Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1323867 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 3
« Responder #1440 em: Fevereiro 28, 2020, 08:07:15 pm »
Como todo o respeito por todas as opiniões do Fórum, sinceramente não consigo perceber algumas das últimas críticas.
Chamar ao Manuel Cardoso e ao Guilherme Duarte "humoristas rídiculos" quando se é fã incondicional da Joana Marques? E mesmo que não goste destes 2 tem o Portugalex e as rubricas do projeto Bruno Aleixo que é aclamado pela crítica por exemplo com o seu último filme que mereceu elogios desde a pessoa que só vai ao cinema para comer umas pipocas até ao crítico mais exigente.
Fazer a tempestade num copo de água com 2 ou 3 convidados na Prova Oral quando por exemplo ontem o convidado do programa foi o Manel Cruz e nas última semanas tiveram 2 convidados a falar sobre História de Portugal?
Dizer que o marasmo completo da SBSR faz mais serviço público que a Antena 3? Aqui desculpem lá mas parece que estão a confundir gostos musicais com a dinâmica de uma rádio.
A 3 até pode estar a tomar um rumo ligeiramente mais "comercial", mas tinha que ser assim. Já se colou ao público da SBSR e da Radar e os números falaram por si, e foi arrasada merecidamente por praticamente todos nós por tentar ser uma coisa que nunca foi.
E sinceramente, com todo o respeito, mas parece-me que alguns dos caros colegas de fórum já não se enquadram muito no público-alvo a que a 3 sempre foi destinada, e não é necessariamente pela idade. E não absolutamente há mal nenhum nisso, os gostos mudam e as rádios irão ter sempre renovação de públicos que é inevitável. Quando alguns saem outros entram. É natural.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2020, 08:14:47 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #1441 em: Fevereiro 28, 2020, 08:17:41 pm »
O serviço público de rádio jamais se poderá limitar à alínea musical. É redutor e pobre, se tal se verificasse.

A ANTENA 1 e ANTENA 2 a partir do momento em que Rui Pego assume a liderança passaram a cumprir de forma quase plena o conceito de serviço público.

Evidentemente que o serviço público terá mais êxito, se tiver profissionais, comunicadores de excelência e souber misturar os ingredientes de forma a cativar aqueles que não se interessam pela temáticas enriquecedoras.

Dois exemplos televisivos:

Programas de serviço público

Nós, portugueses - dois programas bem estruturados e com uma excelente apresentação de Carlos Daniel. Fez excelentes resultados.

Prós e Contras - programa interessante, de qualidade,mas que atualmente caiu na rotina. Baixas audiências.
Precisa de mudar de apresentador, cenário e dinâmica.

Tenho imenso respeito pela Dra. Fátima Campos Ferreira,mas está esgotada. O seu lugar, nesta fase, é a fazer entrevistas intimistas às personalidades de reconhecido mérito, tal como tem acontecido pontualmente.

O programa prós e contras deve ser entregue ao Carlos Daniel, ou à Ana Lourenço.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2020, 08:19:25 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #1442 em: Fevereiro 28, 2020, 08:23:05 pm »
Como todo o respeito por todas as opiniões do Fórum, sinceramente não consigo perceber algumas das últimas críticas.
Chamar ao Manuel Cardoso e ao Guilherme Duarte "humoristas rídiculos" quando se é fã incondicional da Joana Marques? E mesmo que não goste destes 2 tem o Portugalex e as rubricas do projeto Bruno Aleixo que é aclamado pela crítica por exemplo com o seu último filme que mereceu elogios desde a pessoa que só vai ao cinema para comer umas pipocas até ao crítico mais exigente.
Fazer a tempestade num copo de água com 2 ou 3 convidados na Prova Oral quando por exemplo ontem o convidado do programa foi o Manel Cruz e nas última semanas tiveram 2 convidados a falar sobre História de Portugal?
Dizer que o marasmo completo da SBSR faz mais serviço público que a Antena 3? Aqui desculpem lá mas parece que estão a confundir gostos musicais com a dinâmica de uma rádio.
A 3 até pode estar a tomar um rumo ligeiramente mais "comercial", mas tinha que ser assim. Já se colou ao público da SBSR e da Radar e os números falaram por si, e foi arrasada merecidamente por praticamente todos nós por tentar ser uma coisa que nunca foi.
E sinceramente, com todo o respeito, mas parece-me que alguns dos caros colegas de fórum já não se enquadram muito no público-alvo a que a 3 sempre foi destinada, e não é necessariamente pela idade. E não absolutamente há mal nenhum nisso, os gostos mudam e as rádios irão ter sempre renovação de públicos que é inevitável. Quando alguns saem outros entram. É natural.

Tem de tomar esse caminho mais abrangente...não lhe chamaria comercial.

O rumo que a 3 estava a tomar inicialmente era preocupante e paupérrimo.

Volto a repetir: as pessoas confundem serviço público com audiências.

Para muitos, um programa medíocre, ou hermético, desde que tenha uma audiência residual, já é considerado serviço público...

Nada mais errado!

pdf

• Visitante
« Responder #1443 em: Fevereiro 28, 2020, 08:32:27 pm »
Quer explicar melhor a parte final da sua dissertação?

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

tuscano

• Hero Member
« Responder #1444 em: Fevereiro 28, 2020, 08:42:34 pm »
Eu gosto de ouvir a Radar, pela net,  moro na Beira Baixa, já a 3 em certos horários, morre muito, não puxa e a culpa, nem é muito da playlist, o mal está aí.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1445 em: Fevereiro 28, 2020, 08:45:21 pm »

1 - Não sou fã actualmente de qualquer humorista, nem da Joana Marques... aliás há várias edições do ED que no final uma pessoa chega à conclusão que foram tempo perdido, muitas vezes sem graça... tem dias...

2 - Por norma gosto do Portugalex e do Bruno Aleixo, o Portugalex oiço há vários anos, já na Antena 1, e posso sempre ouvir na RTP Play ou no painel do Rui Estevão que é o que acho melhor actualmente. A minha crítica ao programa das manhãs não tem a ver com essas 2 rubricas, nem somente a esses 2 senhores, Guilherme Duarte e Manuel Cardoso (no programa da tarde) - acho-os fracos, só isso; é mais pelo facto do Tiago Ribeiro dizer à Inês para anunciar os convidados do programa 5 PMN quando não acho correcto fazê-lo, à rádio o que é da rádio, e se a Inês tem competência na rádio, na televisão o programa é horrível (não só culpa dela). Acho promíscuo fazê-lo.

3 - Talvez seja verdade, tal como muita gente na Antena 3 já não devia lá estar e não se enquadra, na minha opinião, com a rádio.

Mas é só a minha maneira de ver.

Atento

• Hero Member
« Responder #1446 em: Fevereiro 28, 2020, 08:55:03 pm »

1 - Não sou fã actualmente de qualquer humorista, nem da Joana Marques... aliás há várias edições do ED que no final uma pessoa chega à conclusão que foram tempo perdido, muitas vezes sem graça... tem dias...

2 - Por norma gosto do Portugalex e do Bruno Aleixo, o Portugalex oiço há vários anos, já na Antena 1, e posso sempre ouvir na RTP Play ou no painel do Rui Estevão que é o que acho melhor actualmente. A minha crítica ao programa das manhãs não tem a ver com essas 2 rubricas, nem somente a esses 2 senhores, Guilherme Duarte e Manuel Cardoso (no programa da tarde) - acho-os fracos, só isso; é mais pelo facto do Tiago Ribeiro dizer à Inês para anunciar os convidados do programa 5 PMN quando não acho correcto fazê-lo, à rádio o que é da rádio, e se a Inês tem competência na rádio, na televisão o programa é horrível (não só culpa dela). Acho promíscuo fazê-lo.

3 - Talvez seja verdade, tal como muita gente na Antena 3 já não devia lá estar e não se enquadra, na minha opinião, com a rádio.

Mas é só a minha maneira de ver.

Porque é que as rádios e os canais de tv do mesmo grupo não devem promover os programas entre si?

A rádio só ganha com essa promoção e transversalidade.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1447 em: Fevereiro 28, 2020, 10:07:48 pm »
“Boxx”, o ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ foi aquilo que deve ser uma rádio pública bem-sucedida: feita a pensar nas massas, mas culta. Criativa e também sofisticada para cativar públicos mais exigentes. No ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ a sonoridade e estilo de dinamização mudava de uns programas para os outros, dependendo da equipa de produção, é como se tivesse vários rádios dentro de uma. No ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ a trilha sonora servia para reforçar a mensagem do radialista, sendo este o principal foco de interesse do programa, o que tinha para dizer, o que tinha pesquisado ou lido, e que partilhava com o auditório. Nesses programas temáticos (ou de autor, como lhe queira chamar) a música era a guarnição, não o personagem principal. Por exemplo, se um programa tivesse como tema a exploração espacial, músicas como esta faziam parte da banda sonora Alan Parsons Project – Sirius  (foi nesta rádio que conheci este grupo musical, já em matéria televisiva os vídeos passavam na TVE1, em programas de culto musicais, nos quais dissecavam as influências sonoras, enquadravam o estilo cultural, etc.).

No ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ tinha, por exemplo, o programa “Discoteca”, passava à hora de almoço, com o conhecido Adelino Gonçalves (“Rádio Nova” e voz-off dos documentários do canal “National Geographic”), um vozeirão da rádio em Portugal. Era o único da grelha destinado à dance-music. Os outros programas tinham diferentes estilos de dinamização e de conteúdos.

Em Portugal a mediocridade falada e de conteúdos passou a ser a norma, quer seja público, quer seja privado. Dá trabalho produzir programas com patamares qualitativos mais exigentes, e isso afasta, progressivamente, o público da rádio.

Atualmente, a rádio pública é sugadouro de recursos financeiros, sem a devida contrapartida para os cidadãos/ouvintes. Estagnou.

A forma supracitada de fazer rádio acabou. Hoje, nem uma pálida amostra.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1448 em: Fevereiro 28, 2020, 10:19:04 pm »
Recordo com grande saudade os primórdios do 5PMN quando este fazia promoção à Antena 3 e vice-versa, trazendo novas bandas portuguesas e o painel de apresentadores tinha um programa de conversa, moderado pela Joana Dias: «5 Para a Uma».

O actual 5PMN, por muito que goste da Filomena Cautela e da Inês Gonçalves, pouco tem a ver com o que foi nos seus primórdios de RTP2.
Era um programa de culto.

E a Antena 3 também já não tem nada a ver com a era do Marino.

(Infelizmente, em alguns sentidos
Noutros, até prefiro esta)

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk
« Última modificação: Fevereiro 28, 2020, 10:25:16 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1449 em: Fevereiro 29, 2020, 10:42:36 am »
Quer explicar melhor a parte final da sua dissertação?

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Por exemplo, já referiu várias vezes que sente muito a falta de uma Antena 3 tal  como a de 94. Mas também já referiu que essa Antena 3 era concorrência pura e dura à Cidade, por isso seria muito mais "comercial" que a de hoje, certo?

E concordo, esta 3 não é a do Mariño mas é a que chega mais perto desse período depois de vários anos negros.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1450 em: Fevereiro 29, 2020, 10:55:45 am »
Quando falei da Antena 3 do Marino, referia-me à era em que ele foi sub-director da RTP-Rádios, com o pelouro de liderar a Antena 3, isto de 2005 a 2013.

Por razões óbvias, não fui ouvinte dessa Antena 3 de 1994 e, dos relatos que vou lendo, também não seria grande adepto desse modelo na conjuntura actual.
Se, em 1994, a 3 era a única rádio «jovem e popular» com cobertura por todo o território nacional (a Cidade e a Energia chegavam a poucos sítios), hoje em dia a Cidade FM e a Mega Hits completamentam-se ao longo do país.

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #1451 em: Fevereiro 29, 2020, 11:47:43 am »
Quando falei da Antena 3 do Marino, referia-me à era em que ele foi sub-director da RTP-Rádios, com o pelouro de liderar a Antena 3, isto de 2005 a 2013.

Por razões óbvias, não fui ouvinte dessa Antena 3 de 1994 e, dos relatos que vou lendo, também não seria grande adepto desse modelo na conjuntura actual.
Se, em 1994, a 3 era a única rádio «jovem e popular» com cobertura por todo o território nacional (a Cidade e a Energia chegavam a poucos sítios), hoje em dia a Cidade FM e a Mega Hits completamentam-se ao longo do país.

A MEGA e a Cidade só chegam a determinadas zonas do país através do FM...

Não havendo net, não chegam ao interior do país, por exemplo...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1452 em: Fevereiro 29, 2020, 12:14:38 pm »
Para mim fazia todo o sentido privatizar a Antena 3... E mesmo a Antena 2 também não se perdia grande coisa... Uma rádio pública (Antena 1) chegava e sobrava.

Enviado do meu Nokia 1 Plus através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #1453 em: Fevereiro 29, 2020, 12:18:06 pm »
Para mim fazia todo o sentido privatizar a Antena 3... E mesmo a Antena 2 também não se perdia grande coisa... Uma rádio pública (Antena 1) chegava e sobrava.

Privatizar???????

guest6

• Visitante
« Responder #1454 em: Fevereiro 29, 2020, 01:09:25 pm »

As opiniões valem o que valem. Algumas se não existissem não se perdia "grande coisa"...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk