Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1327108 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #5685 em: Junho 25, 2026, 08:12:06 pm »
Como habitualmente Antena3 no Festival MED em Loulé 

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5686 em: Junho 25, 2026, 08:38:09 pm »
Não disse antes, mas o MED, terá também a transmissão de álguns concertos,  na plataforma da RTP,  RTP Palco.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5687 em: Junho 26, 2026, 01:33:47 am »
De manhã  não houve...
De tarde nao escutei...
Mas de manhã o Alexandre e a Andreia,  falaram  que hoje nao haveria noticiários.
Seria a informação que tinham de manhã...

Nesse caso o Público então falhou e não foi pouco... Eu ouvi na A1 às 19h (e meti no tópico respetivo), mas não toco na Antena 3 na maioria do tempo e sem dúvida não aquela hora, portanto segui pela informação do próprio Público.

Mas agora vou também cavar: noticiários de trinta em trinta minutos na Antena 3 à tarde? Quando o dia está praticamente feito de informação? Parece inútil...

Neste caso, era ir tirar as dúvidas...

https://www.rtp.pt/play/p13340/e934420/logo-se-ve

Quando estava a ouvir a emissão em direto, admirei-me de a Catarina Palma ter ido trabalhar no dia da greve, confesso. Depois lembrei-me: recibos verdes. Não me chocam as sínteses aos 30' na Antena 3. É um programa mais adulto que os da Mega e Cidade e nestas agora até já há noticiários à hora certa. A Ana Fernandes Silva tem vindo a ser aposta recorrente nos noticiários da 3. Portanto, se estava escalada, e não fez greve, não havia motivo para não haver notícias. Relembro, está na empresa há pouco tempo, a primeira vez que a ouvi a fazer reportagem foi, justamente na greve/plenário contra a mudança de nome RTP Antena 1. Vem da escola da RR, onde não há greves. Gosto bastante de a ouvir a fazer noticiários, pelo menos aqui tem direito à devida apresentação, o que não acontecia nas madrugadas da RR.

E, de repente, quando ela está a fazer emissão, as três mulheres em estúdio são ex-R/Com. Boa casa para a RTP recrutar...  ;D

Boa voz é também a Carolina Bordalo Soares que está nas manhãs e, muitas vezes, também madrugadas da Antena 1. Ainda bem que estão a apostar progressivamente, em jornalistas jovens para a estação jovem. Muito dinâmica e com um divertimento na voz, que é isso que se quer.

Coisa que não estava à espera, mas o Logo se Vê a 3 vozes fica algo plástico portanto seria o melhor para todos.
Por acaso até estava. Penso que o Tiago sendo um excecional locutor, que é, por vezes, sem se dar conta, seca um nadinha a Palma e a Oliveira, que são igualmente duas vozes poderosissímas. Já tinhamos todos percebido na Mega que castar a Teresa ao papel de terceira voz não funciona. O Logo se Vê, com o tipo de intervenções que vai tendo nos apontamentos culturais da Marta Rocha e da Raquel Mourão Lopes, não requer três vozes. Não é exatamente o mesmo que um Snooze. É um programa com outro ritmo e, como tal, deve aproveitar-se para pegar numa primeira voz natural e envia-la para as manhãs, onde já há uma experiência de química natural com o parceiro masculino, o Alexandre Guimarães.

Em suma, têm três vozes que são claramente primeiras vozes, num mesmo painel. É um luxo que, dada a escassez da estação no resto do horário, não deve ocorrer. E, logicamente, também pelos próprios.

Excelente emissão do Snack Bar da Teresa Oliveira, dedicada aos Arraiais dos S. Populares.
Aliás, programa que é sempre excelente, mas não ouvi a emissão de Santo António.

Aqui confesso que preferia que a 3 se libertasse destes pesos mortos da "demasiado" alternativa e procurasse ir roubar à R/Com e Bauer festivais para os quais não estão minimamente vocacionadas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #5688 em: Junho 26, 2026, 10:36:01 am »
Aqui confesso que preferia que a 3 se libertasse destes pesos mortos da "demasiado" alternativa e procurasse ir roubar à R/Com e Bauer festivais para os quais não estão minimamente vocacionadas.
Basicamente são todos menos o Rock in Rio e o Alive. ;D

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5689 em: Junho 26, 2026, 10:47:29 am »
Evidentemente.
Se o Servico público não cobre os festivais mais pequenos e alternativos , claramente  algo está  errado.

Por isso é  que cada vez mais tenho dúvidas na utilidade, como serviço publico da 3.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5690 em: Junho 26, 2026, 11:12:37 am »
Evidentemente.
Se o Servico público não cobre os festivais mais pequenos e alternativos , claramente  algo está  errado.

Por isso é  que cada vez mais tenho dúvidas na utilidade, como serviço publico da 3.

Sabe que existem contratos para estas coberturas, correto?
Beneficia quem a Mega Hits estar 3 dias num festival sem transmitir absolutamente nenhum concerto?

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5691 em: Junho 26, 2026, 11:16:42 am »
Basicamente são todos menos o Rock in Rio e o Alive. ;D
Ao nível do internacional faltou-lhe mencionar o Festival Marés Vivas, que também é estilo Comercial, R/com, depois há alguns de música portuguesa. mas não conto muito esses. mas no resto sim concordo.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5692 em: Junho 26, 2026, 11:25:00 am »
Se não for a 3, quem vai pegar no Festival MED ou no de Sines?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5693 em: Junho 26, 2026, 11:25:28 am »
Sim há contratos, evidentemente
Por isso é  que a Mega está  lá  esses 3 dias.
Ela é paga para divulgar esse festival, mesmo não  transmitindo concertos.

Mas que é  que isso tem a ver com a 3 transmitir festivais mais pequenos e alternativos?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #5694 em: Junho 26, 2026, 11:42:55 am »
Sim há contratos, evidentemente
Por isso é  que a Mega está  lá  esses 3 dias.
Ela é paga para divulgar esse festival, mesmo não  transmitindo concertos.

Mas que é  que isso tem a ver com a 3 transmitir festivais mais pequenos e alternativos?

Não é por ter 40 mil pessoas por dia que o Primavera deixa de ser um festival alternativo, assim não entendo o que quis dizer muito menos ter ligado isso à utilidade pública da 3.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5695 em: Junho 26, 2026, 11:57:28 am »
Ate acho que o Primavera devia ser apoiado pela 3.
Nesta altura a 3 tem mais audiência  que a Mega e tem uma rede nacional.
Mas se a organização do festival prefere a Mega, provavelmente porque há contratos assinados, que têm  que se cumprir...

Mas acho o festival mais a " cara" da 3...

Atento

• Hero Member
« Responder #5696 em: Junho 26, 2026, 01:27:55 pm »
Evidentemente.

Não confundir serviço público com serviço estatal de nicho...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5697 em: Junho 26, 2026, 02:48:13 pm »
Se tudo for feito com criatividade,  alegria, humor,  levesa, tudo pode ser conduzido.
Até  porque a 3 tem bons profissionais que se enquadram no que digo, o Alexandre, a Andreia, o André, o Tiago,  a Catarina e a Teresa...

SamM

• Hero Member
« Responder #5698 em: Junho 26, 2026, 04:06:51 pm »
Evidentemente.

Não confundir serviço público com serviço estatal de nicho...

A Antena 3 deve estar onde os outros não querem estar, mas deve procurar o equilíbrio e a proporcionalidade com interesse global que se retira dessas transmissões para o resto do país.

A Antena3, havendo possibilidade e não obrigando a investimento de monta, deveria estar no Primavera Sound. Há todo um publico que segue o cariz desse festival e na minha opinião não se trata de um festival de nicho.

A Antena3 /Antena1  podem e devem estar no Festival Med (Loulé), não obrigando a investimento de monta, adequando a emissão e os conteúdos de reportagem por forma a criar interesse do ouvinte. Exemplo: Colocar a transmissao de um concerto de 50mn de um artista africano na lingua materna dele em direto, não me parece equilibrado... Mas se estiver em causa um artista da Lusofonia e entrelaçar-se a transmissao com reportagens faz todo o sentido.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #5699 em: Junho 26, 2026, 06:03:01 pm »

A Antena3, havendo possibilidade e não obrigando a investimento de monta, deveria estar no Primavera Sound. Há todo um publico que segue o cariz desse festival e na minha opinião não se trata de um festival de nicho.

Como não ouvi um único minuto da emissão da Mega não sei se garantiram que continuariam a ser a rádio oficial da próxima edição do Primavera, mas neste momento a 3 parece ter as portas completamente fechadas.
Depois da Comercial ter desandado, em 2024 ainda tiveram 2 horas de emissão sexta e sábado mas desde o ano passado voltou a não haver.