Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1311948 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #4425 em: Agosto 06, 2024, 08:50:49 pm »
Assunção Cristas na Dona da Casa.
É um podcast que dá voz a mulheres interessantes com várias visões.
Aposta até agora ganha!
Aposta que esta na hora de ter um horário no FM.

Ao contrário do habitual, não há repetições da Prova Oral na faixa das 19h mas sim dos programas de autor de 1h (Muitos Mundos, Imperfeita Repetição, Matéria Prima, Caixa de Ritmos e Domingo no Mundo).
E felizmente parece que as notícias não vão de férias.
Não se percebe porque não aproveitam a oportunidade de estender as tardes até às 20h. Desconfio que se o fizessem, a PO não voltava a estar no ar antes das 20h.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4426 em: Agosto 06, 2024, 09:40:15 pm »
Aposta até agora ganha!

Ao contrário do habitual, não há repetições da Prova Oral na faixa das 19h mas sim dos programas de autor de 1h (Muitos Mundos, Imperfeita Repetição, Matéria Prima, Caixa de Ritmos e Domingo no Mundo).
Não se percebe porque não aproveitam a oportunidade de estender as tardes até às 20h. Desconfio que se o fizessem, a PO não voltava a estar no ar antes das 20h.

Quase impossível a PO cair para depois das 20:00...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4427 em: Agosto 06, 2024, 10:56:47 pm »
Aposta até agora ganha!

Quase impossível a PO cair para depois das 20:00...

Talvez seria interessante meter podcasts de palavra do universo Antena 3 na hora da Prova Oral. Olhem, a Dona da Casa, por exemplo.
São 22 anos de fidelização à palavra e sempre àquela hora.
No meu caso, são uns 15 anos a escutá-la.
É sempre uma decisão difícil mexer com a PO, até porque deve ser o programa mais escutado na estação e um dos mais consumidos em podcast neste país.
E o Alvim soube envelhecer em antena, o que é um dom.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

JoaquimPSantos

• Jr. Member
  • **
« Responder #4428 em: Agosto 06, 2024, 11:56:58 pm »

Concordo em absoluto. Ontem estava a ouvir a 3 e às 19h foi um completo buzzkill ouvir o Muitos Mundos. Não faz sentido nenhum um programa desses aquelas horas.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4429 em: Agosto 06, 2024, 11:58:05 pm »
Fui eu o único que hoje ouviu a estreia da rúbrica Meu Querido Mês de Agosto com a Raquel Mourão Lopes onde apesar do tema ser interessante estavam a entrevistar alguém a dizer que se sentia seguríssimo a viajar para o Irão isto um dia depois... da embaixada Portuguesa no país ter desaconselhado as viagens? :D

Entretanto hoje descobri que quem faz os spots com os melhores momentos do Logo Se Vê que vão ficando a rodar no programa para os dias/semanas seguintes é o próprio Tiago Ribeiro. Está de parabéns!

pdnf

• Hero Member
« Responder #4430 em: Agosto 07, 2024, 12:57:54 am »
Talvez seria interessante meter podcasts de palavra do universo Antena 3 na hora da Prova Oral. Olhem, a Dona da Casa, por exemplo.
É sempre uma decisão difícil mexer com a PO, até porque deve ser o programa mais escutado na estação e um dos mais consumidos em podcast neste país.

Concordo com essa análise de que o Alvim soube envelhecer em antena. Concordo também que a Prova Oral, que é um programa de palavra, tem lugar no éter. Agora, a grande questão é que esse lugar deveria ser na A1 e não na A3. A Antena 1 tem canal para meter a Prova Oral, provavelmente até às 18h não ficaria mal. Dizem que a PO é o programa mais descarregado no RTP Play, provavelmente, já pensaram porquê? Porque as pessoas já não passam 1h no carro às 19h. Às 18h, pelo menos em Lisboa e Porto, com uma grande certeza, sim. A essa hora ainda é preciso ser linear, particularmente numa rádio com o perfil da A3, que se quer jovem. Diria mais, mesmo das 20h às 23h é necessário haver um painel a concorrer com as GNO e com a Leonor na Cidade. A partir daí, podem entrar com os programas de autor, e a quota de serviço público. Pelo menos, numa fase em que querem atrair público. A história da PO faz-me lembrar o Rosário na RR às 18h30. Vai acabar por cair, mais tarde ou mais cedo.
Ao fim-de-semana, numnregisto mais tranquilo, parece-me que a A3 pode perfeitamente apostar muito mais na palavra, intercalado com música.
« Última modificação: Agosto 07, 2024, 12:59:59 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4431 em: Agosto 07, 2024, 09:26:04 am »

Concordo com essa análise de que o Alvim soube envelhecer em antena. Concordo também que a Prova Oral, que é um programa de palavra, tem lugar no éter. Agora, a grande questão é que esse lugar deveria ser na A1 e não na A3. A Antena 1 tem canal para meter a Prova Oral, provavelmente até às 18h não ficaria mal. Dizem que a PO é o programa mais descarregado no RTP Play, provavelmente, já pensaram porquê? Porque as pessoas já não passam 1h no carro às 19h. Às 18h, pelo menos em Lisboa e Porto, com uma grande certeza, sim. A essa hora ainda é preciso ser linear, particularmente numa rádio com o perfil da A3, que se quer jovem. Diria mais, mesmo das 20h às 23h é necessário haver um painel a concorrer com as GNO e com a Leonor na Cidade. A partir daí, podem entrar com os programas de autor, e a quota de serviço público. Pelo menos, numa fase em que querem atrair público. A história da PO faz-me lembrar o Rosário na RR às 18h30. Vai acabar por cair, mais tarde ou mais cedo.
Ao fim-de-semana, numnregisto mais tranquilo, parece-me que a A3 pode perfeitamente apostar muito mais na palavra, intercalado com música.

Percebo a estratégia que delineaste e até tendo a concordar.
O problema está na boa vontade da direcção da Antena 1 em ter a Prova Oral no seu cardápio.
Acredito que com o Nuno Galopim, era plausível.
Mas, talvez em tempos, a PO era um dos programas mais alvo de críticas aos provedores pela forma desempoeirada com que se abordava temas ainda tabu para algumas gerações como o sexo.
A Antena 1 tem um escrutínio maior que a 3 e, metendo a PO lá, poderá correr o risco do Alvim perder a liberdade que sempre teve.
Aliás, a PO só se aguenta tantos anos no ar porque é feito na 3. Tanto consegues ter uma conversa interessantíssima com o Pedro Paixão, como partir a loiça com o Dr. Love.
Isto numa privada era impossível. Há audiências a bater.
Na Antena 1, também depende do cabedal que a direcção terá para enfrentar a ignomínia e a incompreensão de alguns ouvintes mais conservadores.

A ideia de remeteres os programas de autor para horas mais tardias, não só concordo, como acho necessária. Depois das 22h, seria bom.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

JoaquimPSantos

• Jr. Member
  • **
« Responder #4432 em: Agosto 07, 2024, 02:16:47 pm »
Eu acho que ao fim-de-semana semana também devia existir mais espaço para playlist.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #4433 em: Agosto 07, 2024, 04:09:34 pm »
Na minha opinião, para retirar os programas de autor atuais das 20h às 22h, só se regressasse algum programa do género do Bons Rapazes ao horário onde se destacou tanto, mesmo que com outros estilos musicais. Para voltarmos a 2 horas de playlist sem sal, não obrigado.

Em relação ao fim de semana, só acho que esteja mal o A3.30 tal como está e o Matéria Prima que logo a seguir ao Imperfeita Repetição não tem absolutamente nenhum contexto. Finalmente temos locução em direto com o Estevão, acho que é de disfrutar.
« Última modificação: Agosto 07, 2024, 04:14:33 pm por radiokilledtheMTVstar »

ouvinte

• Hero Member
« Responder #4434 em: Agosto 07, 2024, 08:57:25 pm »
Entretanto hoje descobri que quem faz os spots com os melhores momentos do Logo Se Vê que vão ficando a rodar no programa para os dias/semanas seguintes é o próprio Tiago Ribeiro. Está de parabéns!

O Tiago motivado e a fazer aquilo que gosta é, seguramente, um dos melhores ativos da rádio pública.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4435 em: Agosto 09, 2024, 11:26:11 am »
O festival Bons Sons está de volta e a nata da rádio pública vai estar a cobri-lo em peso.

Muito bem!

Agostinho da Silva

miguelalex23

• Full Member
« Responder #4436 em: Agosto 09, 2024, 12:05:45 pm »
A Prova Oral faz falta na Antena 3. Uma Prova Oral bem comportadinha não faz falta nenhuma na Antena 1.
« Última modificação: Agosto 09, 2024, 12:07:31 pm por miguelalex23 »

Atento

• Hero Member
« Responder #4437 em: Agosto 09, 2024, 12:07:39 pm »
A Prova Oral faz falta na Antena 3. Uma Prova Oral bem comportadinha não faz falta nenhuma na Antena 1. Acho essa visão de que um programa de palavra não tem lugar na Antena 3 muito empobrecedora.

A Antena1 tem de ser mais rebelde em vários campos como as suas congéneres europeias mormente a France Inter...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4438 em: Agosto 09, 2024, 12:22:43 pm »
A Prova Oral faz falta na Antena 3. Uma Prova Oral bem comportadinha não faz falta nenhuma na Antena 1.

É precisamente esse o meu receio da PO na 1.
A 3 é uma casa de liberdade e de experimentação. A 1 tem muito escrutínio que a espartilha.

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #4439 em: Agosto 09, 2024, 02:00:23 pm »

Na Antena 1 concordo que daria uma chuva de mensagens para a Provedora, mas via a encaixar-se na atual Observador.