Mas a desculpa de não haver dinheiro serve para tudo neste país. Esses 4% estão justamente concentrados e muito entre RFM e Comercial, se estas não arriscarem vai arriscar quem? Acantonar por blocos como hoje está na moda em Portugal dá 1,5-2% para a Antena 3.
Quem mete dinheiro tem que ter consciência também. O problema é esse: a bitola mínima entre marketeers/agências de meios, programadores e ouvintes está baixíssima. Alguém tem que ousar para arriscar e isso só pode acontecer em rádios em que a audiência venha mais dos comunicadores que da música. Como a RFM nunca o fez, tem que ser a Comercial que ainda por cima é líder e tem esse formato.
Não custa nada meter 10% de quota na playlist para temas mais alternativos mas que sonicamente sejam tão suportáveis como os outros. Aliás, hoje em dia oferta não falta. Está na altura dos programadores saírem dos anos 90 e da velha desculpa que usavam para isso, que era justamente esta, e atualizarem-se.
Digo mais: a Comercial com 20% de audiência tinha que ter obrigações legislativas associadas não só a essa quota, como a ter informação 24h e debate. Por questões de alcance. Mas ninguém está preparado para essa conversa e só lá chegaremos quando a Comercial bater os 25-30% e for flagrantemente evidente o duopólio.
Ou isso, ou haver um challenger que entre com isso e espatife o modelo das duas nacionais com emissores, comunicadores e playlist que se veja. É só vir dinheiro do estrangeiro.
O duopólio tem de ser destruído e cabe à antena 3 contribuir.
Enquanto o duopólio existir e com os números atuais, com as rádios de palavra sem investimento, os investidores vão-se afastando...
Atrevo-me a dizer que uma Antena 3 com publicidade comercial levaria a abrir bastante quer o modelo da própria Antena 3, quer o mercado em si, e ainda permitia financiamento a um nível interessante para atingir esse objetivo. No fundo um modelo similar ao de outras emissoras de serviço público por essa Europa fora.
Não sou a favor de publicidade na Antena 1, note-se, por múltiplas razões. Mas na Antena 3 faz sentido quando o mercado das musicais mainstream representa cerca de 50% de AAV - permite abrir as coisas e ao mesmo tempo, como efeito colateral, permite um mínimo de custo para a publicidade por causa da estrutura de partida do serviço público, isto é, incentiva a haver mais estrutura e mais gente dentro nas rádios.
Acho que isso envolve mexer no contrato de concessão, salvo erro.
Concordo em absoluto com o Memórias.
Se o Canal 1 da RTP tem direito a 10 minutos de espaços publicitários, porque é que a Antena 3 não pode ter?
Lembro-me de uma altura em que o Aleixo e a Prova Oral tiveram um tímido patrocínio do Minipreço e isso foi um escândalo para algumas mentes pensantes.
Também concordo com o Atento sobre a importância da 3 na distribuição de jogo face ao duopólio da RFM e Rádio Comercial e com a correlação entre a publicidade e a abertura de espírito da estação e, por consequência, das privadas.
Tem é que ter conta, peso e medida, tal como a RTP1 tem face à SIC e à TVI.
Mas com esta Antena 3, não vamos lá.
Mas vá, graças a uma publicação no Facebook das Manhãs da 3, descobri que aquele chocolate com caramelo e biscoito chamava-se «Raider» até 1991!
Como não percebi a referência, fui ao Google e fiquei mais culto. 😂
Contudo, é uma publicação claramente vocacionada aos jovens. 😎
https://www.facebook.com/share/p/Ux7TvzviSmUDrPYx/