Talvez seria interessante meter podcasts de palavra do universo Antena 3 na hora da Prova Oral. Olhem, a Dona da Casa, por exemplo.
São 22 anos de fidelização à palavra e sempre àquela hora.
No meu caso, são uns 15 anos a escutá-la.
É sempre uma decisão difícil mexer com a PO, até porque deve ser o programa mais escutado na estação e um dos mais consumidos em podcast neste país.
E o Alvim soube envelhecer em antena, o que é um dom.
Concordo com essa análise de que o Alvim soube envelhecer em antena. Concordo também que a Prova Oral, que é um programa de palavra, tem lugar no éter. Agora, a grande questão é que esse lugar deveria ser na A1 e não na A3. A Antena 1 tem canal para meter a Prova Oral, provavelmente até às 18h não ficaria mal. Dizem que a PO é o programa mais descarregado no RTP Play, provavelmente, já pensaram porquê? Porque as pessoas já não passam 1h no carro às 19h. Às 18h, pelo menos em Lisboa e Porto, com uma grande certeza, sim. A essa hora ainda é preciso ser linear, particularmente numa rádio com o perfil da A3, que se quer jovem. Diria mais, mesmo das 20h às 23h é necessário haver um painel a concorrer com as GNO e com a Leonor na Cidade. A partir daí, podem entrar com os programas de autor, e a quota de serviço público. Pelo menos, numa fase em que querem atrair público. A história da PO faz-me lembrar o Rosário na RR às 18h30. Vai acabar por cair, mais tarde ou mais cedo.
Ao fim-de-semana, numnregisto mais tranquilo, parece-me que a A3 pode perfeitamente apostar muito mais na palavra, intercalado com música.
Percebo a estratégia que delineaste e até tendo a concordar.
O problema está na boa vontade da direcção da Antena 1 em ter a Prova Oral no seu cardápio.
Acredito que com o Nuno Galopim, era plausível.
Mas, talvez em tempos, a PO era um dos programas mais alvo de críticas aos provedores pela forma desempoeirada com que se abordava temas ainda tabu para algumas gerações como o sexo.
A Antena 1 tem um escrutínio maior que a 3 e, metendo a PO lá, poderá correr o risco do Alvim perder a liberdade que sempre teve.
Aliás, a PO só se aguenta tantos anos no ar porque é feito na 3. Tanto consegues ter uma conversa interessantíssima com o Pedro Paixão, como partir a loiça com o Dr. Love.
Isto numa privada era impossível. Há audiências a bater.
Na Antena 1, também depende do cabedal que a direcção terá para enfrentar a ignomínia e a incompreensão de alguns ouvintes mais conservadores.
A ideia de remeteres os programas de autor para horas mais tardias, não só concordo, como acho necessária. Depois das 22h, seria bom.