Sendo que a TV para mim me interessa bola, ou seja, nada, que é coisa que praticamente não consumo, diria que a RTP bem que poderia concessionar um dos canais. Se na rádio provavelmente precisa de um quarto, ma TV chega bem o que tem.
A RTP1 não necessita de grande parte da programação que tem durante o dia. Deve manter o Bom Dia Portugal, Jornal da Tarde, Portugal em Direto, que por mim, voltava ao horário do Regiões após o Jornal da Tarde, Preço Certo, Telejornal e o Joker, ou outro concuro, no horário das 22h. A seguir ao Telejornal, teria sempre um programa de autor, de informação, seja reportagem ou entrevista, tem de ter meios para o fazer, sem problema.
De resto, deveria voltar a procurar transmitir os jogos dos três primeiros classificados da Primeira Liga, e penso que isso, não seria um custo astronómico.
Nos horários livres, deve pegar na programação da dois que se aproveite, mormente programas como a Sociedade Civil, o Diário XS, com uma versão mais alargada e devidamente séria para os pré e adolescentes, ali antes das 18h, quando chegam da Escola, no horário atual do Portugal em Direto punha um Jornal de Desporto, e o restante tem de ser séries, filmes e música de boa qualidade, seja ela do universo lusófono ou não. Deve manter o canal de Notícias 24/7, capaz de concorrer com a CNN e com a SICN, pelo menos ao nível do Now, e a RTP Memória deve ficar dividida entre o espaço Infantil e o espaço de reposição, um pouco como fazia o Cartoon Network há uns anos.
É evidente, três canais chegam e sobram. Até dois, no limite, seriam suficientes, mas já dou os três de barato. Na rádio não, há espaço para usar a rede da RTP África para coisas mais úteis.