Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1319403 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #2550 em: Outubro 06, 2021, 05:35:11 pm »

É uma excelente sinergia improvável entre a formal RTP3 e a irreverente Antena 3! Parabéns! É também, sem dúvida, uma perda grande para a Rádio Observador, mas não deixa de ser sinal que o serviço público ainda possui alguma vitalidade.

Deviamos lançar o movimento #vamosrecuperara3 !
O Observador perdeu a Diana Duarte há já muito tempo, o programa durou uns três meses.

Mas sim, é este o caminho que a Antena 3 tem de seguir.

Quanto a vozes, só vou dar o exemplo do Nuno Infante do Carmo que era um grande radialista e a voz dele não era nada de especial. Voz não é tudo, conteúdo é muito mais importante.

Concordo totalmente.
Bendita a hora em que o Alvim lhe fez o convite. E outra coisa que transparece é que para ela quase que isto não é um trabalho, muito porque também tem várias outras formas de sustento e como se está a ver pode fazer a carreira que "quer" o que lhe dá outra independência.

P.S: Este bem que podia ser o ponto de partida para a 3 avançar para um serviço de notícias como o Newsbeat da BBC Radio 1.

Certíssimo!

Ouviu com atenção aquilo que disse Martim Sousa Tavares relativamente à música clássica?

Penso o mesmo.

As rádios públicas precisam de se libertar do bafiento e apostar em novas linguagens há muito introduzidas pelos serviços públicos europeus de referência.

Nós eos espanhóis continuamos a marcar passo, no âmbito do serviço público...
O programa do Martinho Sousa Tavares na Antena2, que descobri por acaso, faz já um bom tempo a fazer zapping radiofónico ao Domingo de manhã, é uma lufada de ar fresco na algo amorfa Antena2, aquilo precisa uma mexida, entre muitas coisas colocar o Jazz ao mesmo nível da Musica Erudita, inclui-lo na playlist durante o dia, mas já falei sobre isto não vou repetir.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2551 em: Outubro 07, 2021, 11:39:34 pm »
Eu sei que é totalmente incongruente com o que digo em relação ao que penso que deveria ser a Antena 3, mas hoje no trabalho pus-me a escutar o painel da Isilda Sanches e constato que está cada vez melhor.
Se há 6 anos me afastei completamente das tardes da A3 por causa da sua condução e das suas escolhas musicais, hoje, eu indo a caminho dos 30 e ela certamente já entrosada na equipa, constato que é muito bom puder ouvir rádio e descobrir músicas.

Hoje, a Isilda passou uma canção já antiga (quiçá dos seus tempos de XFM) que não conhecia de todo e fiquei maravilhado com a sua batida estilo Trip-hop 90's: Handsome Boy Modeling School - The Truth [feat. Roisin & J-Live].

Também reparo que é a única que, à passagem da hora, também transmite as temperaturas mínimas em todas as capitais de distrito de Portugal Continental e capitais das Regiões Autónomas.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2552 em: Outubro 08, 2021, 01:24:41 pm »
Ela está muito bem agora. Levou tempo, bastante até, mas entrosou-se. Só as descobertas que ela mete em antena valem todo o painel.

Atento

• Hero Member
« Responder #2553 em: Outubro 10, 2021, 02:33:07 pm »
Segundo o artigo do "El País ", a renovação da programação da Rádio 3 é insuficiente para atrair os mais jovens...

https://elpais.com/television/2021-10-10/24-horas-escuchando-la-nueva-radio-3.html

E a nossa 3 o que tem feito nesse sentido?

Afinal a quem se dirige a nossa 3?

ou20x

• Newbie
  • *
« Responder #2554 em: Outubro 10, 2021, 04:31:52 pm »
Eu sei que é totalmente incongruente com o que digo em relação ao que penso que deveria ser a Antena 3, mas hoje no trabalho pus-me a escutar o painel da Isilda Sanches e constato que está cada vez melhor.
Se há 6 anos me afastei completamente das tardes da A3 por causa da sua condução e das suas escolhas musicais, hoje, eu indo a caminho dos 30 e ela certamente já entrosada na equipa, constato que é muito bom puder ouvir rádio e descobrir músicas.

Na minha modesta opinião, talvez o principal motivo não tenha passado especificamente por uma qualquer melhoria assinalável da animadora, mas sim por uma maior abertura e receptividade dos seus ouvidos a sonoridades diferentes. Esse é um dos papéis - nem sempre reconhecido, e raramente valorizado - da Antena3, enquanto estação de serviço público: dar um contributo para um conhecimento e "educação musical" mais diversificado e alargado. Não se ficando pelos sons de escuta mais fácil.

Hoje, a Isilda passou uma canção já antiga (quiçá dos seus tempos de XFM) que não conhecia de todo e fiquei maravilhado com a sua batida estilo Trip-hop 90's: Handsome Boy Modeling School - The Truth [feat. Roisin & J-Live].

Dos tempos da XFM não seria, pois quando essa canção foi lançada (1999/2000) a estação já não existia. Mas a Antena3 rodou muito esse tema no seu início. E segundo sei, era uma das predileções da Mônica Mendes no seu painel.

Ela está muito bem agora. Levou tempo, bastante até, mas entrosou-se. Só as descobertas que ela mete em antena valem todo o painel.

E eu diria que não foi só a Isilda Sanches que necessitou de tempo para se entrosar. Os ouvintes também.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2555 em: Outubro 10, 2021, 07:36:55 pm »
Como gosto de emissões em directo e ao vivo, tenho estado a acompanhar a emissão especial da 3, no festival Eminente, bem conduzida pela Isilda Sanches e com Rui Miguel Abreu e reportagem da Marta Rocha.
Ja assisti ao concerto do David Bruno e  agora actua Pedro ma Fama.
Boa emissão...
« Última modificação: Outubro 10, 2021, 07:55:23 pm por R4 »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2556 em: Outubro 10, 2021, 08:23:08 pm »
David Bruno, Pedro Má Fama (é mesmo má... péssima aliás, a fama de que é "cantor").

Só artistas de primeira água.

Na sexta feira por volta das 0:00 passei da TSF para a Antena 3 e só oiço um indivíduo qualquer, antes de começar a "actuar", a dizer "eu quero é que o André Ventura se ....".

Ponto 1, o que essa frase tem a ver com a actuação musical num concerto, ponto 2, não devia haver cuidado dos responsáveis da estação a filtrar essas situações, mesmo em directo? Mesmo que esse André Ventura não valha um tusto, e não vale, estamos a falar de uma estação pública e de âmbito nacional (nunca deviam esquecer isso mas fazem-no constantemente,os responsáveis da Antena3, por vezes é bem pior que uma rádio local), onde essas situações devem ser evitadas.

Atento

• Hero Member
« Responder #2557 em: Outubro 10, 2021, 08:35:37 pm »
David Bruno, Pedro Má Fama (é mesmo má... péssima aliás, a fama de que é "cantor").

Na sexta feira por volta das 0:00 passei da TSF para a Antena 3 e só oiço um indivíduo qualquer, antes de começar a "actuar", a dizer "eu quero é que o André Ventura se ....".

Ponto 1, o que essa frase tem a ver com a actuação musical num concerto, ponto 2, não devia haver cuidado dos responsáveis da estação a filtrar essas situações, mesmo em directo? Mesmo que esse André Ventura não valha um tusto, e não vale, estamos a falar de uma estação pública e de âmbito nacional (nunca deviam esquecer isso mas fazem-no constantemente,os responsáveis da Antena3, por vezes é bem pior que uma rádio local), onde essas situações devem ser evitadas.

O Fama...cuidado ...

Do melhor que há.

O indivíduo deturpa completamente "Os Lusíadas " e ainda tem a lata de dizer que não leu a obra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2558 em: Outubro 10, 2021, 08:49:50 pm »

O Fama...cuidado ...

Do melhor que há.

O indivíduo deturpa completamente "Os Lusíadas " e ainda tem a lata de dizer que não leu a obra.

A Antena 1 é demasiado alternativa a todos os níveis. Já ia sendo hora de passar a ser uma verdadeira Comercial jovem com conteúdos melhores que Mega e Cidade. Só assim será recuperável! Enquanto não existir vontade política para isso...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2559 em: Outubro 10, 2021, 08:56:03 pm »

O Fama...cuidado ...

Do melhor que há.

A Antena 1 é demasiado alternativa a todos os níveis. Já ia sendo hora de passar a ser uma verdadeira Comercial jovem com conteúdos melhores que Mega e Cidade. Só assim será recuperável! Enquanto não existir vontade política para isso...

Temos de levar com verdadeiro lixo sonoro musical...
Mais de 20% das músicas que passam, sobretudo portuguesas, são intragáveis e sem os mínimos olímpicos.

Como ninguém está para consumir essa música lá vêm algumas figuras da 3 tentar enfeitá-lascomo algo vanguardista...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2560 em: Outubro 10, 2021, 09:08:48 pm »
Eu gostei de os ouvir ao vivo.

Quanto à situação relatada acima pelo Aracacu, , obviamente que se lamenta que a 3 tenha permitido isso acontecer...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2561 em: Outubro 10, 2021, 10:29:25 pm »
A única solução para evitar essas tristes figuras seria transmitir os concertos em diferido e previamente editados, o que seria um trabalho algo inglório para um festival de nicho como este. Ninguém tem culpa de que não tenham a noção que este tipo de comentários muitas vezes infelizmente só dão mais força a extremistas do que o contrário...

De resto, só para dizer que estas duas semanas apenas com o Tiago e a Ana nas Manhãs têm sido um bálsamo. Parece que a aventura do Van der Ding como ator de teatro deve estar a correr bem, não sei se voltará já amanhã mas podia ser um bom futuro para a sua carreira.
« Última modificação: Outubro 10, 2021, 10:37:01 pm por radiokilledtheMTVstar »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2562 em: Outubro 10, 2021, 11:58:07 pm »
Nem eu defendo a transmissão de festivais em diferido, isso é contra tudo aquilo que tem que ser a rádio. Só se pedia a quem estava na central a controlar a emissão, com a experiência já adquirida, a partir do momento em que é usada aquela expressão, baixasse o volume ou cortasse mesmo a palavra ao "artista" enquanto não começasse a cantar, ou passasse a emissão de volta à conversa entre os locutores... ou então ter cuidado nos festivais que a estação selecciona... no Tremor estiveram bem, no Douro Rock idem, mas este... deixou a desejar e não só por esta situação.

Simplesmente não gostei de passar para a Antena 3 e a primeira coisa que levo são aquelas palavras...

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #2563 em: Outubro 11, 2021, 01:06:24 pm »
Eu honestamente a única coisa que escuto e de forma esporádica é o coyote. Gosto mesmo muito do animador e da seleção musical. De resto nem sintonizo a 3 há uns anos, precisamente por estes bailados constantes na definição de rumos

Sent from my iPhone using Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2564 em: Outubro 11, 2021, 10:22:14 pm »
Já eu acho que ser um artista a dizer isso à meia-noite é discurso livre e a Antena 3 não tem nada que ver para nada nem deve ser criticada. Direto é direto, valha como valer. Fechar vias a um artista e desculpar-se? Mas isto agora é a Renascença nos anos 90? Não há mesmo qualquer noção de como é uma emissão dessas para qualquer radialista que se preze, pois não?

Aqui, lamento, ficou bem patente a falta de noção de quão incontornáveis são certas coisas que ocorrem em direto ao microfone. Não se anda a maquilhar nem a desculpar, é ser-se crescido, deixa-se passar e siga para bingo que quem ouviu ouviu, quem não ouviu não se enreda. Maquilhagem radiofónica por pose era no tempo da outra senhora. Aí sim.

Festivais em diferido então só deve ser mesmo para rir. Quando o encanto da coisa é justamente o direto... Critica-se por não se fazer e por se fazer, imagine-se!

Caro Atento, vou dar uma de Zeca: se não conhece o David Bruno o problema é mesmo seu. O homem é uma referência no Norte do país, parecido ao Chico da Tina mas mais intemporal e transversal, já cá anda há muitos anos nisto e tem o seu próprio estilo. É um nome sonante da nova música portuguesa e especialmente a Norte, por muito que os seus fechados e centralistas ouvidos não tenham gosto para apreciar (mas aposto que a Nena já você gostou com aquela música cheia de lugares comuns irrealistas de Lisboa que se tiram a limpo em 30 minutos na cidade... adiante.)

Quanto ao Pedro Mafama aqui vou mais ou menos de acordo e embora também emergente (obrigado Observador), não lhe reconheço particular riqueza estética e até lhe encontro um ou outro laxismo lírico pontual que não é de recomendar. Tem potencial, pode ser que melhore.

Atualmente a 3 está boa e recomenda-se de música. Já estivemos muito, muito pior do que está agora.

Como nem tudo são rosas: nota negativa para o Rui Estêvão a ler o trânsito, bastante atrapalhado no boletim das 17, infelizmente... e deduzo que tenha sido coisa de hoje que já o ouvi há 10 anos no horário e desenvencilhava-se bem melhor.