com ele".
Explicação: como é possível que alguém nas proximidades de Vale de Cambra esteja a escutar emissão nacional e eu, desde Aguiar do Sousa até ao Olival (mas já detetado antes no Marão) estivesse na emissão nacional. Mais, tenho prova:

A dúvida é: estará a Bauer a fazer marosca e a ter duas emissões a sair de 101.0, uma local muito fraquinha para Vale de Cambra e outra para cobrir mais território. Houve de facto algo que me surpreendeu: a força do sinal, muito estável, sem grandes ruídos, muito melhores que os 103.2 que também saem da Freita. Que é estranho, lá isso é!