Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1307361 vezes)

Rádio Europa Livre

• Full Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #135 em: Maio 19, 2017, 06:48:36 pm »
Já com alguns dias, é certo. Mas regista-se que, no último Bareme, a Antena 3 teve, pela primeira vez em algum tempo, um aumento de audiência AAV - de 1,6% para 1,9%.
Resta saber se isto foi residual ou se terá tendência para continuar.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #136 em: Maio 23, 2017, 06:58:10 pm »
Já com alguns dias, é certo. Mas regista-se que, no último Bareme, a Antena 3 teve, pela primeira vez em algum tempo, um aumento de audiência AAV - de 1,6% para 1,9%.
Resta saber se isto foi residual ou se terá tendência para continuar.

Por acaso a Antena 3 já tinha subido na última vaga, mas sim esta subida foi a maior em algum tempo.
Pode haver várias razões mas para mim a 3 anda a atrair públicos mais velhos (muitos trintões e quarentões, aposto) e está a descolar do rótulo de rádio jovem, se for assim isto tem tendência para continuar... apesar de estar a perder cada vez mais influência não tendo a cobertura de nenhum grande festival e tendo uma playlist fraca em alguns períodos do dia.

joao_s

• Hero Member
« Responder #137 em: Maio 25, 2017, 12:25:54 am »
“radiokilledtheMTVstar”, como sabe a rede da Rádio Comercial pertenceu, em tempos, à RDP. Iniciou as emissões em 1979, conhecida como “FM Estéreo da Rádio Comercial”, pública, lançou a moderna/contemporânea música portuguesa (rock, pop, etc.), e ouvia com regularidade de 1981 até 1986, com cassetes prontas a gravar. Há décadas que lhes tinha perdido o rasto, tendo estas aparecido numa arrecadação. Estou estupefacto com a qualidade musical da Rádio Comercial desse tempo, 1000 vezes superior à da atual Antena 3. O que gravei dos 11 anos até aos 15, oiço com agrado agora que tenho 46 a caminho dos 47, no último deck de cassetes que adquiri nos anos 90, um Pioneer CT-S420 (igual ao da ilustração*). Muitos temas não se ouvem na rádio portuguesa, nem M80, nem coisa nenhuma! E são de topo. Portanto, já tivemos uma rádio pública de qualidade, abrangente ao nível dos conteúdos, com patamares europeus que aqui tenho referido e que foi descontinuada, portanto não fez escola. Porquê? Não há nada de parecido no éter com esse modelo de rádio. Comparando a atual Antena 3 com o “FM Estéreo da Rádio Comercial” desse tempo, temos um modelo de rádio que é de uma mediocridade absoluta! 1,9% de AAV para Antena 3 é demasiado baixo, traduz a perceção que o auditório tem do produto radiofónico, ou seja, não tem interesse.

*)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #138 em: Maio 25, 2017, 02:26:12 pm »
Era de valor colocar essas gravações online. :)

joao_s

• Hero Member
« Responder #139 em: Maio 25, 2017, 11:05:14 pm »
Era de valor colocar essas gravações online. :)

AG, a gravação de cassetes áudio pela rádio era um hábito relativamente usual nas gerações dos 40’s/ 50´s. No meu caso, na infância/adolescência, gravava a música da rádio, não o programa A, B ou C. Portanto, as cassetes contêm uma sucessão de músicas, sem as intervenções dos radialistas da época, jingles, etc., que eram deliberadamente cortadas.  Assim, não estou a ver grande interesse em fazer o upload de ficheiros de música para a web.

O que lhe posso afiançar é que o arranque do Rock, pela mão de Rui Veloso e muitos outros, pop, etc. não teria o mesmo impacto se não fosse o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, rádio pública. Não julgue que o formato era “quadrado” como agora o da Antena 3, pelo contrário, tinha a matriz das congéneres europeias, cosmopolita, eclética, e de pertença ao espaço europeu onde nos situamos (também EUA), focada na formação de gostos com base no critério qualidade (não era alternativa a nada, tinha identidade bem definida. Se tivermos as melhores canções POP do mundo, a Antena 3 não as passa? Temos uma Antena 3 que segrega música contemporânea, limitada à partida, isso faz algum sentido?).  Não tenha a mínima dúvida que os gostos musicais das gerações dos 40’s, 50’s…, têm a influência nesse “FM Estéreo da Rádio Comercial”… Uma rádio com essas características passou à história (nem pública, nem privada), o que é um erro crasso.

---
Este modelo de sintonizador da Harman Kardon, HK 500, de 1979, continha um medidor analógico de força de sinal. Qualquer semelhança com os atuais indicadores digitais de força de sinal de rede nos telemóveis/smartphones é…

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #140 em: Junho 08, 2017, 06:20:00 am »
Ao que parece não há rádio oficial do Primavera Sound este ano (a Comercial devia ter tudo acordado mas devem ter desistido em cima da hora - também não iam lá fazer nada... - ), por isso a Antena 3 vai fazer emissões de 1 hora entre as 21 e as 22h nos dias do festival...
Não sei se vão transmitir concertos, mas é um primeiro passo para eventualmente (e felizmente) recuperar a cobertura do festival... se calhar em 2018 já é possível uma cobertura total. Eu vou estar lá dentro, por isso depois deem aqui feedback se ouvirem essas emissões :)

Boxx

• Hero Member
« Responder #141 em: Junho 10, 2017, 02:39:20 pm »
De facto, não fazia sentido a Comercial ser radio oficial de festival, do qual não roda uma única banda na sua banal playlist...

Atento

• Hero Member
« Responder #142 em: Junho 10, 2017, 04:00:34 pm »
Sim, a antena3 deve voltar a prestar atenção aos festivais direcionados, digamos, para o grande público e que, noutros tempos não muito distantes, cobriu de forma satisfatória. Na verdade, a 3 não se pode fechar no seu próprio casulo ou acantonar-se em festivais/iniciativas de tendência residual. Deve, pois, ser abrangente.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #143 em: Junho 14, 2017, 01:47:29 pm »
Sim, a antena3 deve voltar a prestar atenção aos festivais direcionados, digamos, para o grande público e que, noutros tempos não muito distantes, cobriu de forma satisfatória. Na verdade, a 3 não se pode fechar no seu próprio casulo ou acantonar-se em festivais/iniciativas de tendência residual. Deve, pois, ser abrangente.

O facto da 3 ter perdido pelo menos o Paredes de Coura e o Primavera não foi culpa deles, porque esses festivais têm tudo a ver com a rádio e há mais que vontade de os transmitir... foram manobras de publicidade das empresas que os patrocinam (mas ainda hoje estou para ver os benefícios de transmitir o Paredes em 3 emissores e com uma cobertura do festival da treta, só por causa da Vodafone FM...).   
Já quanto ao SBSR tenho mais dúvidas que não tenha sido realmente consentido perdê-lo porque poucos dos artistas deste ano passam na 3, mas também vendo o cartaz tirando os RHCP é um flop, não tem grande interesse.

Rádio Europa Livre

• Full Member
« Responder #144 em: Junho 25, 2017, 06:29:02 pm »
Uma coisa é certa: quando ouço a Antena 3 nestes últimos tempos, sinto algo que parecia já não haver verdadeiramente por aqueles lados há algum tempo. O quê? Alegria no trabalho. Acreditem, estas coisas sentem-se! E os ouvintes parecem estar a responder a isso.
Agora, é como escrevi atrás: vamos ver se esta (pequena) subida de audiências é para continuar ou se foi mesmo um acontecimento residual. Para já, assinala-se um regresso gradual à cobertura dos festivais, no que parece ser um ensaio para atacar em força os três eventos da I Liga, por assim dizer, que se enquadram melhor no atual espírito da 3: Primavera (já parcialmente coberto este ano), Paredes de Coura e, sim, SBSR, que, ao contrário do que estão a dizer acima, tem um cartaz com nomes que, na sua maior parte, têm airplay regular na estação - um rácio certamente maior do que o da rádio oficial da edição deste ano.
É esperarmos para ver, pois então.
« Última modificação: Junho 25, 2017, 06:32:03 pm por Rádio Europa Livre »

SamM

• Hero Member
« Responder #145 em: Setembro 07, 2017, 08:49:31 am »
André Santos nas manhãs desde segunda feira... Parece que é temporário mas a playlist está muito melhor!

Se fosse eu, retirava o Luis e punha este puto pois tem talento e muita margem de progressão!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #146 em: Setembro 07, 2017, 11:39:28 am »
André Santos nas manhãs desde segunda feira... Parece que é temporário mas a playlist está muito melhor!

Se fosse eu, retirava o Luis e punha este puto pois tem talento e muita margem de progressão!
Já se tinha visto, ou melhor ouvido, em 2009/10 que o Luís Oliveira não tem perfil para as manhãs, é muito bom noutras vertentes, mas para as manhãs não.

De qualquer modo, parece-me que a 3 melhorou nos últimos tempos. A playlist parece estar melhorzinha e nota-se uma maior alegria na emissão, de uma forma geral.

Wiseguy

• Full Member
« Responder #147 em: Setembro 10, 2017, 02:52:43 pm »
Infelizmente esta estação funciona pela cunha, os que a têm estão nos melhores lugares/horários, não importa o perfil para o tipo de programa a passar nesse horário. Ou é por amizade com o director da Rádio ou por antiguidade, o que é facto é que por lá andam e se mantêm firmes.
Por isso é que a estação está um pouco "aos papéis", às pessoas mais jovens, dinâmicas e talentosas dá-se um horário ao sábado ou outra função secundária como reportagem em festivais e eventos que os "tubarões" ficam com tudo.
De qualquer forma, também concordo que a playlist já tem melhorado, mesmo que seja por terem ido buscar os bons exemplos a outras estações, com excepção à excessiva música Rap/Hip Hop que passa e propaganda que se faz a este estilo musical que de conteúdo e interesse pouco tem, na minha opinião, claro.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #148 em: Setembro 11, 2017, 10:27:04 pm »

A voz do André não me cativa, mas das poucas vezes que estou acordado àquela hora ao fim de semana gosto muito do estilo dele!  :) Ao que parece tem feito um excelente trabalho como produtor por isso não sei se alguma vez vão apostar nele como locutor num horário importante... mas se fosse para mudar as manhãs agora mesmo apostava no Tiago Ribeiro que já provou todo o seu potencial e é demasiado grande para o horário 10-13h.
O Luís Oliveira como já se tinha visto foi um flop em 2010 e nunca será grande coisa para as manhãs principalmente pelo estilo e pela forma como mexe na playlist, mas serve perfeitamente para pivot a organizar a emissão e é excelente a falar com as bandas que passam lá. E há coisas mais urgentes a pensar neste momento como o 16h-19h que tem sido feito pelo Estevão e até pelo Calado que fazem esquecer completamente a Isilda Sanches que nunca entusiasmou ninguém e o Pedro Costa, quando ouço estes 2 parece que estou a ouvir rádio diferente...para pior e sem o espírito do resto do dia.
A 3 finalmente parece estar num bom caminho e com um espírito forte depois de anos de problemas, invenções e mexidas estúpidas desde 2012. Agora é não mexer no que estar bem (principalmente a playlist mais variada e nada de pancas hipster), agarrar o público que perdeu (fazer alterações cirúrgicas na grelha para ver se saem de vez dos 2%) e tentar recuperar os festivais para o ano (o Primavera com o que aconteceu deve estar perto de voltar à 3 e vamos lá ver o que acontece ao Paredes de Coura com o futuro incerto da Vodafone FM com a Altice...)

De qualquer forma, também concordo que a playlist já tem melhorado, mesmo que seja por terem ido buscar os bons exemplos a outras estações, com excepção à excessiva música Rap/Hip Hop que passa e propaganda que se faz a este estilo musical que de conteúdo e interesse pouco tem, na minha opinião, claro.
A playlist melhorou sim, e para isso é exatamente o que estás a dizer: o hip hop é o estilo que neste momento mais tem potencial e relevância em Portugal, muito mais que a carrada de indie nacional de onde todas as bandas que andam por aí só singraram verdadeiramente os Capitão Fausto e muito bem. Entre hip-hop e indie sem qualidade, hip-hop 100x. (ah, e até que enfim que aquele insulto ao hip-hop do Mike el Nite desapareceu do mapa da 3)
« Última modificação: Setembro 11, 2017, 10:33:00 pm por radiokilledtheMTVstar »

Micro

• Sr. Member
« Responder #149 em: Setembro 12, 2017, 02:12:42 pm »
A Antena 3 tem estado a milhorar esperamos que seja para continuar!