Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313476 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3255 em: Março 19, 2023, 04:33:10 pm »
Merecia outro destaque e horário na grelha da 3.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3256 em: Março 21, 2023, 01:42:40 pm »
Nem sabia que Rui Nabeiro tinha sido convidado da Prova Oral do Alvim...

Hoje, como forma de homenagem, vão repetir essa entrevista...

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #3257 em: Março 21, 2023, 02:37:09 pm »
Do que me lembro do programa desse dia é que o Fernando Alvim até ficou admirado como NENHUM comentário no facebook do programa desse dia era negativo ou criticava o Comendador.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3258 em: Março 22, 2023, 04:08:00 pm »
A Mariana Oliveira está de volta à Razão de Ser e ao Domínio Público que esta semana também tem contado com a jornalista Raquel Mourão Lopes.
Entretanto o Van der Ding tem feito cada vez mais edições do VMT em direto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3259 em: Março 22, 2023, 05:56:18 pm »
Tenho estado mais atento à Antena 3. Pode ser a minha opinião, mas estando a A3 com um horário de playlist mais pop no bom sentido, depois as noites em horários ainda algo cedo, estão demasiadamente pesados. Os programas de autor são importantes, mas não podem fugir em demasia do perfil da estação, e neste momento, sinto que pode existir esse risco.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3260 em: Março 24, 2023, 11:25:38 am »
A Antena 3 estará a acompanhar o Tremor a partir da próxima quinta-feira, com uma equipa de luxo em Ponta Delgada: Inês Henriques, Marta Rocha, Andreia Pinto e Tiago Ribeiro.

Entretanto, hoje o André Santos a fazer emissão a partir do Monte da Virgem.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3261 em: Março 24, 2023, 12:09:42 pm »
Um festival que a 3 habitualmente apoia.

Mas uma equipa de luxo, sim senhor...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3262 em: Abril 09, 2023, 11:39:49 pm »
Esta tarde fiz uma viagem de cerca de 20/30 minutos ao som da Antena 3. Notei a playlist muito comercial, como há muito não me lembro, com temas que passam nas hit radios. Quem segue mais atentamente a 3 tem notado isso?
Entetanto, não conhecia, mas estou a gostar de ouvir este programa "A Profecia do Duque". Boas sonoridades,.diversificadas. Há pouco passou um tema que teria cabimento na 2.
Finalmente, à atenção da técnica: por muito boas condições de propagação que existam, não é normal a 3 estar a perder por KO em Gaia contra a pequenina 102FM de Peniche há quase uma semana. Até porque os demais emissores do Muro também estão a beneficiar do efeito da propagação. O rádio que tenho usado tem dificuldade para fixar RDS e na 102FM não é dificil de conseguir.
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #3263 em: Abril 10, 2023, 02:40:20 am »
Esta tarde fiz uma viagem de cerca de 20/30 minutos ao som da Antena 3. Notei a playlist muito comercial, como há muito não me lembro, com temas que passam nas hit radios. Quem segue mais atentamente a 3 tem notado isso?
Entetanto, não conhecia, mas estou a gostar de ouvir este programa "A Profecia do Duque". Boas sonoridades,.diversificadas. Há pouco passou um tema que teria cabimento na 2.
Finalmente, à atenção da técnica: por muito boas condições de propagação que existam, não é normal a 3 estar a perder por KO em Gaia contra a pequenina 102FM de Peniche há quase uma semana. Até porque os demais emissores do Muro também estão a beneficiar do efeito da propagação. O rádio que tenho usado tem dificuldade para fixar RDS e na 102FM não é dificil de conseguir.

1- A Antena 3 não pode nem deve continuar na sua anemia. As redes sociais estão (quase) mortas e a sua proposta em FM não serve.

2- A Antena3 tem que ser devolvida aos jovens!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3264 em: Abril 10, 2023, 09:50:32 am »

Sim, também tenho notado isso. Penso que com a saída do Luís Oliveira e da Isilda Sanches isso era mais ou menos previsível mas também basta ir às redes sociais para perceber que a linha entre mainstream e alternativo para o público está cada vez mais ténue com casos como o Harry Styles, Billie Eilish, etc.

Desde que se passe pop comercial mas com qualidade e sem exageros tudo bem mas ainda hoje nas Manhãs houve uma sequência com Beyoncé e o Royals da Lorde de seguida (andam também a passar uma música do fraquinho álbum dos Gorillaz com o "MC Bin Laden" que aparece para ser inenarrável), também é preciso ter-se cuidado para não ir do 8 ao 80.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3265 em: Abril 12, 2023, 04:09:40 pm »
Emissão muito interessante da Prova Oral na última terça sobre a questão das quotas de música portuguesa nas rádios. Podia tornar-se muito teórica mas falaram-se de factos e felizmente estava lá a Luísa Sobral, muito mais moderada que o Benjamim e a Capicua, a concluir que a música não pode ser como o cinema português e tem de existir opções para todos incluindo comerciais de qualidade.
A meio do programa o Nuno Reis interviu e revelou que para além da rádio pública ter uma quota de 50% de música portuguesa (na Antena 1 de 60%), ainda cumpre ainda duas "sub-quotas": 60% de música em língua portuguesa e 35% de "música nova" se bem que a 3 segundo ele passa 70% o que tem "um preço a pagar nas audiências"...

Vou dar este caso que tenho reparado e é mais um dos muitos que têm passado na 3 nos últimos anos, insistências que depois se esfumam. Na minha opinião muita música alternativa portuguesa até tem um bom ritmo/melodia, agora vozes e letra...
https://www.youtube.com/watch?v=KSbpmW8biXA

Uma solução utópica mas que poderia resultar? Facilitar que estas músicas algo "perdidas" pudessem ser regravadas por alguém que não ande pelo experimentalismo.
« Última modificação: Abril 12, 2023, 04:15:07 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #3266 em: Abril 12, 2023, 05:02:11 pm »
Emissão muito interessante da Prova Oral na última terça sobre a questão das quotas de música portuguesa nas rádios. Podia tornar-se muito teórica mas falaram-se de factos e felizmente estava lá a Luísa Sobral, muito mais moderada que o Benjamim e a Capicua, a concluir que a música não pode ser como o cinema português e tem de existir opções para todos incluindo comerciais de qualidade.
A meio do programa o Nuno Reis interviu e revelou que para além da rádio pública ter uma quota de 50% de música portuguesa (na Antena 1 de 60%), ainda cumpre ainda duas "sub-quotas": 60% de música em língua portuguesa e 35% de "música nova" se bem que a 3 segundo ele passa 70% o que tem "um preço a pagar nas audiências"...

Vou dar este caso que tenho reparado e é mais um dos muitos que têm passado na 3 nos últimos anos, insistências que depois se esfumam. Na minha opinião muita música alternativa portuguesa até tem um bom ritmo/melodia, agora vozes e letra...

Uma solução utópica mas que poderia resultar? Facilitar que estas músicas algo "perdidas" pudessem ser regravadas por alguém que não ande pelo experimentalismo.

A maior parte das musicas que passa na playlist da 3 é de qualidade muito duvidosa.
Mais uma vez estamos a financiar uma rádio para passar uns treteiros que pensam que são músicos e pensam que produzem arte...

A Antena3 tem de ser devolvida aos jovens!  Foi para isso que foi criada. Não foi criada para estar ao serviço de pseudo músicos  e pseudo fazedores de arte.

A maioria não tem os mínimos olímpicos seja para aquilo que for que ande à volta da música.
Uma pseudo indústria musical financiada pelos portugueses que usurpou uma rede nacional de FM paga a peso de ouro.

Mais uma vez o chamado serviço público refém da música.
Dito de outra forma, até parece que só há serviço público se houver música,  ainda que muita da que passa esteja a um nível absolutamente inaudito.

« Última modificação: Abril 12, 2023, 05:03:52 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3267 em: Abril 12, 2023, 05:08:22 pm »

Apanhei o programa já perto do final, e honestamente, ando sem tempo para nada, quanto mais puxar atrás, mas do que ouvi pareceu-me bastante esclarecedor. Nomeadamente, não sabia que para a quota de música portuguesa entram músicas estrangeiras como o "Quando, Quando, Quando", desde que tenha uma palavra portuguesa ou faça uma referência a PT ou aos países da lusofonia, já conta para a quota. O meu problema, é que entendo, sinceramente, que tal como a Antena 2, também a Antena 3 deveria estar isenta de quota, ou ter um valor muito mais baixo. Para o tipo de público que a A3 deveria apanhar, os jovens 18-35, essa cota é absolutamente castradora.
Em minha opinião, talvez a A1 pudesse ter mais palavra e menos música, e nos espaços de autor (e quiça mesmo na playlist) ser obrigada a ir aos 100%, exceto nos géneros sem produção suficiente. Diria também que poderia fazer sentido ter uma rede em Portugal com as características da DIAL, e se calhar em lugar de tantas rádios fantasmas que por aí andam que nem ao 1% chegam, poder-se-ia utilizar essas frequências para capitalizar esse mercado, com a boa música que existe, não só a atual, como alguma com mais alguns anos.
Concordo também quando referes que a Sobral é bem mais ponderada. Só não se enganou quando referiu que a empresa pública devia dar lucro no excel... foi engano, corrigido rapidamente pelo Alvim, ela referia-se às privadas, e daí compreender outras opções na escolha, não deixando de lamentar (e bem!) que alguma boa música portuguesa por lá não tenha lugar. Mas é verdade que a rádio pública pelo menos devia ter lucro económico 0, nem que para isso tivesse de ter publicidade como a TV.
E sim... de facto há música tuga que não vale nada, mesmo! Mas também há (e muita!) internacional e comemos e calamos nas playlists da RFM/Comercial, RR/M80 e Mega/Cidade.
« Última modificação: Abril 12, 2023, 05:10:15 pm por pdnf »
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #3268 em: Abril 12, 2023, 05:25:22 pm »

Apanhei o programa já perto do final, e honestamente, ando sem tempo para nada, quanto mais puxar atrás, mas do que ouvi pareceu-me bastante esclarecedor. Nomeadamente, não sabia que para a quota de música portuguesa entram músicas estrangeiras como o "Quando, Quando, Quando", desde que tenha uma palavra portuguesa ou faça uma referência a PT ou aos países da lusofonia, já conta para a quota. O meu problema, é que entendo, sinceramente, que tal como a Antena 2, também a Antena 3 deveria estar isenta de quota, ou ter um valor muito mais baixo. Para o tipo de público que a A3 deveria apanhar, os jovens 18-35, essa cota é absolutamente castradora.
Em minha opinião, talvez a A1 pudesse ter mais palavra e menos música, e nos espaços de autor (e quiça mesmo na playlist) ser obrigada a ir aos 100%, exceto nos géneros sem produção suficiente. Diria também que poderia fazer sentido ter uma rede em Portugal com as características da DIAL, e se calhar em lugar de tantas rádios fantasmas que por aí andam que nem ao 1% chegam, poder-se-ia utilizar essas frequências para capitalizar esse mercado, com a boa música que existe, não só a atual, como alguma com mais alguns anos.
Concordo também quando referes que a Sobral é bem mais ponderada. Só não se enganou quando referiu que a empresa pública devia dar lucro no excel... foi engano, corrigido rapidamente pelo Alvim, ela referia-se às privadas, e daí compreender outras opções na escolha, não deixando de lamentar (e bem!) que alguma boa música portuguesa por lá não tenha lugar. Mas é verdade que a rádio pública pelo menos devia ter lucro económico 0, nem que para isso tivesse de ter publicidade como a TV.
E sim... de facto há música tuga que não vale nada, mesmo! Mas também há (e muita!) internacional e comemos e calamos nas playlists da RFM/Comercial, RR/M80 e Mega/Cidade.

Certíssimo relativamente a alguma trampa que passa na rfm, comercial, cidade, mega e m80.

Mas olhe que há mais trampa a passar na 3.

Aliás,  depois de alguns milhões gastos na 3 nos últimos 8 anos, Reis, se tivesse um pingo de responsabilidade,  abstinha-se de repetir a sua ladainha de sempre.

.....

Insisto:

O relvismo

O madurismo

O nunismo/silvismo

Têm que desaparecer rapidamente  da órbita e entranhas fo grupo RTP...

Duas ou três coisas como dizem Galopim & Lopes...

1- Quais os interesses de Relvas em destruir o grupo RTP e, posteriormente,  entregá-lo a um grupo angolano amigalhaço do regime de Luanda na altura?

2- Quais as ligações de Nuno Artur Silva ao canal q e grupo Impresa, estando, simultaneamente,  no grupo RTP como administrador gerindo conteúdos e informação?

3- Porque é que continuam a aterrar no grupo RTP gente próxima a NAS e ao grupo Impresa?

4- O que fazem no grupo RTP dois ex-ministros que a tutelaram?

5- Porque é que foi escolhido para o Ministério da Cultur, que tutela o grupo RTP, um ex-comentador da RTP e um ex-assalariado de Pinto Balsemão?

6- Porque é que na cúpula da Lusa também tem ex-assalariados de Pinto Balsemão?

7- Porque é que na presidência do CA do grupo RTP há um ex-assalariado de Pinto Balsemão?

8- Porque é que no principal canal de tv do grupo está um ex-assalariado de Balsemão e do Grupo Média Capital a dirigir a sua programação?

9- Porque é que à frente da informação da rtptv está alguém que atacou descaradamente a rtp, defendendo a privatização ou encerramento de canais, nomeadamente a rtp3, quando era assalariado de Balsemão?

10- Porque é que a tdt foi im fracasso, privilegiando-se outras plataformas?

11- Porque é que o DAB morreu?

12- Quais as ligações dos governos, nomeadamente os de António Costa, à Impresa e Média Capital?

13-Porque é alfuns políticos são muito promovidos para chegarem longe no grupo Impresa e Média Capital?

14- Haverá verdadeira democracia ou democracia condicionada pelo espaço mediático que alavanca políticos que sirvam os seus interesses?

É uma batalha, no caso do grupo rtp, que levarei até ao fim.
Portugal não pode estar refém disto.
Gentalha que destrói empresas públicas, que as usa, que as vai destruindo paulatinamente.

Vejamos o que foi feito com a EDP...

Vejamos o que foi feito com a PT...

Vejamos o que foi feito com a EFACEC...

Vejamos o que ia sendo feito com a Caixa Geral de Depósitos...

Vejamos o que vai sendo feito com o grupo RTP...

Vejamos o que tem sido feito com a Escola Pública de qualidade...

Vejamos o que tem sido feito com o SNS...

Vejamos o que tem sido feito com outros serviços públicos.
« Última modificação: Abril 12, 2023, 05:32:24 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3269 em: Abril 12, 2023, 05:59:59 pm »

Sim, claro que também ouvimos e calamos algumas letras absolutamente ridículas que só suportamos por não serem em português...
De resto concordo que haja quotas na 3 (talvez um pouco mais baixa sim) mas com muito mais transparência na seleção da música nacional, por exemplo com uma plataforma para novas bandas enviarem as suas maquetes como sempre aconteceu com o BBC Introducing...

https://www.bbc.co.uk/introducing
« Última modificação: Abril 12, 2023, 06:01:33 pm por radiokilledtheMTVstar »