No regresso a casa, pouco antes de iniciar a Prova Oral, ouvi um spot a anunciar a transmissão, em directo, do debate sobre «Os Jovens e a PolÃtica».
Será no Domingo, entre o meio dia e as duas da tarde, na Torre B (Auditório 3) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Srs. Nuno Reis, Henrique Amaro e LuÃs Oliveira. São iniciativas destas que fazem a diferença entre as demais rádios alternativas e o serviço público.
Os jovens têm que ter voz na 3!
Mais uma vez, muitos parabéns aos responsáveis por esta iniciativa.
Então será um simultâneo Antena 1/Antena 3, porque esse mesmo debate também está na grelha da A1 no site. http://www.rtp.pt/antena1/programacao/22-09-2019
Não sabia que era uma emissão conjunta entre as duas Antenas.
Mesmo assim, há que louvar estas iniciativas.
Nunca, pelo menos que me recorde, quer na era «Da Primavera Vez», quer nesta fase «Alternativa Pop», a Antena 3 cumpriu este requesito do serviço público.
Falando por mim, sinto-me órfão de uma rádio que não trate os jovens como mentecaptos ou com expressões do género «Mequié, meu puto».
A 3 nos moldes de «rádio jovem» faz muita, mas mesmo, muita falta no cenário radiofónico nacional.
Principalmente uma rádio que não se limita a ser uma cassete de êxitos comerciais, sem ser totalmente elitista (alguns locutores fazem-no muito bem), noticiando e cobrindo os eventos culturais interessantes (obrigado pelo DomÃnio Público, pelos inúmeros directos e especiais) e, por fim, promover saraus, festivais e sair cada vez mais para sentir o pulsar desta nova geração. A mais bem qualificada e com o acesso mais facilitado à s novidades vindas do exterior.
Algo que nunca as Megas e as Cidades se irão propor a fazer.
E a ideia de que os jovens não consomem rádio está errada.
Nunca se consumiu tanta rádio como agora. Contudo, cada vez menos se ouve a emissão contÃnua no FM, preferindo ouvir podcasts e ver directos no YouTube e redes sociais.
Por fim, apesar desta excelente semana, há muita coisa a fazer na 3, principalmente rejuvenescedo-a.
Mas já não falta tudo.
PS: Ainda gostava de ver a Mariana Oliveira com maior protagonismo na 3, entrando num painel.