Sim, é uma sorte termos em Portugal uma rádio alternativa completamente nacional. Por exemplo França não tem desde que acabaram com o Le Mouv que agora é uma rádio temática de hip-hop e urban mesmo continuando a ser pública, o que dÃficil de perceber.
Mas não chega. Não é só por isso que fazem serviço público ou que têm moral para fazer tudo o que querem sem ninguém lhes poder criticar.
Se há uns anos 99% da música que a 3 passava na playlist tinha qualidade, agora deve ser 50% boa/50% medÃocre-má. Em qualquer rádio, mesmo que seja diferente da maioria, isso afasta ouvintes.
Foram acabando com a variedade de programas de autor: não há um programa de rock fora do indie, não há um programa de soul e rnb como já teve, não há um programa de reaggae como já teve, não existem programas de géneros emergentes como o drum'n'bass. Agora já ouvi a mesma música dos LCD Soundsystem em 3 ou 4 programas diferentes, o que era quase impossÃvel há uns tempos.
Foram acabando com as rubricas que ligavam ao dia-a-dia dos ouvintes. Os universitários como eu são completamente ignorados como já alguém falou aqui, e devia ser um público principal da 3.
Para mim, e volto a repetir, aquilo em que mais falham o serviço público é não darem oportunidades a novos talentos na animação, e para entrar lá ser preciso um quase um milagre.
Eu tenho poucas dúvidas que se a geringonça acabasse hoje amanhã era bye bye 3. Mais do que números de audiências, é de relevância que temos de falar.
Vão ver os números de visualizações dos últimos vÃdeos no Youtube ou o número de gostos nos posts do FB. é ver para comprovar (mesmo que, e aproveitando para falar da Prova Oral, é o programa de rádio com mais gostos em Portugal - tem 200 e tal mil e muita gente a ver o stream).
A 3 tem mais meios multimédia que nunca, tem um equipa própria só para o DomÃnio Público, tem muitas vezes spots a promoverem os programas e mesmo com isto tudo os resultados descem em comparação a quando esteve com a pistola apontada à cabeça com o assassino Relvas, não podem continuar a ignorar isto.