Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1311652 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #1170 em: Outubro 18, 2019, 02:35:21 pm »
Uma curiosidade. Ontem ao ouvir o Prova Oral, onde o tema foi trabalho à distância ou em casa, Alvim confidenciou que várias vezes o A3. 30, é gravado a partir da sua residência.

Ora, era algo que desconhecia, rádio realizado em casa...

É estranho, mas não é surpreendente. Basta ele ter um mini-estúdio onde possa gravar os áudios em condições e enviar para a rádio onde ele será editado, podendo até ele próprio, com os meios certos, editá-lo.

Na versão televisiva é mais flagrante. O Alvim grava os takes onde calha através de um telemóvel.

Modernices, caro R4. A magia da rádio já não é o que era.

A maioria das intervenções do Professor Júlio Machado Vaz também é a partir de casa...
« Última modificação: Outubro 18, 2019, 02:57:33 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1171 em: Outubro 18, 2019, 02:48:06 pm »
A maioria das intervenções do Professor Júlio Machado Vaz também são a partir de casa...
Durante anos foram feitas a partir de casa mas agora pela melhor qualidade de som parecem-me que são feitas nos estúdios em Gaia.
Mas devem existir mais casos na Antena 1.

Atento

• Hero Member
« Responder #1172 em: Outubro 18, 2019, 02:58:19 pm »
A maioria das intervenções do Professor Júlio Machado Vaz também são a partir de casa...
Durante anos foram feitas a partir de casa mas agora pela melhor qualidade de som parecem-me que são feitas nos estúdios em Gaia.
Mas devem existir mais casos na Antena 1.

Muitas intervenções ainda são a partir de casa.

pdf

• Visitante
« Responder #1173 em: Outubro 18, 2019, 04:06:37 pm »
Uma curiosidade. Ontem ao ouvir o Prova Oral, onde o tema foi trabalho à distância ou em casa, Alvim confidenciou que várias vezes o A3. 30, é gravado a partir da sua residência.

Ora, era algo que desconhecia, rádio realizado em casa...

A Antena 1 há mais de 10 anos chegava a instalar circuitos RDIS em casa dos comentadores mais habituais.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1174 em: Outubro 18, 2019, 05:35:24 pm »
Há aqui muita confusão. Falo em programas, não em intervenções ou comentários. No caso, o A3. 30 é um programa semanal de 2 horas.

pdf

• Visitante
« Responder #1175 em: Outubro 20, 2019, 03:43:28 pm »
Há aqui muita confusão. Falo em programas, não em intervenções ou comentários. No caso, o A3. 30 é um programa semanal de 2 horas.
Que diferença faz? O efeito é o mesmo. Ele grava a voz em casa. Até é em diferido. Manda a voz ao sonoplasta que depois sonoriza o programa.

Não estou a ver qual seja a diferença notória. Até é mais fácil porque não é em directo.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1176 em: Outubro 20, 2019, 05:10:18 pm »
Isso acontece em Rádios Locais, conheço casos em que 1 locutor esta ao mesmo tempo em 2 rádios e existem zonas em que se consegue ouvir as 2 rádios. Já chegou ao extremo de ele estar a falar para 2 rádios ao mesmo tempo (claro takes). Agora numa rádio pública, em que os Portugueses pagam a taxa, para andar a enviar takes de casa?! Nem estou a falar do programa gravado (não tem mal) mas ao menos seja no estúdio! Mostrem respeito pelos ouvintes.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1177 em: Outubro 20, 2019, 05:32:01 pm »
Isso acontece em Rádios Locais, conheço casos em que 1 locutor esta ao mesmo tempo em 2 rádios e existem zonas em que se consegue ouvir as 2 rádios. Já chegou ao extremo de ele estar a falar para 2 rádios ao mesmo tempo (claro takes). Agora numa rádio pública, em que os Portugueses pagam a taxa, para andar a enviar takes de casa?! Nem estou a falar do programa gravado (não tem mal) mas ao menos seja no estúdio! Mostrem respeito pelos ouvintes.

Se o Alvim não tivesse confidenciado que gravava as sessões em casa, o senhor teria notado esse facto a ouvir a emissão do Índice A3.30?
Não vejo mal nenhum nisto sinceramente.
E se formos falar do trabalho que o Alvim realizou ao longo dos últimos 17 anos (!!!) na Antena 3, constatamos que, com os normais altos e baixos, desde da Prova Oral, ao Nuno & Nando, até mesmo ao Obrigado, Internet!, que ele sempre acrescentou algo que já é raro de se ver no éter nacional. Programas que falam com a mesma leveza e informalidade temas que vão desde da neurociência, de um Prémio Pulitzer ou do Sistema Nacional de Saúde, até ao sal da nossa sociedade como o Tino de Rãs ou a Diana Cu de Melancia. Isto tudo, dando sempre a possibilidade de que os ouvintes possam interagir de uma forma dinâmica, utilizando as novas ferramentas de comunicação.

Isto tudo vem um pouco em contramão ao que a actual Antena 3 pratica, pondo os podcasts a más horas no RTP Play, não transmitindo todas as rubricas e especiais para o YouTube ou até, não actualizando o RT com os nomes das canções que tocam ou a inexistência de um ícone no sítio da Internet da rádio onde possamos, não só recuar a emissão para além de uma hora, como ver uma lista de todas as músicas que passaram na 3.

Saudações!
« Última modificação: Outubro 20, 2019, 05:59:04 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1178 em: Outubro 20, 2019, 06:47:15 pm »
É isso. Aliás tenho dúvidas que se o A3.30 fosse editado nos estúdios a cair de podre da RTP pudesse ter tantos sound effects como tem e que fazem toda a diferença...
O único que faz isso é mesmo o André Santos, com muito esforço, na Linha Avançada e por vezes nas emissões dele.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1179 em: Outubro 21, 2019, 08:57:12 am »
É isso. Aliás tenho dúvidas que se o A3.30 fosse editado nos estúdios a cair de podre da RTP pudesse ter tantos sound effects como tem e que fazem toda a diferença...
O único que faz isso é mesmo o André Santos, com muito esforço, na Linha Avançada e por vezes nas emissões dele.

Agora com as comemorações do sexagésimo aniversário da RTP no Porto, suscitou-me uma dúvida.
Será que os estúdios no Monte da Virgem têm melhores condições que os «modernos» estúdios de Chelas?
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #1180 em: Outubro 21, 2019, 09:21:34 am »

Agora com as comemorações do sexagésimo aniversário da RTP no Porto, suscitou-me uma dúvida.
Será que os estúdios no Monte da Virgem têm melhores condições que os «modernos» estúdios de Chelas?

Não! Só têm menos uso.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1181 em: Outubro 21, 2019, 11:04:46 am »

Quando fui lá o estúdio da Antena 1 pareceu-me mais espaçoso que o de Lisboa (pelas imagens e vídeos que vou vendo, tenho mesmo que ir lá num próximo open day). Já o outro estúdio onde são feitos o Bons Rapazes, o MQ3 e pouco mais pareceu-me um pouco mais pequeno.
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 11:08:07 am por radiokilledtheMTVstar »

pdf

• Visitante
« Responder #1182 em: Outubro 21, 2019, 11:32:12 am »

Quando fui lá o estúdio da Antena 1 pareceu-me mais espaçoso que o de Lisboa (pelas imagens e vídeos que vou vendo, tenho mesmo que ir lá num próximo open day). Já o outro estúdio onde são feitos o Bons Rapazes, o MQ3 e pouco mais pareceu-me um pouco mais pequeno.

Não sei como está agora, mas quando lá estive numa importante parte do meu percurso profissional, talvez um ano depois de se terem mudado para lá, a redacção da rádio ocupava o "andar do meio" do "edifício novo". Cá em baixo tínhamos a parte técnica e o estúdio principal, com régie, de onde saíam programas como o Antena Aberta e o Portugal em Directo... havia ainda um de gravação, se a memória não me falha...

No piso de cima além da redacção da rádio tínhamos dois auto-operados, um maior do que o outro. No maior faziam-se os programas da 3 e alguns programas com ligação a Lisboa.

Nessa altura os estúdios do Norte estavam muito bem apetrechados. Bons velhos tempos... não sei se continuam nessas condições.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1183 em: Outubro 21, 2019, 06:30:19 pm »
Como estive lá por via de uma visita de estudo na faculdade e em que passámos a maior parte do tempo na televisão, a visita à rádio foi muito rápida por isso só visitámos mesmo o estúdio principal e o estúdio para os programas da 3 que me lembro que estava mesmo na porta ao lado. Cada um deles tem uma janela direta para o sítio onde está o produtor do programa, ao contrário por exemplo dos estúdios da 3 em Lisboa.
Esta quarta-feira com o Open Day da RTP Porto era uma excelente oportunidade para voltar à rádio e desta vez ver tudo, mas ainda não sei se vou ter a oportunidade de ir...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1184 em: Outubro 21, 2019, 07:59:44 pm »
Como estive lá por via de uma visita de estudo na faculdade e em que passámos a maior parte do tempo na televisão, a visita à rádio foi muito rápida por isso só visitámos mesmo o estúdio principal e o estúdio para os programas da 3 que me lembro que estava mesmo na porta ao lado. Cada um deles tem uma janela direta para o sítio onde está o produtor do programa, ao contrário por exemplo dos estúdios da 3 em Lisboa.
Esta quarta-feira com o Open Day da RTP Porto era uma excelente oportunidade para voltar à rádio e desta vez ver tudo, mas ainda não sei se vou ter a oportunidade de ir...

Eu tive para ir a um Dia Aberto da RTP quando ainda estudava em Lisboa. Perdi essa oportunidade de ouro onde abriram o estúdio António Sérgio nas Manhãs da 3 (ainda com o Beja, Joana Marques, Franco Bastos e Botas).
Agora não terei uma oportunidade nos tempos próximos para dar uma saltada a Chelas.

Agostinho da Silva