Autor Tópico: TDS - Telefonia do Sul  (Lida 68608 vezes)

pdf

• Visitante
Re: Telefonia do Sul
« Responder #45 em: Dezembro 01, 2016, 01:44:00 am »
Eu sinceramente não estou a entender porque é que alguém duvida do que outro alguém possa dizer.
Se há relatos neste tópico sobre pontos de escuta desta rádio que vão desde Évora, Portel até Mafra porque razão estariam estas pessoas a mentir?!
Mas agora pede-se provas como se isto fosse um tribunal?!
Estou em Montelavar e a captar a TDS num auto-rádio normal sem selectividade ou receptividade nenhuma especial.
Mas porque razão eu ou inclusivamente o administrador deste fórum que a capta em Évora ou outro qualquer membro temos de apresentar provas?!
Eu tenho o emissor de Monchique da Comercial a interferir entre a Mega Sintra e a Ultra FM.
Tenho de apresentar provas?!
A SBSR começou oficialmente as emissões com o rds em 90.4. Também tenho de apresentar provas?
Calma lá com o nível de desconfiança se não se importam!

Ei. Calma.

Apenas disse no meu tom - acho que alguns já me conhecem - para me mostrarem que essa radio se ouve na capital.

E quando falo em capital não é em microclimas, caso do Parque das Nações ou até mesmo do Guincho. É Saldanha, é Alvalade, é Campo Grande, é Rato...

Só isso. Não é necessário exaltarem-se.

Já se sabe que o Parque das Nações tem vista para muito lado: é frequente captarem-se emissores da Lousã e de Grândola. Na faixa de Cascais ouvem-se emissões de Faro e da Serra de Monchique. Daí o cepticismo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #46 em: Dezembro 01, 2016, 12:08:44 pm »
Eu sinceramente não estou a entender porque é que alguém duvida do que outro alguém possa dizer.
Se há relatos neste tópico sobre pontos de escuta desta rádio que vão desde Évora, Portel até Mafra porque razão estariam estas pessoas a mentir?!
Estou em Montelavar e a captar a TDS num auto-rádio normal sem selectividade ou receptividade nenhuma especial.
Mas porque razão eu ou inclusivamente o administrador deste fórum que a capta em Évora ou outro qualquer membro temos de apresentar provas?!
Eu tenho o emissor de Monchique da Comercial a interferir entre a Mega Sintra e a Ultra FM.
A SBSR começou oficialmente as emissões com o rds em 90.4. Também tenho de apresentar provas?

Ei. Calma.

Apenas disse no meu tom - acho que alguns já me conhecem - para me mostrarem que essa radio se ouve na capital.

E quando falo em capital não é em microclimas, caso do Parque das Nações ou até mesmo do Guincho. É Saldanha, é Alvalade, é Campo Grande, é Rato...

Já se sabe que o Parque das Nações tem vista para muito lado: é frequente captarem-se emissores da Lousã e de Grândola. Na faixa de Cascais ouvem-se emissões de Faro e da Serra de Monchique. Daí o cepticismo.

Ei. Calma.

E não só é um microclima como a captação foi feita em linha de vista para a Arrabida e a mais de 15 metros de altura. O objetivo era perceber se chegava, não perceber se é normalmente audível. :)

De facto não é normalmente audível. Tenho tentado ouvir a TDS e só no Tejo, e mal. Continuo a dizer que no Barreiro o sinal é quase nulo, e na Moita igual. Amanhã vou testar em Alcochete e em Palmela, mas só em Palmela deve melhorar.

Não consigo replicar um único ponto de captação dos que foram aqui mencionados. Em telemóvel, claro. E depois o som muito fechado ainda não ajuda, mas deve estar para ser resolvido...

É preciso é ter calma...  8)

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #47 em: Dezembro 02, 2016, 09:42:50 am »
Boas, ontem tive a oportunidade de ouvir entre Povoa de Santa Iria e o Dolce Vita Tejo apesar de em casa receber razoavelmente bem e sem grandes ruidos de fundo, no carro é para esquecer, há sempre oscilação de sinal, sobe e desce o som da emissão... De Odivelas para o dolce vita o sinal quase que desaparece, apesar do milagre de se ouvir em grande parte de Lisboa, o emissor parece que ainda não está totalmente calibrado.

Hoje vou ter a possibilidade de experimentar no centro de Lisboa, depois dou feedback! Já agora, já foi autorizada a mudança do domínio para a empresa da TDS!

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #48 em: Dezembro 02, 2016, 03:45:39 pm »
Boas conforme prometido:

Zona do IC2 (Póvoa De Santa Iria - Parque das Nações)- Algumas oscilações de sinal, mas é perceptível a emissão
Zona da Rotunda da BP até rotunda do relógio - Pequenas oscilações e sinal forte na zona dos Olivais!
Da rotunda do relógio até ao areeiro - Muitas oscilações e emissão quase imperceptível
Do areeiro para a Av. Almirante Reis - o sinal desaparece, quase por completo, mas está lá qualquer coisa da emissão
Zona do Hospital de São José/Capuchos sinal quase imperceptível.

Esta zona onde me encontro deve ser uma zona bem servida pelo emissor, apesar de ser um local fixo.
Por outro lado se capto bem em casa na minha zona, mas capto mal no carro (o que é o caso), ou a localização do emissor não é a mais favorável ou a manutenção do mesmo ainda não terminou... volto a frisar que nunca consegui apanhar esta rádio em casa (zona da Povoa de Santa Iria) nem no carro em que as antenas são bem melhores, logo teve que haver modificações...
« Última modificação: Dezembro 02, 2016, 03:50:56 pm por Remember »

LiveMetal

• Newbie
  • *
« Responder #49 em: Dezembro 02, 2016, 05:36:40 pm »
Como disse, a localização mantém-se a mesma... o que poderá ter alterado foi o próprio emissor (estar a espremer os respectivos 2kW atribuidos, coisa que antes não estava) e/ou terem feito ajustes/substituição do array de antenas.

Como disse, eu aqui a 45kms do emissor apanho zero. Isso acontece devido à orografia (tenho a Serra de Grândola pela frente). Isto já acontecia antes, ou seja, o ponto emissor mantém-se localizado no mesmo local.

pdf

• Visitante
« Responder #50 em: Dezembro 02, 2016, 05:38:52 pm »
A zona dos Olivais é relativamente elevada e tem vista sem obstáculos para sul, por isso compreende-se. Do Relógio para o Areeiro é normal que tenha ficado sem emissão pois entra-se numa "cova" até subir outra vez até à rotunda. Almirante Reis ainda se pode ouvir alguma coisa mas é complicado, já é mais baixo e mais urbano...

Na zona das Olaias ouve-se qualquer coisa perto da António Arroio, mas muito "lá ao fundo"...

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #51 em: Dezembro 03, 2016, 08:47:22 am »
Zona da Moita, chão Duro, Broega, sinal é zero. Apanha se qualquer coisa no centro de Sarilhos Grandes e muito perto da Lançada, mas com sinal fraco.

Dá ideia que estiveram para mudar aquilo de local, mudaram de facto, mas depois arrependeram-se... É que não se apanha nada de nada.

LiveMetal

• Newbie
  • *
« Responder #52 em: Dezembro 03, 2016, 03:10:40 pm »
Zona da Moita, chão Duro, Broega, sinal é zero. Apanha se qualquer coisa no centro de Sarilhos Grandes e muito perto da Lançada, mas com sinal fraco.

Dá ideia que estiveram para mudar aquilo de local, mudaram de facto, mas depois arrependeram-se... É que não se apanha nada de nada.

Normal que a zona da Moita o sinal seja zero pois tens a Arrábida pela frente. Quanto mais para o lado do Montijo maior é a hipótese de apanhares alguma coisa, assim como quanto mais para o lado de Cascais, maior é a hipótese de apanhar alguma coisa (apesar de que os 2kW naquela localização não fazem milagres).

Repito, a localização do ponto emissor mantém-se a mesma pois rapidamente se constata que continuam as mesmas zonas de sombras que existiam anteriormente.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #53 em: Dezembro 03, 2016, 04:33:24 pm »

Normal que a zona da Moita o sinal seja zero pois tens a Arrábida pela frente. Quanto mais para o lado do Montijo maior é a hipótese de apanhares alguma coisa, assim como quanto mais para o lado de Cascais, maior é a hipótese de apanhar alguma coisa (apesar de que os 2kW naquela localização não fazem milagres).

Repito, a localização do ponto emissor mantém-se a mesma pois rapidamente se constata que continuam as mesmas zonas de sombras que existiam anteriormente.

Faz sentido, faz... Mas olha que em Alcochete e no Montijo o sinal é muito perto de zero também pelo que pude apurar. Vou voltar a testar hoje mas mesmo na Vasco da Gama o sinal está longe de perfeito.

Assim a rádio não vai longe... O emissor pode ser bom, mas a localização importa.

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #54 em: Dezembro 04, 2016, 01:16:33 pm »
Os 93.9 FM estão a chegar bem à zona oriental de Lisboa (Olivais, Moscavide, Parque das Nações).
À medida que nos movimentamos para a zona ocidental, a pressão dos 93.7 FM da FiFM é fortíssima e os 93.9 FM são completamente abafados pela frequência da Amadora.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #55 em: Dezembro 04, 2016, 02:37:49 pm »
Os 93.9 FM estão a chegar bem à zona oriental de Lisboa (Olivais, Moscavide, Parque das Nações).
À medida que nos movimentamos para a zona ocidental, a pressão dos 93.7 FM da FiFM é fortíssima e os 93.9 FM são completamente abafados pela frequência da Amadora.

Confirmo. Acrescento ainda que entre o Braço de Prata e a Penha de França/antes de Santa Apolónia os 93.9 conseguem se ouvir razoavelmente bem. Depois da ponte da Penha de França é para esquecer, bem como na zona de Alfama. O sinal é simplesmente nulo e abafado pelos 93.7.

joao_s

• Hero Member
« Responder #56 em: Dezembro 04, 2016, 11:04:10 pm »
A propósito da discussão do tópico, interrompi a audição da “Smooth FM” no trajeto de 130 km que usualmente faço, do Pinhal Interior Sul (centro do país) até Santarém, sem nenhuma falha de sinal, diga-se de passagem, e na Área de Serviço de Santarém da A1 testei a receção de 93.9, Alcácer do Sal. Uma busca automática não “parou” em 93.9, mas fazendo a sintonia manual o sinal estava lá, ténue, mas perfeitamente audível. Fazendo o trajeto da Área de Serviço aludida até Santarém, é possível escutar a estação com algum conforto, embora o sinal fraco (intensidade variável e inferior a 25%) faz com que se escute ruído em alguns pontos do trajeto. A surpresa surge na parte sul de Santarém na qual o sinal se apresenta forte (75% de intensidade) e a emissão escuta-se em perfeitas condições.

A estação de rádio não apresenta RDS, o som é definido, com uma boa gama dinâmica e “bomba” nos graves (baixos). Ouvem-se slogans tais como “Esta é sua nova estação de rádio”, “Rádio Mirasado”, etc.

Bem, agora volto à escuta da excelente “BBC Radio 2”. A rádio nunca terá um fim à vista com estações como esta. Aqui prova-se que a rádio é um meio de comunicação com características únicas, que tem a atenção de vários segmentos de público e que nenhum outo meio conseguirá apropriar a sua “natureza intrínseca”…

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #57 em: Dezembro 05, 2016, 11:11:43 am »
A propósito da discussão do tópico, interrompi a audição da “Smooth FM” no trajeto de 130 km que usualmente faço, do Pinhal Interior Sul (centro do país) até Santarém, sem nenhuma falha de sinal, diga-se de passagem, e na Área de Serviço de Santarém da A1 testei a receção de 93.9, Alcácer do Sal. Uma busca automática não “parou” em 93.9, mas fazendo a sintonia manual o sinal estava lá, ténue, mas perfeitamente audível. Fazendo o trajeto da Área de Serviço aludida até Santarém, é possível escutar a estação com algum conforto, embora o sinal fraco (intensidade variável e inferior a 25%) faz com que se escute ruído em alguns pontos do trajeto. A surpresa surge na parte sul de Santarém na qual o sinal se apresenta forte (75% de intensidade) e a emissão escuta-se em perfeitas condições.

A estação de rádio não apresenta RDS, o som é definido, com uma boa gama dinâmica e “bomba” nos graves (baixos). Ouvem-se slogans tais como “Esta é sua nova estação de rádio”, “Rádio Mirasado”, etc.

Bem, agora volto à escuta da excelente “BBC Radio 2”. A rádio nunca terá um fim à vista com estações como esta. Aqui prova-se que a rádio é um meio de comunicação com características únicas, que tem a atenção de vários segmentos de público e que nenhum outo meio conseguirá apropriar a sua “natureza intrínseca”…

Peço desculpa, caro joao_s, mas... em Santarém?

São quase 100 km em linha reta. Para um emissor de 2000w? Estou absolutamente surpreendido. 

LiveMetal

• Newbie
  • *
« Responder #58 em: Dezembro 05, 2016, 02:37:07 pm »
Não me surpreende assim tanto a descrição do joao_s...

A orografia de Santarém até Alcácer do Sal assim permite uma razoável propagação para 2kW apenas com alguns obstáculos pelo caminho.

Para a zona urbana de Lisboa temos a "barreira" da Serra da Arrábida e a sul a "barreira" da Serra de Grândola.

Já no antigo fórum tinha falado que os 93.9MHz da Mirasado eram muito interessantes pois trata-se de uma boa potência e o único "senão" seria a localização do ponto emissor. Ainda assim, está à vista o que estes 2kW podem fazer na localização actual quando estão relativamente bem explorados.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #59 em: Dezembro 08, 2016, 03:17:17 pm »
Não me surpreende assim tanto a descrição do joao_s...

A orografia de Santarém até Alcácer do Sal assim permite uma razoável propagação para 2kW apenas com alguns obstáculos pelo caminho.

Para a zona urbana de Lisboa temos a "barreira" da Serra da Arrábida e a sul a "barreira" da Serra de Grândola.

Já no antigo fórum tinha falado que os 93.9MHz da Mirasado eram muito interessantes pois trata-se de uma boa potência e o único "senão" seria a localização do ponto emissor. Ainda assim, está à vista o que estes 2kW podem fazer na localização actual quando estão relativamente bem explorados.

E parece que ainda não foram deslocalizados. Dá para imaginar se o forem...
« Última modificação: Dezembro 08, 2016, 03:19:16 pm por Linxtuga »