Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1312979 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3675 em: Agosto 10, 2023, 05:15:26 pm »
Em Portugal, confundem serviço público com serviço estatal de nicho.

Alguns na 3, pressionados por vários lobbys,  cavalgaram essa onda, desde que deixassem a 3 em paz.

É b9m não esquecer a pressão dos grupos privados e de figuras absolutamente nocivas como Relvas, o pau mandado Poiares Maduro e o inefável Nuno Artur Silva.

Indivíduos absolutamente novivos para a Antena 3.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3676 em: Agosto 10, 2023, 05:20:53 pm »
Toda a gente horrível, mas afinal quem é que foi bom?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3677 em: Agosto 10, 2023, 05:25:09 pm »
Toda a gente horrível, mas afinal quem é que foi bom?
Mas acha que Relvas, Poiares Maduro e NAS são figuras recomendáveis?

Se sim, isso diz-nos muito sobre si.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3678 em: Agosto 10, 2023, 05:33:05 pm »
Ora sobre as execráveis. A palavra é fortíssima, é o pior que podem chamar a alguém ou a uma instituição. Assim de repente lembro me de três situações execráveis, o abuso sexual de menores, violência doméstica ou violações.
Ora se eu fosse administrador de um qualquer espaço onde se defendesse estas abominacoes, eu não tinha dúvidas se bloquear os tópicos onde isso fosse defendido.
Olhe que eu a nível particular já cortei relações relações com um indeviduo, que até é meu familiar, porque desvalorizar os abusos sexuais na Igeija.
Portanto, o termo é que me choca.
Posto isto se acha mesmo que há rádios execráveis devia imediatamente eleminar esses tópicos.
É a minha opinião séria e frontal...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3679 em: Agosto 10, 2023, 05:35:33 pm »
Ora bem, mas o que é o diz muito sobre mim?
Eu nem gosto dessas personagens, perguntei apenas quem são os bons?
Agora pense a vontade o que quiser sobre mim...

Mas vi que eu eu só aqui uma espécie de alvo a abater, para o Administrador hoje eu não dou uma para a caixa...
« Última modificação: Agosto 10, 2023, 05:37:42 pm por Julio Carvalho »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3680 em: Agosto 10, 2023, 05:36:35 pm »
Ora sobre as execráveis. A palavra é fortíssima, é o pior que podem chamar a alguém ou a uma instituição. Assim de repente lembro me de três situações execráveis, o abuso sexual de menores, violência doméstica ou violações.
Ora se eu fosse administrador de um qualquer espaço onde se defendesse estas abominacoes, eu não tinha dúvidas se bloquear os tópicos onde isso fosse defendido.
Olhe que eu a nível particular já cortei relações relações com um indeviduo, que até é meu familiar, porque desvalorizar os abusos sexuais na Igeija.
Portanto, o termo é que me choca.
Posto isto se acha mesmo que há rádios execráveis devia imediatamente eleminar esses tópicos.
É a minha opinião séria e frontal...
Desculpe lá, mas está a comparar a minha opinião sobre um produto comercial a assuntos sérios como abuso sexual e violência doméstica? Recomendo que se modere ou vou ter de tomar outro tipo de atitudes.

Inaceitável.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3681 em: Agosto 10, 2023, 05:39:25 pm »
Então tome, tenha essa coragem.
Ja lhe disse que é a palavra execráveis que me choca.
Mas seja corajoso, é um pedido...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3682 em: Agosto 10, 2023, 05:40:15 pm »
Então tome, tenha essa coragem.
Ja lhe disse que é a palavra execráveis que me choca.
Mas seja corajoso, é um pedido...
Ou seja, não entende o que é uma hipérbole, insiste no erro e agora está a provocar. É isso? Só para perceber o que vou fazer a partir daqui.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3683 em: Agosto 10, 2023, 06:48:45 pm »
Quem me conhece sabe que não sou de provocações, até posso brincar( não foi o caso).
Tudo começou quando eu lhe disse que já alguém tinha dito que a A3 não era uma rádio grande e disse lhe isto sem qualquer acrimonia, disse lhe porque era verdade.
A partir leia o que escreveu, e depois diga me se fui eu que o provoquei.
Perguntei ao Atento, quem é que ele achava que tinha bom nas Antenas e eu meu caro respondeu logo, que aquilo dizia muito sobre mim, que nem defendi as personagens, que por acaso nem gosto.
Portanto, releia tudo calmamente e não  tenha receio de nada...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3684 em: Agosto 10, 2023, 06:51:00 pm »
Quem me conhece sabe que não sou de provocações, até posso brincar( não foi o caso).
Tudo começou quando eu lhe disse que já alguém tinha dito que a A3 não era uma rádio grande e disse lhe isto sem qualquer acrimonia, disse lhe porque era verdade.
A partir leia o que escreveu, e depois diga me se fui eu que o provoquei.
Perguntei ao Atento, quem é que ele achava que tinha bom nas Antenas e eu meu caro respondeu logo, que aquilo dizia muito sobre mim, que nem defendi as personagens, que por acaso nem gosto.
Portanto, releia tudo calmamente e não  tenha receio de nada...
Não provoquei. Dei a minha opinião. O meu caro trabalha nalguma das rádios que “destratei”? Se for o caso, até poderá ter alguma razão.

Vá, estamos a entrar demasiado no campo do offtopic, vamos falar da grande Antena 3 aqui.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3685 em: Agosto 10, 2023, 07:20:28 pm »
O problema destas coisas, exageros linguísticos à parte seja de quem for, é apenas um - e eu aqui bem sei que não vou dizer exatamente nada de refrescante ou inovador, mas apenas relembrar:

É que a leitura está a ser feita pelas audiências. Tão somente isto.

Do ponto de vista de quem dirige, uma rádio pode ser pequena se tiver menos audiências. Do ponto de vista do ouvinte, que avalia obviamente a qualidade e a valência da estação (ou do "produto", dos "recursos" e dos "colaboradores", e outros termos similares usados para sanitizar gente que parecem inteligentes e técnicos, mas na verdade são algo parvos no contexto de uma rádio), para quem as audiências contam pouco ou nada porque ouve o que gosta desde que se capte bem e às vezes mesmo sem isso, pode não ser.

Quando o Luís Oliveira e outras figuras dizem que a Antena 3 é uma rádio pequena, referem-se às audiências que esta tem, que efetivamente são curtas, mesmo se melhoradas nestes meses. O próprio José Eduardo Moniz referia-se à TVI pré-2000 como uma estação pequena justamente por causa das audiências. Já houve vários casos assim. Não ironicamente, 21 anos depois dessas palavras numa Gala, *todas* seriam pequenas, porque raramente alguma passa dos mesmos exatos 15% que a TVI tinha na época.

O problema nisso como em tudo na vida é que isso traz o reverso da moeda: a visão que têm e trazem para a Antena 3. E nisso, dizer que é uma rádio pequena e usar isso como justificação para o resto é muito mau, demonstrando uma falta de ambição objetiva que depois verte para quem está abaixo e, claro, mina as coisas. Quem pensa apenas pequeno não pode saber pensar grande. Ou, se souber, tem que o saber fazer de forma realista, não como aquele senhor da Rádio Estádio que dizia ter por objetivo ultrapassar a TSF e deixou 2 milhões de dívida a fazer o que não sabia. Gestão de expectativas como em tudo.

Curiosamente nunca ouvi o Pedro Ribeiro da Comercial, em nenhum momento, a referir-se à Comercial como uma rádio pequena, abordava e bem a estação como uma rádio histórica. E certo é que a fez subir de 4,x% para os mais de 21% que detém hoje de audiência acumulada. Nisso, o resto é conversa. O que custa alguém ter um objetivo similar?

Uma coisa é certa, e rematando: a RFM está longe de ser um produto que se considerasse de excelência, embora esteja no melhor ponto da sua história dos últimos 15-20 anos e a melhorar, e seguramente que se fosse de excelência não daria audiências; a RR está a fazer o caminho que deve fazer mas tentar ser algo que não se é sem formação para se o ser, ou se vai corrigindo ou a algum ponto dá raia, e convém vigiar isso; a Mega Hits pouco é algo de jeito atualmente, entrevada entre a generalista jovem que quer ser e o formalismo que executa, e será a próxima a levar com o barrote se não endireitar em breve... e isto já é uma análise pós-renovação. Ouvi ontem a cobertura na MEO Sudoeste na hora da meia-noite e mais uma vez tenho que reiterar isto.

A Antena 3 por sua vez só a muito custo, com muita insistência nesta sede e com muita crítica também, é que se foi endireitando. Erros óbvios como ter o Luís Oliveira no regresso a casa levaram anos a ser corrigidos; problemas óbvios como a péssima qualidade de som levaram anos a ser corrigidos; erros de programação evidentes levaram imenso tempo a ser corrigidos.

Será que os responsáveis pensarem na sua alegada pequenez contribuiu para pensarem "isto é a opinião de uns gajos que para ali estão e por isso não vamos mexer em nada" e depois eventualmente ouviram a própria rádio e vieram dar mão à palmatória?
« Última modificação: Agosto 10, 2023, 07:24:17 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3686 em: Agosto 10, 2023, 07:27:59 pm »
Concordo completamente, segundo aqueles supostamente com informações internas "têm a certeza" que nunca vieram tirar ideias aqui são tantas mas tantas as "coincidências"...

Eu sou da opinião que aconteceria exatamente o inverso e teríamos a 3 a subir posições novamente.

Os géneros musicais "fora de moda" e dos festivais mas sempre com algum público foram o que deram nome à 3.
Só a direção atual é que nunca quis perceber isso.
« Última modificação: Agosto 10, 2023, 07:29:43 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3687 em: Agosto 11, 2023, 06:13:44 pm »
Que grande discussão que para aqui vai... desculpem, em primeiro lugar à Antena 3 e sua equipa, não era minha intenção diminuir nenhuma rádio. A expressão "pequenos" usei-a em analogia à nossa Liga de Futebol, em que temos dois clubes sistematicamente a lutar por Champions e outros dois pela Liga Europa. Se pensarmos em termos de rádios, a verdade é que não andamos muito longe disso, Comercial e RFM a lutar pela liderança das audiências, RR e M80 depois, pelo 3º e 4º lugar. Para baixo disso, é tudo muito próximo entre os 1.5 e os 5%, há margem para variações na tabela.

Dito isto, o Luís Carvalho toca no ponto que para mim é o mais relevante, do ponto de vista de uma análise que não se resuma à fotografia do momento atual: uma rádio é grande quando marca o panorama radiofónico nacional, de alguma forma, independentemente da qualidade ou posicionamento, que vão sempre agradar mais a uns do que a outros. Temos um exemplo recente, a rádio Observador, amada por uns, odiada por outros, mas à qual ninguém é indiferente. Talvez ainda não seja uma rádio grande pelo critério de audiências, e pela cobertura limitada, mas já marcou de alguma forma o panorama.
Dito isto, parece óbvio que há vários critérios para que se possa considerar um produto grande, desde logo a rede nacional de emissores, uma vez que uma rádio pode ser um produto de excelência mas se não tiver como ser escutada, de pouco serve. Por outro lado, o produto tem de ser apetecível, mas não sendo facilitista. Há claro, naturalmente, toda a dimensão histórica e impacto que têm muito peso, pelo menos para mim.

Nunca tive qualquer ambição de fazer radio, não sou da área, muito menos voz para isso, mas se me dissessem que tinha essa oportunidade, não tenho dúvidas que a minha escolha primordial seria a Antena 1, para mim é ainda a "rádio" nacional, a maior, seguida obviamente da RR e da TSF, e qualquer uma destas estão longe de liderar as audiências. A história obviamente pesa, o conteúdo e produto que apresentam também, independentemente do rumo que a dado momento uma dada estação segue.

Depois há as estações que acabaram e ninguém se lembra delas, como sejam o caso da Vodafone FM ou a rádio Estádio. O mesmo não se pode dizer de uma SIM ou de um Rádio Clube Português ou mesmo a Energia, sendo que já lá vão imensos anos desde que findaram as transmissões.

Posto isto, rádios como a RFM e a Comercial e a MegaHits e a Cidade FM também têm o seu lugar. Aliás, no caso das duas primeiras, que efetivamente hoje são rádios mais de massas e "simplistas", têm o seu mérito, o de criar ligação do público com o meio. Pergunto, com genuinidade, alguém acha que se não existissem RFM e Comercial, esse público fugiria para outras rádios? De todo! Não me acredito minimamente nessa hipótese. Independentemente do quarteto de palavra ter muito que pedalar. Há porventura algum país da Europa que não tenha rádios com o respetivo perfil que não figurem no top 5 das audiências? Em que difere uma Los 40 ou uma Cadena 100 de RFM e Comercial, por exemplo?

Quanto à Antena 3, há efetivamente esse acantonamento que já foi bem explorado pelo pdf e também pelo Atento. No que toca à Antena 2, naturalmente é uma rádio grande, mas que de nicho. Nunca uma Antena 2 será uma rádio para ter mais que 1.5%, na melhor das hipótese 2%, num país tão pouco culto quanto Portugal. O mesmo raciocínio se pode aplicar por inerência à Smooth FM.

As locais, com todo o respeito que me merecem, é outro campeonato, impossível de comparar devido às diferenças brutais de orçamentos.

Nota de rodapé: independentemente do que possámos achar sobre qualquer uma das estações, nunca confundir a qualidade da mesma com a dos profissionais que a fazem. Tal como cada um de nós, nos nossos empregos, fazemos o que nos mandam.
« Última modificação: Agosto 11, 2023, 06:18:17 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Amigadaonca

• Newbie
  • *
« Responder #3688 em: Agosto 15, 2023, 10:04:11 pm »
Que grande discussão que para aqui vai... desculpem, em primeiro lugar à Antena 3 e sua equipa, não era minha intenção diminuir nenhuma rádio. A expressão "pequenos" usei-a em analogia à nossa Liga de Futebol, em que temos dois clubes sistematicamente a lutar por Champions e outros dois pela Liga Europa. Se pensarmos em termos de rádios, a verdade é que não andamos muito longe disso, Comercial e RFM a lutar pela liderança das audiências, RR e M80 depois, pelo 3º e 4º lugar. Para baixo disso, é tudo muito próximo entre os 1.5 e os 5%, há margem para variações na tabela.

Dito isto, o Luís Carvalho toca no ponto que para mim é o mais relevante, do ponto de vista de uma análise que não se resuma à fotografia do momento atual: uma rádio é grande quando marca o panorama radiofónico nacional, de alguma forma, independentemente da qualidade ou posicionamento, que vão sempre agradar mais a uns do que a outros. Temos um exemplo recente, a rádio Observador, amada por uns, odiada por outros, mas à qual ninguém é indiferente. Talvez ainda não seja uma rádio grande pelo critério de audiências, e pela cobertura limitada, mas já marcou de alguma forma o panorama.
Dito isto, parece óbvio que há vários critérios para que se possa considerar um produto grande, desde logo a rede nacional de emissores, uma vez que uma rádio pode ser um produto de excelência mas se não tiver como ser escutada, de pouco serve. Por outro lado, o produto tem de ser apetecível, mas não sendo facilitista. Há claro, naturalmente, toda a dimensão histórica e impacto que têm muito peso, pelo menos para mim.

Nunca tive qualquer ambição de fazer radio, não sou da área, muito menos voz para isso, mas se me dissessem que tinha essa oportunidade, não tenho dúvidas que a minha escolha primordial seria a Antena 1, para mim é ainda a "rádio" nacional, a maior, seguida obviamente da RR e da TSF, e qualquer uma destas estão longe de liderar as audiências. A história obviamente pesa, o conteúdo e produto que apresentam também, independentemente do rumo que a dado momento uma dada estação segue.

Depois há as estações que acabaram e ninguém se lembra delas, como sejam o caso da Vodafone FM ou a rádio Estádio. O mesmo não se pode dizer de uma SIM ou de um Rádio Clube Português ou mesmo a Energia, sendo que já lá vão imensos anos desde que findaram as transmissões.

Posto isto, rádios como a RFM e a Comercial e a MegaHits e a Cidade FM também têm o seu lugar. Aliás, no caso das duas primeiras, que efetivamente hoje são rádios mais de massas e "simplistas", têm o seu mérito, o de criar ligação do público com o meio. Pergunto, com genuinidade, alguém acha que se não existissem RFM e Comercial, esse público fugiria para outras rádios? De todo! Não me acredito minimamente nessa hipótese. Independentemente do quarteto de palavra ter muito que pedalar. Há porventura algum país da Europa que não tenha rádios com o respetivo perfil que não figurem no top 5 das audiências? Em que difere uma Los 40 ou uma Cadena 100 de RFM e Comercial, por exemplo?

Quanto à Antena 3, há efetivamente esse acantonamento que já foi bem explorado pelo pdf e também pelo Atento. No que toca à Antena 2, naturalmente é uma rádio grande, mas que de nicho. Nunca uma Antena 2 será uma rádio para ter mais que 1.5%, na melhor das hipótese 2%, num país tão pouco culto quanto Portugal. O mesmo raciocínio se pode aplicar por inerência à Smooth FM.

As locais, com todo o respeito que me merecem, é outro campeonato, impossível de comparar devido às diferenças brutais de orçamentos.

Nota de rodapé: independentemente do que possámos achar sobre qualquer uma das estações, nunca confundir a qualidade da mesma com a dos profissionais que a fazem. Tal como cada um de nós, nos nossos empregos, fazemos o que nos mandam.

Amen!  8)

Atento

• Hero Member
« Responder #3689 em: Agosto 15, 2023, 10:31:21 pm »

Amen!  8)

https://youtu.be/qQZWvez4DgQ