Tenho lido atentamente algumas das crÃticas aqui feitas à Antena 3, principalmente aos seus profissionais, e tenho resistido a tecer comentários, mas aqui vai. Acho tão injusto tanto do aqui tem vindo a ser dito....
A maioria das pessoas que falam da Antena 3, e que muitas vezes até inventam grelhas à sua medida, querem, no fundo, que a rádio pública siga o modelo de programação da Comercial ou da RFM. Depois, caso isso aconteça, são os mesmos que virão dizer que o serviço público está errado e que não pode ser igual às rádios privadas/comerciais. Enfim…
Eu digo: não precisamos de mais Comerciais ou de RFM’s. As que existem desempenham bem o seu papel enquanto rádios para um público generalista, goste-se ou não.
Eu não quero uma Antena 3 igual às demais. Quero uma rádio que cumpra serviço público e que me mostre música e outras manifestações que não consigo encontrar em mais lado algum. E a Antena 3 atual faz isso muito bem. É que é muito fácil falar quando se vive em Lisboa ou no Porto, onde existem outras/muitas ofertas no FM. Mas para quem viva fora de Lisboa ouvir streaming, por exemplo, pode ser complicado (quer queiram quer não, as redes de telemóvel ainda não funcionam a 100%) - resta o FM. E a Antena 3 aqui desempenha um papel fundamental.
As mesmas pessoas que propõem grelhas iguais à s demais continuam centradas no modelo de rádio de manhãs e fins de tarde muito “divertidos†e animados. Errado! Onde está escrito que tem de ser assim? Será que não haverá público que queira simplesmente uma rádio sem piadolas de manhã, sem momentos divertidos, sem fait-divers que não acrescentam nada. Lembro-me, na extinta Voxx, de um programa da manhã feito por um animador chamado Pedro Costa (salvo erro) e que era a antÃtese do programa fofinho, amigo e divertido. E resultava.
Finalmente, e relativamente à playlist, continuo a achar que a Antena 3 tem uma excelente escolha musical. Acho mesmo que, desde que se passou a designar como “alternativa pop†finalmente acertou no que pode ser uma rádio de serviço público de cariz musical para um público mais jovem. Claro que há coisas que gosto mais do que outras, mas em mais nenhuma rádio nacional (eu disse nacional!) conseguimos ouvir o que ali ouvimos, com destaque para os novos projetos nacionais. Ou os mesmos senhores das grelhas ideais acham que a música portuguesa é só o Carlão, a Carolina Deslandes ou o David Fonseca?