A obra de arte dos Moonspell.
Felizmente há paginas nas redes sociais que ajudam a divulgar o metal pois se estavamos à espera da rádio de FM, era impensavel, com as honrossas excepções do Alta tensão já colocado na prateleira da Antena 3, da Antena Minho e da Marcoense FM que ainda possuem um programa cada dedicado a esses sons. Foi pena a Rádio Portuense não ter mais o Em busca do Rock perdido que veio trazer durante uns anos a chama acesa do Hard Rock e do metal no ar com milhares a partilhar nas paginas do programa o gosto por esse tipo de musica. No Evil estiveram mais de 50 mil pessoas nos 3 dias.
Não sei se é programa de Autor, mas a AVFM passa frequentemente, à noite, mas não me perguntem a hora ao certo, metal. Em todo o caso, é uma rádio a prazo.
pndf,
Vai a um VOA, a um Barroselas ou a um Evil e terás uma surpresa agradável. 
A filosofia da Antena 3 enquanto rádio jovem sempre primou pelo ecletismo. Pode e deve ter uma playlist com hits, uma linguagem vocacionada aos jovens, mas sem desligar a vertente dos programas de autor.
Aliás, a BBC Radio 1 tinha DJ bem veteranos em espaços de autor.
Sobre o hard rock/heavy metal: só num país com parolos provincianos em órgãos de poder é que não divulgam, por exemplo, a banda mais internacional do país, sendo que o 1755 deveria de se dar nas escolas.
Eu não digo que não existam jovens a ouvir, só não são, isso é certo, uma maioria. E, se pretendemos que a 3 seja líder de audiências, temos de a tornar mais mainstream, sem que tenha de, necessariamente, imitar uma Mega ou uma Cidade. É, simplesmente, esse o meu ponto. O papel de rádio rock, a meu ver, não deverá ser preenchido pelo serviço público, tem de ser algum operador no mercado a conseguir ir buscar esse nicho, porque, evidentemente, tem potencial comercial.