Autor Tópico: TDS - Telefonia do Sul  (Lida 68620 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Telefonia do Sul
« Responder #75 em: Dezembro 20, 2016, 10:23:40 pm »
O sinal do Canal Sur quase que chega a Évora! Na Vidigueira, em Portel e (em parte de) Viana é fortíssimo, abafando em muitos locais a emissão da Diana em 94.1. Já reclamei inclusive junto da ANACOM e eles responderem que as emissões locais... são para os respectivos municípios. Parece que isto não é válido para os vizinhos. Ficaram de ir medir as perturbações na freguesia de Torre de Coelheiros (concelho de Évora). Tenho dúvidas que levantem o rabinho da cadeira, mas vamos ver!

Com efeito, do ponto de vista regulamentar,  a Diana FM só tem direito a ser escutada dentro do perímetro do concelho de Évora - o que significa que, havendo interferências em Torre de Coelheiros, a ANACOM pode actuar, instando as autoridades espanholas a reverem a situação da interferente; todavia, o mesmo não é válido fora do concelho, onde a Diana FM pode estar sujeita a perturbações na recepção (seja interferência, seja outra coisa qq), sem que a emissora possa reclamar junto da entidade reguladora do espectro. A protecção à recepção, no caso das rádios locais, é limitada ao concelho para o qual a frequência da rádio foi atribuída.
« Última modificação: Dezembro 20, 2016, 10:27:13 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #76 em: Dezembro 21, 2016, 08:55:00 pm »
O sinal do Canal Sur aí é muito forte? Qual é a PAR do emissor?

10 000w
Fonte: http://fmscan.org/net.php?r=f&m=s&itu=E&pxf=Canal+Sur+Radio

10 kW é muito...

A questão é que aqui não podem haver mesmo milagres. Chegar a Setúbal, Lisboa, Évora, Beja e Santarém numa só frequência? Algo tinha de ficar para trás. São 5 distritos diferentes...

A única frequência que me ocorre são os 94.8 mas que criariam problemas com a Rádio Voz do Sorraia em 94.7. Desconheço se há rádios em Beja - nas restantes zonas sei que não - perto desta frequência. Mas duvido que a esta altura haja alterações de frequência.

Rádios

• Full Member
« Responder #77 em: Dezembro 22, 2016, 08:55:36 am »
Em relação a Beja estava-se a referir alguma frequência nos 94.8 ?? desculpe não entendi para poder responder correctamente.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #78 em: Dezembro 22, 2016, 02:40:22 pm »
À partida, a frequência de 94,8 MHz não constituirá um problema a sul, porquanto não deverá haver a intersecção do sinal proveniente do tx em Alcácer do Sal com o sinal irradiado pelo tx principal da Rádio Gilão (na mesma frequência), salvo situações pontuais.
Não obstante, e como referido, a nova frequência não beneficiaria o Ribatejo, considerando ser natural uma imposição da ANACOM no sentido de minimizar o sinal na direcção do concelho de Coruche, em virtude do funcionamento da Rádio Voz do Sorraia. Ou seja, o sinal a Norte de Alcácer seria fortemente condicionado.

Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk

« Última modificação: Dezembro 22, 2016, 02:43:50 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #79 em: Dezembro 22, 2016, 06:15:14 pm »
À partida, a frequência de 94,8 MHz não constituirá um problema a sul, porquanto não deverá haver a intersecção do sinal proveniente do tx em Alcácer do Sal com o sinal irradiado pelo tx principal da Rádio Gilão (na mesma frequência), salvo situações pontuais.
Não obstante, e como referido, a nova frequência não beneficiaria o Ribatejo, considerando ser natural uma imposição da ANACOM no sentido de minimizar o sinal na direcção do concelho de Coruche, em virtude do funcionamento da Rádio Voz do Sorraia. Ou seja, o sinal a Norte de Alcácer seria fortemente condicionado.

Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk

Ou seja, acabaria por não ser benéfico... Mais vale manter talvez como está.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #80 em: Dezembro 28, 2016, 12:16:52 am »
A TdS até se escuta em Lisboa, ainda que, naturalmente, de forma muito instável. De referir que a emissão dos 93,9 MHz é escutável em condições satisfatórias na A6 até Vendas Novas. Nada mau, atendendo à localização pouco favorável do emissor.

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Helder Lobo

• Newbie
  • *
« Responder #81 em: Janeiro 05, 2017, 04:20:02 pm »
A TDS - Telefonia do Sul já tem alguma programação com animadores desde a passada segunda-feira, durante a tarde tem o programa: Quando o telefone toca de Seg a sex. das 14 ás 17 horas com Nìdia Massano (ex. Radio Jovem Évora, ex. Antena Sul , ex. Telefonia do Alentejo) um regresso à radio após alguma ausência.

364m

• Full Member
« Responder #82 em: Janeiro 05, 2017, 05:30:45 pm »
E no pouco tempo que ouvi (não tenho paciência para este tipo de programas), nunca a animadora fez referência ao nome da estação, recorrendo sempre ao chavão "a sua nova rádio"  :)

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #83 em: Janeiro 05, 2017, 11:59:07 pm »
Continuam sem ter um painel de locutores ainda bem conseguido, além da Nídia Massano. Podiam apostar noutras pessoas... Porque o formato que me parece que vão fazer, de rádio companhia, parece-me excelente para o âmbito da rádio!

Os locutores devem ser coisa para escassear na zona. Digo eu.

364m

• Full Member
« Responder #84 em: Janeiro 06, 2017, 09:53:22 am »

Os locutores devem ser coisa para escassear na zona. Digo eu.

Atenção que a "zona" é a zona de Évora, que é onde estão situados os estúdios. E não havendo propriamente grande oferta, julgo que não se pode falar em escassez, devido aos projectos que por aqui têm encerrado ou diminuído a sua actividade.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #85 em: Janeiro 08, 2017, 12:10:26 pm »
Agora há relatos de desporto também na Telefonia do Sul. :)

364m

• Full Member
« Responder #86 em: Janeiro 08, 2017, 03:09:39 pm »
Sãos os relatos do "Desporto na Hora"/ Golo FM, que estão em várias rádios locais.

joao_s

• Hero Member
« Responder #87 em: Janeiro 08, 2017, 04:10:05 pm »
A título de curiosidade, o sinal de 93.9 FM chega a Figueiró dos Vinhos, o mesmo concelho de onde é difundida a “Smooth FM” para a região centro, na frequência de 92.8 FM. No entanto a receção afigura-se complexa, dado que na mesma frequência também chega a emissão da “Antena 2” Gardunha, em 93.9 FM, para a região de Castelo Branco. Tal resulta numa “batalha” em que ora se ouve uma estação ora se ouve a outra, isto num veículo em movimento. Quiçá a escolha adequada de um local desta zona, em que a orografia sirva como obstáculo dos sinais provenientes de Castelo Branco, permita ouvir a estação de Alcácer do Sal em condições aceitáveis (porque o sinal será, em princípio, fraco).  Portanto, atendendo à relação potência/distância, trata-se de um bom emissor.

alentejofm

• Newbie
  • *
« Responder #88 em: Janeiro 11, 2017, 06:33:40 pm »
Boas.
Sou de Vendas Novas e tenho feito vários testes por aqui, tanto em casa como no carro a rádio não falha.
Bom sinal por aqui, só falta mesmo o RDS.

364m

• Full Member
« Responder #89 em: Janeiro 11, 2017, 09:38:47 pm »
"alentejofm" onde viu a referência à antena estar em Santa Susana?  Eu tinha dito que não me admirava nada que a antena fosse deslocada dentro do concelho para a freguesia do Torrão! Afinal enganei-me... mas por pouco: está na freguesia ao lado.