Os desdobramentos regionais acabaram no final de 2002, em que o formato foi substituído por esse Regiões com a Dina em Lisboa e o Daniel no Porto.
@Memórias, a Carita de Anjo deu toda à tarde, em dose dupla para despachar o produto. E o Rangel só entra na RTP em Outubro de 2001 quando tinham estreado esses separadores há um mês, ainda no tempo do Jaime Fernandes.
A sério??
Uma vida inteira a achar que ele tinha entrado em Julho de 2001, acreditas? Há *anos* que tenho isso mal lol
A Carita de Anjo dar à tarde deve ter feito um share lindíssimo...
Mas bem... nesse caso mal o Jaime Fernandes, que deve ter encomendado essa mudança de imagem já em algum desespero por causa da TVI (como se mudar de imagem resolvesse o problema estrutural que existia naquela casa...).
Tenho 99,9 % de certezas que a antena da casa dos meus avós estava apontada para o retransmissor de Abrantes, daí a minha dúvida entre Castelo Branco e Lisboa. Apesar da cidade da palha ser ainda distrito de Santarém, devido a sermos uma região de transição, temos muitas convivências com o Alto Alentejo (Portalegre) e com a Beira Baixa.
https://www.flickr.com/photos/vitor107/7226944282
Quanto ao grafismo... A RTP até à unificação com a RDP, tinha uma panca em alterar grafismos e DOG's em muito pouco tempo.
Ora, em Outubro de 1998, a Maria Elisa encomenda à norte-americana Novocom um pacote gráfico novo. Reformam-se jingles, trilhas, temas e aquela irritante música da Célia Lawson a cantar «RTP1» e todo o pacote gráfico da RTP1 e RTP2 (salvo algumas vinhetas como a das Televendas, que ainda hoje é emitida) do Edson Athaíde de Abril de 1996 é reformado, passando a barra azul com o lettring RTP por debaixo dos DOG's para branca (e, talvez, os DOG's mais bonitos da história da RTP, mantendo uma coerência gráfica com todos os canais).
Ora, em Outubro de 2000, já com o saudoso Jaime Fernandes na direcção de programas e o «amigo» do Atento como um dos principais produtores de programas da estação, a RTP meteu uma outra linha gráfica encomendada à BBC. Contudo, mantiveram as trilhas da Novocom e essa linha apenas entrou na RTP1, tendo a RTP2 ficado apenas com as auto-promoções alteradas. Coincidiu também com a queda do hino de Portugal e da RTP nos fins/inícios de emissão.
Em Setembro de 2001, como o AG e bem referiu, entrou outro pacote gráfico que durou 3 meses, encolhendo o DOG da RTP1 a um tamanho mínimo.
Em Janeiro de 2002, já com Rangel como director-geral de antena (todo o universo RTP estava sob a sua égide), entrou aquele para muitos, foi o melhor pacote gráfico de sempre da RTP, o qual foi rapidamente substituído em Fevereiro de 2003 (precisamente no dia da estreia da Operação Triunfo), já com a dupla Luís Andrade e Nuno Santos na direcção de programas, o qual durou até Março de 2004.
De referir que o grafismo de 2002 foi elaborado pela própria RTP, com o Nicolau Tudela como principal responsável. Deve ter saído bem mais barato que os seus antecessores e, sobretudo face ao da BBC, era bem melhor. Talvez o melhor da BBC tivesse sido o dos noticiários, que eram muito bons.
https://www.youtube.com/watch?v=ldQ5AaN3Pds
https://www.youtube.com/watch?v=Gjd6-U5_v7I
https://www.youtube.com/watch?v=ROEPdZTjG-A&t=7s
https://www.youtube.com/watch?v=ROEPdZTjG-A&t=7s
Dado o meu parquíssimo conhecimento regional à época (tinha... 7 anos lol), não te sei mesmo dizer essa. Para piorar: Abrantes recebe tão bem Montejunto como Gardunha, e onde há sombra numas chega uma e noutras chega outra, sendo que chega a haver sombra *na própria cidade*...
Mas se tivesse que apostar, recebias de Castelo Branco, não de Lisboa. Tudo depende do que a PT tenha decidido na altura, que era a gestora da rede analógica de sinal aberto e do transporte da RTP. E isto via antena, porque pelo cabo recebias sempre Lisboa... salvo se o teu headend da TVCabo estivesse noutro sítio que tivesse essa emissão regional, que seria objeto de transporte próprio até 2002. Nesse aspeto sou curiosíssimo do que Aveiro e Viseu receberiam em várias zonas.
Notar-te apenas que a RTP2 vem a mudar de imagem à mesma, só que muito mais tarde que a RTP1 e em modo meio-bolo: as primeiras imagens de autopromoções que existem no Youtube predatam apenas a Março de 2001, e tendo que recorrer à minha memória, garanto-te que os separadores gerais mudaram, porque era espetador diário da RTP2 nessa altura, embora talvez no mês a seguir ou já em Maio de 2001. Não que tudo tenha mudado: base de programação e separadores infantis mantiveram-se rigorosamente na mesma até ao fim. A renovação de Setembro da 1 nem a viu, foi direta para a imagem do Emídio Rangel de 2002.
Concordo totalmente contigo: são mesmo os DOGs mais bonitos da história da RTP e uns que eu ainda hoje, se mandasse lá, implementaria de imediato. Pequenos, simples, lineares e bem bonitos - acho-os mesmo mais humanos que o atual dog "seco" de RTP1, RTP2 e RTP3, que depois não ficou coerente com o encarrilamento de RTP Memória e da RTP África. E trazem-me uma forte nostalgia - televisão na RTP e rádio noutros canais faziam-me muita companhia. (Pareço um velhinho a falar)
Esse separador da RTP1 de 2003 fazia-me muita comichão: não só porque era mais fraco que toda a base do ano anterior, como porque a parte final do "RTP" ficava constantemente cortada num separador de 3 segundos, por sistema, nas emissões do Porto. E nas de Lisboa não era melhor, aparecia meio segundo e ia-se embora. Penso que só já perto da renovação de Natal de 2003 é que acertaram os tempos do separador em todo o lado, talvez na mesma altura em que renovaram também os sistemas internos.
Acredito piamente que se a RTP regressasse a essa imagem beneficiaria de maior audiência. Para muita gente, ainda hoje é a última imagem de relevo que têm da RTP, apesar desta nova ter existido em 2004.
Ao pé dela, o que veio a aparecer em 2004 era para mim muito mais fraco e desenxabido.
Muito bem hoje Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela o grupo RTP, em entrevita à RTP1/3 a destacar a importância do desporto e do futebol para todos, incluindo nas escolas e no serviço público de rádio e televisão.
Lamentavelmente somos dos poucos países europeus a não ter o Euro totalmente em canal aberto quer na tv, quer na Rádio.
Estou convencido que o responsável ou responsáveis que tombaram a Rádio Euro serão chamados a prestar contas.
Um dos países amantes do futebol não pode nem deve limitar a população a essa limitação.
Foi uma das coisas que caiu com a renovação e o Grupo de Trabalho de 2003 que na minha opinião nunca devia ter caído. E devia ter-se dotado a RTP de meios para ir a jogo nisto.
https://eco.sapo.pt/2024/06/22/taxas-publicidade-ou-dinheiros-publicos-como-sao-financiados-os-servicos-publicos-de-radio-e-televisao/
O modelo espanhol é dantesco, perigoso e, pelo que se vê, sendo Espanha um país latino, amplamente suscetível de interferência governamental e política.
Por isso, no grupo RTP, o modelo, do meu ponto de vista, terá de ser sempre misto até para evitar agudizar a verborreia do chavão "serviço público " que rapidamente alguns inteligentes transformariam e aprofundariam em serviço estatal de nicho...
Infelizmente, o estado atual do serviço público espanhol é muito pouco atrativo. Eu consigo ter acesso às TVE1 e TVE2 e a programação da TVE1 não tem quase qualquer interesse fora do Telediario, do Saber y Ganar e de bons filmes que passam. Nem a da Cuatro ou da Telecinco, já agora (poker ilegal patrocinado às 00h? A sério?). Talvez só a da Antena 3 seja minimamente razoável. A da TVE2 é bastante mais interessante, mas passa a horas desadequadas. Teledeporte atualmente é quase decorativo fora alguns diretos interessantes, definitivamente não tão bom como era. O melhor do lote ainda é o Clan, lol.
A tendência da RTVE para a parte política não é nada, nada boa, e nota-se claramente como afeta o grupo.