Estava há pouco a ouvir a TSF e descobri que a banda albicastrense Norton tinha finalmente, após um interregno de quase 6 anos, lançado um single chamado «Changes».
É uma banda que costumava ouvir muito na 3 quando esta era a rádio «da primeira vez».
Contudo, nem na emissão corrente, nem no DomÃnio Público Extra desta semana, esta música fora tocada ou sequer mencionada.
Já no ano passado fizeram tábua rasa ao regresso de outra banda que por lá tocava, os Dr. Estranhoamor.
Também, à excepção do resistente António Freitas, se emiscuiram de publicitar o magnÃfico álbum dos Moonspell «1755».
Será que é por medo de tirarem protagonismo aos amigos Benjamim, Cassete Pirata e afins!?
Provavelmente esta minha intervenção será criticada por alguns membros deste fórum, mas já não há pachorra para tantos amiguismos e tanto indie bacoco naquela rádio.
Percebo que queiram-se tornar uma rádio alternativa, mas estes exemplos não passam nas RFM's e Comerciais da vida e são de bastante valor.
À excepção de algum rasgo de liberdade de alguns locutores, como o André Santos ao fim-de-semana, por exemplo, onde graças a ele descobri, recentemente, o projecto Bié, a Antena 3 nunca sai do seu grupinho no que toca a escolhas portuguesas.
Também me faz confusão que o Rock tenha tantos adeptos (mesmo apesar de já não ser o estilo mais ouvido, basta ver o número de ouvintes que programas como o «Em Busca do Rock Perdido» da Portuense consegue ter) e seja cada vez mais esquecido na playlist da 3.
Se há uma rubrica diária, e bem, como o «Rimas e Batidas» nas tardes, porque é que o António Freitas não poderá ter um pequeno bloco do «Alta Tensão» onde apresenta as novidades no rock/metal?
É tão pesado ouvir heavy metal como ouvir versos como «Erva me eleva, liberta-me das médias (...) Nem esquadros, nem compassos p'ra medir esta m****... ».
Neste caso, os meus parabéns à TSF.
Saudações!