Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 345869 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #465 em: Outubro 08, 2021, 02:32:17 am »
Eu sei que isto está fora do tópico,  mas vejamos as  diversas direções regionais, há a do Norte, em Lisboa, chamam-se Lisboa e Vale do Tejo.

Mas não entendo mesmo esta alergia ao termo norte.
Eu sou nortenho com muito orgulho, nascido e criado no Nordeste transmontano.
E por acaso a locutora que originou toda esta inutil e insólita discussão é de Guimarães, ou seja o tal cunho nortelho até tem razão de ser...

Sobre o que realmente Interessa, o novo programa matinal da Cidade, fraquinho. Um Rui bastante esforçado ( louve - se esse espírito)  e uma Catarina ainda muito por fora do que  é fazer rádio.

Também depois desse "furacão" chamado Laura, tudo o  que viesse a seguir tinha que ser com outra " fera", que arrasasse...

Portanto, mudança para pior...

R4 não podia estar mais de acordo. Apesar de no norte existirem 3 identidades distintas entre si, os portuenses e arrabaldes (*aias, Matosas, Gondomares desta vida), minhotos e transmontanos, é mais o que nos une, até em traços identitários do que aquilo que nos separa. O nosso país está dividido ao nível das NUT's II em Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Lisboa nunca se identificou nem como sul nem como Norte e reconheço que, diferentemente do Porto, tem uma realidade muito dispare face às regiões vizinhas. Quando Bruxelas, que é quem é responsável pela divisão em NUT's (vertido na legislação Nacional na Lei da AR nº. 21/2010, não na Constituição) propôs a criação de uma NUT's II para o Douro Litoral, foi unânime o posicionamento político dos agentes portuenses ao rejeita-lo, pois o Norte é mais forte como um todo: o Porto precisa e muito do Minho e de Trás-os-Montes e o inverso também é válido.

Posto isto, a troca da Laura pela Catarina não põe em causa o equilíbrio regional, até o acentua, porque a Catarina é assumidamente minhota convicta, não vai aburguesar, tem na veia o mesmo sangue do Zeca, pois já a ouvi insurgir violentamente contra a concentração da CS em Lisboa e como tal nesse aspeto estamos conversados. O resto, temos outros tópicos onde já (quase) todos afloramos, eu incluído, o que penso ser a proposta de valor para a rádio a Norte. Friso, contudo, que qualidade é o mais importante no produto.

Indo ao que interessa, o R4 disse tudo. A Catarina está ainda pouco à vontade, mas acredito que isso passe. O Rui a fazer o frete, completo, afinal foi despromovido...vá na gíria futebolística "emprestado". (https://magg.sapo.pt/cultura/artigos/rui-simoes-e-mafalda-castro-no-mesmo-horario-em-radios-rivais-nao-durmas-com-a-concorrencia). A propósito, o diretor da Cidade é o advogado Miguel Cabral que acumula com a Vodafone FM, não o André Henriques. Tinha mesmo ideia que era este último.

Hoje ouvi a Laura Ferreira na Cidade Vale de Cambra, ao que parece continua na Rádio..

É incompreensível como o "furacão" Laura Ferreira é encostado na local de Vale de Cambra. Da malta da nossa idade, é sem dúvida das que mais sabe de rádio. Se fosse para fazer uma local à séria até podia admitir... mas mesmo assim não. A jóia da coroa não se coloca no produto secundário, coloca-se no principal. Já tinha percebido que a Laura estaria na rádio, pois vi numa promo no IG ela a tirar a foto de grupo. Deve estar à espera de sair, vai ostracizar tal como aconteceu com a Joana e com a Inês. É inadmissível darem o mesmo tratamento a alguém com 10 anos de casa que a uma estagiária. Daí a revolta que o marido expressou nas redes... compreende-se! Qual é o horário que está a fazer, sabem dizer? Quero apanhar!

O que ainda é mais estranho é como estás mudanças foram tão repentinas. Sem falar do problema no Facebook e Instagram na segunda feira mas a MCR apenas anunciou o programa no LinkedIn e fez a press release na tarde de ontem, já depois da estreia...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Claro que é estranho, porque isto não foi planeado. Algo se passou para isto acontecer, principalmente quando lideravam nas manhãs, que diga-se eram o único horário deles com melhor locução do que na Mega (discoro do tuscano). A playlist isso é outro filme, a Mega aí bate a pontos, mas também trabalha mais o target fim dos 20's inícios dos 30's.

Não temos dados da estreia, como se tem na TV, o que é pena, mas deve ter sido fraca, até porque a Mega apostou fortíssimo com os Now United, que descobri que fazem furor entre os adolescentes de hoje.  ;D ;D

Voltando à rádio, entre as 7h45 e as 8h15 foi música a metro e pouco mais, por isso não posso falar muito mas têm de melhorar este ponto porque há cada vez mais miúdos a começar as aulas às 8h. Espero que isto de ter dois recém-chegados diretamente nas Manhãs não cause mais uma onda de choque na equipa do que trará coisas novas...

Certo, com os horários COVID as aulas começam mais cedo, a hora das sete tem de ser mais trabalhada para a pequenada, as outras para os mais adultos.
Claro que causará chatices...só não se toca quem não é filho de boa gente. O que pensará a Tecas que devia estar nas manhãs? A miúda da locução de Viseu e Loulé que me parece ter uma excelente voz (escutei-a ontem e achei-a muito boa mesmo).
Já agora, o que vai fazer o Hélder quando a Yolanda regressar? E o Gonçalo Roque? Vai tudo parar às locais?

Parece que a Cidade tem como objectivo imediato ter mais palavra. Por exemplo, para amanhã já estão anunciar entrevistas para as 9, 11 e 12 h.

Louvre-se esse espírito...

Sem dúvida. Andamos a bater nisso há imenso tempo, incluindo nas generalistas. Ainda esta semana falava com uma voz da Mega sobre a importância que está a ser dada, cada vez mais nas jovens... já perceberam que música a metro está a deixar de ser fórmula de sucesso, se é que alguma vez o foi.

Aí quem me dera que uma rede de emissores tão boa fosse uma rádio "de jeito"...
No fundo toda esta thread (e por arrasto a da Mega) resume-se a isto.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

Eu acho que em parte o insucesso das jovens, por comparação a Espanha ou ao Reino Unido passa precisamente muito pela rede de emissores que é fraca para o que um público jovem exige, nomeadamente estabilidade e qualidade de áudio. Não serve qualquer coisa. Mas isso é problema da Lei da Rádio, muito fazem Cidade e Mega com os emissores que têm. Quanto à qualidade, vamos ser honestos... em que diferem da RFM ou da Comercial? Há horários em que é 10x preferível sintonizar as irmãs mais novas do que as mais velhas, com locução muito mais profissional, menos fofocas e mexericos do que quem ocupa redes nacionais.  A passagem da Giulia Be por Portugal, foi exemplo disso mesmo, onde Cidade e Mega deram banho a Comercial e à RFM na qualidade das entrevistas. Falta melhor informação, sem dúvida. Impunham-se noticiários estilo M80 com uma linguagem mais descomplicada nestas estações. Nesse campo, a rubrica do Toque de Saída, pelos caminhos da Europa, é um excelente exercício da Cidade FM, fora da sua zona de conforto.
« Última modificação: Outubro 08, 2021, 02:33:55 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #466 em: Outubro 08, 2021, 06:57:58 am »
10-16 e 20-22 para ouvirem a Laura.

pdnf

• Hero Member
« Responder #467 em: Outubro 09, 2021, 02:50:41 pm »
A Laura está também a fazer Vale de Cambra hoje. Aparentemente regressará à nacional hoje pelas 15:00h até às 19:00. Ouvir para crer e tentar perceber o estado de espírito...

Entretanto, a socióloga, modelo e atriz Catarina Silva estreou-se esta manhã na antena nacional da Cidade. Estagiária na estação no ano letivo 2019/2020, regressou há dois meses à Cidade, tendo até então ocupado os 99.7 de Loulé e os 102.8 de Viseu. Afinal não é estagiária, mea culpa. Obviamente que consultei o LinkedIn e aparentemente neste momento está dedicada à rádio a 100%, tendo terminado a ligação à agência como modelo quando assinou pela Cidade. Já a tinha escutado na quarta-feira na local da cidade de Viriato e hoje passei na emissão nacional e reforço que acho que vai ser uma voz de futuro na estação. Tem 22 anos, e um longo caminho pela frente. Confirmando-se o exclusivo tem tudo para crescer, voz bonita e boa dicção.
O único senão é que nas redes sociais é... querem-me ouvir, sintonizem 91.6, sendo que a Cidade tem mais oito frequências, começa mal com o tique centralista.

Falando em frequências, é impressão minha ou estão em incumprimento da Lei da Rádio pois ao longo da emissão não vão anunciado a frequência e a localidade? Dei-me conta disso há uns tempos...

Entretanto, a Cidade não substituiu o lugar do João Paulo Sousa. O Simões assegura 15-17h sozinho e depois o Toque de Saída ficou a 3, o que me parece suficiente. Parece-me uma boa aposta manterem a noite em dupla e em direto.

Finalmente, Carlos Coutinho Vilhena, o que faz ele na equipa de animadores?

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #468 em: Outubro 09, 2021, 10:19:50 pm »
E Yolanda Tati que futuro?
O Gonçalo Roque não sei se saiu a foto dele não está no site...

pdnf

• Hero Member
« Responder #469 em: Outubro 09, 2021, 11:36:01 pm »
E Yolanda Tati que futuro?
O Gonçalo Roque não sei se saiu a foto dele não está no site...

Quer-me parecer que a Cidade está em vias de competir com as Antenas em desorganização.
É a questão da Laura que anuncia que sai e fica nos fins de semana e na local, é o Gonçalo Roque que desaparece misteriosamente do site (https://cidade.iol.pt/equipa/27/goncalo-roque - página em branco).

Quanto à Yolanda eu diria mais, qual será o futuro do Hélder. É que me parece óbvio, vai voltar para o horário dela, ou mandam-na para a Comercial. Para mim, o horário adequado para a Engª Yolanda Tati seria 09-18 na GALP, de onde nunca deveria ter saído, pois rádio não é de todo a praia dela. Isto é muito engraçado e tal mas a verdade é que na Cidade, de comunicação Social são só mesmo a Laura, a Inês, o Artur, o Diogo e agora a Catarina Moreira. Todos os demais são de áreas diversas.

Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #470 em: Outubro 11, 2021, 08:10:26 am »
Ontem a noite tudo que fosse passagens de emissão de local para nacional na MCR foi contemplado com emissão nacional e rds...local...
Ou seja impossível de haver transições onde se houve locais, isto em emissão nacional...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #471 em: Outubro 11, 2021, 10:09:49 am »
Eu gosto da Miss Yolo, como ele se Intitula, mas é Difrenre na locução e uma grande comunicadora. Não tenho dúvidas que se quiser continuar na rádio, tem lugar numa rádio que preveligie a palavra.

Tem o problema de insistir muito em determinados "jargoes", que se tornam cansativos de se ouvir.

Até o facto de chamar ao seu painel de Miss Yolo, significa identidade e personalidade...

pdnf

• Hero Member
« Responder #472 em: Outubro 11, 2021, 10:17:08 am »
Ontem a noite tudo que fosse passagens de emissão de local para nacional na MCR foi contemplado com emissão nacional e rds...local...
Ou seja impossível de haver transições onde se houve locais, isto em emissão nacional...

Já era tempo de se acabar de uma vez com essa treta. O mal está feito, legislar para impedir para futuro mais acumulações (exceto em casos em que o projeto acabe e possam ser adquiridas as frequências que cessaram, através de concurso) e obrigar a introduzir na emissão nacional informação relativa às localidades para que emitem 1x ao dia, em horários publicitados.

Para além disso, obrigar a entregar as frequências redundantes estilo 105.8/90.0 na M80 ou os 91.6/106.8 da Cidade FM. Era preferível aumentarem a potência contratada/relocalizar emissores para evitar as falhas.

Fora isso, era emissão sempre nacional, 24/7, como isto está hoje é só uma palhaçada que prejudica os ouvintes.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #473 em: Outubro 11, 2021, 10:28:18 am »
Outra questão: quando Vale de Cambra está em local, 107.2 conseguem comutar com 99.7?
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #474 em: Outubro 11, 2021, 10:37:41 am »
Outra questão: quando Vale de Cambra está em local, 107.2 conseguem comutar com 99.7?

Sim.

ToLv

• Hero Member
« Responder #475 em: Outubro 16, 2021, 10:27:20 pm »
Soube hoje que o Gonçalo Roque não continua mais na cidade, por decisão da própria estação…

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #476 em: Outubro 16, 2021, 11:14:32 pm »
Também nunca foi muito valorizado na estação.
Sempre a fazer horas nas locais.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #477 em: Outubro 16, 2021, 11:35:11 pm »

Já era tempo de se acabar de uma vez com essa treta. O mal está feito, legislar para impedir para futuro mais acumulações (exceto em casos em que o projeto acabe e possam ser adquiridas as frequências que cessaram, através de concurso) e obrigar a introduzir na emissão nacional informação relativa às localidades para que emitem 1x ao dia, em horários publicitados.

Para além disso, obrigar a entregar as frequências redundantes estilo 105.8/90.0 na M80 ou os 91.6/106.8 da Cidade FM. Era preferível aumentarem a potência contratada/relocalizar emissores para evitar as falhas.

Fora isso, era emissão sempre nacional, 24/7, como isto está hoje é só uma palhaçada que prejudica os ouvintes.

Informação para as localidades a partir de...........................Lisboa?
Isso chama-se "gozar com o pessoal".

pdnf

• Hero Member
« Responder #478 em: Outubro 17, 2021, 02:05:27 am »
Soube hoje que o Gonçalo Roque não continua mais na cidade, por decisão da própria estação…

Mas saiu do grupo, ou ficou só na TVI? Por acaso acho que como voz masculina não era má, mas também já deve estar fora do target da Cidade.
A novela da Laura é que também estou curioso de ver os próximos capítulos.

A novata Catarina é que continua com o péssimo tique de achar que a Cidade só tem uma frequência 91,6! Alguém na direção da rádio havia de a lembrar disso!
« Última modificação: Outubro 17, 2021, 02:07:21 am por pdnf »
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #479 em: Outubro 17, 2021, 08:18:29 am »
O Gonçalo Roque desconfio que dará o salto,acho eu...
Apesar de para mim o achar mais um Paulo Fernandes,fraco a solo...