Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1319126 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 3
« Responder #1815 em: Setembro 28, 2020, 04:34:34 pm »
Caminho muito difícil, basta ver que os jovens ouvem em dia é o que passa na Mega e na Cidade (e esses géneros não passam por lá, tirando alguma coisa de electrónica). A Antena 3 teria que fazer o mesmo (num painel diurno pelo menos) de forma a aumentar a sua audiência. Foi o que fez nos anos 90 numa fase inicial e um pouco também na primeira década de 2000.

Mas depois voltamos ao mesmo: teremos os arautos a dizer que isso não é serviço público, etc...

A esmagadora maioria do público de Paredes de Coura e do Primavera acabam por ser os jovens (e cada vez mais novos), a rede social onde se fala mais da 3 ainda é o Twitter onde os jovens estão cada vez mais ativos, por isso ainda nem tudo está perdido.
Podemos é falar do atraso deste processo que já devia ter sido feito há uns 7/8 anos e que torna tudo muito mais difícil. Assim se for preciso ter animação mais "comercial" durante o dia em vez de se apostar tanto nos locutores com mais conhecimento musical, explicando melhor, em mais vozes como o André Santos, que se faça sem medos e sem dar atenção a esses arautos do serviço público mas sem exageros como as piadas secas das Manhãs à la RFM. Quem não quer esse tipo de animação já está na TSF ou Observador onde aproveita para ficar bem informado, quem não quer praticamente nenhuma refugia-se na SBSR e Vodafone.
« Última modificação: Setembro 28, 2020, 04:42:07 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1816 em: Setembro 28, 2020, 05:53:08 pm »
Curiosamente as rádios públicas das ilhas as playlists nada a haver com as do Continente,pelo menos nas dos Açores.
Se calhar eis o modelo a seguir... concorrer com a Comercial e a RFM e não com a Vodafone...

Atento

• Hero Member
« Responder #1817 em: Setembro 28, 2020, 06:28:18 pm »
Caminho muito difícil, basta ver que os jovens ouvem em dia é o que passa na Mega e na Cidade (e esses géneros não passam por lá, tirando alguma coisa de electrónica). A Antena 3 teria que fazer o mesmo (num painel diurno pelo menos) de forma a aumentar a sua audiência. Foi o que fez nos anos 90 numa fase inicial e um pouco também na primeira década de 2000.

Mas depois voltamos ao mesmo: teremos os arautos a dizer que isso não é serviço público, etc...

A esmagadora maioria do público de Paredes de Coura e do Primavera acabam por ser os jovens (e cada vez mais novos), a rede social onde se fala mais da 3 ainda é o Twitter onde os jovens estão cada vez mais ativos, por isso ainda nem tudo está perdido.
Podemos é falar do atraso deste processo que já devia ter sido feito há uns 7/8 anos e que torna tudo muito mais difícil. Assim se for preciso ter animação mais "comercial" durante o dia em vez de se apostar tanto nos locutores com mais conhecimento musical, explicando melhor, em mais vozes como o André Santos, que se faça sem medos e sem dar atenção a esses arautos do serviço público mas sem exageros como as piadas secas das Manhãs à la RFM. Quem não quer esse tipo de animação já está na TSF ou Observador onde aproveita para ficar bem informado, quem não quer praticamente nenhuma refugia-se na SBSR e Vodafone.

Os arautos têm interesses privados.

O grupo RTP está sequestrado por um bando de arautos de imbecilidade variada.

Isto só tem paralelo no politizado e manipulado grupo público espanhol RTVE.

Curiosamente ou não os dois grupos públicos que de dia para dia perdem relevância e audiência.

Isto deve querer dizer alguma coisa...
« Última modificação: Setembro 28, 2020, 06:33:09 pm por Atento »

joao_s

• Hero Member
« Responder #1818 em: Setembro 28, 2020, 11:26:43 pm »
É importante ter um grupo público forte e relevante, tal como acontece na maior parte dos países europeus.

Urge banir todos os entraves que gravitam à volta da RTP: incompetência, interesses vários, gente absolutamente medíocre que está em alguns setores chave e não confundir audiências (programas com audiências residuais com serviço público).
(...)
O que refere relativamente aos países europeus mais desenvolvidos é factual.

Alemanha, França e Reino Unido, por exemplo, têm grupos públicos de média fortes, “combativos”, com adesão significativa de público e a disputar os primeiros lugares de audiência. Não são alternativos de coisa nenhuma, têm identidade própria e estratégias bem definidas. A lógica contrária ao que se passa por cá.

Já sabemos a influência da BBC no Reino Unido, sabemos da influência da ARD1 e ZDF na Alemanha (e países vizinhos, sim a ZDF estabelece parcerias com canais de média dos países vizinhos, tais como França, Suíça e Áustria, aumentado o prestigio internacional do país), não consultei dados sobre França, mas suponho que a tendência seja a mesma. No Reino Unido e Alemanha os canais públicos chegam mesmo a ocupar o primeiro e segundo lugar dos canais mais vistos e são veículos de promoção internacional dos respetivos países. Neste aspeto, como em outros, Portugal apresenta-se como um dos países mais atrasados da Europa, com o serviço público condicionado pela falta de estratégia e a navegar em função dos interesses dos privados. Um estado limitado pelos interesses privados e envolvido por estes é um estado fraco e, consequentemente, dado a clientelismos e corrupção.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1819 em: Setembro 29, 2020, 08:42:46 pm »
O Painel Nocturno não tem sido feito em directo...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1820 em: Outubro 01, 2020, 05:28:51 pm »
O Painel Nocturno não tem sido feito em directo...

Já estamos em Outubro, se não houverem novidades no máximo nas próximas duas semanas, já não espero nada.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1821 em: Outubro 05, 2020, 06:29:20 pm »
Em dia de feriado, Nuno Calado a fazer o horário 16:00-19:00 em claro directo, algo raro na Antena 3 em fins-de-semana/feriados.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1822 em: Outubro 07, 2020, 07:11:36 pm »
As tão esperadas novidades de Outubro que aparentemente entraram ontem em vigor:

Pelo menos nas Manhãs andam a passar dois jingles satíricos mesmo ao estilo do nosso querido Canal Q a meio dos blocos de publicidade, um deles contra os "haters" do serviço público de rádio e outro a tentar imitar os anúncios das rádios locais,
Uma nova rubrica do Van der Ding antes das 8h chamada de "Mas o que é que isso tem a ver?"
Um podcast sobre Fela Kuti feito pelo senhor sub-diretor, deve ser por isso que falta sempre que pode às tardes.

E agora as minimamente interessantes:
Domínio Público passa a integrar também as Manhãs,
Portugalex passa para as 8h15.

Já não sei o que dizer, só digo que tirando a Prova Oral e a alguns programas ao fim de semana de vez em quando ouço no máximo uma meia hora por dia, e pelos comentários nas redes sociais estou longe de ser o único a não estar satisfeito.
« Última modificação: Outubro 07, 2020, 07:27:53 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #1823 em: Outubro 07, 2020, 07:46:46 pm »
As tão esperadas novidades de Outubro que aparentemente entraram ontem em vigor:

Pelo menos nas Manhãs andam a passar dois jingles satíricos mesmo ao estilo do nosso querido Canal Q a meio dos blocos de publicidade, um deles contra os "haters" do serviço público de rádio e outro a tentar imitar os anúncios das rádios locais,
Uma nova rubrica do Van der Ding antes das 8h chamada de "Mas o que é que isso tem a ver?"
Um podcast sobre Fela Kuti feito pelo senhor sub-diretor, deve ser por isso que falta sempre que pode às tardes.

Já não sei o que dizer, só digo que tirando a Prova Oral e a alguns programas ao fim de semana de vez em quando ouço no máximo uma meia hora por dia, e pelos comentários nas redes sociais estou longe de ser o único a não estar satisfeito.

A 3 vai aprofundar tudo aquilo que aqui foi considerado menos positivo.

Eles estão literalmente a marimbar-se para quem lhes paga.

Impossível acontecer, por exemplo, no grupo BBC e noutros grupos públicos europeus relevantes.

Enquanto estiver o atual CA e uma certa nomenclatura, que vai circulando a volta disto, nada de substancial mudará.

A 3 está definitivamente condenada à irrelevância e ao umbiguismo.

pdf

• Visitante
« Responder #1824 em: Outubro 07, 2020, 08:15:04 pm »

Que tristeza...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1825 em: Outubro 07, 2020, 08:53:48 pm »
Neste momento, na minha opinião, vale pelo período nocturno, o Painel com Rui Estêvão ou Nuno Calado, a Portugália (por vezes), o Indiegente, Alta Tensão.

O programa da tarde, em alguns períodos, nem sempre... dependendo também do locutor.

E ao fim de semana alguns programas interessantes, como na sexta à noite "Bons Rapazes", ao Sábado "Matéria-Prima", "MQ3", "Música com pés e cabeça",  ao Domingo "Páginas Amarelas", "Pingue Pongue"...

Mas muito pouco, na globalidade, para a rádio que se pretende que seja a Antena 3. Vale por alguns bons profissionais que resistem ao mau gosto e tentam fazer bem o seu trabalho.

O Tiago Ribeiro, que tenho em boa conta, está-se a perder completamente naquele programa matinal com 2 personagens a acompanhá-lo sem pingo de talento para rádio, ou para qualquer meio de comunicação. Mais valia voltar para as tardes.

P.S. Esqueci-me do André Santos às 10:00 ou no fim de semana. Merece reconhecimento pelo bom trabalho a solo.
« Última modificação: Outubro 07, 2020, 08:56:08 pm por Aracaçu »

guest6

• Visitante
« Responder #1826 em: Outubro 07, 2020, 09:05:02 pm »

O Tiago Ribeiro, que tenho em boa conta, está-se a perder completamente naquele programa matinal com 2 personagens a acompanhá-lo sem pingo de talento para rádio, ou para qualquer meio de comunicação. Mais valia voltar para as tardes.

Tão ou mais "pedante" que os outros dois. Os 3 não valem "meio"... Nulidades... É a minha opinião.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1827 em: Outubro 07, 2020, 09:28:46 pm »

Tão ou mais "pedante" que os outros dois. Os 3 não valem "meio"... Nulidades... É a minha opinião.
A Ana Markl faz um bom programa ao fim de semana, mas no Programa da Manhã às vezes não funciona muito bem. Para mim a 3 actual, é o André Santos, o Nuno Calado(seja o Indgente ou a fazer emissão corrente), alguns programas ao fim de semana, já citados aqui, a que acrescento o da Markl e o  programa da Isilda Sanches o Muitos Mundos( em emissão corrente, fica muito mole a emissão), o resto anda pelas ruas da amargura.

guest6

• Visitante
« Responder #1828 em: Outubro 07, 2020, 09:53:13 pm »
Citação de: tuscano link=topic=20.msg17473#msg17473 date=‪1602102526‬
A Ana Markl faz um bom programa ao fim de semana, mas no Programa da Manhã às vezes não funciona muito bem.
Na minha opinião a Ana Markl faz coisas nos meios de comunicação social em Portugal pelo "peso" do sobrenome (e quem sabe, não tenho provas mas suspeitas, pelas "cunhas"...). Acho-a paupérrima e MUITO, mas mesmo muito, fraquinha...!!!

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1829 em: Outubro 08, 2020, 10:22:23 am »
Até a SBSR - de que não sou fã - é bastante melhor que esta Antena 3. Agora é só comparar os meios.

Para não falar em questões técnicas como o som (miserável) e a emissão online (também miserável num stream com 174 kb/s!).