Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1312324 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #4170 em: Abril 26, 2024, 03:18:14 pm »
Ontem uma emissão brilhante do "Sinais de Fumo" de Pedro Costa, alternando entre músicas dos "Kahn" e trechos relativos ao 25 de Abril. O Pedro Costa é mesmo um génio da rádio.

Can...

Boxx

• Hero Member
« Responder #4171 em: Abril 26, 2024, 03:19:03 pm »
Pedro Costa: um génio na criação de ambientes e sobre géneros musicais algo distintos (4º bairro, costa a costa, coyote, sinais de fumo,... ), desconfio que se lhe pedissem um dia para fazer um programa sobre musica pimba, ele conseguiria criar algo com nível... e a voz está como o Vinho Do Porto - cada vez melhor!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4172 em: Abril 26, 2024, 03:44:57 pm »
Pedro Costa: um génio na criação de ambientes e sobre géneros musicais algo distintos (4º bairro, costa a costa, coyote, sinais de fumo,... ), desconfio que se lhe pedissem um dia para fazer um programa sobre musica pimba, ele conseguiria criar algo com nível... e a voz está como o Vinho Do Porto - cada vez melhor!
É bom ainda ouvir esta "velha guarda" como ele, o Augusto Fernandes, Miguel Quintão, entre outros, ainda no activo.

São radialistas de referência.

Atento

• Hero Member
« Responder #4173 em: Abril 26, 2024, 03:49:50 pm »
O Programa da Desprovedora sobre a 3...

https://www.rtp.pt/play/p11100/e764497/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vii-serie

Lol
Mega FM
LOL

BLÁ
BLÁ

Bolas na trave e para fora...

Acordaram agora para o público jovem?

Lol

A demografia é a culpada!!!

Ahahahahahahahah

O que é que podemos fazer?

Lol

Eles - os jovens - querem mais áudio...

E o que é que a Antena 3 faz para o áudio atingir os jovens?

Até ao momento pouco ou nada...

E o grupo RTP?

Pouco ou nada...

Será que acordaram de vez?

Hum...

Com a insistência no chavão "a alternativa pop" seguramente que não acordaram...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #4174 em: Abril 26, 2024, 08:19:14 pm »
Ponto positivo do novo site da Antena 3: já permite, à semelhança do site da Antena 1, ver a lista das músicas tocadas nas últimas horas.

https://antena3.rtp.pt/ja-tocou/
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #4175 em: Abril 26, 2024, 08:59:11 pm »
Prova Oral de hoje em.direto no Youtube, com as novas equipas das manhãs e das tardes da 3:

https://www.youtube.com/live/1BIJoA5nxtE?feature=shared

Ainda é para mim muito estranho ouvir o Alex e a Palma na 3.

O painel da Andreia Pinto costuma ficar no RTP Play? Queria ouvir a emissão de hoje. Apanhei uma parte e a dado momento, na conversa com o Sena Santos, fiquei mesmo convencido que a reformulação vai incluir um caminho mais mainstream... mas é a leitura que faço, à comentador.

Já agora, há que reconhecer que pelo menos a 2 é melhor que a 1, provavelmente a 3 é o ponto caramelo:

Falo de painéis, claro! 😂😂
« Última modificação: Abril 26, 2024, 09:04:27 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4176 em: Abril 26, 2024, 09:48:18 pm »
Prova Oral de hoje em.direto no Youtube, com as novas equipas das manhãs e das tardes da 3:

https://www.youtube.com/live/1BIJoA5nxtE?feature=shared

Ainda é para mim muito estranho ouvir o Alex e a Palma na 3.

O painel da Andreia Pinto costuma ficar no RTP Play? Queria ouvir a emissão de hoje. Apanhei uma parte e a dado momento, na conversa com o Sena Santos, fiquei mesmo convencido que a reformulação vai incluir um caminho mais mainstream... mas é a leitura que faço, à comentador.

Já agora, há que reconhecer que pelo menos a 2 é melhor que a 1, provavelmente a 3 é o ponto caramelo:

Falo de painéis, claro! 😂😂

Por aquilo que ouvi vai haver mais palavra em antena.

Tiago Ribeiro gostava de ter outra plástica, mormente o anúncio das frequências em antena...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4177 em: Abril 26, 2024, 10:06:50 pm »

Tiago Ribeiro gostava de ter outra plástica, mormente o anúncio das frequências em antena...

Também me parece, sinceramente. O Tiago tem razão, para além do lado legal, em que Antena 3, Comercial e RFM estão em incumprimento do disposto na Lei da Rádio, há, evidentemente esse sentimento de pertença.
Reconheceu que a Marktest não se engana, acho muito positiva essa assunção de que é preciso arregasssr as mangas e trabalhar. Fala também, da importância das emissões em festivais.
Deixa-nos ainda um aviso, que não digo que seja apenas a nós no fórum, mas que devemos ter em conta: críticas têm de ser construtivas. 😉
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4178 em: Abril 27, 2024, 12:33:41 am »

Também me parece, sinceramente. O Tiago tem razão, para além do lado legal, em que Antena 3, Comercial e RFM estão em incumprimento do disposto na Lei da Rádio, há, evidentemente esse sentimento de pertença.
Reconheceu que a Marktest não se engana, acho muito positiva essa assunção de que é preciso arregasssr as mangas e trabalhar. Fala também, da importância das emissões em festivais.
Deixa-nos ainda um aviso, que não digo que seja apenas a nós no fórum, mas que devemos ter em conta: críticas têm de ser construtivas. 😉

A crítica acutilante, não raras vezes, move montanhas; altera; modifica; cria novas energias de mudança.
A crítica mais ou menos, por vezes,  mantém o marasmo existente, criando a indiferença que corta processos de mudança fundamentais que permitem o crescimento absolutamente essencial.

Oxalá corra tudo bem à 3. Faz falta, mas tem de ser útil e impor-se verdadeiramente.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4179 em: Abril 27, 2024, 01:23:27 am »
«Já corremos de mãos dadas a mais secreta noite do Mundo. Já subimos ao alto da montanha. Sabemos todos os nomes do medo e da alegria. Em ti me transcendo. Podia morrer nos teus olhos. Se nestes dias de cigarras doidas, perderes de vista o meu coração vagabundo… dá-me um sinal! Abraçar-nos-emos de novo antes dos rigorosos frios! De novo, o grande sobressalto, o formidável estremecimento dos instantes felizes! Podia morrer nos teus olhos, Amada Rádio!»

2008/2009

As hormonas saltitantes exponenciavam toda a sua intensidade nas salientes espinhas na cara de um adolescente sedento de Mundo, mesmo quando o Porto tivesse sido provavelmente o lugar mais longínquo que esse jovem tinha visitado.
A rádio sempre fez parte da minha vida, mesmo sem sabendo que ela seria uma das minhas grandes paixões. Naquela altura, aos 14 anos, estava muito acostumado a escutar a Cidade FM e era grande parte da sua playlist que ornamentava um leitor .mp3 Sony Walkman que levava para a escola. Contudo, estava na altura de diversificar e me despertar para outras experiências sensoriais. Esse despertar, em muito se deve ao facto de ter migrado, por mera recomendação de um conhecido, para a Antena 3!

E a janela para um Mundo Novo se abriu!

Desde das manhãs com o Nuno Markl, às entrevistas do Nuno e Nando, passando pela culta e duradoura Prova Oral, foi nessa estação de rádio que travei, pela primeira vez, conhecimento com realidades que não conseguia senti-las num Ribatejo mais distante dos centros nevrálgicos do país e da Europa.

Musicalmente falando, foi na Antena 3 que alarguei o leque das minhas escolhas, leque esse que abri por completo quando, em 2012, tive a oportunidade de estudar e viver em Lisboa, numa época conturbada pelo resgate financeiro da troika, mas também rica por ter sido o início de algo verdadeiramente revolucionário no país: uma nova vaga de abertura ao que vinha de fora, mas respeitando e olhando cada vez mais para as nossas raízes culturais, deitando por terra aquele provincianismo bacoco «de que o que é de fora é que é bom!».

Tantas bandas, tantos concertos, tantas dicas culturais escutei na Antena 3, sempre naquela velha máxima de que «a primeira vez, é sempre na 3!».

Podia enunciar várias bandas, vários programas, vários filmes e espectáculos que consumi avidamente e que tiveram a chancela do «canal jovem da RTP».
Mas para que a lista não seja extensa e, «ousando roubar» a lírica poética do caro joao_s, destaco três ou quatro momentos que me marcaram.

---/APONTAMENTOS/---

PROVA ORAL (Fernando Alvim) – Emissão Especial dos 15 Anos da Antena 3 (2009). [102.2 MHz – Lousã]: A Prova Oral, dada a sua longevidade, pode-se considerar um encontro, meio clandestino, entre amigos que, diariamente, podem conviver entre si e tendo o Fernando Alvim como cicerone e dono da casa. Talvez a emissão mais longínqua que tenho memória praticamente intacta enquanto ouvinte assíduo do programa deverá ser a Emissão Especial dos 15 Anos da Antena 3. Era de Segunda a Quinta-feira (Sexta, era dia de «Conversas de Raparigas» com a Mónica Mendes). A PO sempre foi bem ornamentada com os jingles compostos pelo Jimba e por Manuel João Vieira, ainda estávamos a poucos anos do advento dos smartphones e mais longe estávamos da entrada em cena do Whatsapp. A interacção dos ouvintes era feita, via o blogspot do programa ou através de chamada telefónica para o 800 25 33 33 (abençoados jingles que ainda hoje recordo o número). Nesta emissão em específico, co-apresentada pela Cátia Simão, foi feita uma votação para os 15 melhores álbuns portugueses que a estação passou, tendo ganho «O Monstro Precisa de Amigos» dos Ornatos Violeta (1999). Ora, mesmo não tendo memória do seu lançamento, esse álbum marcou-me imenso nessa precisa altura pois surgiu um movimento na minha geração, a qual cresceu a escutá-lo na adaptação da SIC «Uma Aventura» e que, graças à prestação num talent show, chegou a franjas mais jovens. Lembro-me que, após esse programa, fui sacar grande parte desses álbuns (eu sei que é crime, mas já prescreveu) e conheci coisas que, dada a tenra idade, nunca tivera ouvido.

CANÇÕES COM HISTÓRIA (Pedro Costa e José Paulo Alcobia) – Entre 2008/2009 e 2015 [102.2 MHz – Lousã/100.3 MHz Monsanto (Lisboa)] – Se hoje malparo em achar-me um melómano, com um particular gosto pelas estórias por detrás de cada disco, de cada canção, sem dúvida que devo muito ao mítico Canções Com História do Pedro Costa e do desaparecido José Paulo Alcobia. Era uma rubrica que passava nas tardes, sendo estas, inicialmente compostas pela Mónica Mendes e pelo Ricardo Sérgio, depois pela Mónica Mendes a solo e, para o seu final, pela Ana Galvão. Tal como o nome indica, a rubrica contava, de forma sucinta, as estórias por detrás da canção. Tinha o condão de ser lúdica, nada aborrecida e que, tanto rebuscava temas mais épicos e antigos como o «God Only Knows» dos Beach Boys, mais alternativos «tipo» «Radio Free Europe» dos eternos R.E.M., ou os temas que os adolescentes da época escutavam, como o «Welcome to The Black Parade» dos My Chemical Romance.
É uma fonte inesgotável de conhecimento que, volta e meia, vou recordar na RTP Play.

https://www.rtp.pt/play/p372/e208770/cancoes-com-historia

MANHÃS DA 3 (Diogo Beja, Joana Marques, Luís Franco-Bastos, Serginho, Jorge Botas e Daniel Leitão) – Entre 2012 e 2015 [100.3 MHz Monsanto (Lisboa)] – Não era muito comum um universitário acordar ao som do rádio e, em especial a Antena 3! Mas era assim muitos dos meus dias. Podia escrever bastante sobre esta fase do programa matutino da estação mas, sem desprimor aos que lhe sucederam, para mim, foi o melhor programa que escutei em quase 25 anos de memórias enquanto ouvinte de rádio. Tinha doses cavalares de humor, sem ter aquele riso enlatado e falso. Tinha, para o meu gosto, a melhor música do éter e um grande comandante na emissão. Se podemos chamar pretensioso o antecessor The Diogo Beja Show (2010/2012), o trabalho de casa foi feito e entraram em cena os, até então desconhecidos para mim, Joana Marques, Daniel Leitão e Serginho para as manhãs, aliando o humor caustico das imitações exímias do Luís Franco-Bastos. De facto, as manhãs eram «Outra Coisa» e voavam a uma velocidade tremenda. Além disso, haviam dicas de cinema com o Mário Augusto, aprendíamos a não dar «Pontapés na Gramática» com a Prof.a Sandra Duarte Tavares, era comum escutarmos música ao vivo nos estúdios e ainda tínhamos direito a apanhar com as tricas do Serginho, o Eurodance do «Espaço 1999» e o heavy metal e bom humor a relatar o trânsito do produtor Jorge Botas.
As Manhãs da 3 eram uma verdadeira equipa que nos dava, não só bom humor, como cultura e dicas úteis, tendo sido tão relevante que, na altura, conseguiu, por mais que uma vez, encher o Coliseu dos Recreios num espectáculo ao vivo (impensável, na 3 de hoje).
Destaco a primeira vez que escutei, pela voz do Diogo Beja, o tema «Perfect Life» do Moby. Era 2013, estava a escutar a emissão no meu telemóvel enquanto viajava num comboio regional em direcção à faculdade. Aquele nascer de um Sol de Inverno sobre a névoa que cobria os sapais da Azambuja teve mais enquanto. Mil vezes obrigado por isso!
E também recordo a charada que o LFB fez ao ligar para o meu clube, fazendo-se passar pelo meu presidente da época. xD

https://www.youtube.com/watch?v=vbx9kBzdQ38

ANA GALVÃO – Entre 2008/2009 e 2017 [102.2 MHz – Lousã/100.3 MHz Monsanto (Lisboa)] – Em qualquer projecto que ela tenha estado naquela estação, seja nas Manhãs 2, seja nas Tardes, a apresentar o Índice A3.30 com o Augusto Seabra ou as Donas da Casa com a Joana Marques, é, a par do Fernando Alvim, a minha maior referência na rádio! Foi com ela, em 2008, que ouvi falar pela primeira vez (como é apanágio) das «novas» redes sociais Facebook e Twitter. Foi com ela que escutei pela primeira vez os Forest The People, os MGMT, os M83, os Florence + The Machine, a emmy Curl, os Pontos Negros, os doismileoito, os Diabo na Cruz e mais tanta, mas tanta coisa boa…
Foi pela voz da Ana Galvão que soube do falecimento do João Ribas, precisamente quando estava a passar ao lado do local onde o vocalista dos Censurados, Kú de Judas e Tara Perdida tinha falecido. Mas também foi pela voz dela que tive acesso à cobertura do boom dos festivais de Verão em Portugal.
E, mesmo após a sua saída, foi graças a ela que deixei de ver a Rádio Renascença como um posto para «velhos e beatos»!

ANDRÉ SANTOS – Manhãs 2 (11h/15h) – Pandemia SARS-CoV-2 [antena3.rtp.pt] – Mesmo estando, a maioria de nós, metidos numa depressão colectiva, resultado de uma vida ermita a que fomos submetidos, escutar o André Santos era um bálsamo. Acredito que não foram nada fácil aqueles tempos para o pessoal da rádio. Era preciso coragem, após os fatídicos noticiários em simultâneo com a Antena 1, tentarem animar a malta, sem perderem o foco nas informações mais importantes a dar ao seu auditório. E o André Santos foi uma valorosa companhia que alegrava aqueles dias em que a esperança no futuro se esvanecia.

ESPECIAIS ANTENA 3 – 2015 até à actualidade [102.2 MHz – Lousã/100.3 MHz Monsanto (Lisboa)] – É verdade que sou um crítico do rumo seguido pela estação em 2015, mas sou o primeiro a elogiar quando a «minha rádio» cumpre os requisitos de serviço público. Graças aos Especiais Antena 3, sobre a égide de Nuno Reis, Henrique Amaro e Luís Oliveira, que pude mergulhar sobre movimentos alternativos que marcaram a nossa contemporaneidade.
Destaco o «Trip Hop: de Bristol para o mundo». O downtempo psicadélico de Bristol é uma paixão já de jovem adulto e que foi aqui muito bem retractada na voz de Nuno Galopim e Isilda Sanches.

https://www.rtp.pt/play/p2362/e431201/especial-a3

Hoje cumpre-se o 30.º aniversário daquela que, pegando nas palavras iniciais do Mestre Fernando Alves, foi e, mesmo afastando-me esporadicamente dela, continua a ser o principal veículo para que possa escrever a plenos dedos minha «Amada Rádio»!

1994 é um ano importante para mim. Tal como a Antena 3, a minha vida também iniciou no final desse ano já longínquo!
Mesmo estando meio-afastado, nunca me esqueço de ti!

Deixo aqui uma fotografia roubada da página no Instagram de um dos movimentos mais belos que presenciei em rádio: o Toca a Todos. Baseado num evento anual da holandesa NPO 3, em 2014 foi possível, durante 73 horas, assistir a Ana Galvão, a Joana Marques e o Diogo Beja a fazerem uma emissão em prol da angariação de fundos para o combate à Violência Doméstica. Ainda chegou a ser anunciado, pela voz do Rui Pêgo, o seu retorno em 2015, tendo a pobreza infantil como pano de fundo. Talvez um dia regresse!
Já eu, posso dizer com todo o orgulho que eu estive lá!

https://www.instagram.com/tocaatodos/p/wKC-P1px9G/

Parabéns e obrigado por tudo o que me deste (e ainda dás)!

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #4180 em: Abril 27, 2024, 02:18:22 am »
Evidentemente, esqueci-me no meu post de parabenizar a Antena 3! Independentemente de ser a nacional que menos escuto, tenho a sensação que isso estará para mudar. Parece-me que há um cheiro a mudança no ar, aprecio isso, mas estaremos aqui para avaliar.

@BdS bom... pensei mesmo que estava a ler o joão_s! Ehehehe! Gostei bastante. Olha, tinha mesmo ideia que esse telefonema já tinha sido na RFM, não na Antena 3. Lembrava-me perfeitamente do "mais escuro que o Oceano."  ;D ;D Mas é engraçado, nunca associei mesmo à Antena 3! É um facto, admito que até há um par de anos, do espectro radiofónico português sintonizava apenas Antena 1, Antena 2, RR e TSF. Sabia que existiam ainda Comercial, RFM, Cidade, que ainda julgava brasileira, e Festival para os velhinhos, que nem fazia ideia de que era apenas uma local. Lembro-me de ouvir o Portugalex, mas sinceramente, nem sei se era na Antena 1 ou na Antena 3.
Graças a umas publicidades nas traseiras da STCP, juntei a este leque uns anos depois a MegaHits, onde comecei a ouvir esporadicamente as Filhas da Pop. O que aprendi, e foi muito, mesmo, foi aqui, com os escritos do Luís que a dada altura devorei, isto após a Maria Seixas Correia me ter metido o bichinho da coisa, num workshop que fez online no segundo confinamento.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4181 em: Abril 27, 2024, 12:56:06 pm »

Eu ainda tinha mandado uma mensagem a "picar" e perguntar se era desta que ultrapassariam a Mega, mas já não passou no programa.

Parece-me que finalmente olham minimamente para o potencial que têm e concluem que devem ter melhores audiências, até pode ser essa a explicação para o Henrique Amaro supostamente ter saído da direção porque me parece alguém que se está a marimbar para isso.
« Última modificação: Abril 27, 2024, 12:59:03 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #4182 em: Abril 27, 2024, 03:21:04 pm »
Para provocar...

Se a Antena1 tem um jingle cantado, a 3 há cerca de oito anos que não tem nenhum...

Em qualquer serviço público europeu, se aparecesse alguém de um do canais a dizer que se está a marimbar para as audiências seria seguramente chamafo a atenção ou até mesmo afastado...

Até a decrépita RNE aqui ao lado  subiu uns pontinhos neste último estudo e sacou logo esse feito.

A 3 ainda tem muito que caminhar...

Aguardemos...

Mas...

Faltam algumas coisas para dar coesão à coisa...
« Última modificação: Abril 27, 2024, 03:22:44 pm por Atento »

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #4183 em: Abril 27, 2024, 06:18:42 pm »
Para provocar...

Se a Antena1 tem um jingle cantado, a 3 há cerca de oito anos que não tem nenhum...

A Antena 3 só não tem jingles cantados desde Novembro do ano passado, quando estreou os atuais.

Atento

• Hero Member
« Responder #4184 em: Abril 27, 2024, 07:08:12 pm »
Para provocar...

A Antena 3 só não tem jingles cantados desde Novembro do ano passado, quando estreou os atuais.

Há algo no Youtube?

Já não me lembro desse jingle...