Autor Tópico: Rádio Azul - 98,9 MHz Setúbal  (Lida 69136 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Azul
« Responder #90 em: Novembro 18, 2016, 01:38:38 pm »
E eu que só queria um emissor em condições para a Oxigénio...

Experimentem ouvir os 102,6 a passar por Benfica na Segunda Circular, na sombra de Monsanto...
É um emissor muito fraco, mesmo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #91 em: Novembro 18, 2016, 01:57:49 pm »
Hum... Será uma rádio já existente, ou tratar-se-á de uma nova estação, cujo interesse na cobertura se concentre na região de Setúbal? Só se for uma rádio que se oiça muito mal em Setúbal por ser fortemente pressionada pelo espírito do Fado da grande e imortal Amália  e queira reforçar o me..., perdão, o sinal deles. E aí faz todo o sentido que o Sr. Eng° Montez queira adquirir a Rádio Azul.
Também me lembrei da hipótese de haver uma troca de frequências em Setúbal,  isto é, a Amália passar para os 98,9 e a nova rádio para os 100,6. Como aconteceu com a Lidador/Rádio 5 e Romântica/Vodafone em 2011.

pdf

• Visitante
« Responder #92 em: Novembro 18, 2016, 02:24:26 pm »
O caro Abílio Maia está muito críptico. :)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #93 em: Novembro 18, 2016, 02:44:19 pm »

Pois... As vezes tem que ser...  :)  Quando puder desfazer o "encriptado" cá estarei...  ;)

JBranco

• Newbie
  • *
« Responder #94 em: Novembro 18, 2016, 04:16:03 pm »

Experimentem ouvir os 102,6 a passar por Benfica na Segunda Circular, na sombra de Monsanto...

É verdade. Das rádios detidas pelo engenheiro empresário, a Oxigénio ficou com o pior emissor para chegar a Lisboa. A Radar,  Meo e Marginal podem não ter os melhores emissores, mas chegam um pouco melhor que a Oxigénio ao norte da cidade.  E se os emissores não são nada de extraordinário, a Oxigénio chega a sofrer a pressão da Marinhais FM (102.5). Seguir pela segunda circular a ouvir a Oxigénio é sempre problemático. Será que a rádio tem algumas exigências impostas pela Anacom que limitam o sinal na direção de Lisboa?

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #95 em: Novembro 24, 2016, 09:00:15 pm »

É verdade. Das rádios detidas pelo engenheiro empresário, a Oxigénio ficou com o pior emissor para chegar a Lisboa. A Radar,  Meo e Marginal podem não ter os melhores emissores, mas chegam um pouco melhor que a Oxigénio ao norte da cidade.  E se os emissores não são nada de extraordinário, a Oxigénio chega a sofrer a pressão da Marinhais FM (102.5). Seguir pela segunda circular a ouvir a Oxigénio é sempre problemático. Será que a rádio tem algumas exigências impostas pela Anacom que limitam o sinal na direção de Lisboa?

Pelo menos na zona norte de Lisboa não me parece estar muito beneficiada, de facto.

Manuel Cruz

• Newbie
  • *
« Responder #96 em: Dezembro 12, 2016, 08:26:54 pm »

Pois... As vezes tem que ser...  :)  Quando puder desfazer o "encriptado" cá estarei...  ;)

Sem especulação e aviando alguns comentários de quem vive em outra dimensão mas tenta ser presente e atento. As 3 rádios de Setúbal pertencem ao mundo montez há mais de dez anos, embora com testa de ferro na gestão. Não está previsto nenhuma alteração nos próximos tempos na Azul e na outra, o envolvimento tem apenas haver com o facto do antigo proprietário apenas aceitar vender as três e nunca uma isolada, assim na compra da Voz levou as outras duas de "brinde".

Por várias alturas outros projectos foram equacionados para as restantes mas as frequências não são estratégicas como os 100.6, as restantes já estiveram em venda várias vezes, mas nunca chegaram a acerto de valores.

Na TSF dizem que não há interesse em frequências de Setúbal, não cobrem onde seria necessário, aguarda-se novidades, mas dificilmente em tempos próximos, a menos que o SLB tenha avançado com verbas. 

cj

• Newbie
  • *
Re: Rádio Azul - 98,9 MHz Setúbal
« Responder #97 em: Dezembro 18, 2016, 11:22:40 pm »
Mesmo que seja verdade que as 3 rádios setubalenses estão nas mãos de Luís Montez, não se percebe como a Azul continua a emitir para uma cova como a cidade de Setúbal, se a rádio Amália já emite de Palmela. Não pode ter as duas a partilharem a estação emissora de Palmela?

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #98 em: Dezembro 18, 2016, 11:41:03 pm »
Mesmo que seja verdade que as 3 rádios setubalenses estão nas mãos de Luís Montez, não se percebe como a Azul continua a emitir para uma cova como a cidade de Setúbal, se a rádio Amália já emite de Palmela. Não pode ter as duas a partilharem a estação emissora de Palmela?

Em termos de anunciantes não iria compensar de certeza absoluta. Era mais gasto em eletricidade, técnica e afins, para o mesmo lucro. Esta com 50W de uma PAR de 2000 e isso deve ajudar muito ao equilíbrio das contas.

Rui Miranda

• Newbie
  • *
« Responder #99 em: Dezembro 22, 2016, 03:26:51 pm »
Eu não sei a quem pertencem ou deixam de pertencer as duas rádios de Setúbal, isso deixo para quem sabe e quer debater o assunto. Enquanto ouvinte interessa-me o produto. Sou setubalense e seja muito ou pouco, dou valor ao que tenho. A RJS, como li algures por aqui, é local da raiz até perder de vista, ou neste caso, sinal. A Azul igualmente, mas com contornos manifestamente diferentes.

A única informação privilegiada de que disponho e de fonte fidedigna, é que de acordo com medições recentes a RJS está a emitir com 30W e a Azul com 300W, contrariamente ao que diz o caro utilizador Linxtuga, o qual depreendo que resida no distrito de Setúbal, mas desculpe que lhe diga, pelo que tive oportunidade de ler, está muito longe de conhecer a realidade do concelho.

Aliás, alguém me pode dar uma justificação devidamente fundamentada, para as rádios de Setúbal terem que chegar a Lisboa? Que interessa isso? Ambas estão aquém da P.A.R. atribuída, é inegável, mas interessa sim, cobrirem o concelho para o qual estão licenciadas e pelo menos a Azul, para não fugir ao tópico, faz isso ainda que com algumas zonas de sombra do lado de Azeitão, fruto da urografia/localização do posto emissor, no mesmo local da Rádio Jornal, que, uma vez mais Linxtuga (juro que não é nada pessoal), não está no bairro do liceu como refere.

Se ambas podiam ter mais sinal? É evidente que sim. Mas Lisboa não é mercado para Setúbal. Não sendo concelho, faria muito mais sentido explorarem o mercado que eventualmente possa existir “em linha de vista” do lado de Tróia, Pegões, Vendas Novas ou mesmo Alcácer do Sal. Veja-se o caso recente da Super FM que mesmo cobrindo a capital deu no que deu, e está muito aquém de ser somente um problema de gestão como foi referido no tópico respetivo. O cerne da questão é que o mercado de Lisboa é para as rádios lisboetas sejam elas locais e/ou sobretudo as nacionais.

A Amália também não é comparação. São realidades diferentes. Os 100.6 servem de mero transmissor que visa propagar para a margem sul um conteúdo cujo bolo vem de Lisboa, e a única fatia de programação local, se é que se pode chamar assim, surge em blocos noticiosos. Da última vez que ouvi, porque a música não é o meu fado, esta frequência de Setúbal(?) também não tinha anúncios locais (leiam-se do concelho de setúbal), isto já para não falar que o posto emissor está localizado no concelho de Palmela, que já são outros quinhentos.

Desculpem-me a longo post. Cumprimentos a todos

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #100 em: Dezembro 22, 2016, 06:14:39 pm »
A única informação privilegiada de que disponho e de fonte fidedigna, é que de acordo com medições recentes a RJS está a emitir com 30W e a Azul com 300W, contrariamente ao que diz o caro utilizador Linxtuga, o qual depreendo que resida no distrito de Setúbal, mas desculpe que lhe diga, pelo que tive oportunidade de ler, está muito longe de conhecer a realidade do concelho.

A informação que tinha da potência era a última disponível à data de 2013 publicamente. Se a Azul emite agora com 300, deve ser por isso que agora já chega à Venda do Alcaide desde há uns tempos para cá, onde antes morria logo após as portagens de Setúbal.

De jeito nenhum posso admitir que um utilizador que só se registou agora considere o que quer que seja sobre o que sei ou não sei do concelho e do distrito. Achei profundamente desnecessário o comentário.

Por outro lado, há que dizer que uma pessoa que resida no distrito não tem de conhecer o concelho-sede. Há muita gente no Montijo que nunca meteu os pés nem em Palmela. Alias, aposto que muito boa gente da margem Sul preferiria ser distrito de Lisboa. Fica a nota.

Aliás, alguém me pode dar uma justificação devidamente fundamentada, para as rádios de Setúbal terem que chegar a Lisboa? Que interessa isso? Ambas estão aquém da P.A.R. atribuída, é inegável, mas interessa sim, cobrirem o concelho para o qual estão licenciadas e pelo menos a Azul, para não fugir ao tópico, faz isso ainda que com algumas zonas de sombra do lado de Azeitão, fruto da urografia/localização do posto emissor, no mesmo local da Rádio Jornal, que, uma vez mais Linxtuga (juro que não é nada pessoal), não está no bairro do liceu como refere.

*orografia

Gostava de saber onde é que leu que eu disse estar no Bairro do Liceu. No Bairro do Liceu estavam, da última vez que vi, os estúdios. O posto emissor está na baixa de Palmela, num ponto conveniente para emissão para o concelho de Setúbal em termos de orografia. É sabido que localizações em Palmela, quanto mais na direção de Sesimbra, pior.

Não têm de chegar a Lisboa mas se até dentro do próprio concelho há falhas, têm a obrigação de cobrir o mais possível. E, sendo sede de concelho, podiam cobrir o distrito todo e fazer serviço que não existe, mas as vistas curtas são uma carateristica de muitos setubalenses e infelizmente quem dirige tem publicidade e pouco paga aos locutores, pelo que nem se preocupa com isso, porque está tudo saudável como está.

Realço a coincidência da RJS, mais local, só cobrir o Centro urbano da Cidade. Morre a chegar ao Faralhão. Atropelada pela Antena2 e pela própria falta de potência. O que é muito giro porque supostamente teria lá mais público.

Não sendo concelho, faria muito mais sentido explorarem o mercado que eventualmente possa existir “em linha de vista” do lado de Tróia, Pegões, Vendas Novas ou mesmo Alcácer do Sal. Veja-se o caso recente da Super FM que mesmo cobrindo a capital deu no que deu, e está muito aquém de ser somente um problema de gestão como foi referido no tópico respetivo. O cerne da questão é que o mercado de Lisboa é para as rádios lisboetas sejam elas locais e/ou sobretudo as nacionais.

Demonstra aqui um desconhecimento porque acha que as rádios que emitem em Lisboa são lisboetas e portanto emitem todas do concelho de Lisboa. A Radar emite da Trafaria e foi licenciada para Almada ainda como RV Almada e não é por isso que não deixa de ter muito mercado em Lisboa. Lisboa e Grande Lisboa são realidades que por vezes conseguem ser muito diferentes.

Há inúmeras rádios que emitem para Lisboa não sendo o concelho de onde emitem. Quer exemplos? Dou -lhe três: Oxigénio, licenciada para Oeiras; Record, licenciada para Sintra; Cidade FM, licenciada para a Amadora. Há muitos outros. A Amália tem os 92.0 que não são de Lisboa, são de Loures. A Orbital emite para Lisboa e não é de lá. É de Loures. Etc, etc, etc.

A Amália também não é comparação. São realidades diferentes. Os 100.6 servem de mero transmissor que visa propagar para a margem sul um conteúdo cujo bolo vem de Lisboa, e a única fatia de programação local, se é que se pode chamar assim, surge em blocos noticiosos. Da última vez que ouvi, porque a música não é o meu fado, esta frequência de Setúbal(?) também não tinha anúncios locais (leiam-se do concelho de setúbal), isto já para não falar que o posto emissor está localizado no concelho de Palmela, que já são outros quinhentos.

Desculpem-me a longo post. Cumprimentos a todos

A Amália tem programação local em 100.6, muitas vezes à noite. E foi licenciada para Setúbal, sim, ainda como Rádio Voz. O emissor estava na mesmíssima torre que, como diz e bem, serve RJS e Azul. E esta?

Cumprimentos.
« Última modificação: Maio 16, 2017, 08:06:25 pm por Linxtuga »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #101 em: Dezembro 22, 2016, 07:45:13 pm »
RJS? O que é isso? A questão coloca-se por quem circula na região a escutar a Antena 2 nos 88,7 MHz e sente a interferência de uma rádio amadora qualquer que opera em muito más condições, nos 88,6. Até no perímetro urbano de Setúbal se nota a debilidade de sinal. Deve ser a pior rádio local deste país e arredores em termos de cobertura, que nem sequer oferece um nível confortável de sinal dentro da própria cidade.

Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk

« Última modificação: Dezembro 22, 2016, 07:49:53 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Rui Miranda

• Newbie
  • *
« Responder #102 em: Dezembro 22, 2016, 07:56:27 pm »
Caro Linxtuga, não o conheço de outros fóruns e duvido que de qualquer outra forma. Repito não é nada pessoal, mas permita-me, divergir.

A informação que tinha da potência era a última disponível à data de 2013 publicamente. Se a Azul emite agora com 300, deve ser por isso que agora já chega à Venda do Alcaide desde há uns tempos para cá, onde antes morria logo após as portagens de Setúbal.

Não sei onde foi buscar a Venda do Alcaide.

De jeito nenhum posso admitir que um utilizador que só se registou agora considere o que quer que seja sobre o que sei ou não sei do concelho e do distrito. Achei profundamente desnecessário o comentário.

Quando digo que desconhece a realidade do concelho, digo-o porque além de ter liberdade para dar a minha opinião, desconhece de fato. O meu registo é realmente recente, o que não invalida que não seja seguidor do fórum já há muito tempo, bem como, que não tenha lido TODOS os seus comentários relativamente às rádios de Setúbal. Se não quiser admitir, também está no seu direito, mas, volto a dizer, com todo o respeito, sim desconhece.

Gostava de saber onde é que leu que eu disse estar no Bairro do Liceu. No Bairro do Liceu estavam, da última vez que vi, os estúdios.

Queira então rever e descobrir onde é que li Bairro do Liceu.

88.6 - RJS (ex-Rádio Canal1) - Local até à medula, emite com 50w de uma torre no final do Bairro do Liceu em Setúbal, a cerca de 30mts de cota, com cerca de 30mts de altura (morre na Morgada e na Venda do Alcaide). Som a caminho de mau, embora com volume aceitável, condições técnicas muito boas não fosse a carolice de quem lá está não permitir dar para mais. Tem publicidade local e é dela que vive surpreendentemente bem. Tem boa programação, os locutores são muito anos 80/90 mas não são amadores (apenas cristalizaram), mas em tempos tinha relatos do Vitória, que foram completamente perdidos a norte do Sado desde há uns anos para cá. 100% setubalense, com tudo o que isso implica. Sem RDS.

98.9 - Rádio Azul - Em tempos 98.9, 88.6 e 100.6 eram do mesmo grupo. Os 100.6 foram para outro lado (ver abaixo), os 98.9 também foram adquiridos a uma família que reside em Setúbal, e aparentemente com maior expertise. A torre de emissão continua a ser a mesma da Rádio Jornal, emite com 100w embora com cota mais baixa, e a única diferença é que chega melhor a Tróia e ainda toca Alcácer. É um esforço interessante de trazer uma rádio local para o concelho que tenha relevo e qualidade - o som é bom, podendo ser melhor a espaços, mas os microfones são fracos. Em tempos transmitiu os relatos do Vitória, algo que desde 2012 não transmite. Tem um voz-off principal razoável (João Paulo Nunes), mas as vozes femininas são muito, muito fracas. Tem notícias 24h/dia (gravadas) e programas informativos, quase não tem locução de continuidade, e tem níveis variáveis de publicidade. É o único emissor que pode almejar uma cobertura ao nível dos 89.9 da RFM pela frequência que tem.

Ah! E já agora, está mesmo equivocado. A 14 de fevereiro refere que a Azul tinha 100W e a 18 de dezembro, neste tópico já diz que que tem 50W?

Em termos de anunciantes não iria compensar de certeza absoluta. Era mais gasto em eletricidade, técnica e afins, para o mesmo lucro. Esta com 50W de uma PAR de 2000 e isso deve ajudar muito ao equilíbrio das contas.

Bem, adiante.

O posto emissor está na baixa de Palmela, num ponto conveniente para emissão para o concelho de Setúbal em termos de orografia.

O posto emissor na baixa de Palmela? Essa é nova. Em 30 anos, nunca esteve caríssimo. Uma vez mais, desconhece.

Demonstra aqui um desconhecimento porque acha que as rádios que emitem em Lisboa são lisboetas e portanto emitem todas do concelho de Lisboa.

Está equivocado. Em momento nenhum pus a coisa nesses termos. Referi sim, e passo a citar “o mercado de Lisboa é para as rádios lisboetas sejam elas locais e/ou sobretudo as nacionais”, entenda-se aqui que Lisboa tem 5 frequências de âmbito local, e as nacionais, creio que nem preciso fazer o desenho. Apenas a essas me referi, porque as que tem emissores em concelhos limítrofes e anunciam frequências de Lisboa, nem foram por mim referidas.
Bem, na verdade até falei da Amália, mas nem referi os 92.0 de Loures.

A Amália tem programação local em 100.6, muitas vezes à noite. E foi licenciada para Setúbal, sim, ainda como Rádio Voz. O emissor estava na mesmíssima torre que, como diz e bem, serve RJS e Azul. E esta?

Começo a ser repetitivo, mas desconhece. Caro Linxtuga.
Em primeiro lugar essa mesma torre nunca albergou as três rádios simultaneamente. E esta?
Se são três, onde estava a outra? Consegue achar o Wally? Eu dou uma ajuda.
A RVS durante muitos anos emitiu com o emissor no topo do edifício onde estavam os estúdios. A RJS chegou a funcionar no mesmo edifício. No princípio do novo milénio, a RVS mudou-se para partilhar as antigas instalações da Azul, e por sua vez também a mesma torre de emissão. Situação que anos mais tarde se iria voltar a reverter, quando a Azul teve se mudou para os atuis estúdios, fazendo com RJS mudasse também e a RVS voltasse às origens. Pode parecer confuso e realmente foi.

Passar bem

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #103 em: Dezembro 22, 2016, 08:19:52 pm »
Caro Linxtuga, não o conheço de outros fóruns e duvido que de qualquer outra forma. Repito não é nada pessoal, mas permita-me, divergir.

Não sei onde foi buscar a Venda do Alcaide.

Acho que devo ter escrito algures, anteriormente, que deixava de ouvir a rádio na Venda do Alcaide. Se não escrevi estou deslocalizado no tempo, porque tinha ideia de ter escrito isso.

Quando digo que desconhece a realidade do concelho, digo-o porque além de ter liberdade para dar a minha opinião, desconhece de fato. O meu registo é realmente recente, o que não invalida que não seja seguidor do fórum já há muito tempo, bem como, que não tenha lido TODOS os seus comentários relativamente às rádios de Setúbal. Se não quiser admitir, também está no seu direito, mas, volto a dizer, com todo o respeito, sim desconhece.

Desconheço o interesse por ler todos os meus comentários sobre essas rádios. Deve ser dos tópicos que menos falo aqui.

Gostava de saber onde é que leu que eu disse estar no Bairro do Liceu. No Bairro do Liceu estavam, da última vez que vi, os estúdios.

Queira então rever e descobrir onde é que li Bairro do Liceu. [/quote]

Visto. A informação que tenho foi me dada por profissionais que lá trabalhavam, e é com base nessa que prestei indicações, sendo as últimas de Fevereiro de 2013. Se está de facto noutro local fica a correção e será anexada ao post logo que tenha tempo e paciência para me dar ao trabalho de a fazer.

Quanto à questão das potências da Rádio Azul, volto a dizer que a informação que tinha até Fevereiro era de que emitia com 100w (dada por quem lá trabalhava), sendo que lá para Julho fiz uma atualização no FM-Scan salvo erro que mencionava 50W. Ou se não foi lá, tenho a certeza que li isso algures nessa altura, daí mencionar em Dezembro.

Começo a ser repetitivo, mas desconhece. Caro Linxtuga.
Em primeiro lugar essa mesma torre nunca albergou as três rádios simultaneamente. E esta?
Se são três, onde estava a outra? Consegue achar o Wally? Eu dou uma ajuda.
A RVS durante muitos anos emitiu com o emissor no topo do edifício onde estavam os estúdios. A RJS chegou a funcionar no mesmo edifício. No princípio do novo milénio, a RVS mudou-se para partilhar as antigas instalações da Azul, e por sua vez também a mesma torre de emissão. Situação que anos mais tarde se iria voltar a reverter, quando a Azul teve se mudou para os atuis estúdios, fazendo com RJS mudasse também e a RVS voltasse às origens. Pode parecer confuso e realmente foi.

Passar bem

Volto a dizer: não eram as informações que tinha, mas as últimas que tinha datavam da data referida acima. É com essas que funciono. Se tem outras, tanto melhor, fica-se mais informado.
« Última modificação: Maio 16, 2017, 08:11:08 pm por Linxtuga »

364m

• Full Member
« Responder #104 em: Dezembro 22, 2016, 11:07:44 pm »

Quando digo que desconhece a realidade do concelho, digo-o porque além de ter liberdade para dar a minha opinião, desconhece de fato.

De fato, de camisa, de camisola ou qualquer outra coisa. O que cada um veste não tem nada a ver!
PORRA, escrevam em português!!!
« Última modificação: Dezembro 22, 2016, 11:17:50 pm por 364m »